Atualmente o gênero de super heróis para o cinema anda em declínio, seja devido à falta de ideias criativas, ou do uso excessivo de fórmulas de sucesso já muito manjadas. Será preciso muita criatividade dos realizadores ao fazerem um filme que revitalize o gênero, sendo que isso já está acontecendo, ao menos em menor grau, porém, com muita criatividade e coragem através da série animada "X-Men (97). Porém, houve tempos em que tudo era novidade e cujo gênero de super heróis para o cinema estava começando a sentir o gosto do sucesso e sem esse domínio absoluto da Marvel/Disney que hoje testemunhamos.
Quando "Homem Aranha" (2002) veio a se tornar o primeiro filme da história a quebrar a barreira dos R$ 100 milhões de dólares nas bilheterias, o estúdio Sony estava mais do que seguro em fazer a sua continuação que seria lançada em 2004. Com a equipe criativa retornando, além do elenco original, era questão de lógica que o filme obteria um sucesso garantido através do público. Porém, esse sucesso se deve e muito ao realizador Sam Raimi.
Cineasta do cinema independente norte americano, o realizador a havia surpreendido o mundo com a sua trilogia "terrir" iniciada com a "A Morte do Demônio" (1981), mas conhecida entre os íntimos como "Uma Noite Alucinante". Os três filmes comandados pelo realizador são uma verdadeira aula de como se faz um verdadeiro filme de horror gore, mas ao mesmo tempo nos passando uma criatividade fantástica com o uso da câmera e cuja edição frenética das cenas fazem do filme quase uma obra de ação vertiginosa. Com uma linguagem cartunesca, o realizador fez de maneira autoral e sem rodeios "Darkman - Vingança Sem Rosto" (1990), filme que é pura HQ e sendo um dos melhores de uma época em que as adaptações ainda não estavam exatamente na moda mesmo com o sucesso gigantesco que foi "Batman - O Filme" (1989).
Quando ele finalmente dirigiu "Homem Aranha" ele teve a oportunidade de adaptar fielmente a essência primordial do personagem, ao mostrar um jovem comum que adquiri super poderes de aranha e se dando conta da pior maneira possível de que grandes poderes vêm grandes responsabilidades. O personagem caiu como uma luva para Tobey Maguire; Kirsten Dunst perfeita como MJ e Willem Dafoe entregando uma atuação bem ao estilo "O Médico e o Monstro" ao dar vida ao perigoso Duende Verde.
Com mais de R$ 800 milhões na caixa a Sony deu cartão branca para Sam Raimi comandar a continuação, porém, completamente livre de amarras. Por mais que o filme de 2002 seja ótimo nota-se que o realizador não estava livre por completo para realizar cenas mirabolantes que eram a sua marca registrada desde o início de sua carreira. Em "Homem Aranha 2" ele teve total liberdade de retornar as suas raízes, mas moldado com grande orçamento e não prejudicando a sua genialidade como um todo.
A cena em que Dr. Otto Octavius (Alfred Molina) está na mesa de cirurgia e os seus tentáculos biônicos começam atacar os médicos é digno de nota. É enquadramento fora do normal, câmera frenética, gritos de pavor, corpos sendo jogados pra longe como fossem bonecos de pano, com direito a uma serra elétrica e culminando em uma verdadeira carnificina. Tudo que Sam Raimi fez em "Uma Noite Alucinante" é injetado em uma única cena e provando que ele não estava preso em nenhuma amarra por parte dos produtores da Sony na época.
E como se isso não bastasse o filme é pura HQ em movimento, com direito de quase vermos um Dr. Otto Octavius megalomaníaco, com o desejo de somente obter poder através de sua grande invenção e que não medira esforços para obter dinheiro. A cena, aliás, dele roubando um banco remete os tempos mais dourados onde tudo era mais simples, sendo a velha luta entre o herói vs vilão e remetendo as melhores HQ do personagem durante os anos oitenta. Mas nada se compara a fantástica cena de ação onde ela ocorre no trem, onde a genialidade do diretor, mais com a tecnologia de ponta fazem desse momento, não somente uma das melhores do gênero, como também uma das melhores cenas de ação da história do cinema.
Porém, o que pulsa mais neste longa é realmente o lado humano do personagem, do qual se divide em querer continuar sendo um herói ou obter uma vida normal. Por conta desse dilema o personagem começa a ficar sem poderes, não somente devido a essa dúvida, como também estar começando a sofrer de um grande estresse e não sabendo como resolver as situações do seu cotidiano, desde a se manter no emprego, tentar pagar o aluguel e tentar ser mais presente na vida de Mary Jane. São momentos como esse que fazem a gente se identificar com o personagem e fazendo a gente desejar estar ao lado dele.
Quando o protagonista decide abandonar a sua vida heroica, cuja a cena do uniforme no lixo é uma bela homenagem a uma clássica HQ de Stan Lee e John Romita, vemos então um Peter livre, leve e solto e podendo, enfim, respirar um pouco. A cena se torna uma das melhores do gênero, onde nos passa um personagem gente como a gente e fazendo a gente desejar caminhar ao lado dele. Destaque para clássica música "Raindrops Keep Falling On My Head" do compositor B.J. Thomas, da qual foi usada pela primeira vez no clássico faroeste "Butch Cassidy" (1969) e que aqui caiu como uma luva.
Sucesso de público e de crítica, o filme abriu as portas para um terceiro filme, mas que não obteve o mesmo sucesso em termos de qualidade devido as exigências do estúdio. Ao menos a passagem de Sam Raimi no universo do personagem se encerrou com certa dignidade, o que difere das tentativas do estúdio em manter o sucesso que havia obtido no passado. Ao menos, em parte, o personagem havia finalmente entrado no universo compartilhado da Marvel no cinema, mas essa já é outra história para ser contada.
"Homem Aranha 2" é desde já uma das melhores adaptações HQ de Super Heróis para telas, sendo um filme autoral de Sam Raimi do começo ao fim e ao revelar um herói humano, falho e que nos identificamos com ele justamente por isso.
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