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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 7 de julho de 2021

Cine Dica: Retorno e Programação da Cinemateca Capitólio

Após 15 meses fechado devido a pandemia a Cinemateca Capitólio retorna com as suas sessões. Por enquanto, sessões somente as 17horas e com limitação de público. Confira os filmes abaixo da programação. 

'Aos Olhos de Ernesto'

Sinopse: Ernesto enfrenta as limitações da velhice, como a solidão e a cegueira crescente. Ao se tronar viúvo, ele aprende que envelhecer é encher os silêncios com as ligações de seu filho que mora longe, com os recados do banco para retirar sua pensão, com as visitas de seu vizinho Javier, com a espera por uma nova carta de Lucía. No entanto, Bia, uma cuidadora de cães, entra em sua vida e Ernesto passa a perceber que o envelhecimento pode ser rejuvenescedor.


'Disforia' 

Sinopse: Dário sofre pela dificuldade em se recuperar de um acontecimento assustador de seu passado. Ao se aproximar da menina Sofia, memo?rias de um trauma são despertadas. Atormentado, ele precisa encarar o passado e o mistério envolvendo a família dela.


Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 8 A 14 DE JULHO DE 2021 na Cinemateca Paulo Amorim

SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

A Barqueira


SALA 1 / PAULO AMORIM


15h30 – FALE COM AS ABELHAS

(Tell It to the Bees – Reino Unido/Suécia, 2019, 105min). Direção de Annabel Jankel, com Anna Paquin e Holliday Grainger. Arteplex Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: O fascínio do pequeno Charlie pelas abelhas é o elemento que une Lydia, a mãe do garoto – que foi abandonada pelo marido – e a médica Jean, que volta à sua cidade natal para assumir o consultório do pai. Mas nesta pequena cidade do interior da Escócia, em plenos anos 1950, a amizade entre as duas mulheres será vista com preconceito e, principalmente, como um fardo para as protagonistas. É o olhar de Charlie quem conduz a história, baseada no romance homônimo da escritora Fiona Shaw.


17h30 – ALICE E O PREFEITO

(Alice et le Maire – França, 2020, 105min). Direção de Nicolas Pariser, com Anaïs Demoustier e Fabrice Luchini. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: O prefeito de Lyon, Paul Théraneau, vive uma situação delicada. Depois de 30 anos na política, ele está ficando sem ideias e sua popularidade vem caindo. Para tentar reverter esta situação, ele contrata Alice, uma jovem filósofa que fica responsável por pautar seus discursos e repensar suas estratégias políticas. Enquanto Alice e Théraneau protagonizam bons momentos de debate sobre direita e esquerda, autocrítica e ciências sociais,  a equipe do palácio municipal começa a se sentir incomodada com as mudanças que a recém chegada está provocando na sua rotina.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h30 – AOS OLHOS DE ERNESTO

(Brasil, 2019, 120min). Direção de Ana Luiza Azevedo, com Jorge Bolani, Gabriela Poester, Jorge D´Elia. Elo Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Aos 70 anos, o uruguaio Ernesto vem enfrentando as limitações da velhice — incluindo a perda da visão e também a solidão. Fotógrafo aposentado, ele vive em Porto Alegre e divide seus dias entre os telefonemas do filho que mora longe, as idas ao banco, algumas visitas do vizinho Javier e muitas lembranças. Quando uma jovem cuidadora de cães chamada Bia se intromete na pacata vida de Ernesto, ele descobre que seus dias não precisam ser sempre iguais. A produção recebeu o prêmio da crítica de melhor filme brasileiro na Mostra de Cinema de São Paulo em 2020.


17h – OS MELHORES ANOS DE UMA VIDA

(Les Plus Belles Années d'une Vie – França, 2020, 90min). Direção de Claude Lelouch, com Anouk Aimée e Jean-Louis Trintignant. Pandora Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Cinquenta anos depois da estreia do clássico “Um Homem, Uma Mulher”, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro e roteiro original em 1967, o diretor Claude Lelouch volta a dirigir os dois protagonistas em uma sequência encantadora. Já aposentado e com problemas de memória, o ex-piloto de corrida Jean-Louis ainda sonha com Anne, a mulher com quem viveu um grande amor. A filha de Jean-Louis consegue um encontro entre os dois, na esperança de que o pai recupere um pouco da felicidade que sentiu no passado.


19h – A BARQUEIRA *ESTREIA*

(La Botera - Argentina/Brasil, 2019, 75min). Direção de Sabrina Blanco, com Nicole Rivadero, Alan Gómez, Sergio Prina. Zeta Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Tati tem 14 anos e mora com seu pai em uma favela na grande Buenos Aires. Além da vida difícil, ela é uma adolescente temperamental que sofre com a rejeição dos colegas. Mas a adolescente tem um sonho: trabalhar como barqueira, uma profissão quase extinta e sempre associada aos homens.  Quando um jovem barqueiro chega ao cais, Tati finalmente encontra alguém que aceita treiná-la. A empresa gaúcha Vulcana Cinema é uma das produtoras do longa.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores tem direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos.Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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terça-feira, 6 de julho de 2021

Luto: Richard Donner (1930 - 2021)

Quando eu ministrei o curso sobre o diretor Christopher Nolan pelo Cine Um em 2019 eu destaquei o fato de o cineasta ser obcecado por inserir bastante realismo em suas obras, ao ponto da palavra verossimilhança fazer todo o sentido. A palavra verossimilhança ou verossimilhança, em linguagem coerente ao atributo daquilo que parece intuitivamente verdadeiro, isto é, o que é atribuído a uma realidade portadora de uma aparência ou de uma probabilidade de verdade, na relação ambígua que se estabelece entre imagem e ideia.

Porém, não foi através de Nolan que eu conheci essa palavra, mas de alguém que acreditou e conseguiu fazer a gente crer que um homem poderia voar. Vindo da direção dos seriados de tv, o diretor Richard Donner chamou atenção do público e da crítica ao dirigir o seu primeiro longa-metragem para o cinema, o clássico de terror "A Profecia" (1976), do qual ele somente aceitou dirigir a obra se tivesse a liberdade de dosar grandes momentos de realismo mesmo quando o filme trata de um gênero tão fantástico. Isso se acentuou ainda mais no que é, talvez, em um dos filmes mais importantes de sua carreira e do gênero super heróis para o cinema.

Convidado por produtores da Warner, Richard Donner teve a chance de dirigir o seu primeiro grande projeto, mas cuja a missão era das mais ingratas. Nos anos setenta, por exemplo, era quase impossível levar adaptações de HQ para o cinema e tv a sério, ao ponto das adaptações quase sempre era levadas para as telas em um tom pastelão e do qual se tornou popular através do clássico "Batman e Robin" (1966). Isso tudo mudou através de "Superman" (1978), filme em que o diretor fez questão de usar todos os recursos da época para fazer com que o protagonista realmente voasse diante de nossos olhos.

Com roteiro de Mario Puzo, e com participação de Marlon Brando, o filme ganhou um tom épico nas mãos do diretor, cuja a origem do personagem foi criada sem pressa e fazendo com que adentrássemos a essa fantasia grandiosa. Com uma ótima atuação de Christopher Reeve, "Superman" é até hoje apontado com uma das melhores adaptações de HQ para o cinema de todos os tempos e provando que as velhas técnicas de se filmar ainda hoje impressionam pelo seu realismo se for comparado hoje em dia aos efeitos digitais que, por vezes, envelhecem mal na medida em que o tempo passa.  Os anos oitenta, portanto, fizeram com que o diretor entrasse na nova década com o pé direito.

Só em 1985 o diretor havia realizado dois grandes clássicos que se tornariam populares pelos brasileiros através da "Sessão da Tarde". Tanto "Os Goonies" como "Feitiço de Aquila" são lembrados com muito carinho pelos cinéfilos, sendo que o primeiro conquistou uma geração inteira de jovens que não se cansam de reverem a fantástica aventura de um grupo de crianças que tentam encontrar um tesouro perdido. Como se isso não bastasse, em 1987 Donner revoluciona o cinema de ação com a franquia "Máquina Mortífera", da qual trazem a dupla Mel Gibson e Danny Glover lado a lado contra diversos bandidos maliciosos.

Richard Donner não pararia de dirigir até 2006, sendo que o seu último filme foi "16 Quadras", mas nada que lembrasse os tempos mais dourados de sua carreira. O diretor parte deixando um grande legado, ao provar que não importa qual história a ser criada, desde que tenhamos a sensação de que realmente podemos senti-la e toca-la. Provou que um homem poderia voar, agora é a vez próprio voar para além da eternidade.  

Descanse paz. 


Direção: 

2006 16 Quadras

2003 Linha do Tempo

1998 Máquina Mortífera 4

1997 Teoria da Conspiração

1995 Assassinos

1994 Maverick

1992 Máquina Mortífera 3

1992 Tales from the Crypt - Temporada 4

1990 Tales from the Crypt - Temporada 2

1989 Máquina Mortífera 2

1989 Tales from the Crypt - Temporada 1

1988 Os Fantasmas Contra-atacam

1987 Máquina Mortífera

1985 O Feitiço de Áquila

1985 Os Goonies

1982 O Brinquedo

1980 Superman 2 - A Aventura Continua

1978 Superman - O Filme

1976 A Profecia

1974 Kojak - Temporada 2

1973 Kojak - Temporada 1

1966 The Wild wild West - Temporada 2

1963 Além da Imaginação - Temporada 5

1960 Wanted: Dead or Alive - Temporada 3


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segunda-feira, 5 de julho de 2021

Cine Dica: Em Cartaz: 'First Cow - A Primeira Vaca da América'

Sinopse: Em 1820, nos Estados Unidos, os territórios pouco explorados do país oferecem muitas oportunidades e perigos aos viajantes. Quando os caminhos de um cozinheiro e de um chinês em fuga se cruzam, uma grande ideia nasce dessa amizade improvável. 

A sociedade vive de várias fases no seu desenvolvimento, sendo que atualmente muitos se sustentam através da comunicação, informação e até mesmo exibicionismo pelas redes sociais. Já em tempos anteriores, a sociedade sobreviveu através da agricultura e posteriormente indústria, sendo que a primeira há indícios históricos de lutas incessantes pela busca de terras que dariam diversas riquezas. "First Cow - A Primeira Vaca da América" (2021) fala sobre tempos em busca de riquezas, mas também de uma amizade improvável e que pela união se forma um possível sonho.

Dirigido por Kelly Reichardt, o filme conta a história do cozinheiro Cookie Figowitz (John Magaro), que é contratado por um grupo de homens para fornecer seus serviços gastronômicos em uma expedição de caça de peles nos territórios do estado do Oregon. Durante a longa viagem, ele conhece King-Lu (Orion Lee), um chinês misterioso que está fugindo de um grupo de russos que deseja se vingar.

Abertura do filme começa estranhamente simples, onde vemos um grande navio cruzando um rio para logo em seguida focar em um jovem com o seu cachorro. Esse, por sua vez, acha algo inusitado embaixo da terra e fazendo com que a trama retorne ao passado, mais precisamente em tempos em que o norte americano estava explorando cada vez mais a sua vastidão de terras um dia conquistadas. Curiosamente, os primeiros minutos me lembraram o clássico "Veludo Azul"(1986) de David Lynch e se forem assistir a ambos os filmes sabem do que eu estou falando.

Porém, "First Cow" é um filme sobre amizade de duas pessoas completamente diferentes uma da outra, mas que ambas possuem sonhos similares e formando assim uma curiosa amizade. Para os fãs de gastronomia o filme é verdadeiro prato a ser degustado, já que Cookie é um expert na culinária e colhendo tudo que vem da natureza para obter o melhor alimento a ser degustado. Nas mãos de outros realizadores o filme poderia virar até mesmo uma comédia, mas Kelly Reichardt opta em realizar uma obra que se envereda em questões que vai desde a busca pela felicidade, amizades e a ambição do homem na busca pela riqueza e controle.

É sempre interessante, por exemplo, quando a dupla central tira o leite da vaca e fazendo com que isso se crie um cenário de suspense, pois sempre tememos que eles sejam pegos durante o ato. Tecnicamente, o filme é verossímil ao fazer um interessante retrato na construção daquele mundo, onde os homens se sustentam através da caça, colheita e até mesmo em formas peculiares para se manter em vida. No caso da dupla central, ambos se sustentam através dos seus desejos quase inalcançáveis, mas que não se enveredam em meio as adversidades que surgem.

O filme dá espaço também ao fazer uma crítica acida ao capitalismo daqueles tempos que, mesmo engatinhando, já existiam homens que não hesitavam em praticar métodos desumanos para obter determinado lucro. Neste caso, por exemplo, é muito bem representado pelo personagem Chief Factor, interpretado pelo sempre competente Toby Jones e cuja a sua cena principal causa repulsa, mas se casando com a proposta principal da obra. Em sua reta final, tememos pelo destino dos dois protagonistas, pois desejamos que eles fiquem juntos independente do que aconteça.

"First Cow - A Primeira Vaca da América" fala sobre amizades que se sobressaem até mesmo perante os sonhos inalcançáveis.

Nota: O filme também está a venda para ser assistido pelo Youtube.  

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sexta-feira, 2 de julho de 2021

Cine Especial: Revisitando 'Elvira - A Rainha das Trevas'

Sinopse: A apresentadora de programas de terror Elvira é salva pelo gongo ao receber de herança da tia-avó uma mansão mal-assombrada.  

Os  trash, ou filmes com baixíssimo orçamento, são feitos apenas para nos divertir e rir das situações grotescas de determinadas histórias. Eu, por exemplo, cresci assistindo o saudoso Cine Trash da Band e do qual era apresentado pelo nosso inesquecível José Mojica Amorim, o eterno Zé do Caixão. Mas a ideia de um ícone do gênero de terror em apresentar filmes como esse não é nova, já que atriz dos anos cinquenta  Maila Nurmi (1922 – 2008), mais conhecida como Vampira apresentava o programa “The Vampira Show”, onde ela anunciava e comentava sobre os filmes que eram exibidos.

A ideia serviu de inspiração para atriz Cassandra Peterson em apresentar um programa como esse mesmo formato. Curiosamente, Maila Hurmi chegou a processar Perteson alegando plágio, mas não obtendo sucesso. Cassandra, por sua vez, obteve um sucesso ainda maior nos anos oitenta, adquirindo o status de sex símbolo dos EUA e se tornando um ícone do cinema de horror trash principalmente ao estrelar o cult "Elvira - A Rainha das Trevas (1988).

Dirigido por James Signorelli, o filme acompanha Elvira ainda como apresentadora de filmes de bairro orçamento em um programa de tv. Porém, ela viaja para herdar de sua tia Morgana (Cassandra Peterson) uma velha mansão em Fallwell, Massachusetts, uma pequena cidade com apenas 1313 habitantes. Ela sonha em vender a casa e ir para Las Vegas, mas encontra dois sérios problemas: o primeiro são os adultos da cidade, que ficam espantados com o modo de como ela se veste e se comporta. Liderados por Chastity Pariah (Edie McClurg), eles fazem forte oposição à presença de Elvira na localidade. O segundo problema é Vincent Talbot (William Morgan Sheppard), um tio de Elvira que não herdou nada, mas deseja obter de qualquer maneira um "livro de receitas" que também foi herdado por Elvira, que dará a ele imensos poderes para fazer diversos tipos de bruxarias.

A trama aqui é o que menos importa, já que ela não é muito diferente de outros filmes de horror da época em que há um livro de feitiçaria e cuja a tendência era forte nos anos oitenta graças aos filmes de "Uma Noite Alucinante". O coração e alma do filme fica mesmo em volta da figura de Elvira, mulher gótica, sex, personalidade forte e com humor peculiar, porém, contagiante. O prólogo, aliás, já nos dá uma dica do que virá, já que Elvira afeta tudo e a todos por onde ela vai passar.

Essa mudança afeta em cheio a cidade em que a protagonista adentra, já que ela é conservadora, porém, hipócrita e da qual vende a realidade plástica de vida perfeita norte-americana. O filme acaba sendo uma crítica ácida contra a propaganda do até então Presidente Ronald Reagan, que dizia que os norte-americanos iriam abraçar a sua nova utopia e obtendo assim a vida perfeita dos EUA. Não é à toa que o filme segue a tendência da época, cujo o seu visual gótico sintetiza uma geração rebelde e que ia contra essa maré cheia de regras e de bons costumes.

O filme, portanto, é preso a sua época, mas não envelhecendo de forma alguma, já que rimos das situações, por vezes, absurdas em que Elvira se mete. O filme possui várias passagens memoráveis, desde o já citado prólogo, como também na cena da confraternização da cidade, onde os que se dizem cidadãos de bem comem uma comida criada pela própria protagonista e resultando em uma situação absurdamente hilária. Não posso deixar de citar os momentos em que é homenageado o gênero de horror clássico dos anos trinta, onde vemos os cidadãos da cidade com tochas e desejando que Elvira seja queimada.

O final é aquele típico embate entre o bem e o mal, muito embora Elvira seja uma personagem que saiba brincar muito bem nos dois lados. Não é à toa que muitos fãs até hoje desejam que atriz retorne as telas, pois nunca é demais revermos uma amiga transloucada e divertidíssima. ”Elvira a Rainha das Trevas" é trash gostoso de assistir, de se rever e despertando em nós o desejo de mandar o cidadão do bem hipócrita para aquele lugar.   

Onde Assistir: Distribuído recentemente pela Classiccine

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quinta-feira, 1 de julho de 2021

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (01/07/21)

 Anna

Sinopse: Um renomado e polêmico diretor de teatro decide montar a peça Hamlet de Shakespeare, após dez anos de uma tentativa fracassada. O fracasso da montagem anterior se deu por conta de conflitos que surgiram nos ensaios, quando o diretor começou a misturar o universo da obra com o de sua vida, ultrapassando o limite entre ficção e realidade numa complexa relação com suas atrizes, que começam a se repetir 10 anos depois com Anna, sua nova Ofélia.

Os Croods 2: Uma Nova Era

Sinopse: Em Croods 2: Uma Nova Era, em busca de um habitat mais seguro, os Croods descobrem um paraíso que atende todas as suas necessidades. Entretanto, outras pessoas já moram neste lugar: Os Bettermans, uma família que se considera melhor e mais evoluída. À medida que as tensões entre os novos vizinhos começam a aumentar, uma nova ameaça impulsiona os dois clãs em uma aventura épica que os força abraçar suas diferenças, extrair forças um do outro e construir um futuro juntos.


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 1º A 7 DE JULHO DE 2021 na Cinemateca Paulo Amorim

 PROGRAMAÇÃO DE 1º A 7 DE JULHO DE 2021

SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

Cine Marrocos


SALA 1 / PAULO AMORIM


15h30 – O MUNDO DE GLORIA

(Gloria Mundi - França, 105min, 2020). Direção de Robert Guédiguian, com Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: O diretor francês volta novamente seu olhar para pessoas que sofrem com as dificuldades financeiras. A história se passa em Marselha, no sul da França, onde um bebê chamado Gloria acaba de nascer. Os pais da criança, Mathilda e Nicolas, são jovens e têm empregos precários, bem como seus avós paternos. A família se organiza como pode para cuidar da criança, até que Daniel, pai de Mathilda, sai da prisão depois de vários anos. O filme rendeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza para Ariane Ascaride.


17h30 – VIVER PARA CANTAR

(Huo Zhe Chang Zhe - China, 2020, 105min). Direção de Johnny Mao, com Zhao Xiaoli, Gan Guidan, Liu Min. Arteplex Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse:  Zhao Li mantém sua família e alguns poucos artistas unidos em torno de uma pequena trupe de ópera, que faz apresentações em um teatro degradado na periferia de Chengdu, na China. A região está passando por uma modernização urbana e não demora para que Zhao Li receba o aviso de demolição do teatro. Mas Li prefere esconder a notícia de todos, enquanto luta para procurar por um novo espaço em que eles possam cantar e viver – ao mesmo tempo em que sua sobrinha questiona o apego às tradições.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h30 – VERÃO DE 85

(Été 85 - França, 2020, 100min). Direção de François Ozon, com Félix Lefebvre, Benjamin Voisin, Philippine Velge. Califórnia Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: No verão em que completa 16 anos, Alexis se perde no mar da Normandia e é salvo do afogamento por David, de 18 anos. Aos poucos, Alexis vai se encantando com seu novo amigo – assim como todas as pessoas da região. O verão de 1985 vai marcar para sempre a vida de Alexis – para o bem e para o mal. O filme é uma adaptação do romance “Dance on My Grave” (1982), do britânico Aidan Chambers, e integrou a seleção do Festival Varilux de Cinema Francês 2020.


16h30 – CINE MARROCOS

(Brasil, 75min, 2020). Documentário de Renato Calil. Bretz Filmes, Livre.

Sinopse: Uma das salas mais emblemáticas da capital paulista no período áureo dos cinemas de rua, o Cine Marrocos acabou desativado - e se transformou em abrigo para moradores de rua, sem-teto e imigrantes. Em meio à antiga decoração e diante de uma situação tão emblemática, o diretor Ricardo Calil resolveu convidar os moradores a encenarem trechos de filmes exibidos no grandioso Festival Internacional de 1954, que reuniu clássicos como “A Grande Ilusão”, “Crepúsculo dos Deuses” e “Júlio César”. O filme foi o vencedor do Festival de Documentário é Tudo Verdade em 2019.


18h – FIRST COW: A PRIMEIRA VACA DA AMÉRICA

(First Cow - EUA, 120min, 2021). Direção de Kelly Reichardt, com John Magaro, Orion Lee, Toby Jones. Vitrine Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Nos Estados Unidos do início do século XIX, em plena marcha para o Oeste, dois homens buscam uma chance naquela que ficou conhecida como a terra das oportunidades. Eles são Cookie, um homem branco pobre, e King-Lu, um imigrante chinês, também pobre. Embalados pelo ideal de que o trabalho pode garantir seu sucesso, eles montam um pequeno negócio gastronômico - mas dependem do leite da única vaca que existe na região e que não lhes pertence. O filme participou da seleção oficial do Festival de Berlim 2020.


*Atenção: Não haverá sessão na quarta-feira, dia 7.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS).SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS).CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores tem direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787. 


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