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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cine Curiosidade: (ESPECIAL): CENSURA DE NOVO? NEM PENSAR!


Com a recente polemica sobre a censura imposta para não exibição do filme serbian film: Terror Sem Limite no Rio de Janeiro (mais detalhes no site cinema em cena clicando aqui), levantou-se novamente um fantasma que todos desejam passar longe que é a temível censura do período militar (1964 – 1985).
Ao meu ver, acho um tanto que exagerado essa situação de ambos os lados. Se por um lado o governo quer censurar um filme (que nem sequer viram) estão perdendo tempo, pois nesta altura do campeonato ele já se encontra para baixar e quanto mais deseja proibir, mais pessoas irão assistir, pois não vivemos mais nos anos 70 e 80 onde nos tínhamos poucos recursos e tínhamos que esperar, sabe lá quando, que o filme fosse liberado. Além do mais, onde já se viu políticos dizerem o que você pode ou não pode assistir? É a mesma coisa a pessoa ir ao museu e não poder ver certos quadros, sejam eles bons ou ruins. Políticos me poupem, vocês moram na terra, não em marte.
Agora, eu preciso dar um puxão de orelha aos meus irmãos cinéfilos, já que estão se desesperando antecipadamente, achando que o fantasma da censura esta voltando. Temos que tratar o que aconteceu lá no Rio de Janeiro como um caso isolado, mas que claro, não pode passar despercebido e cada um faça a sua parte protestando nas suas paginas da internet. E se a coisa se alastrar, para isso existe meios de baixar filmes pela rede. Não é o meio certo de ver filmes, mas se eles fizerem essa sacanagem, não devemos nos envergonhar de aderir outros meios para se assistir uma produção.
Como é o assunto do momento, deixo abaixo cinco filmes que fizeram polemica e grande barulho por aqui e no resto do mundo.

Laranja Mecânica
Para época (1971), o filme era muito a frente do seu tempo. Uma espécie de critica ao sistema que possui o desejo de por em pratica certas regras para o individuo jamais sair da linha, por meio de experiências ilícitas. Apesar de todo o sucesso de publico e critica, o filme se tornou proibido alguns países, incluindo o Brasil, onde o filme foi só liberado em 1979. Atualmente o filme é considerado uma obra prima e ninguém mais ousam dizer o contrario.


O ULTIMO TANGO EM PARIS
Já assistimos, muitas sessões da madruga, onde era exibidos filmes da Emmanuelle muito mais fortes em cenas de sexo do que esse filme comandado por Bernardo Bertolucci, mas para época foi um verdadeiro escândalo. Ver Marlon Brando (em seu melhor momento de sua carreira) na já clássica cena da manteiga foi algo que estourou de uma maneira sem precedentes.
O tempo provou que houve certo exagero pela parte conservadora que não entende nada quando é pornografia ou erotismo.


Caligula
Esse pediu para ser polemico desde o principio, mas ao meu ver, se era para fazer um verdadeiro retrato dos dias do maníaco imperador Caligula governando em Roma, não tinha como ser diferente. Interessante foi o fato do diretor Tinto Brass ter conseguido convencer os atores Malcolm McDowell e Peter O'Toole a atuarem nesse filme, mas soube-se depois, que eles não sabiam que o filme iria possuir cenas pornográficas, e sim, tudo foi bem arranjado na mesa de montagem sem que eles soubessem. Na época do lançamento, o filme foi duramente criticado mas aos poucos alguns críticos foram reconhecendo que a produção é a que mais possuiu pé no chão ao retratar o lado o obscuro e pecador do mundo romano daquele tempo.



A ULTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO
Lançado em 1988, o filme de Martin Scorsese foi recebido por aqui a paus e pedras, mas não havia como ser diferente, numa época que o país era muito mais conservador em termos religiosos que atualmente. Há idéia de ver um Jesus Cristo mais humano, amigo de Judas e tendo um caso com Maria Madalena era algo que ninguém queria ouvir. Mas deve se levar em conta que a trama não foi baseada na bíblia e sim no polemico livro escrito por Nikos Kazantzakis 1951 que colocava certas liberdades sobre a passagem de Jesus na terra. Talvez, tanta a intenção do escritor como também do diretor, era retratar um Jesus mais humano e que possui as suas falhas, e mesmo que deseje escapar de sua grande responsabilidade, há de aceitar o seu destino. Não antes é claro de ter uma visão de ter desistido da crucificação e ter tido uma vida normal com Madalena num momento impressionante da obra de Scorsese.



O CLUBE DA LUTA
O filme que mais soube sintetizar o que foi os anos noventa, não conseguiu escapar de um caso infeliz que aconteceu em São Paulo. Um louco atirou e matou algumas pessoas numa sessão que o filme estava passando e, logicamente, a imprensa (querendo audiência) começou a dizer que talvez a mensagem que o filme passava tenha despertado o desejo assassino do psicopata. Pura besteira, pois o filme é um verdadeiro retrato da alienação das pessoas dos anos 90 (e de hoje) onde se tornaram verdadeiros zumbis do consumo desenfreado e presos ao sistema. Garanto, que se o crime tivesse acontecido numa sessão de um filme da Disney, colocariam culpa nas lendárias mensagens subliminares do estúdio que tanto os conservadores insistem que existem. Polemicas a parte, o filme de David Fischer da uma verdadeira aula de montagem de imagens nunca antes vistas no cinema e apresentou os melhores desempenhos de Bratt Pitt e Eduard Norton.


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terça-feira, 26 de julho de 2011

Cine Especial: IRMÃOS COEN: Parte 6

Nos dias 30 e 31 de Julho estarei participando do curso sobre a vida e obra dos Irmãos Coen no Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 - P. Alegre / RS). Enquanto os dois dias não vem, por aqui, estarei postando tudo o que eu sei sobre esses grandes irmãos cineastas.

O Homem Que Não Estava Lá
Sinopse: Em meio aos anos 40, Ed Crane (Billy Bob Thornton) é um barbeiro infeliz, que vive com sua esposa Doris (Frances McDormand). Ao descobrir que ela o está traindo, Ed passa então a planejar uma trama de chantagem contra ela, a fim de ensinar-lhe uma lição. Mas quando seu plano vai por água abaixo uma série de consequências desagradáveis ocorrem, incluindo vários assassinatos.
Se em seu primeiro filme (Gosto de Sangue) era uma espécie de namoro com o gênero noir, aqui fica mais do que evidente que os irmãos cineastas prestavam, não só um tributo ao gênero, como criaram um filme a altura. Com um belíssimo preto e branco, todas as características deste gênero estão La, desde a trama policial, assassinato, mulheres sedutoras, narração off, cigarros e traições. Misturando tudo isso com a já estabelecida visão que os cineastas têm em colocar os seus personagens em tramas cujas situações são imprevisíveis e afiadas no humor negro. Mas nada se compara ao grande desempenho de Billy Bob Thornton no decorrer do filme, onde ele protagoniza e narra com a sua voz firme e mansa, transformando-se na grade alma da trama.

E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?

Sinopse: Em plena Era da Depressão Americana, três prisioneiros de uma cadeia do Mississipi conseguem escapar da prisão. São eles: Everett Ulysses McGill (George Clooney), o doce e amável Delmar (Tim Nelson) e sempre zangado Pete (John Tuturro). Sem nada a perder e ainda presos por correntes, o trio embarca na aventura de suas vidas, na tentativa de conquistar sua liberdade e retornar aos seus lares. Só que um xerife misterioso parte para tentar recapturá-los, criando problemas para os prisioneiros foragidos.
O grande charme desse filme esta no fato que é uma visão pessoal dos autores cineastas com relação a saga da Odisséia, onde inúmeras passagens do livro são readaptadas conforme a visão que eles criaram para a trama. Momentos como o encontro com as sereias são impagáveis e acentuam o lado musical do filme, até então pouco explorados pelos irmãos. Como sempre, historia gira em torno dos protagonistas em situações imprevisíveis embaladas com o mais puro humor negro. Destaque pelo primeiro (e um dos melhores) trabalhos de George Clooney com os irmãos cineastas.

Curiosidade: E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? estreou antes no Brasil que nos Estados Unidos.


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Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: SEM LIMITES

TRAMA VERTIGINOSA E PROTAGONISTA SÃO A MATRIZ DO FILME
Sinopse: Eddie Morra (Bradley Cooper) sofre de bloqueio de escritor. Um dia, ele reencontra na rua seu ex-cunhado, Vernon (Johnny Whitworth), que lhe apresenta um remédio revolucionário que permite o uso de 100% da capacidade cerebral. O efeito é imediato em Eddie, pois ele passa a se lembrar de tudo que já leu, ouviu ou viu em sua vida. A partir de então ele consegue aprender outras línguas, fazer cálculos complicados e escrever muito rapidamente, mas para manter este ritmo precisa tomar o remédio todo dia. Seu desempenho chama a atenção do empresário Carl Van Loon (Robert De Niro), que resolve contar com sua ajuda para fechar um dos maiores negócios da história.
Num ano que esta cada vez mais evidente a falta de idéias criativas no cinemão americano, Sem Limites surge como certo alivio para o nosso cérebro, muito embora carregue um monte de clichês já visto em outros filmes, mas que aqui, um pouco que renovados. Para começar, é de se tirar o chapéu pelas impressionantes imagens criadas pelo diretor Neil Burger (O Ilusionista) com o seu diretor de fotografia Jo Willems (30 Dias de Noite), onde ambos criam incríveis seqüências aonde à câmera vai indo reto e atravessa tudo que estiver em sua frente, fazendo um verdadeiro passeio pela cidade de Nova York, que ao mesmo tempo, cria certa vertigem no espectador, passando a estranha sensação de como o protagonista se sente ao enxergar tudo diferente após ter tomado a milagrosa droga. Está alias é dona dos principais pontos de interrogação durante todo o filme, já que os roteiristas pouco se importaram em tentar explicar sua verdadeira origem e sim seus efeitos milagrosos (e colaterais) que surgem no personagem principal Eddie Morra (Bradley Cooper)
Falando no protagonista, sem sombra de duvida o filme funciona muito bem graças ao ótimo desempenho de Bradley Cooper. Vindo do sucesso Se Beber não case, Cooper coloca a prova todo o potencial que tem consigo, com seu personagem cativante e excêntrico, provando que pode carregar todo um filme nas costas e é exatamente o que acontece aqui, já que a câmera o acompanha 95% durante todo o filme, deixando coadjuvantes de luxo (como Robert De Niro) a ver navios, e graças a isso, ajuda a esconder certos furos que o filme carrega durante o resto da historia.
Embora o ato final não passe tanta ousadia como a trama sugeria, Sem Limites é entretenimento de primeira do começo ao fim, mas que poderia ir alem, só faltou um pouquinho mais de coragem ou uma nova dose.


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sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cine Especial: IRMÃOS COEN: Parte 5

Nos dias 30 e 31 de Julho estarei participando do curso sobre a vida e obra dos Irmãos Coen no Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 - P. Alegre / RS). Enquanto os dois dias não vem, por aqui, estarei postando tudo o que eu sei sobre esses grandes irmãos cineastas.

O Grande Lebowski
Sinopse: Em Los Angeles, 1991, um homem pacato é atacado por ser confundido com um homônimo, cuja mulher estava envolvida com dívidas. Ele tenta se livrar da confusão, provando que tudo foi um mal entendido.
A exemplo de filmes como Arizona Nunca Mais, os irmãos Coen enveredam novamente para o humor negro, com uma trama que procura obter impacto, através do comportamento de seus personagens carismáticos e bizarros. Embora tenham se alongado em alguns momentos, o filme é um dos mais divertidos da carreira dos cineastas, principalmente pelo fato da maioria do elenco (como john Goldman) estar mais do que a vontade com seus respectivos personagens. Jeff Bridges tem aqui uma das suas melhores e mais imaginativas performances de sua carreira

Curiosidades: O personagem de Jeff Bridges diz "man" 147 vezes ao longo do filme. Trata-se de uma média de 1,5 a cada minuto do longa-metragem;
Asia Carrera, a garota que aparece junto aos personagens Bunny Lebowski e o niilista no filme pornô que Maude mostra ao Dude, é uma atriz pornô de verdade.


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Cine Dicas: Estréias no final de semana (22 07 11)

Tamos ai gente. Chegamos a mais um final de semana, um tanto que calmo, depois do tornado que foi o ultimo Harry Potter que estreou na semana passada. Contudo, com certeza por mais duas ou três semanas, o filme ira dominar o circuito tanto nacional como internacional e recentemente foi divulgado que o filme já atingiu a marca de mais de seiscentos milhões de dólares. Números assombrosos se levarmos em conta que a recém o filme esta fechando uma semana em cartaz no mundo todo. Alguém duvida que teremos em breve mais um no grupo de mais de um bilhão de dólares?
Quanto a mim, decidi ficar de molho nesse final de semana para dar uma ajeitada na casa onde eu moro, principalmente meu quarto que esta desarrumado. Depois de muitos finais de semana saindo para participar dos inúmeros eventos que ocorreram na capital gaucha, é hora de eu dar um tempo para mim mesmo e para as minhas coisas, pois não curto nada revirado.
Mas no próximo final de semana estarei envolvido a todo o vapor, com a minha participação no curso sobre os cineastas Irmãos Coen que ira ocorrer no Cinebancários, e a tarde estarei assistindo e torcendo que seja bom, o filme do Capitão America: O Primeiro Vingador.
Enquanto esse não vem, confiram o que ira rolar neste final de semana:


A Inquilina
Sinopse: A Dra. Juliet Dermer é uma jovem médica que ao se mudar para um novo apartamento descobre que seu proprietário tem uma assustadora obsessão por ela.




Assalto ao Banco Central
Sinopse: Em Agosto de 2005 164.7 milhões de reais foram roubados do Banco Central em Fortaleza Ceará. Sem dar um único tiro sem disparar um alarme os bandidos entraram e saíram por um túnel de 84 metros cavado sob o cofre.Um dos crimes mais sofisticados e bem planejados de que já se teve notícia no Brasil. Quem eram essas pessoas? E o que aconteceu com elas depois? São as perguntas que todo o Brasil se faz desde então.


Estranhos Normais
Sinopse: Nesta comédia o narrador é um roteirista criador dos demais personagens que surgem ao longo da história. São duas famílias que se aproximam quando dois jovens de 15 anos decidem se casar. Revela-se então um universo onde os pais são sábios porém mais loucos que os adolescentes as mães são neuróticas mas corajosas as avós são lunáticas as filhas são belíssimas e os cães se apaixonam.




Cinco dias sem nora
Sinopse: Antes de morrer, a conservadora Nora (Silvia Mariscal) elaborou um plano para que José (Fernando Luján), seu marido, tenha que cuidar pessoalmente do velório e fazer as rezas obrigatórias pela tradição judaica, ao longo de cinco dias. Só que a situação muda de figura quando José encontra uma foto e uma carta, deixadas embaixo da cama, em que Nora aparece com um homem que ele não conhece.



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quinta-feira, 21 de julho de 2011

Cine Especial: IRMÃOS COEN: Parte 4

Nos dias 30 e 31 de Julho estarei participando do curso sobre a vida e obra dos Irmãos Coen no Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 - P. Alegre / RS). Enquanto os dois dias não vem, por aqui, estarei postando tudo o que eu sei sobre esses grandes irmãos cineastas.

FARGO
Sinopse: Em uma fria cidade americana, um vendedor endividado contrata dois marginais para seqüestrarem sua esposa, já que pretende receber do sogro o resgate.
Suspense e humor negro neste exemplar do irmãos Coen, premiado com a Palma de Ouro de melhor direção em Cannes É um dos melhores trabalhos da dupla, muito embora, todo o trabalho da direção ficou mais para Ethan. A produção e o roteiro é dele e de Joel Coen. Menos rebuscados esteticamente e mais afiados nos diálogos eles enveredam pelo universo caipira americano com personagens extraídos da realidade (a quem diga que o filme é baseado em fato verídico), sempre vistos com uma ponta de ironia. Frances Mcdormand, na pele de uma policial grávida, brilha em momentos ao mesmo tempo patéticos e hilariantes. Com essa atuação ganhou o Oscar de melhor atriz e os irmãos Coen de melhor roteiro.

Curiosidade: As filmagens das cenas externas de Fargo tiveram que ocorrer em vários lugares diferentes em Minnesota, na Dakota do Norte e no Canadá, pois como a primavera estava se aproximando a neve dos locais de filmagens estavam começando a derreter;


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Cine Especial: HAMMER: Parte 5

QUANDO DRÁCULA NÃO ESTAVA DISPONIVEL
Quando Drácula: O Vampiro da Noite fez um grande sucesso, os engravatados da Hammer logo perceberam a galinha dos Ovos de ouro que tinham em mãos, ou seja, tanto Drácula como o gênero do vampirismo em si, poderia gerar bom lucro para o estúdio, desde que feito com qualidade. Mas quando Drácula não estava nos planos do estúdio, eles acabavam dando um jeitinho para explorar o mundo do sangue sugas de outra forma, confiram:


AS NOIVAS DE DRÁCULA
Sinopse: Mantido cativo por sua mãe em seu castelo, o Barão Meinster recebe a ajuda de uma jovem e incauta professora, que o liberta, sem saber que o rapaz era na verdade um vampiro. O Dr. Van Helsing novamente entra em ação na sua caça para libertar todos os discípulos de Drácula da terrível maldição do vampirismo.
Continuação de Drácula: O Vampiro da Noite. Apesar do titulo e ser mencionado pelo narrador no inicio do filme, Drácula não da às caras nesta produção, muito embora, os elementos que fizeram do filme anterior um grande sucesso estão lá, como o clima gótico, castelos sinistros e benditas tavernas onde se encontra sempre algumas pessoas do vilarejo, que na maioria das vezes são sempre covardes perante o assunto de vampiro.
Do filme original, retorna Van Helsing e novamente interpretado pelo ótimo Peter Cushing que sabe transmitir toda a segurança que o personagem passa para as pessoas que estão em perigo na historia. Terence Fisher que antes, não só havia feito o filme anterior da serie Drácula, como também outros de sucesso para o estúdio, logicamente foi chamado para fazer o que melhor sabia na época, um filme gótico, que funciona ainda hoje, mesmo visto para alguns que acham o filme um tanto que inocente, pelo fato do bem e do mal serem bem definidos na trama, ou seja, na época que vampiro bom era vampiro morto.



O BEIJO DO VAMPIRO
Sinopse: Gerald e Marianne Harcourt estão viajando de carro, quando seu veículo quebra e eles são obrigados a passar alguns dias numa pequena e remota comunidade. Logo, eles são convidados a visitar o castelo do Dr. Ravna, o líder de um culto vampírico e que se sente atraído por Marianne.
Dirigido por Don Sharp, esse filme da Hammer, assim como os anteriores, mantém a mesma formula de sucesso dos filmes do estúdio, muito embora, a religião tão bem presente na cine serie Drácula por exemplo, não da as caras nesta produção e sim um ritual de bruxaria que é usado em um momento chave da trama.
Fora isso, o filme é tudo que se espera do estúdio, portanto já temos uma nítida idéia do que assistirmos do inicio ao fim da trama. Clifford Evans que antes havia sido visto como o pai adotivo do personagem de Oliver Reed em A Maldição do Lobisomem, aqui aparece como uma espécie de Van Helsing, mas movido com um desejo de vingança que culminara com um ato final extraordinário onde inúmeros vampiros são destruídos de uma forma ate então inédita naquela época.


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