Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre: ‘A Mulher De Um Espião’

Nota: Filme exibido para os associados no último dia 02 de Abril.  

Sinopse: O comerciante local, Yusaku Fukuhara, sente que as coisas estão caminhando em uma direção perturbadora. Ele deixa sua esposa Satoko para trás e viaja para a Manchúria. Lá, ele coincidentemente testemunhou um ato bárbaro e está determinado a trazê-lo à luz. 

Kiyoshi Kurosawa tem chamado cada vez mais atenção por onde os seus filmes passam. Se em "Creepy" (2016) ele transita entre cinema policial e o quase sobrenatural, por outro lado, "Antes Que Tudo Desapareça" (2018) é uma criativa ficção cientifica que foge dos clichês básicos e nos brindando com uma história criativa sobre invasão alienígena. "A Mulher De Um Espião" (2022) o cineasta adentra em um assunto mais delicado, político, mas nunca permitindo em cair no obvio.

Na trama, o mundo, e assim como o Japão, estão no começo da Segunda Guerra Mundial. Um comerciante japonês deixa sua esposa para trás para viajar para Manchuria, onde ele testemunha um ato de barbaridade. Mexido com o que testemunhou, suas próximas ações acabam causando certo desentendimento, ciúmes e problemas legais para sua esposa.

Visualmente, Kurosawa surpreende na reconstituição da época, cujo o cenário me fez lembrar do clássico "O Cão Danado" (1949) do mestre Akira Kurosawa. Além disso, o diretor nos brinda com planos-sequências criativos, onde pegamos como exemplo a cena em que um determinado personagem cruza a rua enquanto o exército do governo está passando por aquele momento. São momentos em que o diretor quase sempre deixa uma semente de informação, para que posteriormente a gente possa montar um determinado quebra cabeça.

Já a trama em si fala sobre ação e reação dos personagens principais e que tudo gira em torno do cenário do Japão naquele momento. Começando com uma simples insinuação de possível traição, o casal central vai aos poucos adentrando sobre os verdadeiros fatos desconcertantes do governo através de revelações que descobrem um com o outro e rendendo assim um pequeno jogo de gato e rato. Tudo gira em torno de informações de documentos sigilosos, além de um rolo de filme que revela atrocidades cometidas pelos poderosos.

O filme toca na questão sobre até que ponto o cidadão deve ser fiel ao seu governo atual, quando na verdade deve ter no mínimo a consciência de que há algo de podre no ar. Curiosamente, o já citado rolo de filme tem um papel crucial dentro da trama, mais precisamente em dois momentos distintos e cujo o último acaba se tornando até mesmo surpreendente e causando uma reação involuntária na gente. No ato final, vemos a protagonista feminina transitando entre a loucura e a lucides, mas tendo a consciência do cenário de horror que está prestes acontecer naquele país.

Embora reconstitui tempos passados, o filme toca em um tema universal atualmente, sobre países cada vez mais adentrando ao fascismo, sendo menos tolerante com o povo e praticando atos desumanos. Cabe a pessoa estar desperta com a realidade em sua volta, pois quando tudo estiver fora do controle aí já estará preparado para essa nova realidade. "A Mulher De Um Espião" é um filme elegante, eficaz e cujo o tema central está mais atual do que nunca nestes tempos políticos moldurados através da loucura e insensatez. 

 Faça parte do Clube de Cinema de Porto Alegre.  

Mais informações através das redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948
twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: