Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de julho de 2024

Cine Dica: Streaming - 'Sem Coração'

Sinopse: Tamara aproveita suas últimas semanas na vila em que vive antes de partir para Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente misteriosa conhecida como Sem Coração. 

Na adolescência vivemos uma fase complexa, onde passamos por transformações, tanto físicas como sentimentais e entrando em uma encruzilhada cheia de dúvidas com relação ao que irá acontecer. Uma vez que se é obrigado deixar de lado a inocência se vê na posição de ter que fazer certas escolhas e das quais podem mudar a sua vida. "Sem Coração" (2023) fala sobre a transição da ingenuidade para o princípio da fase adulta e que nem sempre é tranquila como deveria.

Dirigido e roteirizado por Nara Normande, Tião, o filme se passa durante o verão de 1996, no litoral de Alagoas. Tamara (Maya de Vicq) está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar na capital do país. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de "Sem Coração" por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina.

É curioso observar a escolha sobre a época que a diretora Nara Normande, Tião decide inserir a sua trama, já que o ano de 1996 o Brasil passava por diversas transições, desde o começo do fortalecimento do Plano Real, como também sobre uma geração de um país que foi as ruas para lutar por um futuro melhor. Neste caso não vemos jovens saindo as ruas para protestar, mas apenas curtindo uma praia do litoral, fazendo algumas algazarras, como também no direito de abraçar as sensações vindas dos seus próprios corpos. Neste último caso a realizadora não se intimida ao nos mostrar os personagens a vontade em experimentar os primeiros contatos sexuais, principalmente por ainda não terem as regras de limites e timidez ainda batendo em suas mentes, mas sim mantendo na liderança a sensação de curiosidade e prazer de forma latente.

Ao mesmo tempo há uma divisão, mesmo que invisível, com relação as classes que se encontram naquele cenário. Se por um lado os personagens Lagoanos são a força matriz como um todo, por outro lado, há sempre aquela classe dominante que se acha no direito de nos passar o poder absoluto, quando na verdade se encontram vazios uma vez que acreditam que já obtiveram tudo. Bom exemplo disso é a cena em que vemos a personagem apelidada de "Sem Coração" fazer uma entrega em uma casa e testemunhar aquelas pessoas em total mordomia, mas sem alma alguma.

Ao mesmo tempo, o preconceito e a violência se fazem de corpo presente, mesmo não estando quase sempre na trama, mas quando elas acontecem afetam a vida daqueles jovens de forma imediata. Se por um lado isso serve como motivo ainda maior para fazer com que Tamara tenha que ir embora, por outro, isso fortalece ainda mais o seu desejo de conhecer a "Sem Coração". Curiosamente, a cena marcante de uma baleia encalhada na praia pode ser interpretada de duas formas, tanto com relação aos sentimentos que precisam ser destravados, como também o destino daqueles habitantes que podem ser a qualquer momento serem mastigados pelos que se dizem dominantes do mundo.

Ao final, os desejos podem até serem realizadores, mas não significa que não tenha que encarar novos rumos. A mudança, por melhor ou mal que seja, serve como um aprendizado e para que então possamos olharmos para trás e nos darmos conta que valeu a pena com relação a tudo que nós havíamos passado. "Sem Coração" é um belo filme sobre a complexa transição da inocência para a vida adulta e da qual todos devemos atravessar na medida que o tempo avança.   

 

Onde Assistir: Netflix

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

Nenhum comentário: