MOSTRA APRESENTA FILMES
DE ABBAS KIAROSTAMI EM PORTO ALEGRE
Ministério da Cultura, Banco do Brasil, Sala Redenção
– Cinema Universitário, Cinemateca Capitólio e Sala P. F. Gastal apresentam
entre os dias 14 e 20 de junho a mostra Um filme, cem histórias: Abbas Kiarostami,
reunindo sete grandes filmes do mais importante diretor iraniano. Com Entrada
Franca.
Um dos nomes mais influentes do cinema contemporâneo, Kiarostami
foi vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes com Gosto
de Cereja (1997) e do Prêmio
Especial do Júri no Festival de Veneza com O Vento nos Levará (1999).
A retrospectiva apresenta as duas obras em cópias 35mm, além de outros marcos
de sua trajetória, como O Relatório (1977), Close-Up
(1990), Através das Oliveiras (1994), Dez
(2002) e seu filme mais recente, Um Alguém Apaixonado (2012), ainda inédito no circuito comercial de
Porto Alegre.
A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de
ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento
Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto
também contou com recursos daPrefeitura de Porto Alegre, proprietária do
prédio, e realização daFundação CinemaRS – FUNDACINE.
ABBAS KIAROSTAMI
No cinema de Kiarostami, muito nos escapa. A nós, ocidentais,
pode escapar o uso do véu, o tapete persa, o pão barbari, as cordilheiras
acidentadas, uma troca de olhar. Seus filmes começaram a circular pelo Ocidente
no final dos anos 1980 e, graças a Onde fica a casa do meu amigo? (1987), a atenção dos críticos e dos
festivais voltou-se àquele que se tornaria um dos maiores cineastas
contemporâneos. Difícil de classificar, a originalidade de sua obra reside em
aliar documentário e ficção de maneira até então desconhecida. Como diria Alain
Bergala, Kiarostami conjuga de modo original transparência e dispositivo,
brutalidade do real e
cinema mental, realidade e abstração, realismo e fantástico,
física e metafísica, tradição e vanguarda, Oriente e Ocidente.
Nascido em
Teerã, Kiarostami cursou belas-artes na universidade da
capital iraniana e iniciou a carreira concebendo anúncios publicitários,
ilustrando, pintando e roteirizando. O encontro com o cinema aconteceu alguns
anos depois, em 1969, quando Kiarostami foi convidado a assumir o departamento
de cinema do Kanoon – instituto para o desenvolvimento intelectual de
jovens e adultos. Criado pela esposa do Xá, em 1964, o instituto teria como
objetivo o estímulo à educação. Durante a parceria, que perdurou até 1992, o
cineasta realizou algumas obras-primas que continuam pouco conhecidas do grande
público, como O recreio (1972), O viajante (1974) e Lição
de casa (1989). Ainda
como colaborador do Kanoon, fez Close-up (1990),
filme que, por fim, o tornou reconhecido internacionalmente. Pouco anos depois,
em 1995, o prestigiado Festival de Locarno organizou, pela primeira vez, uma
retrospectiva integral de seu trabalho. No mesmo ano, sob direção de Laurent
Roth, os Cahiers du Cinéma lhe dedicaram um número especial: Quem
é você, sr. Kiarostami?, dossiê que reuniu artigos sobre sua obra,
comentários biográficos, filmografia comentada (bastante proveitosa para os
pesquisadores) e um conto escrito pelo próprio cineasta.
No Brasil,
a recepção dos filmes de Kiarostami esteve principalmente a
cargo da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, ainda sob direção de Léon
Cakoff, com quem o cineasta manteve uma estreita ligação. Além de integrar o
júri internacional da 22ª Mostra, Kiarostami foi tema de uma retrospectiva na
28ª edição, que exibiu treze de seus filmes. Naquela ocasião, aconteceu
paralelamente uma exposição intitulada As estradas de Kiarostami, com 52 fotos em
preto e branco clicadas por ele, entre 1978 e 2003, na região norte do Irã. As
viagens do cineasta ao Brasil resultaram ainda num roteiro (não filmado), Uma
boa cidadã.
Fabio Savino, curador
FILMES
O RELATÓRIO
Gozaresh,
1977, cor, 105’
Roteiro
Abbas Kiarostami
Direção
de fotografia Ali Reza Zarrindast
Som Yusef Shahab
Montagem Mahtalat Mirfenderski
Produção
Barman Farmanara
Elenco
Kurosh Afshar, Mehdi Montazer, Mostafa Tari e Shohreh Aghdaslu
Um
funcionário público do Ministério das Finanças é acusado de corrupção; ao mesmo tempo, seu
casamento está em crise. Após uma violenta discussão com a esposa, ela
tenta o suicídio. Mahmad a leva para o hospital; lá os médicos
dizem que ela sobreviverá. Exibição digital.
CLOSE-UP
Namay-e
nazdik, 1990, cor, 90’
Roteiro
Abbas Kiarostami
Direção
de fotografia Ali Reza Zarrindast
Som
Ahmad Asghari, Hassan Zahedi, Jahangir Mirshekari e Mohammad Haqhiqhi
Montagem
Abbas Kiarostami
Produção
Kanoon, instituto para o desenvolvimento de crianças e de jovens adultos Elenco Abbas
Kiarostami, Abolfarzl Ahankhah, Hassan Ferazmand, Hossein Sabzian,
Hushang Shahai, Mehrdad Ahankhah e Mohsen Makhmalbaf
Abbas
Kiarostami segue o rastro de Hossein Sabzian, homem acusado de ter enganado uma
família rica de Teerã fazendo-se passar pelo cineasta iraniano Mohsen Makhmalbaf.
Kiarostami filma o julgamento de Sabzian e reencena toda a história,
tendo como protagonistas personagens reais envolvidos no caso. Exibição
digital.
ATRAVÉS DAS OLIVEIRAS
Zir-e
derakhtan-e zeytun, 1994, cor, 103’
Roteiro
Abbas Kiarostami
Direção
de fotografia Hosein Jafarian e Farhad Saba
Som
Hossein Moradi, Mahmud Samakbashi e Yadollah Nayafi
Montagem
Abbas Kiarostami
Produção
Abbas Kiarostami
Elenco
Farhad Kheradmand, Hossein Rezai, Mohamad Ali Keshavarz,
Tahereh
Ladania e Zarifeh Shiva
Durante
as filmagens numa região devastada pelo terremoto de 1990,
o
diretor percebe que Hossein, um jovem escolhido para encenar
uma
das personagens, está apaixonado na vida real por Tahereh,
que
fará o papel da esposa. A família da moça é hostil ao casamento,
mas
o terremoto e o filme dão a Hossein uma nova esperança. Exibição em 35mm
GOSTO DE CEREJA
Ta’m-e
ghilas, 1997 , cor, 99’
Roteiro
Abbas Kiarostami
Direção
de fotografia Homayun Payvar
Som
Jahangir Mirshekari
Montagem
Abbas Kiarostami
Produção
Abbas Kiarostami e Ciby 2000
Elenco Abdolhossein Bagheiri, Afshin Khorshid Bakhtari, Ahmand
Ansari,
Homayoun
Ershadi, Mir Hossein Nuri e Safar Ali Moradi
Um
homem procura ajuda para uma misteriosa tarefa. O que o senhor
Badii
quer é alguém que se disponha a atender a seu último desejo,
na
manhã do dia seguinte: chamá-lo pelo nome duas vezes, ao pé de uma
cova
já cavada. Se ele responder, socorrê-lo; se não responder, cobri-lo
com
terra. Após ouvir objeções de diversas pessoas a respeito do caso,
ele
finalmente encontra um senhor disposto a aceitar sua proposta. Exibição em 35mm
O VENTO NOS LEVARÁ
Bad
ma-ra khahad bord, 1999, cor, 118’
Roteiro
Abbas Kiarostami
Direção
de fotografia Mahmoud Kalari
Som Jahangir Mirshekari e Mohammad Hassan Najam
Montagem
Abbas Kiarostami
Produção
Abbas Kiarostami e Marin Karmitz (MK2)
Elenco
Bahman Ghobadi, Behzad Dorani, Farzad Sohrabi,
Massoud
Mansuri e Massumeh Salimi
Um
jornalista parte com sua equipe para um vilarejo rural a fim de filmar
um
rito tradicional: o funeral de uma senhora moribunda. Durante a longa
espera,
ele é ajudado por um garoto que lhe dá informações atualizadas
sobre
a situação. Mas a senhora demora a morrer, a equipe o abandona e, na solidão,
ele acaba se integrando à comunidade e repensando suas atitudes. Exibição em
35mm.
DEZ
Dah,
2002 , cor, 94’
Roteiro,
direção de fotografia, som e montagem Abbas Kiarostami
Produção
Abbas Kiarostami e Marin Karmitz (MK2)
Elenco
Amin Maher, Amene Moradi, Katayoun Taleizadeh,
Mandana
Sharbaf, Mania Akbari e Roya Arabshahi
Uma
mulher, divorciada e casada uma segunda vez, tem problemas
de
comunicação com o filho,
que insiste em viver com o pai. Ao longo de dez
passeios
dentro de um carro, a mulher conversa com o garoto e com outras
mulheres
sobre questões de âmbito pessoal. O filme explora a vida
da
mulher no Irã contemporâneo. Exibição em 35mm
UM ALGUÉM APAIXONADO
Like Someone in Love, 2012, cor, 109’
Roteiro
Abbas Kiarostami
Fotografia
Katsumi Yanagijima
Som
Mohammad Reza Delpak
Montagem
Bahman Kiarostami
Produção
Marin Karmitz e Kenzo Horikoshi
Elenco
Rin Takanashi, Ryo Kase e Tadashi Okuno
Encontro
entre um senhor erudito guardião das tradições, uma jovem
sedutora
que se prostitui para pagar os estudos e seu namorado ciumento. As histórias se
entrelaçam num dia que mudará a vida deles para sempre. Exibição em 35mm
GRADE DE HORÁRIOS (atenção para os locais de cada
exibição)
14 a
20 de junho de 2016
14
de junho (terça-feira) – Sala Redenção
16h –
Close-up
19h
– Um Alguém Apaixonado + debate Com Leonardo Bomfim e
Tânia Cardoso
15
de junho (quarta-feira) – Cinemateca Capitólio
20h
– Através das Oliveiras
16
de junho (quinta-feira) – Cinemateca Capitólio
20h
– Dez
17
de junho (sexta-feira) – Sala P. F. Gastal
20h
– Projeto Raros – O Relatório + debate com a crítica Ivonete
Pinto
18
de junho (sábado) – Cinemateca Capitólio
16h
– Através das Oliveiras
18h
– Dez
20h
– Um Alguém Apaixonado
19
de junho (domingo) – Sala Redenção
16h
– O Vento nos Levará
19h
– Gosto de Cereja
20
de junho (segunda-feira) – Sala
Redenção
14h –
O Relatório
16h
– Gosto de Cereja
19h
– O Vento nos Levará