Sinopse: Questionada por sua mulher sobre a abordagem pedagógica que predente dar em sua Academia de Musas, projeto com fundamentos clássicos de reforma do mundo pela poesia, um professor de filologia fla da mítica figura das musas que inspiram escritores a criar algo inexistente. O projeto pedagógico torna-se polêmico e situações comandadas pelo desejo e pela palavra passam a acontecer.
Numa verdadeira
mistura de ficção e documentário, os debates vão gradualmente surgindo nas aulas do protagonista, onde começamos a identificar alguns de seus
alunos. O cineasta José Luis Guerín (A Cidade de Sylvia) está marcando a
passagem das cenas com as datas em que foram filmados, mas os personagens de
uma forma mais tradicional que aparecem, ou sendo cortado pelas aulas. Emanuela
(Emanuela Forgetta) é o mais participativa dos alunos. Um italiano como o
professor que dá o seu pensamento sobre as questões que surgem: se a poesia é
uma forma de diálogo com os mortos, se o "amor" é uma invenção dos
poetas que tornam impossível sustentar na vida real.
Para quem lidou pelo
lado mais difícil nessas áreas é Mireia (Mireia Iniesta), uma aluna de espanhol,
aonde vemos ela com seus dilemas românticos e questões pessoais. E é a mais
descrente Carolina (Carolina Llacher), uma bela de cabelos curtos que rejeita
algumas das limitações impostas pelo Pinto, particularmente aqueles ligados aos
formatos clássicos rima impostas pelo professor. Em paralelo, e quando o filme
está gradualmente se afastando da classe para ir para as salas da Universidade
e de lá para os bares e as casas dos protagonistas, vemos conversas entre
professor e meninas, e entre estas, as relações entre Pinto e sua esposa Rosa (Rosa Delor Muns).
Rosa está começando a
abrir a porta para o que já deveria estar acontecendo. Tal como decorre o tom
das conversas entre o professor e seus alunos há uma relação entre eles, que
sempre parece prestes a quebrar formalmente. E Pinto assume que "o ensino
é seduzir", mas talvez não o suficiente para tranqüilizar sua esposa,
também uma intelectual que percebe que há mais para jogar no ir e vir de Pinto
e seu discurso sobre lealdade, etc. Um professor viaja um fim de semana e
coloca as coisas ainda mais zona de dúvidas para as mulheres.
Mas o filme não só
procura descobrir se o sedutor professor veterano italiano é um galanteador
usando as suas aulas para meninas se fascinarem por sua presença, mas na
maioria das vezes, quando o filme está deixando a aula para se concentrar nas
vidas pessoais dos quatro protagonistas são as mulheres que conversam entre si
sobre seu relacionamento com particular classe, o conceito de "musa"
e como isso influencia as suas vidas diárias, incluindo suas diversas relações
com o professor e também de outros relacionamentos. Todas as mulheres são muito
lúcidas e inteligentes em suas abordagens teóricas, mas confusas
sentimentalmente.
Com estes materiais,
Guerin cria um retrato fascinante de um grupo que pode estender-se a muitos
outros que calmamente luta entre a clareza conceitual e aparente fragilidade
emocional. Desde o personagem que, teoricamente, não acredita em inveja ou
fidelidade, mas, em seguida, sofrer na carne e desarmado, até discussões sobre
querer ir às aulas para conversas privadas, sempre em algum tipo de limite,
entre Professor e sua "musa". Muitas dessas conversas individuais
Guerin de o tiro de fora de um pub, uma casa, um auto-geração de aviões
carregados com reflexões e ecos visuais, e uma beleza poderosa que contrasta
com o registro de classe mais tradicional.
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