George Lucas a recém havia sacudido o mundo com o seu primeiro filme da franquia "Star Wars" (1977) e que acabou mudando a forma de fazer filmes de aventura e fantasia para sempre. Contudo, muitos realizadores mantiveram as suas raízes de se fazer cinema naquela época, como foi no caso do mestre de efeitos visuais Ray Harryhausen, responsável por filmes como "Jasão e o Velo de Ouro" (1963) e que muitos acabam se lembrando graças aos efeitos "stop motion" em que representavam as criaturas da trama. Em "Fúria de Titãs" (1981) Harryhausen criou na sua forma em realizar mundos fantásticos, uma trama vinda da mitologia grega, em que o grande herói era Perseus (Harry Hamlin) que luta com inúmeros seres mitológicos para salvar a vida de Andrômeda (Judi Bowker).
São inúmeros momentos de pura fantasia e boa aventura de antigamente em que heróis e vilões eram bem definidos, Ray Harryhausen cria momentos antológicos como o confronto da Medusa que dá de dez a zero contra a refilmagem lançada em 2010 e o confronto do protagonista com o monstro Kraken é muito mais emocionante. Destaque para Laurence Olivier como Zeus em um dos seus últimos papeis de sua carreira. Embora o filme tenha sido dirigido pelo diretor Desmond Davis a maioria dos cinéfilos de hoje sempre associam esse filme a Ray Harryhausen, pois o coração e a alma do longa se encontra em sua ténica de stop motion como um todo.
Curiosamente, o personagem amaldiçoado Calibos seria do começo ao fim um personagem 100% em stop motion. Porém, os realizadores haviam criado um roteiro em que o personagem falasse diversas vezes e portanto era necessário um ator nestas cenas. Coube ao interprete Neil McCarthy dar vida ao personagem nestas cenas, mas que ao mesmo tempo se intercalava com o boneco em stop motion e cujo resultado surpreende até hoje.
Aliás, os efeitos visuais ainda impressionam nos dias de hoje, mesmo em uma época pós "Star Wars" e que muitos não sabiam ao certo em qual caminho correto a trilhar. Tanto Desmond Davis como Ray Harryhausen optaram em manter o que faziam de melhor antigamente e por conta disso podemos ver, por exemplo, maquetes muito bem feitas, tanto de Olympus a casa dos Deuses, como também as principais cidades mitológicas que aparecem na trama. Destaque para a cidade que é destruída pelas ondas gigantes provocadas pelo monstro Kraquen.
Neste último caso, a criatura visualmente me lembrou muito aquela que foi vista em "Vinte Milhões de Milhas da Terra" (1957). Se por um lado faltou um pouco de mais originalidade da parte de Ray Harryhausen, do outro, ao menos ele superou as expectativas na criação da Medusa, já que em outras adaptações a personagem era sempre interpretada por uma mulher bonita e cuja as cobras na cabeça eram muito artificiais. Aqui, a personagem ganha vida através do stop motion, cujo visual aterroriza até hoje e sendo um dos maiores feitos da carreira de Ray Harryhausen.
Num ano como 1981, marcado por sucessos como "Oss Caçadores da Arca Perdida", "Superman II: A Aventura Continua" e "007 Somente para Seus Olhos", "Fúria de Titãs" conseguiu a honrosa décima primeira posição entre os mais assistidos, tendo arrecadado mais de US$ 40 milhões contra um orçamento de U$$ 15 milhões. O filme acabou sendo revisitado não somente em VHS, como também diversas vezes pela TV e conquistando uma geração que cresceu assistindo essa incrível aventura baseado na mitologia grega. Outro grande fator positivo para o filme foi sua ótima trilha musical aventuresca composta por Laurence Rosenthal.
O filme foi um dos últimos trabalhos de Ray Harryhausen que após isso se aposentou do mundo artístico. O seu stop motion somente seria relembrado através de cineastas que cresceram e se tornando grandes fãs do realizador como foi no caso do diretor Tim Burton e que trouxe a técnica de volta a partir do seu clássico "Os Fantasmas se Divertem". Ray Harryhausen viria a falecer em 07 de Maio de 2013, mas cujo seu legado continuaria vivo até nos dias de hoje.
"Fúria de Titãs" é um exemplo de um grande filme de aventura e fantasia que não envelhece através do tempo e isso se deve graças a genialidade de grandes artistas ténicos como no caso de Ray Harryhausen.
Faça parte:
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948
Nenhum comentário:
Postar um comentário