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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Cine Dica: Exibição de A Morte não Marca Tempo no Dia Mundial da Preservação Audiovisual

EXIBIÇÃO DE A MORTE NÃO MARCA TEMPO NA CINEMATECA CAPITÓLIO
 
Na terça-feira, 27 de outubro, às 20h, a Cinemateca Capitólio realiza uma exibição gratuita do filme gaúcho A Morte não Marca Tempo (1973), dirigido por Pereira Dias, o último protagonizado José Mendes, em comemoração ao Dia Mundial da Preservação Audiovisual. A cópia em 35mm da obra faz parte do acervo do espaço.
Os filmes Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra, Minha Irmã, de Ursula Meier, O Futuro, de Miranda July, e Tudo Perdoado, de Mia Hansen-Løve, seguem em exibição até o dia 1º de novembro. 
O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação Cinema RS – FUNDACINE.

A MORTE NÃO MARCA TEMPO
(Brasil, 1973, 92 minutos)
Direção: Pereira Dias

SINOPSE: O filho de um importante fazendeiro, recém formado e recém chegado da capital, é encontrado morto a tiros, junto a um penhasco. A morte é atribuída a um famigerado bandido que vive foragido na região e a quem a própria polícia teme capturar. A tranqüilidade do lugar é abalada quando corre a notícia de que o bandido se aproxima da vila. Todos tratam de fugir, com exceção do vigário que, após parlamentar com o bandido, deixa-se convencer de que pelos menos com relação àquele crime, ele é inocente. Tendo em mão a prova da inocência do bandido, o padre esclarece tudo e, para evitar um linchamento dá-lhe refúgio na própria igreja. Suspeitando do irmão de criação do morto, também apaixonado pela noiva do rapaz, o padre acaba descobrindo que, além de autor do crime, o irmão de criação é também filho do bandido refugiado na igreja. Enquanto procura meios de resolver o problema à luz da justiça, o bandido, determinado a salvar o filho, resolve enfrentar a polícia e assumir a autoria do crime. 


GRADE DE HORÁRIOS
27 de outubro a 1º de novembro de 2015

27 de outubro (terça)

16:00 – Minha Irmã
18:00 – Trabalhar Cansa
20:00 – Sessão Especial de A Morte não Marca Tempo

28 de outubro (quarta)

16:00 – Minha Irmã
18:00 – Trabalhar Cansa
20:00 – O Futuro

29 de outubro (quinta)

16:00 – Minha Irmã
18:00 – Trabalhar Cansa
20:00 – Tudo Perdoado


30 de outubro (sexta)

16:00 – Minha Irmã
18:00 – Trabalhar Cansa
20:00 – O Futuro

31 de outubro (sábado)

16:00 – Minha Irmã
18:00 – Trabalhar Cansa
20:00 – Tudo Perdoado

1º de novembro (domingo)

16:00 – Minha Irmã
18:00 – Trabalhar Cansa
20:00 – O Futuro 

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Cine Especial: JOHN CARPENTER: ELE VIVE: FINAL



NOTA: Infelizmente não ocorrerá mais nesse final de semana o curso sobre  John Carpenter que eu iria participar. Porém, não é pelo fato de não haver mais atividade que deixarei de concluir esse especial que, aliás, foi muito bom revisitar a obra desse diretor e conhecer alguns títulos que eu ainda não havia assistido.



 A Beira da Loucura (1994)



Sinopse: O investigador John Trent (Sam Neill) é contratado para achar Sutter Cane (Jürgen Prochnow), um escritor de histórias de terror que, após terminar seu último livro, misteriosamente desapareceu. Mesmo desconfiando que isso não passa de uma jogada publicitária, aceita o trabalho. Passa a ler seus livros, procurando pistas da cidade onde Cane possa estar escondido, mas estes livros são macabros e, após sua leitura, as pessoas agem de um modo bem estranho.


Eu adoro A Beira da Loucura, um filme menor e até pouco conhecido do diretor John Carpenter. Aqui Carpenter faz a sua homenagem mais rasgada a Lovecraft e ao universo de deuses negros e entidades cósmicas. Embora em momento algum o filme fale do Mythos de Cthulhu, é óbvio que ele trata do tema em numa série de elementos a começar pelo vilão que venera "terríveis criaturas de além do tempo e espaço". A Beira da Loucura é um excelente filme lovecraftiano que bebe da fonte do horror cósmico até se embriagar. Altamente recomendado!
  
A Cidade dos Amaldiçoados (1995)



Sinopse: Na cidade americana de Midwich o médico Alan Chaffee (Christopher Reeve) acorda cedo, pois ouviu sons que pareciam sussurros. Sua mulher, Barbara (Karen Kahn), diz que nada ouviu e Alan deixa de dar importância. Naquela manhã Alan sai da cidade, assim como Frank McGowan (Michael Paré), e às 10 horas ocorre um desmaio coletivo, que só atinge as pessoas e animais que estavam nos limites da cidade. Ao voltar Frank desmaia, seu carro perde a direção e ele morre. Quando Alan retorna o governo já tem consciência do caso e enviou uma equipe, chefiada pela epidemiologista Susan Verner (Kirstie Alley). Após seis horas desmaiados, os animais e pessoas começam a despertar. Depois de enterrarem as vítimas daquele fato inexplicável, se constata que naquele dia várias mulheres ficaram grávidas. Quando nascem os bebês têm características especiais, mas seus "pais" sentem que as crianças não são humanas e que representam um sério perigo.

 

O filme é eficiente quando mostra o desmaio coletivo no início do filme, e dá ao espectador uma noção de apocalipse que se aproxima silenciosamente. Trata-se de uma refilmagem de "A aldeia dos amaldiçoados", de 1960, da MGM, baseado no livro de John Wyndham - ambos de maior clareza e mais subjetividade - o original acontece em uma vila da Inglaterra e as crianças tem traços de super inteligência com forte sugestão de serem fruto de alienígenas. Esse fato fica logo evidente no filme de Carpenter, uma vez que a personagem Susan não tarda de revelar o segredo da coisa que uma das mulheres pariu.
O filme é lembrado também por ser o ultimo estrelado por Christopher Reeve (Superman) antes de ficar tetraplégico.

 

Vampiros de John Carpenter (1998)



Sinopse: Jack Crow é um caçador de vampiros que junto com sua equipe luta contra essas terríveis criaturas. A única pista para encontrar o líder Valek, o poderoso vampiro de 600 anos de idade, é a jovem prostituta Katrina, que foi mordida por ele.


Baseado no livro de John Steakley, o longa-metragem de 1998 é uma obra típica do “carpinteiro”: filmão de baixo orçamento, feito na raça e tem um roteiro incrível que desafia alguns costumes da igreja católica, mais o ponto forte de toda a história é que as criaturas da noite não atacam apenas para sobreviver e sim em busca de um único  objetivo que através de uma cruz que todos os vampiros possam também caminhar durante o dia. Os antigos filmes de faroeste são uma paixão declarada de John Carpenter, que realizou aqui um filme de terror em clima de bangue-bangue. As locações remetem aos cenários dos filmes de Sergio Leoni, numa clara homenagem a clássicos como Era Uma Vez no Oeste. 

Fantasmas de Marte (2001)



Sinopse: Em pleno ano de 2176, Marte já é colonizada pelos seres humanos, que exploram continuamente suas reservas naturais. Em meio às escavações é descoberta as ruínas de uma antiga civilização, que despertam seres etéreos que dominam os corpos dos humanos justamente para poder expulsá-los do planeta.

Esse não foi o melhor momento da carreira de Jonh Carpenter. Sabe aquele filme ruim e tosco que você simplesmente não consegue parar de ver? Fantasmas de Marte é um grande exemplo desses filmes. Atuações ruins, efeitos especiais horríveis, roteiro ingênuo, diálogos bobos, maquiagem criada em toque de caixa. Não tem como esperar boa coisa. Então você passa a ver pessoas perdendo a cabeça (literalmente), braços, pernas… e não rir é quase impossível.

 

Aterrorizada (2011)



Sinopse:Kristen, uma garota que se mostra perturbada mentalmente e que acaba por ser levada a um hospital psiquiátrico, lá ela conhece mais quatro garotas e dentro daquele hospital há um grande mistério, onde uma a uma, as garotas são mortas, acreditando ser o fantasma de uma interna a causadora dos assassinatos.

 

Após dez do desastroso Fantasma de Marte, John Carpenter retornou ao cinemas com esse filme que, ao assisti-lo, foi uma experiência diferente, para falar a verdade foi uma boa experiência. Com um final não muito original porém inesperado. O problema é que se eu comentar qualquer coisinha do filme além da sinopse, poderá estragar a expectativa de quem pretende assisti-lo. E não pretendo ser nenhum estraga prazer.
O cenário do filme se passa todo dentro dos corredores do hospital, geralmente esses tipos de cenários (corredores) são realmente assustadores  sejam eles de hospitais ou de hotéis, vale lembrar as cenas de arrepiar do filme O Iluminado de Stephen King, Aterrorizada  não fica atrás.  No meu ponto de vista é um bom filme de terror/suspense, a maquiagem do fantasma é muito boa. As cenas de terror já são meio manjadas, clássicas para falar a verdade, mas mesmo assim ainda dá para se dar uns pulos da poltrona.
 

Leia também: Partes 1, 2, 3 e 4.



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Cine Dica: Sessão Plataforma exibe filme cubano

Na terça-feira, 27 de outubro, às 20h30, a Sessão Plataforma exibe na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro o filme cubano A Obra do Século, de Carlos Quintela. Reprise única no sábado, 31 de outubro, às 19h. O ingresso custa R$ 4,00.
Na década de 1980, o governo cubano, com a ajuda estrutural e financeira da União Soviética, deu início à construção de um reator nuclear na provícia de Cienfuegos, região de Juragáu, Cuba. Após o acidente em Chernobyl, da queda do Muro de Berlim e do fim da União Soviética, o projeto foi abandonado, transformando a obra em um grande elefante branco. Nesse lugar degradado e fantasmagórico vivem Leo, Rafael e Otto; pai, filho e avô que, em um assustador apartamento, compartilham suas frustrações no amor, no trabalho e na vida.
Carlos Quintela nasceu em 1984 e estudou cinema em Cuba, onde realizou diversos curtas-metragens e um longa-metragem LA PISCINA (2011). LA OBRA DEL SIGLO (2015) é seu segundo longa-metragem, estreou no Festival de Rotterdam, onde recebeu o prêmio principal Hivos Tiger Award, sendo também selecionado para importantes festivais como Miami, Toulouse (Prêmio FIPRESCI), BAFICI, Munique, Sidney etc. No Brasil, o filme foi exibido apenas em festivais no Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.
Serviço: LA OBRA DEL SIGLO (A Obra do Século) dir: Carlos Quintela, 100min, CUB/ARG/ALE/SUI, 2015. Sessão 27 de outubro (terça) - 20h30 Única reprise 31 de outubro (sábado) - 19h Local: Sala P. F. Gastal - Usina do Gasômetro Ingresso: R$ 4,00 Projeção: Bluray com legendas em português Realização: Tokyo Filmes em parceria com a Coordenação de Cinema e Video da Prefeitura de Porto Alegre. Esta edição #20 conta com apoio especial do Cine Ceará.
 
Sessão Plataforma é uma sessão de cinema, realizada desde agosto de 2013 na cidade de Porto Alegre (RS), que exibe filmes recentes e inéditos na cidade, de qualquer nacionalidade, duração e bitola, sem distribuição garantida no Brasil.
 
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Cine Dicas: Estreias do final de semana (22/10/15)



Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma

Sinopse: Quando se muda para uma nova casa com a família, Ryan Fleege (Chris J. Murray) descobre uma caixa com dezenas de fitas cassetes de décadas atrás. Estranhamente, as imagens parecem se comunicar com os vivos. Procurando mais, Ryan encontra uma câmera diferente, capaz de registrar atividades paranormais. Com a ajuda da esposa, do irmão e da filha, ele passa a gravar fenômenos malignos que ameaçam seus entes queridos.


 Goosebumps: Monstros e Arrepios
 
Sinopse: O jovem Zach Cooper (Dylan Minnette) se muda de Nova York para uma cidade pequena dos Estados Unidos, para onde a mãe é transferida. Lá, eles passam a morar na casa ao lado da de Hannah (Odeya Rush) – por quem o adolescente se apaixona – e o pai, o ranzinza R. L. Stine (Jack Black). Depois de escutar gritos vindo da propriedade ao lado, Zach invade a residência com a ajuda do medroso colega (Ryan Lee) e acaba, acidentalmente, abrindo um dos livros e, consequentemente, dando início à libertação de todos os monstros criados por Stine. Juntos, eles terão que mandar as criaturas de volta para as prateleiras.

 
Ponte dos Espiões

Sinopse:Em plena Guerra Fria, o advogado especializado em seguros James Donovan (Tom Hanks) aceita uma tarefa muito diferente do seu trabalho habitual: defender Rudolf Abel (Mark Rylance), um espião soviético capturado pelos americanos. Mesmo sem ter experiência nesta área legal, Donovan torna-se uma peça central das negociações entre os Estados Unidos e a União Soviética ao ser enviado a Berlim para negociar a troca de Abel por um prisioneiro americano, capturado pelos inimigos.

 
S.O.S Mulheres ao Mar 2

Sinopse: Adriana (Giovanna Antonelli), agora uma escritora bem-sucedida, segue feliz em seu romance com André (Reynaldo Gianecchini), que está prestes a lançar sua mais nova coleção de moda durante um cruzeiro pelo Caribe. Porém, quando ela descobre que a bela ex-noiva do estilista irá acompanhá-lo em busca de uma reconciliação, Adriana convoca a irmã Luiza (Fabíula Nascimento) e Dialinda (Thalita Carauta) - sua ex-diarista que agora trabalha nos EUA - para uma nova aventura.

 
Sicario: Terra de Ninguém

Sinopse: A CIA está preparando uma audaciosa operação para deter o grande líder de um cartel de drogas mexicano. Kate Macy (Emily Blunt), policial do FBI, decide participar da ação, mas logo descobre que terá de testar todos os seus limites morais e éticos nesta missão.


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