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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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domingo, 22 de janeiro de 2012

Cine Dica: Em Cartaz: A SEPARAÇÃO

Sinopse: Após se divorciar da esposa Simin (Leila Hatami), Nader (Peyman Moaadi) é obrigado a contratar uma jovem para tomar conta de seu pai idoso que sofre de Alzheimer em estágio avançado. Porém a diarista está grávida, e trabalhando sem o consentimento de seu marido, condições que junto a um terrível incidente, levará as duas famílias a um julgamento de cunho moral e religioso.
Vencedor do Globo de Ouro de  melhor filme estrangeiro e candidato forte para o próximo Oscar, A Separação já dispara como um dos melhores títulos lançados neste inicio de ano. Muito se deve há isso ao próprio diretor Asghar Farhadi (A Procura de Elly) que não se intimidou em retratar uma família de classe média do Irã em declínio, embora as rações disso comecem justamente quando a esposa quer partir daquele país. Isso já seria o suficiente para aquele governo tão preso as suas leis falidas e princípios, ficarem com o pé atrás com a produção, mas o filme vai muito alem disso.
A separação do casal central é apenas o ponta pé inicial para inúmeros eventos que irão se desencadear, e falar mais sobre isso seria estragar as inúmeras surpresas que a trama há de mostrar. O que posso adiantar, é que a historia ira fazer com que princípios, verdades, mentiras e leis, se baterem de frente umas com as outras, onde o diretor retrata com a câmera na mão como se fosse um documentário filmado, daquele cotidiano de pessoas comuns, presas as situações que poderiam muito bem ser resolvidas, se não fosse a fé cega que eles carregam, ou temerem pelo julgamento daqueles que observam. Em meio a isso, a menina do casal central (interpretada pela própria filha do diretor) passa uma certa inocência perante aquilo tudo que observa, embora amadureça ao longo do filme, ao ponto, de fazer difíceis escolhas, que fará dela uma mulher futuramente mais independente e seguir o seu próprio rumo. Não me surpreenderia então, se o diretor quisesse retratar nesta menina, o futuro da mulher do Irã, ou o que estão dentro delas atualmente querendo liberar, mas isso seria para outro debate, no qual se estenderia por horas.
Com apenas dois filmes no currículo, Asghar Farhad já deixou sua marca registrada no mundo do cinema, seja artisticamente ou uma forma para criar o seu desabafo pessoal sobre o mundo que veio. Com A Separação, finalmente conseguiu fazer, com que agente nos identificássemos com aquelas outras pessoas de um país tão fechado do mundo, mas que no final das contas, são gente como agente! 


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sábado, 21 de janeiro de 2012

Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: O HOMEM DO FUTURO

Sinopse: João/Zero (Wagner Moura) é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos atrás foi humilhado publicamente durante uma festa e perdeu Helena (Alinne Moraes), uma antiga e eterna paixão. Certo dia, uma experiência com um de seus inventos permite que ele faça uma viagem no tempo, retornando para aquela época e podendo interferir no seu destino. Mas quando ele retorna, descobre que sua vida mudou totalmente e agora precisa encontrar um jeito de mudar essa história, nem que para isso tenha que voltar novamente ao passado. Será que ele conseguirá acertar as coisas?
Claudio Torres (Mulher Invisível) vem de uma turma que anda conquistando o publico brasileiro atual nos cinemas, que é no gênero da comédia. Com esse gancho, Torres mistura esse gênero com a da ficção cientifica (tema raríssimo em nossos cinemas), e bola uma trama que claramente é uma homenagem a trilogia De Volta Para o Futuro. Todas as idéias propostas da trilogia estrelada por Michael J. Fox estão lá, desde a viagem no tempo ao passado, futuro, realidade alternativa, encontros com o outro eu e a regra básica, que não se pode mudar no passado o que já foi feito.
Nesta salada, Vagner Moura entrega um papel de inúmeras camadas de personalidade, (de acordo com cada eu dele que ele se encontra) e comprova novamente sua versatilidade, fazendo agente até se esquecer durante o filme, o seu personagem mais marcante do cinema que foi o seu capitão Nascimento.  O mesmo não pode se disser sobre o resto do elenco, principalmente de Aline Moraes, com uma interpretação tão dura e sem sal, quanto as personagens que ela interpreta nas novelas da globo, mas se não ajuda, também não atrapalha. Com um ritmo frenético, onde em pouco mais de 10 minutos, somos jogados juntos com o protagonista nas viagens do tempo, O Homem do Futuro é uma formula de dois gêneros juntos que deu certo, resta saber se a ficção cientifica por si só, sobreviveria no nosso cinema.


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sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Cine Especial: Historia do Cinema de Horror: Parte 12

Pois é minha gente, ta chegando a hora de eu participar desse curso abaixo:
Quem tiver afim de participar comigo, e com outros amantes da sétima arte, entrem no blog do CENA UM o quanto antes clicando aqui.
Lembrando, que já existe uma lista para futuros cursos do CENA UM neste ano, que na maioria deles, será focado a muitos diretores “autores” consagrados, como Pedro Almodóvar por exemplo. Portanto fiquem ligados! 


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Cine Dica: Estréias no final de semana (20 / 01 /12)

E ai gente, volto com a postagem de “estréias do final de semana”, que estava meio que ausente durante as minhas férias. E nada melhor para começar essa postagem, dando destaque a Tintim. Fracasso nos EUA, sucesso pelo mundo (principalmente na Europa), o filme faturou recentemente o Globo de Ouro de melhor longa de animação e tem tudo para agradar os fãs brasileiros, tanto aqueles que leram as historias clássicas, como também aqueles que acompanham a serie animada pela Rede Cultura (como no caso a minha mãe). Portanto, aguardem minha critica por aqui sobre o filme muito em breve!

Confiram as outras estréias da semana:

As Aventuras de Tintim
Sinopse: O aventureiro Tintim compra para o amigo Haddock um modelo de um galeão antigo que por coincidência era a réplica do navio de um antepassado do capitão o cavaleiro de Hadoque. O modelo é roubado e logo depois a casa de Tintim é toda revirada. O que os assaltantes procuravam? Por sua vez o capitão acha no sótão de casa as memórias do cavaleiro.

 


2 Coelhos
Sinopse: Edgar encontra-se numa situação natural para a maioria dos brasileiros espremido entre a criminalidade que age impunemente e o poder público corrupto e ineficiente. Cansado desta situação ele resolve fazer justiça com as próprias mãos e elabora um plano que colocará os criminosos e corruptos em rota de colisão. Dois Coelhos é um enigmático suspense de ação como nunca visto no cinema nacional.


A Música Segundo Tom Jobim
Sinopse: O extraordinário universo da música de Antonio Carlos Jobim não cabe em palavras. Foi com essa idéia em mente e a sensibilidade aguçada que o diretor Nelson Pereira dos Santos ao lado de Dora Jobim se dispôs a encarar o desafio de desvendar em filme a trajetória musical do grande compositor brasileiro autor de uma obra eterna de alcance internacional. Em A música segundo Tom Jobim os diretores escolheram o caminho sensorial da imagem e do som para exibir o trabalho do músico considerado ao lado de Heitor Villa-Lobos um dos maiores expoentes de todos os tempos da música brasileira. Não há uma palavra sequer no filme. E nem é preciso. Uma sucessão de imagens de grandes intérpretes brasileiros e internacionais em performances inesquecíveis e do próprio Tom Jobim em diferentes momentos alinhava a trajetória musical do maestro soberano . Está tudo lá: a força e a beleza da sua música as diferentes fases do artista o alcance e a poesia das suas canções sua personalidade musical a importância da sua obra. Tudo conduzido de forma vigorosa e poética sem necessidade de maiores explicações. Apenas o prazer e a emoção de ouvir Tom Jobim.

A fonte das mulheres
Sinopse: Centrada na guerra dos sexos, esta comédia dramática é uma fábula moderna de uma pequena vila onde mulheres ameaçam fazer greve de sexo se os homens não buscarem água em um lugar longínquo. A rebelião é liderada pela jovem liberal Leila (Leïla Bekhti).


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quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Cine Dica: Em Cartaz: SHERLOCK HOLMES: O JOGO DAS SOMBRAS

LIVRE DAS AMARRAS DO FILME ANTERIOR, GUY RITCHIE CRIA UM FILME CONTAGIANTE E CHEIO DE ENERGIA!
Sinopse: Quando o príncipe herdeiro da Áustria é encontrado morto a prova interpretada pelo Inspetor Lestrade aponta para suicídio. Mas Sherlock Holmes deduz que o príncipe tenha sido vítima de um assassinato um assassinato que é apenas uma peça de um quebra-cabeça maior e muito mais portentoso desenhado pelo Professor Moriarty o mais novo e maior gênio do crime.
Quando eu assisti ao primeiro filme do Homem Aranha comandando pelo Sam Raimi, percebi que aquilo não parecia um filme do diretor. Tudo bem que o filme era ótimo, mas parecia que o cineasta estava totalmente preso em não fazer seus tipos de cena que tanto gostava de fazer em filmes como a trilogia Uma Noite Alucinante. Bastou então o filme estourar nas bilheterias, para então ter liberdade total no segundo filme e mostrar todas as suas marcas registradas (a cena do vilão onde mata todos os médicos é um bom exemplo).
Pegando esse exemplo lá atrás, ele é um retrato de como as franquias atualmente do cinema americano funcionam. Pega um diretor com sua visão própria (ou autor), coloque ele no primeiro filme comandando, mas ao mesmo tempo com a mão no freio, e se o filme funcionar, que fique livre para deitar e rolar na seqüência. Essa tese se fortalece na nova aventura de Sherlock Homes, comandada novamente por Guy Ritchie (Jogos Trapaças e Dois Canos Fumegantes) que se no primeiro filme, parecia mais estar namorando com seu modo de se criar cinema, aqui ele está totalmente solto para usar e abusar das cenas de ação luta e comedia, numa verdadeira montanha russa visual cheia de emoção e humor na medida certa.
Comparado a Quentin Tarantino no inicio de carreira, Guy Ritchie ganhou luz própria em filmes em que ele usou todos os seus ingredientes que usava no tempo que fazia vídeo clipes (câmera lenta e acelerada, com uma montagem frenética) e nos seus filmes para o cinema, criou- se diálogos afiados e espertos nos quais o publico se amarra em cada segundo que passa. Tudo isso, esta nesta seqüência, das aventuras do detetive mais famoso do mundo, interpretado de uma forma afiada e segura pelo ator Robert Downey Jr (que apartir do Homem de Ferro, realmente a carreira renasceu das cinzas) que ao lado do personagem Watson (Jude. Law) tem uma das melhores duplas de aventura e humor dos últimos anos. A cada cena que ambos contracenam, é um espetáculo de interpretação de ambos os atores, com um humor que contagia o espectador que assiste e que acaba sendo até mesmo difícil escolher qual a melhor cena dos dois (a minha favorita fica com a cena da chegada ao casamento, hilária). E se a dupla funciona, é porque tudo se deva ao diretor em saber exatamente o que esta fazendo com os seus atores, criando um vinculo muito bem executado, tanto nos diálogos, como nas cenas de luta que exige mais da dupla, mas que torna tudo um verdadeiro balé coe grafado, que não deve em nada aos musicais da era de ouro do cinema. O mesmo se pode dizer das cenas de ação, que surpreendentemente, se tornam cada uma delas como se fosse a ultima de um ato final grandioso (a cena da perseguição da floresta é espetacular), em que o diretor usa como nenhum outro, seqüência de câmera lenta, onde mostra os mínimos detalhes de um determinado ponto da cena, como um tiro de raspão por exemplo. Embora a trama seja cheia de informações (não pisque os olhos) eu particularmente achei muito divertido que certos detalhes, antes insignificantes, se tornem tão importantes depois. Isso graças à montagem do diretor, na qual usa e se diverte com elas, para se criar então os flashbacks e mostrar cada detalhe que o protagonista arquitetou anteriormente por exemplo.
Com tantos atrativos, é uma pena que o grande vilão da trama, Professor Moriaty se torne meio que apagado em alguns momentos, mesmo com todo o esforço e refinamento ardiloso que passa o ator Jared Harris ao representar o seu personagem. O mesmo vale pela talentosa atriz Noomi Rapace (do original Sueco Milênio: Os Homens que não amavam as mulheres) que pouco pode fazer perante a tanta técnica e interpretação dos outros atores, embora a sua presença em cena não seja ignorada.
Com um ato final que reserva surpresas (e gargalhadas até o ultimo segundo) Sherlock Holmes: O Jogo das Sombras, é um belo de exemplo de como a maquina do cinema americano funciona com relação a franquias atualmente, que é “faça com cuidado o primeiro filme, e se fizer sucesso, faça do seu jeito no próximo filme”. Nolan, Raimi e principalmente Ritchie entenderam bem a proposta, e nas seqüências, esbanjam suas visões próprias. Nos, só temos que agradecer!


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quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cine Especial: Historia do Cinema de Horror: Parte 11

De 23 á 26 de Janeiro, estarei participando do curso Historia do Cinema de Horror, criado pelo Cena Um e ministrado pelo especialista no assunto Carlos Primati. E enquanto os quatro dias não vêm, por aqui, estarei postando os principais filmes, desse gênero que assusta, mas conquista!

HAMMER: A CASA DE HORROR E MEDO!
Durante algum tempo, (entre fins dos anos 40 e 50) o fãs de filmes de horror estavam órfãs, sem os seus personagens preferidos, que tanto a Universal popularizou, mas que acabou desgastando a imagem de todos eles. Mas foi perto do final dos 50, que um pequeno estúdio Inglês (Hammer) teve a idéia de criar filmes de baixo orçamento e que resgatasse os monstros do cinema de antigamente. Eis que a formula funcionou, não só trazendo de volta os velhos conhecidos monstros, como também injetando, mais sangue, violência e sensualidade, coisas que a Universal se restringia em mostrar, devido às leis da censura nos EUA.
Durante um bom tempo, (fins dos anos 50, aos anos 60 e 70) Hammer se tornou exemplo de filmes de terror de qualidade, apesar de que toda boa formula acaba tendo o seu desgaste, e quando o estúdio começou apelar demais para o terror mais explicito e sexo, o estúdio fechou suas portas aos filmes de terror no final dos anos 70. Mas nem por isso seus filmes foram esquecidos, tanto, que muitos sentem uma pura nostalgia, sempre quando revisitam esses filmes, que resgatarão e deram mais fôlego ao gênero de horror gótico.
Abaixo, deixo matérias que eu já publiquei sobre o estúdio, (cliquem nos títulos para acessarem as matérias).












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Cine Especial: Cinema 2012: O que vem por ai: Parte 7

VALENTE

Sinopse: A história acompanha Merida (Kelly Macdonald), a princesa de um reino governado pelo rei Fergus (Billy Connolly) e a rainha Elinor (Emma Thompson). Determinada em seguir o seu próprio caminho na vida, Merida desafia um antigo costume sagrado que coloca em perigosa o reino e a vida de sua família. Então ela parte em busca de uma velha sábia para tentar consertar seu erro.
O que eu acho? Depois do seu primeiro passo em falso (e tomara que seja o ultimo) com Carros 2, Pixar retorna esse ano com um filme que explora um terreno que está fértil atualmente no mundo do cinema, que é a fantasia!. Pela primeira vez, o protagonista é uma jovem garota aventureira, com arco e flecha, em meio a grandes aventuras que irá enfrentar. O primeiro trailer já da água na boca e passa uma grande expectativa, para que seja um belo espetáculo.
Resta saber se o filme como um todo cumpre as expectativas, mas acredito que Carros 2 foi só um erro de percurso, assim eu espero!


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