Um cineasta que reflete sobre movimentos históricos, políticos e a condição humana
APRESENTAÇÃO
A Itália é um dos berços do cinema político. Desde o Neorrealismo dos anos 40, até os movimentos artísticos e políticos dos anos 60 e 70, formaram-se diferentes gerações de cineastas engajados que reúnem a grandeza de Vittorio De Sica, Roberto Rossellini, Pier Paolo Pasolini, Luchino Visconti, Ettore Scola, dentre muitos outros. Dentro desta tradição cinematográfica riquíssima um dos nomes que mais se destaca é o de BERNARDO BERTOLUCCI.
A obra de Bertolucci além de representar movimentos históricos e políticos, também resulta de uma busca de interpretação pela condição humana, através da filosofia, da sociologia e da psicanálise. Seu cinema conflui de um vasto conjunto de referências que se estendem desde a cinefilia da geração francesa da Nouvelle Vague, sobretudo em Godard, o olhar humanista e político de Rossellini, a poética de Pasolini, a cultura italiana enquanto fator histórico e social, partindo para a psicanálise freudiana e o existencialismo de Dostoiévski. Essa confluência resulta em um estilo cinematográfico único que lhe garantiu além de diversas premiações, um lugar inconfundível e bem demarcado na história do cinema.
OBJETIVOS
O Curso presencial BERNARDO BERTOLUCCI: CINEMA, POLÍTICA E ARTE, ministrado por Alexandre Guilhão, fará uma imersão pela obra do cineasta e através de análises dos filmes refletir a partir de suas bases teóricas e artísticas, e ao mesmo tempo compreender o ambiente histórico em que se passam. Sempre contextualizando as análises com a recepção crítica a que tiveram em sua época. Alguns filmes serão destacados com avaliações mais aprofundadas, mas direta ou indiretamente toda a filmografia do realizador italiano será estudada nas aulas.
Ministrante: ALEXANDRE GUILHÃO
Formado em Cinema e Mestre e Doutorando em História pela PUCRS, pesquisa as relações entre cinema e história e a constituição de um cinema político a nível global. Produziu dissertação de Mestrado que analisou a transição do Cinema em Cuba após a Revolução Cubana e os seus principais filmes. É coordenador do grupo de estudos em Cinema-História da PUCRS. Já ministrou cursos e oficinas com esta temática, bem como, coordenou simpósios temáticos e escreveu artigos sobre Cinema e História. Também cineasta, dirigiu o documentário Tomada da Casa do Povo (vencedor do II Cine Tamoio Festival). Ministrou o curso “Cinema Cubano: Os Filmes da Revolução”, pela Cine UM.
Curso presencial
BERNARDO BERTOLUCCI: CINEMA, POLÍTICA E ARTE
de Alexandre Guilhão
* Datas:
02 e 03 / Abril (sábado e domingo)
* Horário:
14h às 17h
* Duração:
2 encontros online (carga horária: 6 horas / aula)
* Local:
Cinemateca Capitólio
(R. Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)
* Inclui Certificado de participação
Investimento
R$ 80,00
* Valor Promocional para as primeiras inscrições: R$ 65,00
Formas de pagamento:
Boleto / Depósito ou transferência bancária / Pix
Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714
INSCRIÇÕES
https://cinemacineum.blogspot.com/2022/03/bernardo-bertolucci.html
Realização
Cine UM Produtora Cultural
INSCRIÇÕES ABERTAS
Curso online
SPAGHETTI WESTERN E O ESTILO DE SERGIO LEONE
de Rodrigo Carreiro
* Datas:
26 e 27 / Março (sábado e domingo)
Formulário de inscrição:
https://cinemacineum.blogspot.com/2022/03/spaghetti-western-e-sergio-leone.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário