Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Cine Dica: Passion (2012)


Sinopse: Passion conta a história de uma cruel luta pelo poder entre duas executivas de alto nível. Christine é elegante, confiante e ambiciosa. Já Isabelle, a tímida mas brilhante novata protegida por Christine, começa a ter algumas de suas ideias roubadas... Christine entra num jogo perverso, humilhando e dominando Isabelle. Mas quando esta última tem um caso com um dos amantes de sua colega de trabalho, a guerra é declarada entre as duas.

Para o bem ou para o mal, Brian De Palma sempre ficou marcado pela sua forma de filmar, que por vezes lembra muito a forma que Alfred Hitchcock filmava. Porém, a sua visão pessoal de se fazer cinema foi cada vez mais se desvencilhando da visão do mestre do suspense e que conforme o tempo acabou ganhando identidade própria. Nos últimos anos, De Palma tentou se renovar em filmes como o perturbador Guerra sem Cortes, mas os fãs pelo visto clamaram para ele retornar em fazer o seu cinema de antigamente e a resposta é Passion.
Se formos observar, Passion na realidade chega um tanto que atrasado nos cinemas, pois mais parece um filme dos anos 90 e aqueles vistos no inicio do ano 2000. Se por um lado isso é falho, por outro da á sensação de nostalgia da forma que o cineasta gostava de fazer um filme noir no seu estilo como Vestida para Matar, Femme Fatale e Irmãs Diabólicas. Aqui há uma trama de desejo, ambição, traição e surpresas, que embora boas, por vezes soam meio que forçadas.
O elenco encabeçado por ótimas atrizes como Rachel McAdams, Noomi Rapace e Karoline Herfurth compensam nos momentos que a gente sente a sensação que faltou alguma coisa na trama, principalmente nos momentos de virada da historia. Pelo menos, De Palma continua um gênio na forma de se fazer suspense, onde se destaca a cena do balé, que se divide com uma cena importante de assassinato. É nesse momento  que assistimos os dois momentos chaves numa única tela dividida em duas, remetendo os bons e velhos tempos do cineasta.
Pode não ser um retorno definitivo ao cinema que o consagrou, mas é sempre bom ver Brian de Palma indo contra a maré e fazendo cinema do seu modo.  


Me sigam no facebook e witter.

2 comentários:

Bússola do Terror disse...

Caramba!
Mais um pouquinho e esse filme virava um slasher!

Marcelo Castro Moraes disse...

Pior né né Bussola