Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Cine Dica: Cine Dica: HÍBRIDOS, OS ESPÍRITOS DO BRASIL estreia dia 7 de junho no CineBancários, com sessões às 19h.



Documentário longa-metragem coprodução Brasil/França, de Priscilla Telmon e Vincent Moon, apresenta o sagrado brasileiro


Dirigido por Priscilla Telmon e Vincent Moon, produzido pela brasileira Fernanda Abreu, Híbridos é uma pesquisa etnográfica sobre a multiplicidade do mundo das cerimônias sagradas brasileiras e também sobre a linguagem cinematográfica e seu potencial poético. Composto de diferentes formatos, um complementar ao outro, o projeto ambiciona questionar nossa relação com as imagens nos dias de hoje.
A partir de uma pesquisa detalhada, foram registradas mais de 60 cerimônias diferentes pelo país durante os últimos 3 anos. Desde os cultos afro-brasileiros da Bahia às novas formas da Umbanda em Minas Gerais; dos rituais indígenas ancestrais no Acre aos crescentes cultos evangélicos no Rio de Janeiro, Híbridos, os Espíritos do Brasil é a maior coleção poética sobre a cultura espiritual brasileira.
O projeto trans-cinema Híbridos, os Espíritos do Brasil foi apresentado no formato Híbridos Cinema ao Vivo na abertura da semana do Vão Livre no Masp da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo 2017. No exterior, Híbridos, os Espíritos do Brasil foi apresentado na forma AO VIVO no CPH:DOX  (Copenhagen International Documentary Festival), no IDFA (International Documentary Film Festival, Amsterdam), e no MoMA (NYC, Festival DocFortnight).

O filme estreia na sala CineBancários no dia 7 de junho, com sessões às 19h. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site ingresso.com .
Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

FICHA TÉCNICA
HÍBRIDOS – OS ESPÍRITOS DO BRASIL
Brasil, França | 2017 | 88 min | DCP | Documentário
Direção, Fotografia, Som e Montagem: Priscilla Telmon e Vincent Moon
Produtores: Fernanda Abreu, Priscilla Telmon e Vincent Moon
Produção: Petites Planètes, Feever Filmes e Samba Filmes
Coproducão: Gabriela Figueiredo
Produtores Associados: Nadine May & Tom Michelberger, Berlin
Julio Hey e Mário Patrocínio, Bro Cinema, Lisboa
Desenho de som e mixagem 5.1: Gustavo Loureiro

Grade de horários:
*Não abrimos segundas-feiras

07 de junho (quinta-feira)
14h30 - O Processo
17h - Los Territórios
19h - Hibridos

08 de junho (sexta-feira)
14h30 - O Processo
17h - Los Territórios
19h - Hibridos

09 de junho (sábado)
14h30 - O Processo
17h - Los Territórios
19h - Hibridos

10 de junho (domingo)
14h30 - O Processo
17h - Los Territórios
19h - Hibridos

12 de junho (terça-feira)
14h30 - O Processo
17h - Los Territórios
19h - Hibridos

13 de junho (quarta-feira)
14h30 - O Processo
17h - Los Territórios
19h - Hibridos

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Cine Dica: Hoje pré-estreia de "Los Territorios" no CineBancários






Hoje, às 20h - Sessão especial de pré estreia - com a presença do diretor Ivan Granovsky e do produtor Michael Wahrmann. Mediação por Juliana Costa
O longa acompanha a jornada de Ivan, filho de um importante jornalista argentino que, após o ataque ao jornal Charlie Hebdo, em Paris, sai em busca de diferentes eventos e conflitos geopolíticos ao redor do mundo.
ESTREIA: HÍBRIDOS – OS ESPÍRITOS DO BRASIL [Brasil, França | 2017 | 88 min | Documentário | Direção, Fotografia, Som e Montagem: Priscilla Telmon e Vincent Moon]

06 de junho (quarta-feira)
15h - Tropykaos
16h30 - O Processo
20h - Los Territórios - Sessão especial de pré estreia - com a presença do diretor Ivan Granovsky e do produtor Michael Wahrmann mediação por Juliana Costa

de 07 a 13 de junho
14h30 - O Processo
17h - Los Territórios
19h - Hibridos

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site ingresso.com . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.
C i n e B a n c á r i o s
Rua General Câmara, 424, Centro
Porto Alegre | RS | CEP 90010-230
cinebancarios.blogspot.com.br
www.sindbancarios.org.br
Fone: (51) 34331204

Cine Dica: Curso sobre John Cassavetes

Curso

Apresentação

O ator John Cassavetes iniciou sua carreira no cinema ao lado de outros grandes nomes como Paul Newman e Marlon Brando. O movimento que ficou conhecido como Nova Hollywood, além de revolucionar as histórias e a maneira de filmar, também apresentou uma nova geração de atores e atrizes que fugia da figura dos astros do star system chamada Era de Ouro do cinema americano.


John Cassavetes, no entanto, não se contentou em ter apenas a arte da interpretação para se expressar e resolveu se aventurar na direção e no roteiro utilizando dinheiro do próprio bolso e atores amadores. O que ninguém esperava é que ele fosse marcar para sempre a história do cinema e ser considerado o pai do cinema independente americano.


Mas qual é a magia do cinema de Cassavetes? Por que seus filmes foram ovacionados pelo público europeu e sua terra natal poucas vezes se lembra dele? Qual o impacto da presença constante de Gena Rowlands, sua esposa e parceira de cena, nos filmes finais de sua carreira?


Objetivos

O Curso John Cassavetes: Um Cineasta Sob Influência, ministrado por Bianca Zasso, tem como objetivo responder estas e outras questões e discutir a força das cenas criadas pelo realizador, bem como seu processo criativo e suas parcerias cinematográficas.


Conteúdos

Aula 1
- A carreira de ator
- O nascimento do Cassavetes diretor
- O processo de criação independente dos estúdios
- Os primeiros filmes


Aula 2
- O auge da carreira de diretor
- A criação de um estilo
- John Cassavetes e Gena Rowlands: uma parceria além das telas


Ministrante Bianca Zasso
Jornalista e Especialista em Cinema formada pelo Centro Universitário Franciscano. Integrante da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Atua como pesquisadora e crítica de cinema desde 2009. Integrou durante cinco anos o projeto de extensão Cineclube Unifra. Foi colaboradora dos sites Papo de Cinema e Delirium Nerd. Atualmente escreve para os sites Claudemir Pereira, DVD Magazine, Action News e Formiga Elétrica. É apresentadora/comentarista de cinema da série de vídeos Bia na Toca, realizada pela produtora Toca Audiovisual. Integra o Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.


Curso
JOHN CASSAVETES: UM CINEASTA SOB INFLUÊNCIA
de Bianca Zasso

Datas: 23 e 24 de Junho (sábado e domingo)

Horário: 14h às 17h

Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local: Cinemateca Capitólio Petrobras

Investimento: R$ 95,00
* Desconto para pagamento por depósito bancário:
a) R$ 80,00 (para as primeiras 10 inscrições)
b) R$ 90,00 (demais inscrições)

Formas de pagamento: Depósito ou transferência bancária / Cartão de crédito (PagSeguro)

Material: Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714


Realização
Cine UM Produtora Cultural

Patrocínio

Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras

terça-feira, 5 de junho de 2018

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre: Deixe a Luz do Sol Entrar

Nota: filme exibido para os associados do Clube de Cinema de Porto Alegre no último sábado (02/06/18)

Sinopse: Isabelle, interpretada pela expressiva atriz Juliette Binoche (Oscar de melhor atriz pela sua atuação em “O Paciente Inglês”), se envolve em diversos romances no decorrer da trama, que vão desde encontros casuais com o pai da sua filha, até um relacionamento precipitado com um homem que a tirou para dançar em uma festa.

Linguagem simplória, bastantes diálogos, encontros, desencontros amorosos e cenas levemente eróticas. Essa é a trama de Deixe a Luz do Sol Entrar, da cineasta Claire Denis, que  conta a história de uma mãe solteira e renomada artista plástica em busca do seu conto de fadas mas que nunca consegue obtê-lo. As situações da trama são empolgantes, mas chegando até mesmo a ser irritantes, principalmente nas cenas onde ela é rejeitada pelo personagem do ator de teatro vivido por Nicolas Duvauchelle, que apareceu em Desejo e Obsessão (2001) e Minha Terra, África (2009), também da cineasta Claire Denis. As cenas com Duvauchelle talvez sejam as melhores do filme, no sentido de mostrar a tensão de um primeiro encontro, a dúvida sobre o passo seguinte a dar, as palavras como agentes de atrito e assim por diante.
Talvez o filme somente decline um pouco, mas só um pouco, a partir de uma cena de festa, em que aparece um sujeito um tanto exótico, que chama a atenção de Isabelle. Sua aparência e seus gestos até provocam alguns risos da plateia. O humor em Deixe a Luz do Sol Entrar é bastante criativo e muito bem-vindo, servindo para acentuar  o tom de tristeza da personagem.
Com mais 50 anos, a estrela Juliette Binoche confirma que sempre está reinventando em suas atuações e captada pelas luzes do cinema. Sensual, mas com um teor comportado, maduro e resolvido, a estrela francesa tem a naturalidade exigida pela determinada Isabelle, que puxa toda a trama do filme e colocando todo ela em seu bolso.
A premissa do filme bem que renderia também uma comédia romântica previsível, mas o lado documental de Denis e o roteiro esperto, feito ao lado de Christine Angot, previnem isso e fortalecem Binoche ao não cair na vala comum desse tipo de gênero cinematográfico. Artista plástica, Isabelle não quer o sufoco de uma relação unilateral (daí, aos poucos, se livrar de Vincent, um banqueiro enfadonho e ridículo vivido por Xavier Beauvois) e tem por meta ser amada sem muita possessividade, oferta temporária da relação com o ator interpretado por Nicolas Duvauchelle. 
Crivado de reflexões em torno da cumplicidade amorosa, Deixe a luz do sol entrar encanta por não correr a favor de fórmulas. Tortuosa, a representação é da busca por amor, de alguém desesperado por viver algo real, às vias da terceira idade. Além do gritante brilho de Juliette Binoche, o filme também rende uma preciosa presença especial do icônico Gérard Depardieu, na pele de um vidente que surge nos momentos finais da obra. Falando nela, os créditos finais do filme é um dos mais criativos do cinema recente e gerando uma agradável surpresa para aqueles que assistem. 

Onde assistir: Cinemateca Paulo Amorim:  R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre. Horário: 17h30.
  

Siga o Clube de Cinema de Porto Alegre através das redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948
twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948