Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Cine Dica: Mario Bava - Maestro do Macabro

 O mestre italiano do cinema de horror

APRESENTAÇÃO

Ao longo de quatro décadas, do início dos anos 1940 ao final dos 70, o diretor de fotografia, técnico de efeitos especiais e cineasta Mario Bava (1914-1980) escreveu, com uma imaginação visual única, o seu nome na história do cinema de horror, e também no cinema popular italiano, do qual foi o mestre maior, desbravando o caminho para uma geração de diretores cultuados, como Dario Argento e Lucio Fulci.

Nos últimos anos, graças ao trabalho dedicado de pesquisadores como o norte-americano Tim Lucas, seu principal biógrafo, e a ótimas restaurações que possibilitaram o lançamento de praticamente todos os seus filmes em versões integrais no mercado de vídeo doméstico, a extensa obra de Bava, que inclui mais de 20 longas-metragens somente na função de diretor, começou a receber o reconhecimento que merece pelo mundo, com a publicação de inúmeros estudos críticos, organização de retrospectivas, etc.

Seu frutífero legado pode ser visto não apenas em inúmeros elogios e citações, mas também nos filmes de famosos cineastas que estão entre seus confessos admiradores: Tim Burton, Joe Dante, Martin Scorsese, Federico Fellini e David Lynch. Sendo assim, hoje, mais do que nunca, é fundamental que todos os interessados e estudiosos da história e crítica não apenas do cinema de gênero como também do cinema de autor, vejam, revejam e compreendam os filmes de Mario Bava, o "Hitchcock da Cinecittà" e um dos monstros incontornáveis da criação cinematográfica.

O Curso online MARIO BAVA: MAESTRO DO MACABRO, ministrado por Fernando Brito, vai apresentar um panorama da vida e da obra do realizador dentro do contexto histórico do cinema popular italiano, e também buscar compreender o estilo visual do diretor, a partir da análise de cenas de seus principais filmes e, por fim, discutir sua enorme influência em outros cineastas.

Curso

MARIO BAVA: MAESTRO DO MACABRO

de Fernando Brito


Datas

30 / Abril e 01 / Maio (sábado e domingo)


Horário

14h às 16h30


Duração

2 encontros presenciais (5 horas / aula)


Plataforma

Zoom

Material

Apostila

Certificado de participação


INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES

https://cinemacineum.blogspot.com/2022/03/mario-bava.html


Realização

Cine UM Produtora Cultural


Nenhum comentário: