Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2022

Cine Dica: Streaming: 'Onde eu Moro'

Sinopse: A realidade complexa e repleta de nuances das pessoas que vivem como moradores em situação de rua. 

O recente e premiado "Nomadland" (2020) foi um filme que soube muito bem transitar entre a ficção com momentos de realísticos e quase documentais. O filme estrelado por Frances McDormand retratava uma boa parcela da sociedade norte americana que cada vez mais se tornaram nômades e embarcando em um caminho sem volta pela estrada adentro. O curta metragem "Onde eu Moro" (2022) fala de uma parcela da sociedade que, ao invés de ir para estrada, decide continuar como moradores de rua pelas grandes cidades e aguardando na esperança dos líderes do governo tomarem alguma uma providência.

Dirigido por Jon Shenk e pelo brasileiro Pedro Kos, o documentário retrata a Costa Oeste dos Estados Unidos, onde os dois documentaristas acompanham a realidade complexa dos moradores de rua. Ao descobrir suas verdadeiras histórias de vida, em contraste à agitada realidade urbana das cidades, os diretores tentam levantar um importante debate sobre a crise humanitária que não para de crescer na América. Curiosamente, não deixa de ser um retrato global que acontece hoje em dia.

Os realizadores procuram primeiro apresentar as grandes metrópoles onde se passa a história, para logo em seguida direcionar as suas atenções para os moradores de rua que vão fazer parte do fio condutor da trama. Embora menos de quarenta minutos a obra consegue fisgar o lado emocional de cada uma dessas pessoas, sendo que cada um ali possui um sonho para ser alcançado, embora ele possa estar mais distante do que imaginamos. Não tem como não se emocionar com alguns depoimentos, sendo que que eles colocam para fora as suas dores e feridas emocionais, sendo que as mesmas já são nítidas através de olhares cansados e que pedem por dias e noites de sono.

Com sobrevoos em que se registra filas quilométricas de cabanas aglomeradas nas principais ruas dessas metrópoles, o governo procura achar uma solução, muito embora a ideia deles seja riscar essas pessoas do mapa. Ao invés de levarem para um lugar apropriado, a justiça manda a polícia prender ou mandar embora esses moradores que pedem socorro. A pergunta que sempre fica é. para onde eles vão?

Atualmente EUA possui mais de quinhentos mil moradores de rua e, curiosamente, parece que quanto mais os prédios das elites se levantam e alcançam os céus mais aumenta o número de pessoas que levantam as mãos pedindo ajuda. O documentário não traz uma solução para o fato, mas busca fazer com que a gente pense sobre esses tempos cada vez mais capitalistas e menos humanos. Indicado ao Oscar de Melhor Curta Metragem de 2022, "Onde eu Moro" é a realidade nua e crua sobre a possibilidade de que moradores de rua estarem morrendo na frente de nossas casas é muito maior do que se imagina.  

Onde Assistir: Netflix. 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: