Sinopse: brasileiro natural de Minas Gerais que superou a pobreza, o racismo e a homofobia para se tornar um dos maiores pianistas do mundo.
O piano é sem sombra de dúvida um dos instrumentos musicais mais significativos dessa arte e que serviu de inspiração para diversos filmes. Porém, a realidade é ainda mais impressionante do que qualquer ficção e nos surpreende pelos seus momentos de superação. "3 Atos de Móises" (2025) é sobre abraçar o que mais ama e se tornar o que estava predestinado à vida.
Dirigido por Eduardo Boccaletti, o filme conta a história de Moisés Mattos, um brasileiro natural de Minas Gerais que superou a pobreza, o racismo e a homofobia para se tornar um dos maiores pianistas do mundo. Moisés foi uma criança constantemente apaixonada pela música. Porém, por conta de sua condição financeira, foi preciso praticar em teclas desenhadas em um banco de madeira e daquele cenário humilde, aos poucos, abriu novas portas.
Eduardo Boccaletti procura somente usar a sua câmera para acompanhar Moisés Mattos, onde ele narra passo a passo sobre quando começou a sua paixão pelo piano. É curioso observar como as limitações de sua vida não o impediram, mas sim fazendo com que desejasse ainda mais avançar em seus objetivos. Uma vez conhecendo pessoas ilustres da música foi então que obteve passos mais largos para conquistar os seus objetivos.
O filme é dividido em três atos, onde a segunda parte se torna até mesmo a mais interessante, onde conhecemos as raízes do protagonista, assim como também as suas motivações. Há, ao menos, duas cenas que nos encanta, que é quando ele nos mostra como começou a tocar piano de forma imaginada, mas que serviu de inspiração a partir do momento que começou a tocar o próprio instrumento. A segunda cena é deveras tocante, onde conhecemos um velho piano do qual nem mais funciona na casa do Moisés, mas cujo teclados que ainda funcionam faz toda a diferença como um todo.
Ao final deste segundo, para o terceiro ato final, conhecemos enfim toda a sua jornada até obter o seu principal objetivo, ao se apresentar tocando o que mais ama perante milhares de pessoas. Com o tempo Moisés Mattos foi se tornando um dos grandes pianistas do nosso tempo, mesmo não sendo conhecido pela maioria do público. Ao menos o documentário vem para obter uma fatia deste público que desconhece esse grande talento e para que assim possa ouvir as suas incríveis melodias. O cinema é assim ao nos dar novas janelas para apreciarmos novas artes e formas.
"3 Atos de Móises" é um convite para conhecermos um dos nossos grandes talentos da música, mas cujo público até então desconhecia.
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948



Nenhum comentário:
Postar um comentário