Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de março de 2022

Cine Dica: Sala Redenção retoma programação presencial com mostra em parceria com o Goethe-Institut Porto Alegre

Sob a Neve
 

Às vésperas de completar 35 anos, a Sala Redenção reabre suas portas para a comunidade no dia 10 de março de 2022, após dois anos de hiato devido à pandemia de COVID-19. A retomada presencial do cinema universitário se dá com uma reedição da mostra Diretoras do Cinema Alemão em Foco, realizada em parceria com o Goethe-Institut Porto Alegre, e que foi encerrada prematuramente em 2020 com a suspensão das atividades. De 10 a 18 de março, a programação traz sete longa-metragens produzidos por mulheres na Alemanha entre 1980 e 2013, com sessões de segunda a sexta-feira, às 15h e às 19h. 

A curadoria, realizada pela equipe da Sala Redenção, apresenta figuras conhecidas do grande público, como a experiente Margarethe Von Trotta, com um trabalho que enfoca a vida de uma forte personalidade da filosofia moderna, e a premiada Maren Ade, com seu primeiro longa-metragem. A mostra inclui ainda diretoras que tiveram pouco ou nenhum espaço no circuito comercial brasileiro nas últimas décadas, com destaque para Ulrike Ottinger, Jutta Brückner e Antonia Lerch.

A seleção abarca obras lançadas em um país que ainda hoje apresenta uma larga distinção entre homens e mulheres em suas produções: em 2016 e 2017, segundo relatório realizado pelas emissoras públicas ARD e ZDF, somente 20% dos filmes lançados no período na Alemanha foram dirigidos por mulheres. No Brasil, o cenário não é diferente. Em 2016, homens dirigiram 77,5% dos longas exibidos em salas comerciais, segundo a Agência Nacional de Cinema – Ancine.

O ciclo Diretoras do Cinema Alemão em Foco divide a programação de março da Sala Redenção com a mostra Francofonia, uma parceria com a Aliança Francesa e o Instituto Francês que celebra o Dia Internacional da Francofonia, em 20 de março. Nesta segunda mostra do mês, serão apresentadas produções realizadas na Armênia, Ruanda, Cambodja, Congo, Argélia, Bósnia e Herzegovina, além, é claro, da França.

Inaugurada em 22 de abril de 1987, a Sala Redenção – Cinema Universitário é um dos espaços mais antigos de difusão cinematográfica não-comercial em Porto Alegre, e é gerida pelo Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ao longo de sua história, a Sala se consagrou como um local de formação audiovisual, propondo sessões e debates com base no princípio de acesso livre à comunidade. A programação comemorativa de seus 35 anos será divulgada em breve.

Confira a programação completa clicando aqui.

Nenhum comentário: