Para aqueles que me acompanham e estranharam a falta de novas matérias, fiquem sabendo que eu entrei de férias do meu serviço habitual, e por isso estou descansando e comprando umas coisinhas hehehehe.Mas como eu prometi, irei continuar com a retrospectiva 2011, portanto aguardem para amanha uma nova matéria. Até mais.
Quem sou eu
- Marcelo Castro Moraes
- Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
- Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
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quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
NOTA: TO AQUI AINDA GENTE!
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Cine Especial: RETROSPECTIVA 2011: Parte 1
Para começar essa retrospectiva, para dizer o que rolou de bom neste ano, com relação a mim e ao cinema, não poderia deixar de apontar sobre uma das melhores coisas que aconteceram comigo, para melhorar ainda mais o meu conhecimento sobre a 7ª arte.
Tudo começou por acaso, eu estava freqüentando o Cinebancários em certa ocasião, quando a garota da bilheteria, me deu um papel para eu escrever o meu email e receber as novidades do que ia rolar na sala. Com isso, certo dia recebo um convite para eu participar de um curso sobre Stanley Kubrick, criado pelo Instituto Cultural CENA UM e organizado pelo Sr Jorge. Com a batata (e boa) quente no colo, não poderia deixar passar isso em branco, já que por mais que tivesse conhecimento sobre cinema, faltava comprovante, ou melhor, dizendo, certificados comprovando isso. Desde aquele curso em diante, eu não só tenho participado dos atividades, como também (antes de cada curso) tenho feito especial com relação a cada uma das aulas que eu ia ter, que na maioria das vezes, eram de cineastas importantes para a historia do cinema.
Abaixo, todos os especiais que eu fiz de cada curso, onde terá acesso a todas as partes de cada um dos especiais. Boa leitura.
As Obras-Primas de Stanley Kubrick
Começando a minha jornada pelo CENA UM, justamente num curso sobre um dos meus diretores preferidos. E para saber muito mais sobre ele, Sérgio Rizzo (jornalista, mestre em Artes/Cinema e doutorando) de uma forma tranqüila, fala sobre infância, vida, carreira e de filmes não concluídos (como Napoleão) desse grande diretor que filmou pouco, mas mostrou muito. Leia tudo sobre o especial de Stanley Kubrick clicando aqui.
Joel e Ethan Coen: Clássico e Contemporâneo
Apesar de um contra tempo na segunda aula (nos deixaram no lado de fora do prédio) RAFAEL CICCARINI (professor e critico de cinema) nos explicou de tudo um pouco sobre esses irmãos cineastas e suas ligações com o cinema de ontem e hoje. Leia tudo sobre o especial sobre os irmãos Coen clicando aqui.
Como se ver um filme
Numa forma bem descontraída, Ana Maria Baiana (critica de cinema do site UOL) mostrou passo a passo o desenvolvimento de um filme, desde a pré produção até a sua eventual estréia. Leia mais sobre os filmes que seriam abordados no curso clicando nas partes: 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
Poesia e ensaio na obra de Jean Luc Godard
Num dos mais emocionantes cursos do CENA UM, Mário Alves Coutinho (escritor e historiador de cinema) encerrou as atividades com agente com os olhos cheio de lagrimas nos últimos minutos, ao ouvir na tela, suas próprias palavras sobre Godard, num pequeno especial que ele fez na TV. Mais fã do que isso impossível. Leia tudo sobre o especial Jean Luc Godard clicando aqui.
O fantástico cinema de Steven Spielberg
Numa forma rápida e descontraída, Robledo Milani (critico de cinema do site Papo de Cinema) da uma volta no tempo e fez nos relembrar dos grandes clássicos (principalmente os primeiros) desse diretor que mudou a forma do cinema de entretenimento. Leia tudo sobre o especial Steven Spielberg clicando aqui.
Ingmar Bergman:
O Cinema da Angústia Existencial
Não é fácil entrar no mundo de Bergman, e devido a isso, o veterano Jorge Roldán (pesquisador e professor de historia de cinema) foi convocado para selecionar esse problema para gente, e de quebra, fez todo mundo ficar com inveja dele, quando ele disse que numa ocasião, recebeu um beijo no rosto da atriz Liv Ullmann. Ainda bem que a inveja não mata! Leia tudo sobre sobre o especial Ingmar Bergman clicando aqui. Leia também: O que eu ainda não sei e Ingmar Bergman e Bergan e sua trilogia da violencia.
A obra Alfred Hitchcock
Durante quatro dias, Carlos Primati (colaborador regular de diversos periódicos com textos sobre cinema, televisão, música, videogames e quadrinhos) fez uma auto análise sobre tudo o que o mestre do suspense fez (tanto na Inglaterra, como nos EUA) e os ingredientes que o levaram a se tornar um dos melhores diretores de cinema de todos os tempos. Leia tudo sobre o especial Alfred Hitchcock clicando aqui. Leia também: Um Barco e Nove Destinos, Chantagem e Confissão e Jovem e Inocente.
Nouvelle Vague:
Encerrando as atividades do Cena um com estilo neste ano, o ultimo curso foi uma espécie de volta no tempo. Franthiesco Ballerini (Jornalista, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo) veio para Porto Alegre, para desenterrar as origens que criaram esse movimento histórico do cinema Francês, que deu origem a outros movimentos pelo mundo como o nosso Cinema Novo brasileiro, e de quebra, deu mais enfoque ao diretor Francois Truffaut, sendo mais do que merecido. Leia tudo sobre o especial Nouvelle Vague clicando aqui.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Cine Dica: Em Cartaz: A PELE QUE HABITO
Sinopse: Antonio Banderas é o protagonista da nova produção assinada pelo renomado cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Em A Pele que Habito Banderas interpreta Robert um obcecado cirurgião plástico que após a morte de sua esposa num acidente concentra todas as suas energias e conhecimento na criação de uma pele com a qual ela poderia ter sobrevivido. Após 12 anos de estudos ele consegue criar em seu laboratório um tecido sensível ao toque mas resistente a qualquer tipo de agressão. Porém para chegar num resultado perfeito seria necessária uma cobaia humana além de um cúmplice e uma grande dose da falta de escrúpulos por parte de Robert. A cúmplice é Marília a mulher que o criou desde o dia em que nasceu. Já a cobaia uma jovem desaparecida para sua família não o fará de forma voluntária
Quando começa o filme, a sensação que se da, é que não estamos vendo um filme de Almodóvar, e devido a isso, alguns críticos e fãs do diretor começaram a tachá-lo, dizendo que ele mudou na sua forma de criar filmes, deixando então, sua visão própria. O que foi na verdade muita precipitação desses que disseram isso, pois o filme segue com todas as características que o diretor sempre explorou como identidade sexual, sexo, humor negro e universo da mulher, embalado com uma historia inusitada, mas muito bem dirigida.
É bem da verdade, o filme não é uma idéia original do diretor, sendo que a trama é inspirada no romance Mygale, de Thierry Jonquet, além de lembrar bastante o clássico Francês Os Olhos sem Rosto e do muito citado Frankenstein, mas verdade seja dita, como na vida tudo se copia, às vezes da copia, pode se tirar algo muito melhor, renovado (e porque não) inédito. Se a trama por vezes soa familiar, Almodóvar imediatamente quebra essa sensação, ao inserir um estuprador vestido de tigre de uma forma bizarra, além de (finalmente) explicar o que realmente é aquele universo novo do diretor, através de sonhos (ou flashback) que faz a trama ficar muito bem amarrada, embora agente não consiga manter o queixo no lugar, após tenebrosas e ao mesmo tempo fascinantes revelações.
Depois de vários anos, Antonio Bandeiras finalmente volta a trabalhar com o diretor, ao interpretar uma espécie de cientista maluco contemporâneo, que embora tenha seus motivos, jamais justifica o que ele fez, o que o torna mais fascinante. Mas é Elena Anaya a grande revelação da produção, onde com o seu ótimo desempenho, tem um feliz casamento com aquele universo que o diretor criou do inicio ao fim, se tornando a grande alma da historia.
Com uma fotografia vibrante, que remete as suas outras produções, A Pele que Habito pode até ter dado um novo sopro, que fez mudar por alguns momentos a direção do barco de Almodóvar, mas foi somente para dar um atalho, para o diretor continuar com as suas idéias, mas seguir novos horizontes.
Leia também: Os Olhos Sem Rosto.
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sábado, 17 de dezembro de 2011
Cine Dica: Curta: A CAIXA
Durante os cursos criados pelo CENA UM, conheci a minha amiga (e futura cineasta) Fabiana Lontra. Com um desejo de criar filmes, ela criou esse curta abaixo, na oficina de formação em curta metragem em Porto Alegre - RS.
Mesmo sendo um curta experimental, posso enxergar um futuro promissor, é só ela nunca parar de filmar. Assim como eu, nunca parar de escrever sobre os filmes.
Curtam abaixo:
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sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Cine Especial: GEORGE CLOONEY
Com a chegada do filme Todos Pelo Poder nos cinema, percebo que George Clooney se tornou uma figura fácil de aparecer entre os indicados nas temporadas de premiações, principalmente no Oscar. Nada mau para alguém que começou por baixo, atuando em desastres como, A volta dos Tomates Assassinos, mas se consagrando em uma das melhores series dos anos noventa que foi Plantão Médico. Graças a dupla Tarantino/Rodriguez, o ator teve seu primeiro sucesso no cinema com Um Drink No Inferno, emendando a sorte com a comédia romântica Um Dia Muito Especial. O sucesso parecia ir para o ralo, quando cometeu o erro de ser o homem morcego no desastroso Batman e Robin, mas felizmente, na época Clooney não parou, emendando sucessos de critica e publico como Três Reis e o Pacificador.
Os anos 2000 revelaram uma nova faceta do ator. Provando ser ousado e empenhado, decidiu ir atrás das câmeras, dando uma de diretor no elogiado Boa Noite e Boa Sorte (em sua primeira indicação ao Oscar de melhor diretor). Tentando fugir do estigma de galã, Clooney surpreendeu ao aparecer muito mais gordo e com barba por fazer em Syriana, e só por isso, foi o suficiente para os membros da academia darem a ele seu primeiro Oscar de melhor ator coadjuvante.
Não é um ator que arrasta multidões para os cinemas e tão pouco, seus filmes estouram nas bilheterias, mas por onde ele atua tem publico fiel, sendo que na maioria dos casos, ganha mais elogios do que criticas negativas com relação aos seus filmes. Não é uma pessoa infalível, mas pelo jeito, sabe como a banda toca no mundo do cinema atualmente. Sempre em cima do muro, é difícil ouvir escândalo sobre ele, tudo que sabemos que ele troca mais namorada do que a roupa, mas nada que abale a imagem desse ator que começou por baixo, mas é atualmente um dos atores mais bem sucedidos do cinema americano atual. Para alguém que sobreviveu a Batman e Robin, tem mais que elogiar mesmo.
Confiram abaixo, (clicando no titulo) cinco dos meus filmes preferidos estrelados por ele:
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Cine Dica: Estréias no final de semana (16/12/11)
E ai pessoal, final de ano chegando e com isso não haverá assim tanta estréia em cada final de semana, isso pelo menos até final de dezembro, pois afinal de contas, tempo de feriadões, as pessoas irão mais para praia ou viajar para o interior. Contudo, as coisas irão mudar com a chegada de janeiro, pois é época da chegada dos prováveis indicados ao Oscar. Falando neles, dou destaque a aqui, a pré estréia de Tudo Pelo Poder, mais novo filme de George Clooney, onde mostra mão firme como diretor, numa espécie de produção sobre a política atual americana. E para aqueles que moram mais pelo centro de Porto Alegre, uma boa dica é A Pele que Habito, filme de Pedro Almodóvar, que já havia estreado a algum tempo, mas em salas meio que distantes, para aqueles que moram no centro da capital. Portanto, para aqueles que não viram um dos grandes filmes do ano (que devo uma critica aqui, portanto aguardem)) é uma boa pedida para o final de semana.
Só lembrando, que partir de semana que vem, começo a fazer uma retrospectiva de tudo de bom que aconteceu comigo e com o cinema neste ano que esta passando, portanto fiquem ligados.
Confiram as estréias:
REDENÇÃO
Sinopse: Baseado em uma história real, “Redenção” mostra a luta de um homem para trazer um pouco de paz e de esperança em uma zona marcada por conflitos. Depois de sair da prisão, Sam Childers (Gerard Butler) vira pastor e, em seguida, passa a fazer trabalhos voluntários na África. O que inicialmente seria uma curta temporada para reconstruir casas na devastada Uganda se torna em um envolvimento político no Sudão. Enquanto espera por apoio financeiro para ajudar crianças desabrigadas e levanta armas contra os rebeldes no poder, Sam terá de encarar novos dilemas: dar atenção à sua família, manter a sua fé e confrontar um passado violento que ele pensava ter deixado para trás.
Roubo nas Alturas
Sinopse: Ben Stiller interpreta o administrador de um edifício de luxo. Ele e seus amigos tiveram todas as economias roubadas por um trapaceiro de Wall Street e resolvem se vingar armando um grande assalto pensando em recuperar o dinheiro perdido. Como ajuda eles precisam de um ladrão de verdade interpretado por Eddie Murphy.
Pré estréia:
Tudo Pelo Poder
Sinopse: Thriller político centrado na campanha de um candidato democrata à presidência dos Estados Unidos. Sthephen Myers é um jovem e ambicioso diretor de comunicação que não mede esforços para promover o seu candidato o governador Mike Morris.
Em Cartaz:
A Pele que Habito
Sinopse:: Richard Ledgard é um cirurgião plástico que após a morte da sua mulher num acidente de carro se interessa pela criação de uma pele com a qual poderia tê-la salvo. Doze anos depois, ele consegue cultivar esta pele em laboratório, aproveitando os avanços da ciência.
Em Cartaz: Sala Paulo Amorim (16h10min e 20h00). Casa de Cultura Mario Quintana: Rua das Andradas, 736, Porto Alegre.
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quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
NOTA: EM BREVE: CINEMA: Retrospectiva 2011
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