Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Cine Clássicos contemporâneos : Réquien Para um Sonho

Perto de completar 10 anos, filme de  Darren Aronofsky ainda é um soco no estomago no bom sentido. 

sinopse:

Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro. Já Sara, mãe de Harry, viciada em assistir programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito, o "Tappy Tibbons Show", que transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada neste medicamento.


Esse filme não  é aconselhavel para os espectadores sensiveis: o segundo trabalho do diretor Darren Aronofsky (que realisou anteriormente o elogiado PI) é uma incomoda descida ao inferno da dependência química. O longa faz um bom uso da tecnologia digital para criar as imagens que traduzem  tanto os momentos de euforia como também a angustia provocada pelo consumo de drogas pesadas. Quase um filme realista de terror, uma inquietante investigação sobre a decadência moral e social dos EUA, com uma trilha sonora escolhida a dedo e um constante clima de pesadelo. O diretor extraiu a melhor perfomasse em anos de Ellen Burstyn  (O Exorcista), que foi indicada ao Oscar de melhor atriz.     
       


Curiosidades:
Esta é a segunda vez em que o livro “Last Exit to Brooklin”, escrito por Hubert Selby Jr. e que foi adaptado em Réquiem para um Sonho, é adaptado para o cinema. A primeira fora em 1989 e recebeu o nome de Noites Violentas no Brooklyn.
O ator Jared Leto emagreceu 12 quilos para interpretar seu personagem em Réquiem para um Sonho



.

Um comentário:

Anônimo disse...

legal legal saber disso( sobre o noites violentas-vbom q tem pra baixar na net, senao acho q nunca veria-imagine comprar tds os filmes q eu quero ver? estaria falidaço!-compro um q outro q eu n acho pra baixar), pq eu tou sentindo falta de bons filmes realistas. por ex: um dos maiores classicos do terror, o massacre da serra elétrica é todo ele realista e aí o q ocorre? filmes fantasiosos sem nenhuma mensagem q preste como 'atividade paranormal' explodem nas bilheterias dos cinemas.