Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

domingo, 20 de julho de 2025

Cine Dica: Do italiano Ermanno Olmi, "A Lenda do Santo Beberrão" será a próxima sessão do Cineclube Torres

 Do italiano Ermanno Olmi, "A Lenda do Santo Beberrão" será a próxima sessão do Cineclube Torres na segunda, dia 21, às 20h e com entrada franca.

O filme integra o ciclo de julho, com filmes relacionados com pessoas em situação de rua, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto da UP Idiomas. A Lenda do Santo Beberrão é um filme franco-italiano de 1988, dirigido por Ermanno Olmi e baseado na novela homônima "Die Legende vom heiligen Trinker", do escritor judeu austríaco Joseph Roth.

Com profunda ligação autobiográfica, o protagonista, interpretado pelo ator Rudger Hauer, um bêbado morador de rua, recebe inesperadamente uma importante quantia de dinheiro de um desconhecido, com a promessa que o valor seja dado em beneficência na igreja de S. Tereza de Lisieux, na missa de domingo. No entanto, apesar de sua persistência, algo sempre o impede de cumprir a promessa.

Ermano Olmi venceu o leão de ouro no Festival de Cinema de Veneza com este filme, uma humanística e inspirada versão cinematográfica de uma parábola cristã. Mas "A Lenda do Santo Beberrão não é filme de proselitismo religioso. Ele trabalha com categorias do espírito, mas não as impõe à maneira de catequese ou de ameaça. Apenas sugere que existe alguma transcendência em qualquer vida, mesmo na vida miserável de um mendigo alcoólatra." (Luiz Zanin Oricchio, Estadão).

A sessão, com entrada franca, integra a programação continuada realizada na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.


Serviço: 

O que: Exibição do filme  "A Lenda do Santo Beberrão", de Ermanno Olmi (Itália - 1988) - 2h07m

Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto à escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando: Segunda-feira, 21/7, às 20:00

Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).


Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva

Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus

Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística - Cadastur


CNPJ 15.324.175/0001-21

Registro ANCINE n. 33764

Produtor Cultural Estadual n. 4917

Nenhum comentário: