UM DOS MAIORES CLASSICOS DA ITALIA, DE VOLTA NA CAPITAL GAUCHA.
Sinopse: Roma, 6 de maio de 1938. Benito Mussolini e Adolf Hitler se encontraram para selar a união política que, no ano seguinte, levaria o mundo à 2ª Guerra Mundial. Praticamente toda a população vai ver este acontecimento, inclusive o marido fascista de Antonietta (Sophia Loren), uma solitária dona de casa que conhece acidentalmente Gabriele (Marcello Mastroianni), seu vizinho, quando seu pássaro de estimação foge e ela o encontra pousado na janela do vizinho. Antonietta nunca falara com Gabrielle, que tinha sido demitido recentemente da rádio onde trabalhava por ser homossexual. Ela, por sua vez, era uma esposa infeliz e insegura pelo fato de não ter uma formação profissional. Gradativamente os dois desenvolvem um tipo muito especial de amizade.
Passado em um único ambiente, esse filme intimista, alem de expor com clareza a massificação de idéias que predominava na Itália fascista, acaba sendo um comovente retrato da repressão manifestada de forma pessoal e coletiva. Através das magníficas interpretações de Louren como uma angustiada esposa e dona de casa, e Mastroianni como o radicalista demitido devido sua opção sexual, Scola mostra de uma forma poética que almas de culturas diversas podem, por força das circunstancias, adquirir solidariedade afetiva e consciência sócio política.
Curiosidade: Este é o 5º de 10 filmes em que o diretor Ettore Scola e o ator Marcello Mastroianni trabalharam juntos. Os demais foram Ciúme à Italiana (1970), Rocco Papaleo (1971), Nós Que Nos Amávamos Tanto(1974), Senhoras e Senhores, Boa-Noite (1976), O Terraço (1980), Maccheroni(1985), Casanova e a Revolução (1982), Che Ora É?(1989) e Splendor (1989).
Em Cartaz: CineBancários: Rua General Câmara, nº 424 - Centro Porto Alegre
Me Sigam no Facebook e Twitter:
http://pt-br.facebook.com/people/Marcelo-Constantine/100001635958492
http://twitter.com/#!/cinemaanosluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário