Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Cine Especial: Próximo Cine Debate: "Human - Volume 2"

Sinopse: O cineasta Yann Arthus-Bertrand passou 3 anos coletando histórias reais de mais de 2 mil pessoas em 60 países. Estes relatos pessoais com suas emoções, suas lágrimas e sorrisos, suas batalhas e risadas unem a todos nós. 


No seu último documentário intitulado "Ultimas Conversas" (2015) o cineasta Eduardo Coutinho convidou diversas pessoas para conversar na frente da sua câmera e para que assim elas expressassem qualquer tipo de lembrança ou sentimento que sentiam naquele momento. Portanto não é de hoje que realizadores unicamente pegam o seu equipamento e registram depoimentos de pessoas que desejam se expressar para colocar para fora as suas mais diversas sensações que carregam ao longo de suas jornadas. "Human - Volume 2" (2015) segue uma cartilha similar, mas tornando a experiência universal e incrivelmente humana.

Dividido em três volumes, o cineasta Yann Arthus-Bertrand passou 3 anos coletando histórias reais de mais de 2 mil pessoas em 60 países. Estes relatos pessoais com suas emoções, suas lágrimas e sorrisos, suas batalhas e risadas unem a todos nós. No decorrer do tempo nos identificamos com algumas figuras, pois elas não são muito diferentes de mim, de você ou de todos nós.

Na abertura, por exemplo, há diversas cenas onde pessoas se encontram reunidas uma do lado da outra, seja na água, em um estágio de futebol ou em um evento religioso. As cenas são de um grande esplendor, já que sintetiza o poder do lado social, da união dos seres humanos e dos quais os mesmos, por vezes, precisam um do outro. Ao olharmos as cenas elas acabam se tornando até mesmo um enorme contraste em tempos de pandemia, já que hoje vivemos tempos de medo em que aproximação pode acarretar sérias consequências para a nossa própria saúde.

Ao mesmo tempo a obra caminha de mãos dadas em tempos de lives pela internet, onde as pessoas se reúnem para conversar, debater e poder se expressar mesmo que esteja do outro lado do mundo. O filme, aliás, nos coloca frente a frente com pessoas que vivem a sua guerra não declarada, desde por estar em meio aos conflitos civis, como preconceito, guerras políticas e religiosas. Cada um se expressando de uma forma bastante emocional e cuja as marcas de seus rostos possuem diversas histórias a serem aos poucos contadas.

Acima de tudo, é um documentário que nos fala que todos nós pertencemos em uma única casa, ou seja, a nossa terra que tanto é molestada pelos erros dos homens e cujo os mesmos atualmente se encontram cada vez mais transbordando. A mensagem principal é que precisamos ouvir o próximo, sobre o que ele sente, o que deseja e o que quer passar para nós para que possamos ajuda-lo quando for possível. Se nós não nos conscientizarmos logo em nos darmos as mãos então estaremos todos perdidos.

"Human - Volume 2" é um documentário para ouvir e observamos as expressões dos nossos semelhantes mesmo daqueles que se encontram do outro lado do mundo e clamam para serem ouvidos.  


Onde Assistir: Pelo youtube clicando aqui. 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Um comentário:

Emília disse...

Marcelo, o documentário é uma forma de nós fazer pensar sobre o que somos neste mundo vasto e infinito e o quanto precisamos um dos outros para nossa própria sobrevivência.