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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'Balzac e a Costureirinha Chinesa'

Sobre o Filme:  

Publicado em 1953, o livro “Farenheit 451” de Ray Bradbury é sem sombra de dúvida uma fonte de inspiração para outras obras, da qual nos ensina que não importa o quanto uma política ditatorial possa ser opressora, pois no final das contas os livros sempre nos darão a chance de abrirmos uma nova porta. Portanto, “Balzac e a Costureirinha Chinesa”, publicado em 1999 pelo escritor Dai Sijie não foge da mesma regra, principalmente quando a arte literária invade um local sem recursos, mas fazendo do mesmo se tornar um lugar inesquecível uma vez que os habitantes começam a sonhar por novos caminhos. Já a sua adaptação cinematográfica, "Balzac e a Costureirinha Chinesa" (2001) é bastante fiel a sua fonte original e por isso mesmo se tornando genial.

Dirigido pelo próprio Dai Sijie, o filme conta a história sobre  Luo (Chen Kun) e Ma (Liu Ye), dois jovens de 17 anos que, em plenos anos setenta, vivem na China comandada por Mao Tsé-Tung. Os dois são encarados como sendo inimigos do povo por seus pais serem médicos e dentistas, considerados burgueses reacionários. Luo e Ma são então presos e encaminhados a um "campo de reeducação", em uma vila isolada no Tibet. Todos os livros de Luo são queimados, mas Ma consegue manter seu violino ao alegar que Mozart compunha para o Presidente Mao. No campo eles apenas encontram alívio nas músicas tocadas por Ma e nas histórias narradas por Luo, até que conhecem uma costureirinha (Zhou Xun) por quem ambos se apaixonam.

Obviamente o conto é uma reconstituição das lembranças do escritor que hoje vive na França, mas que jamais se esqueceu do período em que o seu país estava vivendo uma grande metamorfose cultural e política. Embora eu ainda não tenha lido eu creio que o longa seja bastante fiel a sua fonte original, principalmente com relação as passagens em que a dupla central conta os principais contos de Flaubert, Tolstói, Victor Hugo e Balzac e dos quais eles obtiveram através de outro personagem sendo acusado também de ser subversivo. O filme em si é uma bela homenagem com relação a esses escritores, assim como também um pequeno ensinamento sobre o poder do conhecimento mesmo em tempos complexos.

Curiosamente, o triangulo amoroso visto na trama remete alguns clássicos com uma temática semelhante, como no caso de "Jules e Jim - Uma Mulher para Dois" (1962), de François Truffaut, mas obtendo contornos menos trágicos e até mesmo com alguns momentos cômicos no decorrer da narrativa. Entre as restrições nascidas através das velhas tradições, o trio central vai mudando gradativamente na medida em que o tempo passa naquele local e fazendo com que certos sonhos comecem a florar. Porém, todo o sonho tem um desafio e deste mesmo vem as mudanças inevitáveis mesmo quando não desejamos elas.

Ao final constatamos que, infelizmente, o tempo destrói tudo, seja ele orquestrado pela própria natureza ou pela ambição do homem pelo progresso desenfreado. Portanto, ao vermos a dupla central se reunir para se lembrarem daqueles tempos em que eles viviam, se constata que o passado se tornou mais dourado devido ao que haviam sentido e aprendido, enquanto o presente se torna nebuloso, pois o futuro se torna indefinido a partir dos ventos da mudança que vão acontecendo. Ao final, o que resta aos personagens é nadarem pelo passado e voltarem a se sentirem vivos e mais maduros perante ao que está vindo.

"Balzac e a Costureirinha Chinesa" é um delicado romance sobre a transição da inocência para a fase adulta e cuja cultura, política e velhas e novas tradições moldam as pessoas de acordo com os caminhos que irão trilhar.  

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Cine Dica: Próxima Sessão Cineclube Torres - 'Smoke - Cortina de Fumaça'

 Na próxima sessão do Cineclube Torres, "Smoke - Cortina de Fumaça" de Wayne Wang, segunda-feira dia 2 de setembro, às 20h.

O filme independente estadunidense abre o ciclo de setembro na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo localizada na UP Idiomas Torres.


Ultimamente a fumaça das queimadas tem ocupado quotidianamente os noticiários no Brasil, mas o fumo que é protagonista na programação de setembro do Cineclube Torres é de outro tipo.

O cigarro, junto com sua indústria, desde os albores da arte cinematográfica esteve ali presente como um elemento capaz de transmitir glamour e rebeldia, às vezes autêntica metáfora para a relação sexual, então proibida em cena. Mais recentemente, as campanhas antitabagistas conseguiram limitar a exposição do cigarro em filmes e quase sempre ele está associado a perspectivas negativas, a vilões e personagens conturbadas.

Longe de querer reabilitar o vício do fumo, pelo contrário, a ideia da programação do mês é uma sequência de filmes em que a presença do tabaco, do cigarro e similares, de uma forma ou de outra, assume particular relevância no enredo. Começando pelo filme independente "Smoke / Cortina de Fumaça" do Wayne Wang, diretor estadunidense originário de Hong Kong, em parceria com o celebre escritor Paul Auster, autor do roteiro a partir de alguns contos de sua autoria.

O centro da narrativa do filme é a tabacaria de Auggie Wren (Harvey Keitel), no Brooklyn, onde o escritor Paul Benjamin (William Hurt), autêntico alter ego do Paul Auster, compra regularmente seus cigarros. Naquele espaço, vários personagens se encontram, conversam, e a partir dali são traçados causos e acontecimentos de um verão nova-iorquino nos anos 90.

O filme, vencedor do Urso de Prata do Festival de Berlim de 1995, é mais um exemplo de uma produção cinematográfica independente realizada nos estados unidos, fora das lógicas dos grandes estúdios.

“Sustentado sobretudo na carismática atuação de Harvey Keitel e na criatividade literária de Paul Auster, é nesse curiosíssimo tom que Cortina de Fumaça se desenvolve — entre o humor, o drama, a farsa, a ternura, o absurdo, o poético, o prosaico — criando um laço de amizade em meio ao emaranhado de relações pessoais da vida urbana”. (Lucas Petry Bender, em www.personacinema.com.br). 

sessão, com entrada franca, integra a programação continuada realizada nas segundas feiras, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

O que: Exibição do filme “Smoke / Cortina de Fumaça”, integrado no ciclo “Cortinas de Fumaça”.

Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, na escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando: Segunda-feira, dia 02/09, às 20h.

Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).


Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva

Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus

CNPJ 15.324.175/0001-21

Registro ANCINE n. 33764

Produtor Cultural Estadual n. 4917

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Cine Especial: Conhecendo 'O Destemido Senhor da Guerra'

Clint Eastwood foi visto recentemente filmando no que talvez seja o seu último filme, já que o veterano ator está com os seus noventa e quatro anos de idade e já não escondendo mais o peso da velhice. Porém, independente do que irá acontecer no futuro, Eastwood sempre será lembrado como um diretor versátil, tendo dividido praticamente todos os gêneros e se atualizando conforme as mudanças que ocorreram no mundo. Para os fãs mais entusiastas ele será para sempre aquele típico macho alfa, que atira primeiro e pergunta depois e sempre soltando uma frase efeito enquanto fuma um grande charuto.

Não que isso signifique ele tenha sido assim no mundo real, sendo que o próprio cinema colaborou para moldá-lo dessa forma, ao ser sempre lembrado como o Estranho sem Nome da "Trilogia dos dólares" de Sergio Leone, ou do policial durão visto em "Perseguidor Implacável" (1972). Por conta disso, eu acho que o próprio quis fazer graça dessa imagem de durão em algumas ocasiões em sua carreira vasta e, portanto, comecei a procurar algum título que batesse com esse meu pensamento. Eis que acho "O Destemido Senhor da Guerra" (1986), dirigido e estrelado pelo próprio Eastwood e do qual brinca com uma trama baseada em um fato verídico inusitado.

Na trama, Clint Eastwwod interpreta Tom Highway, um sargento de longa data, que esteve em guerras como as da Coréia e do Vietnã e que se encontra a beira da aposentadoria. Porém, ao se meter sempre em brigas, ele acaba sendo recrutado para treinar um grupo de soldados indisciplinados para que posteriormente sejam levados para a missão de resgatar americanos que estão cercados por cubanos em Granada. Ao mesmo tempo que terá que enfrentar jovens irresponsáveis o protagonista tentará de tudo para reatar com a sua ex-esposa.

Na época que o filme foi rodado o cinema norte americano vivia da explosão de sucesso dos filmes de ação em que o protagonista mais parecia um exército de um homem só. Revistos hoje, muitos desses títulos acabaram se tornando uma piada pela inverossimilhança e sendo algo para ser somente assistível e jamais levado a sério. Talvez Clint Eastwwod tenha notado isso já naqueles tempos, ao ponto de fazer o seu filme quase como uma piada com relação aos filmes de guerra, onde a patriotada vista aqui está mais para figuras estereotipadas propositalmente e que revisto hoje a gente acha a maior graça.

Eastwwod brinca a todo momento com a sua imagem de durão, ao ponto de a gente até temer com aqueles que forem brincar as suas custas. Um desses casos, por exemplo, é o personagem Jones (Mario Van Peebles), que busca pela fama através da música e que acaba se cruzando com o protagonista durante uma viagem de ônibus. Não demora muito para que ambos se cruzem de novo quando o protagonista chega a sua base e revê Jones como se fosse um aperitivo para ser mastigado imediatamente.

A grande graça do filme está na relação entre o sargento e sua equipe de soldados desleixada, que acaba sentindo na pele o que é o trabalho a ser feito para se tornar um soldado de verdade. Curiosamente, essa primeira parte me lembrou "Nascido Para Matar" (1987), do mestre Stanley Kubrick, mas sem aquela dose cavalar de crítica acida com relação ao papel de um soldado a serviço de uma guerra inútil. Porém, sutilmente, parece que Eastwwod toca o dedo na ferida neste caso, mas de uma forma mais subliminar e sem que muitos pudessem constatar isso.

Curiosamente, o filme é baseado em um fato verídico ocorrido na durante a missão de soldados norte-americanos na Ilha de Granada em 1983 para salvar um grupo de americanos. Até aí tudo bem, se não fosse por um telefone inusitado que um soldado fez para obter ajuda e de tão absurda que acabou se tornando a base central para a realização do filme. O roteiro é de James Carabatsos, veterano da Guerra do Vietnã que ingressou em Hollywood em 1977 com o roteiro cujo título era "Heróis Sem Causa" e que acabou se tornando esse filme.

Em alguns aspectos o filme acabou envelhecendo um pouco mal, principalmente com relação a invasão da ilha. Para aqueles que esperam pura adrenalina, essa passagem do filme mais parece com os melhores momentos de "Loucademia de Polícia" do que qualquer outra coisa. A meu ver, o próprio Eastwwod tirar sarro de toda essa situação, pois o próprio gênero de ação e guerra dos anos oitenta se tornaria uma piada em uma revisão futura e não poderia ser diferente. Ao brincar com todo esse estereótipo dentro do gênero, a meu ver, o diretor acertou precisamente para não se levar nada a sério.

"O Destemido Senhor da Guerra" nada mais é do que um curioso filme de guerra estrelado e dirigido por Clint Eastwood que soube brincar com a perspectiva e olhar daqueles que estavam sendo induzidos ao buscar o sonho americano. 

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quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (29/08/24)

 LONGLEGS – VÍNCULO MORTAL

Sinopse: No terror LONGLEGS - VÍNCULO MORTAL, a agente do FBI Lee Harker (Maika Monroe) é designada para um caso envolvendo um serial killer impiedoso que se autointitula LONGLEGS (Nicolas Cage). O assassino costuma deixar pistas com símbolos nas cenas do crime que apenas a agente é capaz de decifrar.


FERNANDA YOUNG – FOGE-ME AO CONTROLE

Sinopse: De insana a consciente, de feminista punk a mãe apaixonada. “Os Normais”, “Saia Justa” e todas as faces da artista Fernanda Young, que sacudiu a televisão brasileira e se tornou uma das vozes mais importantes da sua geração.


STOP MAKING SENSE

Sinopse: O diretor Jonathan Demme captura a energia visceral da banda americana Talking Heads durante um show no Hollywood Pantages Theatre, em 1983. O grupo toca sucessos como "Psycho Killer", "Take Me to the River" e "Once in a Lifetime".


PETS EM AÇÃO!

Sinopse: Gracie e Pedro não poderiam ser mais diferentes! Ela é uma cachorrinha de raça que acredita ser a melhor de todas, enquanto ele é um gato adotado que se contenta com aventuras nas ruas e até jantar do lixo. Apesar de serem da mesma família, eles não se suportam e vivem discutindo por qualquer coisinha. 

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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 29 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO DE 2024

ESTÔMAGO 2 – O PODEROSO CHEF 


 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES


A última semana de agosto traz a estreia do premiado ESTÔMAGO 2: O PODEROSO CHEF, vencedor de vários Kikitos no Festival de Gramado. Ainda no clima de Gramado, apresentamos a mostra Sedac/Iecine de longas gaúchos, com a produção mais recente (e muito elogiada) do cinema feito no Rio Grande do Sul. Outra novidade é a sessão especial de STOP MAKING SENSE, com o icônico espetáculo da banda Talking Heads em 1983.

Seguimos em cartaz com dois filmes que são sucesso de público: o longa brasileiro MOTEL DESTINO, de Karim Aïnouz, e a produção japonesa O MAL NÃO EXISTE, de Ryusuke Hamaguchi.


Confira nossa programação completa e portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA EDUARDO HIRTZ


13h30 – O MAL NÃO EXISTE Assista o trailer aqui.

(Aku wa sonzai shinai - Japão, 2024, 106min). Direção de Ryusuke Hamaguchi, com Hitoshi Omika, Ryo Nishikawa, Ryuji Kosaka. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Takumi e sua filha Hana vivem em um vilarejo nos arredores de Tóquio, onde a vida das famílias é simples e ditada pelos ciclos da natureza. Mas eles descobrem que duas grandes empresas planejam construir, perto dali, um camping para turistas ricos – o que será uma ameaça ao equilíbrio ambiental da região. O filme foi vencedor do Grande Prêmio do Júri e do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza.


15h20 – MOTEL DESTINO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 115min). Direção de Karim Aïnouz, com Fábio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha. Pandora Filmes, 18 anos. Drama.

Sinopse: À beira de uma estrada do litoral cearense, o Motel Destino recebe amantes a qualquer hora do dia. Mas por trás dos seus muros se desenrola uma história de amor, desejo e poder que envolve um rapaz que foge do seu destino, uma mulher presa em um casamento abusivo e um homem prepotente. O longa, que abriu o Festival de Gramado há duas semanas, participou da competição oficial do Festival de Cannes.


17h20 – ESTÔMAGO 2 – O PODEROSO CHEF – ESTREIA (A PARTIR DE SEXTA, DIA 30) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 130min). Direção de Marcos Jorge, com João Miguel, Nicola Siri e Paulo Miklos. Paris Filmes, 18 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Quinze anos depois dos acontecimentos do primeiro filme, Nonato virou o chef dos chefs na prisão, encantando com seu talento culinário tanto o diretor do presídio quanto o veterano líder dos detentos. Até que um terceiro chefão, o mafioso italiano Dom Caroglio, chega para disputar o controle da penitenciária e o privilégio de ser servido pelo carismático cozinheiro. O filme ganhou os Kikitos de melhor filme pelo júri popular, melhor ator, roteiro, direção de arte e trilha musical no Festival de Cinema de Gramado.


19h30 – MOSTRA SEDAC/IECINE DE LONGAS GAÚCHOS

Exibição dos filmes que disputaram os Kikitos na programação do Festival de Cinema de Gramado.

Entrada franca.

Confira a programação completa:

Dia 29 de agosto (quinta), às 19h30 – Sala Eduardo Hirtz


A TRANSFORMAÇÃO DE CANUTO - o filme dos diretores Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho combina ficção e documentário para recriar a história de Canuto, um homem que se transformou em onça e depois morreu tragicamente. O episódio já virou lenda e ainda povoa o imaginário de uma pequena comunidade Mbyá-Guarani na fronteira entre o Brasil e a Argentina. O longa ganhou os prêmios de melhor filme, ator, fotografia e direção.


Dia 30 de agosto (sexta), às 19h30 – Sala Eduardo Hirtz


ATÉ QUE A MÚSICA PARE – o terceiro longa da diretora Cristiane Oliveira (depois de “Mulher do Pai” e “A Primeira Morte de Joana”) foi rodado na região da serra gaúcha, entre os municípios de Antonio Prado e Veranópolis. A trama acompanha Chiara, uma senhora idosa e descendente de italianos, que resolve acompanhar o marido em suas viagens como vendedor. Ela sempre se dedicou à família e agora, sem os filhos em casa, terá que tomar algumas decisões importantes. A produção ficou com os Kikitos de melhor atriz e direção de arte. A diretora Cristiane Oliveira estará presente na sessão para conversar com o público.


Dia 31 de agosto (sábado), às 19h30min – Sala Eduardo Hirtz


INFINIMUNDO – com direção de Bruno Martins e Diego Müller, o filme coloca os personagens em um ambiente fabular para mostrar o romance entre um jovem contador de histórias que chega à cidade do interior e se apaixona pela integrante de uma banda local – namoro que não é bem visto pelo pai da moça. As locações foram na região de Santa Cruz do Sul e Sinimbu, duramente afetadas pelas enchentes de maio.  O longa conquistou o prêmio do júri popular. O diretor Diego Müller estará presente na sessão para conversar com o público.


Dia 1 de setembro (domingo), às 19h30min – Sala Eduardo Hirtz


UM CORPO SÓ – o diretor Cacá Nazário recupera a trajetória da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz, um dos grupos de teatro mais importantes do sul do Brasil. A partir de entrevistas com Paulo Flores, fundador do grupo, e sua companheira Tania Farias, o filme mostra uma história marcada por elementos de teatro, delírio, resistência e política. O diretor Cacá Nazário e os atores Paulo Flores e Tania Farias estarão presentes na sessão para conversar com o público.


Dia 3 de setembro (terça), às 19h30min – Sala Eduardo Hirtz


MEMÓRIAS DE UM ESCLEROSADO – a diretora Thais Fernandes e o cartunista Rafael Corrêa assinam a direção deste documentário, que reúne as memórias do próprio Corrêa. Por meio de relatos bem-humorados, desenhos e depoimentos de amigos, o filme conta a trajetória do artista, portador de uma doença degenerativa. A produção se destacou como melhor trilha, som, montagem e roteiro, além de uma menção honrosa para Rafael Corrêa. Os diretores estarão presentes na sessão para conversar com o público.


SESSÃO ESPECIAL – LANÇAMENTO REVISTA ALMANAQUE 21


Dia 4/09 (quarta), às 19h30min

STOP MAKING SENSE Assista o trailer aqui.

(Estados Unidos, 1984, 90min). Filme-concerto de Jonathan Demme. O2 Play, 12 anos.

Sinopse: O filme, em versão restaurada, captura a energia visceral da banda americana Talking Heads durante um show no Hollywood Pantages Theatre, em 1983. O grupo toca sucessos como "Psycho Killer", "Take Me to the River" e "Once in a Lifetime".

Com lançamento da “Revista Almanaque 21: 1984” e bate-papo com o editor Rodrigo de Oliveira.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos.

Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Twisters'

 Sinopse: Dois caçadores de tempestades arriscam suas vidas na tentativa de testar um sistema experimental de alerta meteorológico. 

Os anos noventa foram invadidos pela retomada dos filmes catástrofes norte-americanas que haviam feito grande sucesso durante a década de setenta. Vários anos já se passaram e dentre os mais lembrados se encontra "Twister" (1996), filme estrelado por Bill Paxton e Helen Hunt que foi um sucesso de bilheteria e se tornando até mesmo cultuado nas Sessões da Tarde. Vários anos depois vem então  "Twisters" (2024), filme que quase não tem nenhuma conexão com o longa original, mas é justamente por isso que faz o filme funcionar.

Dirigido agora por Lee Isaac Chung, filme foca em uma dupla de caçadores de tempestade. Kate Cooper (Daisy Edgar-Jones) é uma ex-caçadora desses fenômenos, mas que acaba sendo atraída de volta às planícies por seu amigo Javi (Anthony Ramos), para testar um novo sistema experimental de rastreamento meteorológico. Nessa missão, ela cruza seu caminho com Tyler Owens (Glen Powell), um ícone das redes sociais que compartilha suas aventuras de caça à tempestade.

Se formos comparar ao filme original esse é uma espécie de releitura da obra de Jan de Bont, mas troca-se os personagens centrais por novos, motivações diferentes e tem então um novo filme. A única ligação com a obra de 1996 é a invenção "Dorothy", que aqui é aprimorada e tem então uma nova motivação pela caça desses eventos da natureza. Como sempre, os efeitos visuais roubam a cena, sendo que aqui ação é desenfreada, efeitos visuais muito bem feitos na construção dos tornados e fazendo jus ao nome como um todo.

Porém, o filme não seria nada se não tivesse um pouco de calor humano, mas felizmente isso o longa possui e com estilo. Daisy Edgar-Jones se sai bem ao interpretar a personagem Kate, que precisa enfrentar o seu passado traumático para conseguir seguir em frente e voltar a caçar os tornados. Já Glen Powell vem para provar que soube aproveitar muito bem a sua participação em "Top Gun: Maverick" (2022), colecionando depois disso novos sucessos e aqui interpretando o típico herói cafajeste, mas que todo mundo gosta.

A interação entre ele e Daisy Edgar-Jones se torna a peça chave para o desenvolvimento da trama. Rivais nas buscas pelos tornados, logo começam a se conhecerem melhor e ambos percebendo que possuem mais em comum do que imaginam. Felizmente o roteiro colabora para que a relação entre ambos não se torne piegas e fazendo com que a possível relação amorosa fique em aberto até o final e fazendo com que ela se torne especial.

Claro que o ato final é um verdadeiro corre e corre para fugir do grande tornado que surge em cena, com direito a uma cidade sendo devastada e culminando com a destruição atingindo uma sala do cinema. Claro que por ser um filme de grandes proporções e sendo lançado no verão norte americano, o final dá entender que pode ocorrer uma possível continuação. Resta saber se o terceiro capítulo levará quase trinta anos para ser lançado no cinema novamente.

Com uma pequena e deliciosa homenagem ao clássico "Frankenstein" (1931), "Twisters" é uma boa aventura do cinemão norte americano, que se sustenta graças aos seus personagens carismáticos e com boas cenas de ação no ponto certo. 

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Cine Dica: Sessão 31/08: "Mar Adentro" e Lançamento da 2ª Edição do ZineClube na Sala Redenção

Temos um convite muito especial para você! Neste sábado, o Clube de Cinema de Porto Alegre, em parceria com a Sala Redenção e o Instituto Cervantes, exibe o premiado filme franco-ítalo-espanhol de 2004, "Mar Adentro".

Além da exibição, estamos empolgados em anunciar o lançamento da segunda edição do nosso ZineClube! Essa nova edição, dedicada ao tema do som no cinema, conta com 13 textos e uma entrevista exclusiva com Kiko Ferraz. A versão impressa será distribuída gratuitamente durante a sessão.

📣 Convide seus amigos, o evento é aberto à comunidade e gratuito! 


SESSÃO CLUBE DE CINEMA DE PORTO ALEGRE

EM PARCERIA COM A SALA REDENÇÃO E INSTITUTO CERVANTES DE PORTO ALEGRE

Local: Sala Redenção - Campus Central da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333)

Data: 31/08/2024, sábado, às 10:15 da manhã.


"Mar Adentro"

Espanha/França/Itália, 2004, 126 min, 12 anos

Direção: Alejandro Amenábar

Elenco: Javier Bardem, Belén Rueda, Lola Dueñas

Sinopse: Ramón sofreu um acidente que o deixou paralisado e preso a uma cama por boa parte de sua vida. Cansado, ele luta pelo direito a eutanásia e entra em conflito com a sociedade, a Igreja e sua família. Baseado na verdadeira história do espanhol Ramón Sampedro.

Contamos com sua presença para celebrar esse momento especial!

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