Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Cine Especial: Filme Comédia: O Cinema que nos faz rir: Parte 1



Nos dias 26 e 27 de novembro eu estarei participando do curso Filme Comédia: O Cinema que nos faz rir, criado pelo Cine Um e ministrado pela jornalista Flávia Seligman. Enquanto os dias da atividade não chegam, escrevo aqui hoje de uma forma rápida, mas divertida, sobre os principais subgêneros que existem dentro da comédia.   

Comédia Pastelão
É aquele típico filme em que o personagem(s) se mete em inúmeras situações das quais envolve muitas piadas, torta na cara, ou quando se mete em momentos desastrados ou inverossímeis, do qual numa situação real com certeza morreria.

Bons exemplos:
Os primeiros filmes do mestre Chaplin
Todos os filmes O Gordo e o Magro
Os três Patetas reinavam absolutos tanto no cinema como para a TV    
Jerry Lewis e suas caretas magistrais   
Jim Carrey que é, para mim, o último grande astro da comédia que conseguia sozinho arrecadar milhões nas bilheterias por filme.   
 
Comédia romântica
Atualmente se encontra meio que esgotada, já que o cinema americano usou tanto a fórmula que se tornou impossível atualmente de se tirar algo de original nesse subgênero. As comédias românticas normalmente são protagonizadas por um casal que se conhece, se apaixonam, brigam, mas no fim se entendem. O final em que o cara vai atrás de sua amada num aeroporto para se reconciliar, por exemplo, foi usado nos principais títulos nos anos 90 e 2000. 
Bons exemplos:
Aconteceu naquela Noite (1934)
Quanto mais quente Melhor (1959)
Noivo Neurótico, Noiva nervosa (1977) 
Harry And Sally, Feitos Um Para O Outro (1989)
Uma Linda Mulher (1990)  

Comédia Escrachada
Começou nos anos 80 e ganhou força nos anos 90. Porém, enfraqueceu um pouco com a chegada da era do politicamente correto. Esse subgênero dentro da comédia contém muita piada adulta, que vai desde ao sexo, palavrão e piadas que hoje soam um tanto que preconceituosas.         
Bons exemplos:
Porky (1982)
Débi Loide (1994)
Quem vai ficar com Mary (1998)
AmericanPie (1999)
Ligeiramente Grávidos (2007)

Comédia Dramática
Subgênero em que o drama e humor transitam por vezes em harmonia.  É típico filme do qual você tanto ri como também se emociona facilmente. 

Bons  exemplos:
Se meu apartamento falasse (1960)
Forrest Gump (1994)
Gilbert Grape (1993)
Patch Adams (1999)
Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)

Comédia Sátira
Normalmente são filmes que prestam homenagem a outros filmes, mas com toques de muito humor. Na maioria dos casos, os filmes sátiras acontecem situações surreais como, por exemplo, quando um personagem diz para o outro não se desmontar, mas ele então se desmonta.     
Bons Exemplos:
Monthy Python Em busca do cálice sagrado (1975)
 Apertem os cintos o piloto sumiu (1980)
Corra que a policia vem ai (1988)
Austin Powers (1997)
Todo mundo em pânico (2000)

Informações e inscrições para o curso  vocês cliquem aqui  



Me sigam no Facebook, twitter e Google+

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigado pela publicação. O gênero de comedia é um dos meus favoritos. Eu sempre amei rir muito com esses filmes. Ultimamente, alguns bons filmes do gênero foram lançados. Um dos que mais chamou minha atenção foi A Noite é Delas trailer já que foi uma historia de comedia muito criativa que usou elementos innovadores. Mais que filme de comedia, é um filme de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá. Realmente vale a pena todo o trabalho que a produção fez, cada detalhe faz que seja um grande filme. Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza.

Marcelo Castro Moraes disse...

Acho que falta atualmente o gênero é um grande astros como Jim Carrey.