Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cine Clássicos: O Encoraçado de Potemkin

Sergei Eisenstein cria que é para alguns a maior obra prima da historia do cinema mundial

sinopse:

Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. Logo depois dos gatilhos serem apertados Vakulinchuk (Aleksandr Antonov), um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande tragédia.


Obra encomendada a Sergei Eisenstein para comemorar os 20 anos da revolta de 1905 e que, com suas mãos, se converte em sinfonia de imagens até hoje surpreedentes. A sequencia da escadaria de Odessa, na qual populares são massacrados por tropas do governo, tem o seu tempo real transformado e alargado - uma técnica exemplar para manter o publico na expectativa e que Brian De Palma "homenageia" em Os Intocáveis.         

curiosidades

A famosa sequência das escadarias de Odessa não estava no roteiro original de O Encouraçado Potemkin, tendo sido incluída no filme durante sua produção.
 Existem várias edições distintas de O Encouraçado Potemkin, com cenas cortadas da versão original ou com as cenas do filme rearranjadas ao longo de sua duração.

Nenhum comentário: