Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Cine Dica: SESSÃO DISTRUKTUR + ACADEMIA DAS MUSAS: FOTOKINO & MUITO ROMÂNTICO




Celebrando a presença da dupla Distruktur em Porto Alegre, segunda-feira, dia 17 de dezembro, às 19h, a Sala Redenção e o Cineclube Academia das Musas recebem Melissa Dullius e Gustavo Jahn para a exibição de dois de seus filmes Fotokino (2012) e Muito Romântico (2016). A sessão será seguida de debate com os realizadores.
Melissa Dullius & Gustavo Jahn começaram a fazer filmes em Porto Alegre no ano 2000, primeiro em Super 8 e depois em 16mm. Depois de mudarem-se para Berlim em 2006 e juntaram-se ao grupo fundador do coletivo LaborBerlin e.V passaram a incorporar práticas experimentais de filmagem e revelação analógicas ao seu processo criativo. Movendo-se através das fronteiras entre arte e cinema, experimental e narrativo, fotografia e imagem em movimento, exploram diferentes níveis da experiência sensorial e intelectual. A dupla desestabiliza as noções do real e do imaginário ao mesmo tempo em que fundem as camadas de passado, presente e futuro. Deslocamento e transposição acontecem aqui como estratégias para produzir transformações, e as narrativas instáveis a que dão vazão sugerem que há muitas outras maneiras de comunicação além das normalmente conhecidas. Seus trabalhos tomam forma como filmes, instalações, filmesperformance, fotografias, textos e materiais gráficos.
Fotokino (2012) é uma transposição de fotografias, feitas pela dupla de diretores, durante um período de dez anos, para película 16mm. A câmera torna-se um instrumento para transferir imagens da realidade ao filme. Quando alguma coisa passa de um meio a outro, tudo o que resta é ritmo.
Muito Romântico (2016), é o primeiro longa-metragem da dupla, lançado no Brasil em 2017, pela Vitrine Filmes. A aventura de Melissa e Gustavo começa a bordo de um navio cargueiro vermelho cruzando o Oceano Atlântico. Leva-os a Berlim, uma cidade de constante movimento, onde o velho tem que dar espaço ao novo. O casal encontra um lar e o transforma no centro de seu próprio universo. À medida que o tempo passa e as estações mudam, a vida e o cinema se tornam um e seu quarto se torna um palco em constante mudança, onde os amigos são convidados a desempenhar seus próprios papéis. Nesse estado de transição, Melissa e Gustavo perdem de vista seu caminho e seu mundo começa a tremer. Até que um dia um portal cósmico aparece em sua casa abrindo conexões entre o passado, o presente e o futuro, confrontando os dois viajantes com descobertas extraordinárias. Muito Romântico é um fluxo que transporta corações e mentes. Um rearranjo lúdico de experiências, memórias e fantasias em uma jornada que transcende o espaço e o tempo.
Muito Romântico estreou na 66ª Berlinale – Festival de Berlim em fevereiro de 2016 e desde então foi exibido festivais como IX Janela do Recife, 8ª Semana dos Realizadores e 40ª Mostra Internacional de São Paulo, além de festivais e mostras na Itália, França, Polônia, Rússia, Austrália, Lituânia, Egito, Estados Unidos, Peru, Letônia, Suíça, Uruguai e Áustria. Esteve em cartaz por oito semanas no Wolf Kino em Berlim. Entre maio e agosto de 2017 e foi lançado nos cinemas brasileiros dentro do programa Vitrine Petrobrás tendo sido exibido em salas de cinema de mais de 20 cidades brasileiras.
“Muito Romântico é um filme que dissipa as fronteiras entre as linguagens do cinema, da fotografia e das artes plásticas, o que lhe permite transitar das salas de exibição às galerias de arte contemporânea.” Naief Haddad na Ilustrada da Folha de São Paulo.



SERVIÇO:
O quê: Sessão Distruktur + Cineclube Academia das Musas: Fotokino (2012) & Muito Romântico (2016)
Quando: Dia 17 de dezembro de 2018, às 19h
Onde: Sala Redenção – Cinema Universitário, Rua Paulo Gama, 110 – Campus Central da UFRGS.

Tânia Cardoso de Cardoso
Coordenadora e curadora
Sala Redenção – Cinema Universitário
(51) 3308-4081

Nenhum comentário: