Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

domingo, 28 de julho de 2024

Cine Dica: "Festa de Família" na última sessão de julho do Cineclube Torres

O ciclo sobre laços familiares termina com filme dinamarquês, o primeiro do movimento Dogma 95, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, na UP Idiomas Torres. Quase 30 anos atrás, em 95, dois cineastas dinamarqueses, Thomas Vinterberg e Lars von Trier, redigiram um manifesto formulando em poucas regras uma nova estética cinematográfica. Os 10 mandamentos ali contidos são um voto de castidade, para criação de um cinema mais realista, genuíno, anti comercial: câmara na mão, nenhum efeito ou artifício técnico, nenhuma música adicionada a não ser a do ambiente retratado.

"Festen - Festa de Família" foi o primeiro filme a seguir os ditames do Dogma, obtendo imediatamente a adesão de outros diretores e o sucesso da crítica. Festen conta a história de uma reunião de família e amigos para celebrar o 60º aniversário de seu patriarca, mas o jantar comemorativo em pouco tempo se transforma num violento acerto de contas. Vinterberg teve a inspiração do roteiro a partir de um depoimento transmitido por uma estação de rádio dinamarquesa, que posteriormente se revelou inverídico.

Realizado com um elenco de luxo por uma equipe de apenas cinco pessoas e uma câmera, uma diminuta DV Sony DCR-PC3 na mão, o resultado é um alto nivel de concentração dramática, como disse o proprio Vinterberg, "Você podia se mover por todo os lados e fazer tudo o que quisesse. Os atores estavam ligados o tempo todo, estávamos filmando tudo." O filme foi distinguido em 1998 com o Prémio do Júri no Festival de Cannes e com o Prêmio do Cinema Europeu como filme revelação do ano.

A sessão, com entrada franca, integra o ciclo de julho da programação continuada realizada nas segundas feiras, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

Serviço:

O que: Exibição do filme “Festa de Família" integrado no ciclo “Assuntos de Famílias”.

Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, na escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando: Segunda-feira, dia 29/07, às 20h.

Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).


Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva

Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus

CNPJ 15.324.175/0001-21

Registro ANCINE n. 33764

Produtor Cultural Estadual n. 4917

Nenhum comentário: