Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de março de 2022

Cine Dica: Streaming: 'Red: Crescer é uma Fera'

Sinopse: Uma menina de 13 anos começa a se transformar em um panda vermelho gigante sempre que fica animada. 

"Bao" (2019) foi um curta metragem que acabou vencendo Oscar de melhor curta metragem no mesmo ano e motivos é o que não faltam, pois mostra a difícil relação de mãe e filho, mas de uma forma inovadora e surpreende. O estúdio Pixar é conhecido por colocar em primeiro plano os dilemas extremamente humanos e que moldam os personagens centrais mesmo quando os mesmos pertencem ao gênero fantástico. "Red Crescer é Uma Fera" (2022) segue pelo mesmo caminho, cuja a figura do panda vermelho nada mais é do que o verdadeiro "eu" da protagonista que deseja voar mais alto na vida.

A trama acontece quando uma adolescente fica muito nervosa, ela se transforma em um grande panda vermelho. O longa aborda dessa forma, a jornada de amadurecimento da personagem, suas inseguranças dessa fase onde, a personagem principal está dividida entre a filha que sempre foi e sua nova personalidade, intensificada por todos os sentimentos conflitantes que a adolescência provoca. Além do caos gerado por todas as mudanças em seus interesses, relacionamentos e corpo, sempre que a garota fica muito agitada ou estressada, ela vira um panda vermelho gigante.

O primeiro ato é primoroso, por não somente apresentar a sua protagonista como ela é, como também apresentar o início do século vinte um, época das mudanças e cuja a sociedade mal sabia naquela época o que viria em seguida. Portanto, vemos uma geração de jovens pré-viciadas em celulares, pois estavam ligadas mais em seus tamagotchis, curtir a sua jovem banda preferida e se interagindo mais com as demais crianças. Um contraste dessa realidade atualn que está cada vez mais presa em suas redes sociais, sendo que vale muito a pena a mesma largarem os seus aparelhos e assistir a um retrato de uma geração mais descolada e que realmente vivia.

Porém, se há uma coisa que a geração de ontem e hoje irá se identificar na trama é com relação ao fato de a protagonista lutar por ser ela mesma em meio as suas obrigações em favor da família. Mei Lee se apresenta com uma menina cheia de energia, estudiosa e a recém começando a descobrir certos sentimentos que antes desconhecia. Se a questão da puberdade foi citada rapidamente ao final do maravilhoso "Divertida Mente" (2015), aqui a questão é ainda mais explorada, rendendo o momento mais engraçado do filme, porém, se casando com perfeição com a proposta principal da obra.

Quando a protagonista se transforma em um panda rosa, por exemplo, se tem várias metáforas sobre os tempos de mudanças, dos quais adolescente terá que escolher em ser ela mesma ou seguir as regras conservadoras vindas de sua mãe. Há, portanto, um atrito entre mãe e filha, do qual o cinéfilo mais atento irá identificar similaridade ao genial "Valente" (2012), mas cujas as consequências se diferenciam daquela obra. Falando em comparação, logicamente, o filme é carregado de referências com relação a cultura japonesa, com direito a um ato final que todos irão ver uma clara referência ao clássico monstro Godzilla.

Com lições de moral que servem muito para todas as gerações, "Red Crescer é uma Fera" é divertida e deliciosa representação de uma geração inteira que luta para serem elas mesmas. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: