O Nó do Diabo
A Vingança
dos Filmes B chega à sétima edição na Cinemateca Capitólio
Petrobras mantendo o conceito clássico da mostra: servir de vitrine para
produções independentes e de baixo orçamento, e resgatar clássicos do cinema de
gênero em sessões especiais. Com curadoria e produção de Cristian Verardi,
toda a programação tem entrada franca.
A
edição de 2018 abre com a primeira exibição em Porto Alegre do horror paraibano
O Nó do Diabo, de Ramon Porto Mota, Jhésus Tribuzi, Ian Abé, Gabriel
Martins, um dos grandes destaques do Festival de Brasília de 2017.
Duas
edições especiais do Projeto Raros apresentam pérolas perdidas do cinema
popular brasileiro em cópias 35mm: Costinha e o King Mong, de Alcino
Diniz, e Etéia, a Extraterreste em sua aventura no Rio, de Roberto
Mauro. O cinema blaxploitation dos anos 1970 ganha destaque com a exibição dos
clássicos Coffy e Foxy Brown, dirigidos por Jack Hill e
protagonizados por Pam Grier, assim como o mítico diretor Walter Hill,
que redefiniu o cinema de ação nos anos 1980 e tem três obras dentro da
programação.
Outras
atrações são os filmes contemporâneos de realizadores brasileiros que estão
injetando sangue novo em nosso cinema de gênero, como o episódico Histórias
Estranhas, projeto idealizado por Ricardo Ghiorzi, o
alucinado Pazucus - A Ilha do Desarrego, de Gurcius Gewdner, e o
divertido slasher Virgin Chearleaders in Chains, de Paulo Biscaia Filho,
uma co-produção independente entre Brasil e EUA.
Ainda
acontecem as tradicionais sessões dedicadas aos curtas-metragens, com obras de
realizadores de diversas partes do país, duas Sessões da Meia Noite
especiais com os clássicos The Warriors - Os Selvagens da Noite, de Walter
Hill, e Pague Para Entrar Reze Para Sair, de Tobe Hooper,
além de outras insanidades fílmicas. Aproveitem a Vingança!
PROGRAMAÇÃO
COMPLETA
25
de Janeiro (quinta)
20h – O Nó
do Diabo (Brasil / 2017 / 120'). Dir: Ramon Porto Mota, Jhésus Tribuzi, Ian
Abé, Gabriel Martins.
Com: Zezé
Motta, Fernando Teixeira, Everaldo Pontes, Tavinho Teixeira.
Cinco contos
de horror. Uma fazenda tomada por horrores a mais de duzentos anos. Cinco
encontros com a morte. Um nó que não se desata. Exibição em DCP.
26 de
Janeiro (sexta)
20h –
Projeto Raros Especial: Costinha e o King Mong (Brasil / 1977). Dir: Alcino
Diniz. Com: Costinha, Ferrugem, Wilza Carla.
Bandidos
tentam capturar o gorila gigante King Mong, que vive na selva, onde é a
divindade de uma tribo. Para satisfazer o deus, o grupo de criminosos utiliza
como uma oferenda o rei da selva, Costinha. Contudo, a quadrilha acaba armando
uma grande confusão, fazendo com que todos os habitantes da selva parem em um
circo brasileiro. Paródia escrachada típica do cinema brasileiro, indo no
encalço do sucesso da versão de 1976 de King Kong. Exibição em 35mm.
27 de
Janeiro (sábado)
Especial
Walter Hill - O Último dos Durões
16h –
Sessão Maldita Matinee: Ruas de Fogo (Streets Of Fire / EUA / 1984 / 93'). Dir:
Walter Hill. Com: Michael Paré, Diane Lane, Willem Dafoe.
Durante um
show, a cantora de rock Ellen Aim ( Diane Lane) é sequestrada pelos Bombers,
uma gangue de motoqueiros liderados pelo psicótico Raven Shaddock (Willem
Dafoe). Quando o ex-namorado de Ellen, o outsider Tom Cody (Michael Paré),
retorna à cidade e descobre o que aconteceu, ele parte em seu resgate
deflagrando uma violenta guerra entre gangues. Exibição em HD.
20h –
Caçador de Morte (The Driver / EUA / 1978 / 91'). Dir: Walter Hill. Com: Ryan O'Neal,
Bruce Dern, Isabelle Adjani
Um motorista
( Ryan O'Neal), especialista em fugas de assaltos, e conhecido apenas como The
Driver, é perseguido por um policial obstinado (Bruce Dern),
enquanto
tenta lidar com a violência dos ex-parceiros e com o interesse por uma
misteriosa cúmplice de crime, interpretada por Isabelle Adjani. Exibição em HD. Após a sessão, acontece um debate com o pesquisador
César Almeida.
23h59:
Sessão da meia-noite I: The Warriors - Os
Selvagens da Noite (The Warriors / EUA / 1979/ 92'). Dir: Walter Hill.
Com: Michael Beck, James Remar, Deborah Van Valkenburgh.
Acusados
injustamente pelo assassinato do carismático líder dos Riffs, durante uma noite
os membros dos Warriors serão caçados pelas gangues mais violentas de Nova
Iorque, enquanto precisam atravessar a cidade para chegarem à salvo em Coney
Island, seu território. Filme de culto que marcou a carreira de Walter Hill
como um dos mais notórios diretores de ação dos anos 80, e solidificou a
cultura das gangues de rua novaiorquinas no imaginário da cultura pop. Exibição
em HD.
28 de
janeiro (domingo)
20h – Sessão
Shoot or Die I: Aniversário do Pedro (10') + Casulos (13') + Ultima
Puella (8') + Vinil (13') + Mãe dos Monstros (8') + Boa Noite, Charles (20') +
O Plantador
(15'). Total: 87 minutos
30
de Janeiro (terça)
20h
–Andale (Brasil / 2017) + Pazucus- A Ilha do Desarrego (Brasil / 2017).
Dir: Gurcius Gewdner. Com: Marcel Mars, Gurcius Gewdner, Priscilla
Menezes
Dentro do
intestino de Carlos, monstros fecais se preparam para o seu fim. Esta confusão
estomacal torna-o uma presa fácil para o obsessivo Dr. Roberto. Ao mesmo tempo,
Oréstia e Omar procuram harmonizar seu relacionamento em um acampamento e são,
gradualmente, oprimidos pela natureza, que de paradisíaca torna-se infernal.
Exibição em HD.
31 de
janeiro (quarta)
20h –
Histórias Estranhas (Brasil /2017). Dir: Rodrigo Brandão, Kapel Furman, Taísa
Ennes, Paulo Biscaia Filho, Claudio Ellovitch, Filipe Ferreira, Ricardo Ghiorzi
e Marcos DeBrito.
Idealizado
por Ricardo Ghiorzi, Histórias Estranhas é uma coletânea oito segmentos
repletos de horror, suspense e fantasia, realizados por produtoras de cinema
independente e dirigidos por alguns dos mais promissores cineastas de gênero do
Brasil na atualidade. Exibição em HD.
1°
de fevereiro (quinta)
20h30 - Pelo
Amor e Pela Morte (Dellamorte Dellamore / Itália / 1994 / 105 ninutos). Dir:
Michele Soavi. Com: Rupert Everett, François Hadji-Lazaro, Anna Falchi.
Francesco
Dellamorte (Rupert Everett), coveiro de um estranho vilarejo, tem de lidar com
o inusitado fato de os mortos levantarem da tumba sete dias após terem sido
enterrados. Inspirado em romance homônimo de Tiziano Sclavi (criador de Dylan
Dog), e dirigido por Michele Soavi, discípulo de Dario Argento, "Pelo Amor
e Pela Morte" é um delirante exercício de horror, humor e surrealismo.
Considerado um dos últimos grandes exemplares do imaginativo cinema fantástico
italiano. Exibição digital.
2 de
fevereiro (sexta)
20h30 -
Coffy: Em Busca de Vingança (Coffy / EUA / 1973 / 91 minutos). Dir: Jack Hill.
Com: Pam Grier, Sid Haig, Robert DoQui
Após sua
irmã ficar em estado vegetativo devido a uma overdose de heroína, Coffy (Pam
Grier) decide eliminar sem piedade quem ela julga ser responsável pela
tragédia. Ela mergulha no universo sórdido do tráfico, abandonando a pacata
vida de enfermeira para transformar-se numa vigilante implacável. A situação se
complica quando o seu plano de retaliação começa a afetar os negócios da máfia
local, além de expor o envolvimento de políticos e policiais com o tráfico de
drogas. Exibição digital.
3 de
fevereiro (sábado)
20h30 –
Virgin Chearleaders in Chains (EUA / 2017) Dir: Paulo Biscaia Filho. Com:
Elizabeth Maxwell, Kelsey Pribilski, Ezekiel Z. Swinford
Shane é um
aspirante a roteirista e está em crise. Apesar do incentivo da namorada Chloe,
ele não consegue vender nenhum roteiro e quando está prestes a desistir, tem a
ideia de produzir um filme de terror com a ajuda dos amigos. Com um elenco
encabeçado pela stripper Amber (Elizabeth Maxwell) e o lendário ator de filmes
de horror Mike Beale (Don Daro), a equipe do filme Virgin Cheerleaders in
Chains vai se deparar com uma trupe de sádicos que não estava no roteiro.
Exibição em HD.
23h59 -
Sessão da meia-noite II: Pague Para Entrar Reze Para Sair (The FunHouse / EUA /
1981). Dir: Tobe Hooper. Com: Elizabeth Berridge, Shawn Carson, Jeanne
Austin.
Quatro
adolescentes resolvem passar uma noite escondidos em um parque de diversões,
mas o que seria uma aventura transforma-se num pesadelo macabro ao presenciarem
um assassinato, e serem perseguidos por uma estranha criatura. Falecido em
agosto de 2017, o diretor Tobe Hooper foi um dos ícones do horror norte
americano, sempre lembrado pelo seu clássico absoluto "O Massacre da Serra
Elétrica", deixou também como legado outras pérolas do gênero, como este
"Pague Para Entrar Reze Para Sair", que se tornou querido pelo
público brasileiro devido a sua exibição nos madrugadões da TV durante os anos
80. Exibição em HD.
4
de fevereiro (domingo)
16h30 -
Cercados Pela Morte (20') + Astaroth (Brasil / 2017). Dir: Larissa
Anzoategui. Com: Monica Monteiro, Ju Calaf, Jacqueline Takara.
Encoberta
pelas névoas do tempo, ela foi esquecida... Mas sempre há alguém para
lembrar.Gregório (Janderson Tucunduva) é um tatuador obcecado por Astaroth
(Monica Monteiro), entidade demoníaca que espreita nas sombras com promessas de
desejo e prazer. Com a arte da tatuagem e com seu conhecimento arcano, ele
pretende resgatá-la das brumas do esquecimento e trazê-la para o mundo da
carne. Duas jovens são envolvidas em seus planos: a decidida tatuadora Dri (Ju
Calaf) e a doce guitarrista Lia (também interpretada por Monica Mattos). Amiga
delas, Mai (Jacqueline Takara) é a jovem que usará seu treinamento em artes
marciais para tentar defendê-las e combater os desígnios do Inferno.
20h30
– Sessão Sessão Shoot or Die II: Bandidos Desalmados (8') + Coágulo (13')
+ 1947 (20') + Reflexo (7') + Espeto Corrido (20') + Flecha Dourada (15')
.
Total:
83 minutos
6
de fevereiro (terça)
20h30 –
Mortalmente Perigosa (Gun Crazy / EUA / 1950). Dir: Joseph H. Lewis. Com: Peggy
Cummins, John Dall, Berry Kroeger.
Fascinado
por armas desde a infância, Bart (John Dall) passa anos em um reformatório após
tentar roubar uma pistola de uma loja. Ao sair conhece Annie (Peggy Cummins),
uma atiradora de circo especialista em armas e de mira invejável. A atração entre
os dois é instantânea e explosiva, ainda mais quando a dupla resolve investir
numa vida de crimes. Obra prima do mestre do cinema B americano Joseph H.
Lewis. Exibição em HD.
7
de fevereiro (quarta)
20h30 – Foxy
Brown (EUA/ 1974). Dir: Jack Hill. Com: Pam Grier, Antonio Fargas, Peter
Brown.
Para se
vingar dos mafiosos que mataram seu namorado, Foxy Brown (Pam Grier) se
infiltra no mundo da prostituição enquanto planeja o exterminio dos
criminosos.
O sucesso comercial de "Coffy" (1973) resultou nesta nova parceria da
atriz com o diretor Jack Hill, e em menos de um ano depois "Foxy
Brown"
estreava nas
telas consolidando a carreira de Pam Grier, transformando-a num ícone do cinema
blaxploitation. Exibição digital.
8
de fevereiro (quinta)
20h30 - A Filha
de Satã (Night of the Eagle/Burn, Witch, Burn /UK / 1962/ 90'). Dir: Sidney
Hayers. Com Peter Wyngarde, Janet Blair e Margaret Johnston.
Cético
professor universitário descobre que sua esposa, com quem está casada há muitos
anos, é uma bruxa. Cultuado filme sobre bruxaria, de roteiro enxuto e atmosfera
sombria, dirigido pelo escocês Sidney Hayers (Circo de horrores /1960).
Considerado um clássico do cinema de horror inglês. Exibição digital.
9 de
fevereiro (sexta)
20h30 –
Projeto Raros Especial: Eteia, A Extraterrestre (Brasil /1983). Dir:
Roberto Mauro. Com: Zezé Macedo, Wilson Grey, Celia Cruz.
A namorada
do E.T. (Zezé Macedo) está procurando seu amor desaparecido através do galáxia,
mas perde o controle de sua nave espacial e acaba perdida no Rio de Janeiro.
CURTAS-METRAGENS
Ándale (2017
/ 4'). Dir: Petter Baiestorf
Um filme
sobre o caos, sobre o mundo de hoje, sobre a necessidade de uma revolução, um
levante das massas contra os exploradores.
Cercados
Pela Morte (2017/ 20'). Dir: João Vitor Ferian
Em um Brasil
devastado por um suposto vírus capaz de reanimar cadáveres, um grupo de
sobreviventes está confinado em uma casa, enfrentando a fome, o medo, os
mortos... e os vivos.
Sessão Shoot or Die I:
Aniversário
do Pedro (2017/ 10') / Dir: Cíntia Domit Bittar
Casulos
(2017 / 13') Dir: Joel Caetano. Com: Mariana Zani
Ela só
queria relaxar, mas algo vindo de muito distante atrapalha seus planos.
Ultima
Puella (2017 / 8') Dir: Jota Bosco. Com: Lígia Marina, Osvaldo Neto, Júlio Cesar
Carvalho
No final dos
anos 70 Cláudio Zuccolotto criava a personagem Indianara, protagonista de três
números de uma HQ com o mesmo nome e lançada com tiragem limitadíssima. Os
poucos exemplares que restaram das HQs tornaram-se objeto de desejo de muitos fãs
dos quadrinhos nacionais. Zuccolotto faleceu em 1983 sem ter seu único trabalho
devidamente reconhecido. Agora Indianara chega às telas nesta homenahem ao
universo dos quadrinhos independentes de terror do Brasil nos anos 70 e 80.
Vinil
(2017 /13'). Dir: Catherine Vargas e Valentina Barata. Com: Aline Szpakowski,
Cláudio
Cavinato, João França, Marco Torelly.
Stefan vive
uma infância conturbada ao lado de seu pai e é na figura da mãe que encontra um
refugio para seus pesadelos.
Mãe
dos Monstros (2017 /8'). Dir: Julia Zanin de Paula. Com: Laura Hickmann, Carlo
Cancelli, Marcos Sigales.
Uma garota é
perseguida por uma trupe circense. Ela está sozinha em um lugar desconhecido
tentando achar a saída. Será um show de horrores?
Livremente
inspirado no conto "La Mère aux Monstres", de Guy de Maupassant.
Boa Noite,
Charles (20')
Charles é um
boneco de um filme de stop motion. Quando vai dormir e apaga as luzes, seu medo
do escuro transforma tudo ao seu redor. Marcos e Eduardo são dois diretores
principiantes. Nem Charles, nem Marcos e Eduardo podem prever o futuro desse
sinistro stop motion.
O
Plantador (2017/ 15'). Dir: Jonas Costa. Com: José Menezes, Selma
Arsênio, Nelson Diniz.
Forças
desconhecidas invadiram as terras do plantador, espalhando pestes em sua
plantação.
Sessão
Sessão Shoot or Die II:
Bandidos
Desalmados (2016 / 8'). Dir: Zaracla. Com: Leandro Schirmer, Fabrício
Barros, Marcos Kligman e Bruno Krieger
Roteirista
busca a ideia perfeita para seu novo filme. Ele tenta escrever enquanto tem que
lidar com influências e pressões externas. Para desenvolver a história, acaba
mergulhando no universo da sua trama, a ponto de colocar sua própria vida em
risco.
Coágulo
(2017 /13'). Dir: Jessica Gonzatto. Com: Carolina Repenning, Cláudio
Benevenga,
João Gustavo Medeiros, Gabriela Spineli.
Eva tem as
veias escuras manchando sua pele pálida. Após uma visita ao médico, ela
mergulha em uma espiral de alucinações e paranoias, perdida dentro de si.
1947
(2017 /20'). Dir: Giordano Gio. Com: João Pedro Prates, Carina Dias, Airton
Oliveira
O jovem
Hermes, isolado em seu sótão, envolve-se em uma insólita espiral emocional
depois de flagrar o suicídio de seu avô, de quem herdou o nome, a curiosidade,
as contradições e uma estranha obsessão por tudo que aconteceu no ano de 1947.
Reflexo
(2017 /7'). Dir: Rodrigo Portela. Com: Ana Maria Mainieri, Cristian Verardi
Ela anda
pelas ruas, e através dos reflexos algo estranho a persegue.
Espeto
Corrido (20') Dir: Felipe da Fonseca Peroni. Com: Robson Catalunha,
Zé Geraldo Jr., Lui Strassburger.
Rodney
trabalha em uma churrascaria rodízio servindo o impopular pão de alho. Além da
rejeição dos clientes, enfrenta a indiferença da recepcionista Valéria e as
humilhações perpetradas por Guilherme, o perverso garçom que serve a picanha.
Flecha
Dourada (15') / Dir: Cíntia Domit Bittar
Entre socos
e paneladas, os lutadores do grupo Golden Flecha voltam ao ringue depois de 50
anos para reviver a era gloriosa do catch catarinense.
DOIS
DESTAQUES DO CINEMA SUL-AFRICANO CONTEMPORÂNEO EM CARTAZ NA CINEMATECA
CAPITÓLIO PETROBRAS
A partir de
quinta-feira, 25 de janeiro, a Cinemateca Capitólio Petrobras exibe dois
filmes contemporâneos realizados na África do Sul. Eles Só Usam Black Tie, de Sibs Shongwe-La Mer, e Os Iniciados, de John Trengove. A pedido do público, os clássicos restaurados A Bela da Tarde,
de Luis Buñuel, e A Primeira Noite de um Homem, de Mike
Nichols, seguem em cartaz até o dia 31 de janeiro. O valor do ingresso é R$
16,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
Durante a semana, antes dos
dois filmes sul-africanos, serão exibidos quatro curtas-metragens brasileiros.
A curadoria é do coletivo Sigma Cinema. Confira a programação detalhada
abaixo.
FILMES
ELES SÓ USAM BLACK TIE
Necktie Youth
93 min., 2015
África do Sul/Holanda, DCP
Direção: Sibs Shongwe-La Mer
Distribuição:
Fênix Filmes
No
aniversário da revolta violenta da juventude de Soweto, de 16 de junho de 1976,
o suicídio de uma jovem é misteriosamente transmitido em tempo real. Um ano e
alguns meses após o incidente, dois desiludidos jovens zulus atravessaram os
subúrbios do norte de Joanesburgo em busca de respostas, drogas, distração e
salvação.
OS INICIADOS
Inxeba
88 min.,
2017
África do
Sul/Alemanha/Holanda/França, DCP
Direção:
John Trengove
Distribuição:
Zeta Filmes
Cabo
Oriental, África do Sul. Xolani, um solitário operário, ausenta-se de seu
trabalho para ajudar nos ritos de circuncisão Xhosa de iniciação à
masculinidade. Em um remoto acampamento em uma montanha, jovens se recuperam
enquanto aprendem os códigos masculinos de sua cultura. Neste ambiente de
machismo e agressão, Xolani cuida de Kwanda, um rebelde novato de Joanesburgo,
que questiona os códigos patriarcais de iniciação, enquanto o próprio Xolani
sofre entre seu mundo familiar tradicional e sua própria realização.
Representando a África do Sul, Os Iniciados está entre os 9 pré-selecionados
para o prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar 2018.
CURTAS – COLETIVO SIGMA
O Arco do Medo, de Juan Rodrigues (2017, 15
minutos)
O arco do medo é um relato de insurgência. Masculino e feminino caem
perante um corpo negro que resiste na busca por liberdade e tempo. Borrando os
limites do gênero na tentativa de simplesmente ser. Um corpo negro que
supervive. O Arco do Medo é a segunda parte de uma trilogia de experimentos audiovisuais que tenta explorar questões de ancestralidade do corpo e espaço da bicha preta.
Em
busca de Lélia, de Beatriz Santos Vieira (2017,
15 minutos)
Lélia Gonzalez. Seguindo os passos desse nome, começo a busca pela minha ancestralidade e por retratá-la. Professora e antropóloga, mulher à frente do seu tempo, protagonista na militância junto ao Movimento Negro nos anos 1970/1980, período no qual percorreu diversas cidades e países -, sempre afirmando sua identidade e denunciando o mito da democracia racial. Um símbolo de resistência e da luta pelos direitos de indígenas, negros e mulheres. Os afetos de Lélia me guiam por toda caminhada.
Michel, de Guilherme Novello (2017, 15 minutos)
Michel quer voltar para casa. Uma história sobre o dia-a-dia de um ex-detento e seu difícil processo de ressocialização.
Casca de Baobá, de Mariana Luiza (2017, 11 minutos)
Uma jovem negra nascida em um quilombo no interior do Estado é cotista na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua mãe leva a vida cortando cana nas proximidades do quilombo. As duas trocam mensagens para matar a saudade e refletir sobre o fim de uma era social e econômica.
GRADE DE
HORÁRIOS
25 a 31 de
janeiro de 2017
25
de Janeiro (quinta)
14h
– A Primeira Noite de um Homem
16h
– O Arco do Medo + Os Iniciados
18h
– O Arco do Medo + Eles Só Usam Black Tie
20h
– A Vingança dos Filmes B (O Nó do Diabo)
26
de Janeiro (sexta)
14h
– A Bela da Tarde
16h
– Em Busca de Lélia + Os Iniciados
18h
– Em Busca de Lélia + Eles Só Usam Black Tie
20h
– A Vingança dos Filmes B (Projeto Raros Especial - Costinha e o King Mong)
27
de Janeiro (sábado)
14h
– A Primeira Noite de um Homem
16h
- A Vingança dos Filmes B (Ruas de Fogo)
18h
– Michel + Eles Só Usam Black Tie
20h
– A Vingança dos Filmes B (Caçador de Morte + debate)
23h59
– A Vingança dos Filmes B The Warriors – Os Selvagens da Noite
28
de janeiro (domingo)
14h
– A Bela da Tarde
16h
– Casca de Baobá + Os Iniciados
18h
– Casca de Baobá + Eles Só Usam Black Tie
20h
– A Vingança dos Filmes B (Sessão Sessão Shoot or Die I)
30 de Janeiro (terça)
14h
– A Primeira Noite de um Homem
16h
– Michel + Os Iniciados
18h
– Em Busca de Lélia + Eles Só Usam Black Tie
20h
– A Vingança dos Filmes B (Andale + Pazucus, a Ilha do Desarrego)
31
de janeiro (quarta)
14h
– A Bela da Tarde
16h
– Casca de Baobá + Os Iniciados
18h
– Arco do Medo + Eles Só Usam Black Tie
20h
– A Vingança dos Filmes B (Histórias Estranhas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário