Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Cine Dica: Streaming: 'Summer of Soul'

Sinopse: Um documentário sobre o lendário Harlem Cultural Festival de 1969, que celebrou a música e a cultura afro-americana e promoveu o orgulho e a unidade negra. 

A verdadeira música não é somente poética, ou romântica, como também fala sobre os tempos atuais em que vivemos e principalmente quando esses mesmos são afetados por questões políticas desanimadoras. No Brasil atual, por exemplo, existe uma persistência forçada para que o público ter que gostar de todas as músicas sertanejas, sendo que as mesmas atuais não passam de uma forma de alienar a população a mando de políticos conservadores e que desejam que nenhuma pessoa pense. "Summer Of Soul" (2021) é um documentário que fala sobre uma geração que pensava e protestava através da música e fazendo com que a mesma se tornasse parte primordial da história.

Dirigido por Questlove, o documentário é musical, parte registro histórico criado em torno de um evento épico que celebrou a história, cultura e moda negra. Ao longo de seis semanas no verão de 1969, a apenas 160 quilômetros ao sul de Woodstock, o Harlem Cultural Festival foi filmado no Mount Morris Park (agora Marcus Garvey Park). O filme captura um empolgante momento cultural nos Estados Unidos, embora subestimado historicamente. Entrevistas com artistas que participaram do evento são intercaladas com apresentações de shows nunca antes vistos de Stevie Wonder, Nina Simone, Sly and the Family Stone, Gladys Knight and the Pips, Mahalia Jackson, B.B. King, The 5th Dimension e muitos outros. O lendário Festival Cultural Harlem 1969, celebrou a música e a cultura afro-americana e promoveu o orgulho e a unidade negra, naquele momento do país.

A virada dos anos 60 para os 70 foi primordial para o começo de mudanças e das quais as mesmas não podiam ser freadas. A contracultura veio forte em um momento em que os EUA estavam sofrendo com a crise econômica, Guerra do Vietnã e governo de Richard Nixon. Neste momento havia uma luta pelos direitos civis cada vez mais fortes, onde a comunidade negra lutou pelos seus direitos perante o preconceito, mesmo quando líderes como Malcolm X e Martin Luther King Jr caiam perante ao racismo e aos jogos políticos.

A música, por sua vez, foi peça fundamental para essa luta sem trégua, sendo que vários artistas usavam as suas letras para dizer algo para o mundo que estava vivendo inúmeras metamorfoses e das quais mudariam a vida das pessoas para sempre. A música gospel, por exemplo, veio em um momento em que a comunidade negra precisava de esperança enquanto sofria diversos preconceitos, violência extrema, e suas letras foram uma forma de para passar força e fé perante os obstáculos. Por mais que a mídia tradicional da época quisesse esconder o que estava acontecendo, o Harlem Cultural Festival foi um marco, mesmo quando boa parte da população estava direcionando a sua atenção para Woodstock ou com a chegada do homem à lua.

O documentário em si possui vários registros impressionantes de vários artistas, sendo que a música se entrelaça com cenas sobre os principais acontecimentos do mundo e da política que estava acontecendo naquelas semanas. Vale destacar os diversos depoimentos que ocorrem durante a projeção, desde os artistas que participaram do evento na época, como também de pessoas comuns que estavam naquela ocasião e que tiveram as suas vidas mudadas. Não deixa de ser emocionante ver o jovem Stevie Wonder cantando os seus maiores sucessos daqueles tempos e sendo mais emocionante vendo o próprio ainda vivo revisitando aquele grande evento através do documentário.

Porém, acima de tudo, a música com o teor político foi a alma daquele evento e Nina Simone foi sangue pulsante para fortalecer a ideia como um todo. Embora apareça somente no ato final do documentário, a figura forte de sua pessoa rouba a cena da obra e cuja as suas letras musicais com teor político sintetizam o estado de espirito de um povo que se encontrava cansado e que lutaria com todas as suas forças para combater o preconceito. Uma luta que, infelizmente, perdura até os dias de hoje e o documentário vem em um momento para nos dizer que a arte, seja ela visual ou musical, estará presente neste combate que não terminará tão cedo.

Vencedor do Oscar de Melhor Longa Documentário de 2022, "Summer Of Soul" é um registro histórico de tempos de mudanças, pelo direito de igualdade e enfrentamento contra o poderio preconceituoso e branco. 

Onde Assistir: Disney+

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: