Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Cine Especial: Cine Debate: 'The Sunset Limited'

Sinopse: Um debate filosófico se estabelece entre um sujeito espiritualizado e um professor suicida. 

Não é de hoje que determinados filmes apresentem tramas em que elas se passem em um único cenário e gerando assim até mesmo uma sensação claustrofóbica de quem assiste. O clássico "12 Homens e uma Sentença" (1957), por exemplo, colocava os seus doze personagens principais em uma única sala e fazendo que os seus ânimos aflorassem na medida em que o tempo avançava. "The Sunset Limited" (2011) nos apresenta uma situação ainda mais estreita, ao nos colocar frente a frente com somente dois protagonistas em um único cenário e discutindo sobre descrença e fé ao mesmo tempo.  

Dirigido pelo veterano Tommy Lee Jones, o filme é protagonizado pelo mesmo, do qual tenta o suicídio ao se jogar nos trilhos do trem. Porém, ele é salvo pelo funcionário do local, interpretado pelo ator Samuel L. Jackson. Após o ocorrido, o funcionário tenta dialogar com o suicida e os motivos que o levaram a querer fazer isso.  

Tommy Lee Jones provou ter mão segura na direção, pois basta assistirmos o seu "Três Enterros" (2005) com um ótimo exemplo. Aqui o caso ainda é mais complexo, onde vemos o mesmo dirigindo a si próprio e contracenando com outro grande interprete que é Samuel L. Jackson. O suposto suicídio, por exemplo, jamais é visto, mas sim somente sabemos sobre o ocorrido através do diálogo de ambos.  

Neste último caso, o dialogo se torna a peça fundamental para que o filme continue funcionando, pois é através dele que construímos mentalmente sobre quem são e o que foram na vida esses dois personagens que acabaram se conhecendo de uma forma peculiar. Se formos simplificar, o filme seria uma versão resumida do clássico "A Felicidade Não Se Compra" (1946), mas de uma forma mais mórbida, realística e sem anjos para salvar o dia. O que se tem aqui é o embate entre a fé e descrença, sendo uma briga que perdura a séculos e não encontrando um ponto final nisso.   

Enquanto Samuel busca uma solução através do que aprendeu com a sua crença, o personagem de Jones, por sua vez, sempre anseia pela saída da porta, mas sempre ocorrendo uma desculpa para ele continuar com o diálogo na mesa. Diferente do que se imagina, Samuel L. Jackson não é uma espécie de salvador da pátria, já que o mesmo possui as suas falhas que acumulou ao longo da vida, mas acreditando que conseguiu obter, ao menos, um equilíbrio através da palavra da bíblia. Já o personagem de Jones é o típico personagem que acumulou cultura em abundância, mas cuja a própria não foi suficiente para escapar de uma realidade em ele acha que não há mais sentido algum em conviver com ela.  

O filme se torna cada vez mais estreito, claustrofóbico e sem nenhuma solução na medida em que a trama avançando. Em sua reta final, prevemos até mesmo o pior, mas sendo concluído sem nenhuma solução para ambas as partes, já que a desavença entre a fé e descrença é algo que perdura e perdurará ainda por muito tempo. Se conclui que essas duas pessoas não estão predestinadas a conviver em suas realidades, mas sim ela se mantém através de suas próprias escolhas e cabe a elas enfrentarem as suas consequências. 

"The Sunset Limited" é um resumo sobre um debate que perdura a séculos, onde razão e crença sempre procuram um equilíbrio entre ambas as partes para conviverem neste mesmo plano. 

Onde Assistir: HBO Go.  

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: