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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Cine Dica:Curso Charlie Chaplin

Curso de Férias

Apresentação

Charlie Chaplin, considerado uma das estrelas fundamentais dos primeiros dias de Hollywood, viveu uma vida interessante, tanto em seus filmes quanto por trás das câmeras. Ele é mais reconhecido como um ícone da era do cinema mudo, muitas vezes associado ao seu personagem mais popular, o eterno vagabundo "Carlitos", caracterizado como um homem simples e ingênuo, com o bigode escovinha, chapéu-coco, bengala de bambu, e um caminhar divertido. Mas para a história do cinema ele foi muito mais do que isto.


Foi um artista com ideias sociais e um diretor com características autoritárias. Suas obras foram evoluindo tecnicamente e Chaplin desenvolveu uma veia perfeccionista que resultou em filmes clássicos cultuados pelo grande público. Podemos ver ideias de Tempos Modernos (1936) em Carlitos no Armazém (The Floorwalker, 1916), assim como as bases de O Grande Ditador (1940) em Ombro, Armas (Shoulder, Arms, 1918).


O que levou Chaplin a criar Carlitos? Como sua vida pessoal se mistura com a sua arte?
Quais as inspirações para os grandes clássicos?


Objetivos

O Curso O Cinema de Charlie Chaplin: Do Pastelão à Crítica Social, ministrado por Christian Farias, vai analisar quatro pontos da vida de Charles Spencer Chaplin, fundamentais para entender e desvendar sua carreira: a vida, a obra, os problemas e os conflitos sociais que influenciaram suas ideias e sua herança cultural.


Temas

A vida de Charles Spencer Chaplin
A comédia no cinema mudo
A grande rivalidade: Chaplin, Harold Lloyd e Buster Keaton
As produções de Chaplin e a busca pela perfeição
As questões sociais por trás das obras
Os problemas políticos pessoais de Chaplin
Chaplin x Hitler
O Vagabundo
A comédia e o drama
A evolução da arte de Chaplin


Ministrante: Christian Farias
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Cinema pela PUCRS. É pesquisador e apaixonado por comédia clássica, tendo seu trabalho sobre Charlie Chaplin aceito como acervo no museu de Chaplin, na Itália. Já dirigiu dois curtas e participou de produções jornalísticas de rádio, internet e TV.


Curso de Férias
O Cinema de Charlie Chaplin:
Do Pastelão à Crítica Social
de Christian Farias

Datas: 17 e 18 de Fevereiro (sábado e domingo)

Horário: 14h às 17h

Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local: Cinemateca Capitólio Petrobras

Investimento: Valor Promocional: R$ 75,00
* Desconto para pagamento por depósito bancário: R$ 70,00

Formas de pagamento: Depósito ou transferência bancária / Cartão de crédito (PagSeguro)

Material: Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Realização

Realização
Cine UM Produtora Cultural

Patrocínio

Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Cine Dicas: Estreias do final de semana (26/01/18)





The Post - A Guerra Secreta
Sinopse: Ben Bradlee (Tom Hanks) e Kat Graham (Meryl Streep), editores do The Washington Post, recebem um enorme estudo detalhado sobre o controverso papel dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã e enfrentam de tudo para publicar os bombásticos documentos.
  
Encolhi a Professora
Sinopse: Felix Vorndran (Oskar Keymer) é um jovem de onze anos de idade que estuda em uma escola cuja diretora, Frau Dr. Schmitt-Gössenwein (Anja Kling), é uma verdadeira peste. Certo dia, Felix, determinado a se vingar desta professora, arma um esquema maluco que tem consequências complicadas: a diretora acaba encolhendo e se tornando uma miniatura de si mesma.

Maze Runner: A Cura Mortal
Sinopse: No final épico da saga Maze Runner, Thomas lidera seu grupo de Clareanos em fuga em sua missão final e mais perigosa até então. Para salvar seus amigos, eles devem invadir a lendária Última Cidade, um labirinto controlado pela CRUEL que pode vir a ser o labirinto mais mortal de todos. Qualquer um que o complete vivo, receberá respostas às perguntas que os Clareanos têm feito desde que chegaram ao labirinto.

Sem Fôlego
Sinopse: Ben e Rose são crianças de duas eras distintas que, secretamente, desejam vidas diferentes. Ben anseia pelo pai desconhecido, enquanto Rose sonha com uma atriz misteriosa. Quando Ben descobre uma pista e Rose lê uma manchete atraente no jornal, ambos partem em jornadas que se desenrolam com uma simetria fascinante.
  
Visages Villages
Sinopse:O documentário retrata uma experiência fotográfica e cinematográfica de duas grandes pessoas conhecidas por questionarem a cultura da exibição das imagens: Agnès Varda, cineasta, e JR, fotógrafo e criador de galerias e exposições fotográficas ao ar livre. Juntos, viajam por algumas regiões da França, bem longe dos centros urbados, com um caminhão que captura imagens de forma mágica.






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Cine Dica: Projeto Raros apresenta Costinha e o King Mong



COSTINHA E FERRUGEM ENFRENTAM KING MONG NO PROJETO RAROS

 Nesta sexta-feira, 26 de janeiro, às 20h, acontece uma edição especial do Projeto Raros na Cinemateca Capitólio Petrobras com a exibição em 35mm de Costinha e o King Mong (1977, 80 minutos), refilmagem brasileira delirante de King Kong dirigida por Alcino Diniz, com Costinha, Ferrugem, Wilza Carla, Canarinho e grande elenco. Com apoio da Cinemateca do MAM – RJ, a sessão tem entrada franca e faz parte da programação da mostra A Vingança dos Filmes B – Parte VII.  

  

PROJETO RAROS

COSTINHA E O KING MONG

(Brasil / 1977 / 80 minutos)

Direção: Alcino Diniz.

Com: Costinha, Ferrugem, Wilza Carla, Canarinho, Nídia de Paula, Wilson Grey, Hugo Bidet, Rodolfo Arena.

Bandidos tentam capturar o gorila gigante King Mong, que vive na selva, onde é a divindade de uma tribo. Para satisfazer o deus, os homens leopardo utilizam como uma oferenda o rei da selva: Costinha. Enquanto isso, seu amigo Ferrugem e uma macaca tentam escapar do grupo de bandidos guiados por um curioso ajudante, interpretado por Canarinho. Quando tudo parece perdido, Costinha descobrirá os sentimentos de King Mong. Paródia escrachada típica do cinema brasileiro, no encalço do sucesso da versão de 1976 de King Kong. Exibição em 35mm.



GRADE DE HORÁRIOS

25 a 31 de janeiro de 2017

 25 de Janeiro (quinta)

14h – A Primeira Noite de um Homem

16h – O Arco do Medo + Os Iniciados

18h – O Arco do Medo + Eles Só Usam Black Tie

20h – A Vingança dos Filmes B (O Nó do Diabo)



26 de Janeiro (sexta)

14h – A Bela da Tarde

16h – Em Busca de Lélia + Os Iniciados

18h – Em Busca de Lélia + Eles Só Usam Black Tie

20h – A Vingança dos Filmes B (Projeto Raros Especial - Costinha e o King Mong)



27 de Janeiro (sábado)

14h – A Primeira Noite de um Homem

16h - A Vingança dos Filmes B (Ruas de Fogo)

18h – Michel + Eles Só Usam Black Tie

20h – A Vingança dos Filmes B (Caçador de Morte + debate)

23h59 – A Vingança dos Filmes B The Warriors – Os Selvagens da Noite



28 de janeiro (domingo)

14h – A Bela da Tarde

16h – Casca de Baobá + Os Iniciados

18h – Casca de Baobá + Eles Só Usam Black Tie

20h – A Vingança dos Filmes B (Sessão Sessão Shoot or Die I)



30 de Janeiro (terça)

14h – A Primeira Noite de um Homem

16h – Michel + Os Iniciados

18h – Em Busca de Lélia + Eles Só Usam Black Tie

20h – A Vingança dos Filmes B (Andale + Pazucus, a Ilha do Desarrego)



31 de janeiro (quarta)

14h – A Bela da Tarde

16h – Casca de Baobá + Os Iniciados

18h – Arco do Medo + Eles Só Usam Black Tie

20h – A Vingança dos Filmes B (Histórias Estranhas)

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Cine Dica: Em Blu-Ray - DVD – VOD: A Mulher Fantástica

Sinopse:Marina e Orlando, vinte anos mais velho do que ela, amam-se longe dos olhares e fazem projetos futuros. Quando ele morre repentinamente, Marina é alvo da hostilidade dos familiares de Orlando: uma "santa família" que rejeita tudo o que Marina representa. Marina lutará com a mesma energia que dedica desde sempre para se tornar naquilo que é: uma mulher forte, corajosa, digna... Uma mulher fantástica!
Recentemente eu assisti o filme brasileiro Pela Janela, em que o cenário das Cataratas do Iguaçu não servia somente como uma bela paisagem, como também um local de fuga para a protagonista escapar de uma realidade crua e opressora. Embora essa bela criação da natureza surja na abertura do filme A Mulher Fantástica, o local acaba se tornando um sonho distante para a protagonista principal. O que está em jogo aqui é saber enfrentar de frente o mundo opressor e do qual faz com que qualquer sonho de liberdade se torne cada vez mais distante.
Dirigido por Sebastián Lelio (Glória), acompanhamos a trama sobre Marina (a cantora Daniela Veja), uma garçonete transexual, que nas horas vagas tem aulas de canto e se apresenta em alguns shows. Ela é namorada Orlando (Francisco Reyes), homem bem sucedido e que deseja realizar alguns sonhos com Marina. Porém, Orlando morre repentinamente e fazendo com que Marina trilhe uma nova e opressora realidade.
A partir do momento em que Orlando parte, a protagonista começa a trilhar um caminho do qual talvez já tivesse passado, mas que se refugiava ao lado do seu amado. No momento em que se vê sozinha, testemunhamos uma protagonista da qual tenta se manter forte, mas que nunca é o suficiente perante a intolerância que começa a surgir e principalmente vinda da família do falecido. São momentos de pura angustia, como se a realidade começasse a ficar distorcida e revelando as facetas hipócritas de uma sociedade que se diz tolerante. 
Embora ainda seja uma novata na area, a cantora Daniela Vega nos surpreende na atuação, onde praticamente carrega o filme como um todo e enchendo a tela em cenas sublimes. Embora contida em alguns momentos, Vega consegue passar todo o conflito interno da qual a  sua personagem passa, onde em vários momentos procura se proteger, mas tendo que se despir perante uma realidade da qual não se pode se esconder mas sim agir. Sem sombra de dúvida uma bela atuação e que merece todo o reconhecimento. 
Contudo, o filme ganha uma luz ainda maior nas mãos do cineasta  Sebastián Lelio. Se em Glória ele descascava todas as camadas para revelar uma personalidade complexa de sua protagonista, aqui não é diferente, mas moldada com momentos  poéticos, onde arte cinematográfica comanda o espetáculo. Não faltam cenas das quais sintetizem esses momentos, mas o momento em que a protagonista não consegue seguir em frente devido a uma forte ventania, é um exemplo de cenas das quais representam a ideia principal da obra.   A Mulher Fantástica é um filme sobre resistência, onde o paraíso desse mundo pode sim ser encontrado, mas nunca sem luta. 



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