Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de abril de 2023

Cine Dica: Streaming: 'Coded Bias’

Sinopse: Documentário investiga o viés nos algoritmos depois que a pesquisadora Joy Buolamwini, do MIT, descobriu falhas na tecnologia de reconhecimento facial.   

Tanto "Privacidade Hackeada" (2019) como "O Dilema das Redes" (2020) foram documentários que deram uma luz sobre o lado negativo da internet, desde a proliferação dos fake news, como também controlar o comportamento das pessoas em seu dia a dia. Ao mesmo tempo, o uso da inteligência artificial pode trazer certos benefícios, mas não escondendo as suas falhas e até mesmo o preconceito vindo do seu criador que é o ser humano. "Coded Bias" (2021) nos assusta pelo fato de estarmos sendo vigiados, descriminalizados e até mesmo sendo excluídos para obter um emprego.

Dirigido por Shalini Kantayya, o documentário começa quando uma pesquisadora do MIT Media Lab, Joy Buolamwini, descobre que a maioria dos softwares de reconhecimento facial não identifica com precisão os rostos de pele mais escura e os rostos das mulheres. Ela começa então a investigar esse viés generalizado dos algoritmos. Acontece que a inteligência artificial não é neutra e as mulheres estão liderando a acusação para garantir que direitos civis sejam protegidos.

No clássico "2001 - Uma Odisseia no Espaço" (1968), a inteligência artificial Hal 9000 começa apresentar falhas e ameaçando a vida dos tripulantes da nave durante a história. Porém, podemos concluir que a sua falha seja de origem vinda do seu próprio criador, ou seja, o ser humano que incrementa os seus desejos, frustrações e até mesmo preconceito contra determinadas pessoas. Não resta dúvida que o estrago é muito maior do que se imagina, principalmente quando se tem hoje em dia câmeras de inteligência artificial que identifica sobre quem nós somos unicamente por caminharmos na rua.

A gigante Amazon, por exemplo, criou a sua inteligência artificial para identificar pessoas caminhando nas ruas e o que facilitaria a polícia ao identificar determinados infratores. O problema é o fato que a mesma inteligência corresponde pelo lado preconceituoso do seu criador e provocando assim inúmeros equívocos em diversas partes do globo. Curiosamente, uma tecnologia similar acontece na China, mas lá o governo deixa bastante claro que sempre colhe os dados através da identificação facial com a desculpa de segurança, enquanto que em outros países o controle perante as vidas das pessoas fica somente nas entrelinhas, mas a pessoa mais atenta perceberá que que estamos à beira de um "1984".

Em tempos em que as redes sociais persuadiram pessoas pelo mundo na decisão de determinadas eleições, isso se torna apenas a ponta de um grande iceberg descontrolado e cabe as pessoas exigirem o seu direito de ir e vir sem serem vigiados. A revelação sobre os problemas com a identificação facial começou com uma mera curiosidade de uma jovem, mas que deveria ter sido notada pelos seus próprios criadores. "Coded Bias" é um alerta de que estamos sendo analisados, vigiados e tendo as nossas vidas controladas por inteligências artificiais ineficazes assim como o próprio homem. 

Onde Assistir: Netflix.  

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: