Sinopse: Um escritor faz amizade com um serial killer aposentado em uma tentativa desesperada de encontrar inspiração para seu próximo romance e salvar seu casamento. O assassino lhe ensina seus métodos à medida que a realidade se torna mortal.
Muitos cineastas autorais que conhecemos hoje começaram a carreira lá embaixo, mas que aos poucos foram conquistando o público. Tolga Karaçelik é um diretor turco e que com certeza chamou atenção realizando obras em seu país de origem e obtendo passe livre para dirigir nos EUA. Só assim para explicar "Conselhos de um Serial Killer Aposentado" (2025), longa de estreia do diretor em terras americanas, mas que se continuar assim terá uma vida longa por lá e próspera.
Na trama, um escritor chamado Keane (John Magaro) vive um momento ruim em sua carreira e em seu casamento, principalmente ao se dedicar em um livro que já lhe custou quatro anos. Sua esposa Suzie (Britt Lower) decidiu pedir divórcio devido à situação em que ambos estão vivendo. Ao mesmo tempo, Keane conhece Kollmick (Steve Buscemi), que se diz um assassino em série aposentado e oferece o seu talento para que sirva de inspiração para o seu livro e ao mesmo tempo o ajuda como terapeuta matrimonial.
Confesso que eu fui assistir a esse filme sem nenhuma informação e somente sabendo que era protagonizado por Steve Buscemi. Ao começar a assisti-lo eu acreditava que estava diante de um filme dirigido pelos irmãos Coen, pois tudo está lá, desde personagens excêntricos em situações absurdas, humor ácido e culminando em situações imprevisíveis. Essa sensação aumenta ainda mais graças a presença de Steve Buscemi, já que o intérprete havia trabalhado com os irmãos cineastas em filmes como "Fargo" (1996) e "O Grande Lebowski" (1998).
Porém, ao ver que nos créditos finais é dito que o realizador é o diretor turco Tolga Karaçelik, somente me fez desejar assistir futuramente os seus próximos projetos. O diretor cria uma trama em que o humor sombrio transita para momentos de até puro suspense, principalmente em sua abertura inicial onde achamos que o pior pode acontecer. Ao mesmo tempo, os minutos iniciais também já nos dão uma dica de como esses personagens se movem, ao se direcionarem através de situações fora do comum, mas isso graças as suas frustrações e paranoias que acumularam ao longo da vida.
O filme ganha a nossa atenção principalmente com relação ao relacionamento entre Keane e Suzie, sendo que essa última se sente tão frustrada com o marido que acaba nascendo dentro de si um desejo de querer matá-lo. Ao mesmo tempo, a mesma acha que Keane quer matá-la e gerando situações de pura comédia e alinhada com certa tensão. Ponto para o cineasta, pois não é sempre que suspense e comédia andam de mãos dadas de uma maneira tão divertida.
Steve Buscemi, por sua vez, novamente nos brinda com uma atuação digna de nota, ao interpretar um assassino excêntrico, calculista, mas que não esconde uma certa inocência perante o mundo real em sua volta. Isso pesa ainda mais quando Keane lhe conduz, mesmo de uma forma indireta, em uma situação fora do comum e fazendo com que ambos passem por diversas adversidades. Ao mesmo tempo, Suzie começa a suspeitar de ambos e faz com que a sua investigação lhe revele uma nova faceta sobre a sua pessoa.
É preciso também reconhecer o talento da atriz Britt Lower em cena, já desde que ela havia se consagrado na série "Ruptura" constatamos que ela possui uma facilidade de construir personagens ambíguos e fazendo a gente se perguntar qual é a suas reais intenções sempre quando ela surge em cena. Tudo isso se casa com perfeição com a proposta que o diretor Tolga Karaçelik quer nos passar, ao revelar personagens que aparentam serem simplesmente ordinários, quando na verdade possui algo dentro deles que até mesmo os próprios desconheciam. Claro que não me surpreenderia se alguns cinéfilos começarem acusar o diretor de imitar as fórmulas dos irmãos Coen, mas desta cópia quem sabe surja um novo grande cineasta autoral em cena.
"Conselhos de um Serial Killer Aposentado" foi uma grata surpresa para mim que fui assisti-lo sem nenhuma informação e fui pego desprevenido e desde já só agradeço.
Faça parte:
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948



Nenhum comentário:
Postar um comentário