Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Cine Dica: Mostra em homenagem a Teixeirinha na Cinemateca Capitólio

CINEMATECA CAPITÓLIO REALIZA MOSTRA
EM HOMENAGEM A TEIXEIRINHA

 A Secretaria da Cultura de Porto Alegre, através da sua Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, em parceria com aFundação Teixeirinha, inaugura na próxima terça-feira, dia 8 de dezembro, às 19h30, na Cinemateca Capitólio, a mostra Teixeirinha no Cinema, em homenagem à passagem dos 30 anos da morte deste que foi o artista de maior popularidade no Rio Grande do Sul. A programação inclui a exibição de quatro dos principais longas estrelados por Teixeirinha, Ela Tornou-se Freira (1972), Teixeirinha a 7 Provas (1973), Pobre João (1974) e Gaúcho de Passo Fundo (1978), cujas cópias em 35mm vieram especialmente da Cinemateca Brasileira para a exibição na mostra, além de uma exposição. Também no sábado, dia 12 de dezembro, às 17h, a Cinemateca Capitólio sedia um seminário para discutir o legado cinematográfico de Teixeirinha, com a presença da professora e pesquisadora de cinema Miriam Rossini (autora do livro Teixeirinha e o Cinema Gaúcho, publicado em 1996), do fotógrafo Ivo Czamanski (colaborador constante dos filmes do artista) e da produtora executiva da Fundação Teixeirinha, Márcia Teixeira.
Um verdadeiro fenômeno musical, Vitor Mateus Teixeira (1927-1985) repetiu no cinema o sucesso de seus discos. Entre 1967 e 1981, Teixeirinha estrelou 12 longas-metragens, que costumavam arrastar multidões aos cinemas, não apenas no Rio Grande do Sul. Desses 12 títulos, cinco ultrapassaram a marca de um milhão de espectadores, feito até hoje não igualado na história do cinema gaúcho.
A mostra Teixeirinha no Cinema estende-se até o dia 20 de dezembro na Cinemateca Capitólio, sempre com uma sessão diária. Trata-se de uma rara oportunidade de assistir novamente em uma sala de calçada alguns dos filmes deste que foi um dos principais recordistas de público da história do cinema brasileiro.
Ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes e sêniors).
 

SINOPSES DOS FILMES

ELA TORNOU-SE FREIRA (1972, 100 minutos)

ELENCO: Teixeirinha, Mary Terezinha, Jimmy Pipiolo, Rosana Martins, Carlos Castilhos, Ricardo Hoeper.

SINOPSE: Envolvido por uma trama internacional, Teixeirinha acaba virando “isca” para a ação de uma perigosa quadrilha quando recebe de presente, um violão “muito especial” que chegou da Itália. Sandra, mulher de um famoso empresário paulista, tenta seduzir Teixeirinha para poder conseguir o violão. E pelo maior dos azares, Mary acaba pegando os dois em flagrante e não suportando a traição, retorna para o convento onde foi criada, abandonando seu parceiro e sua carreira artística. Agora, Teixeirinha terá que seguir sozinho seu caminho. Mas, enquanto isso Dom Chiquito, vivido por Jimmy Pipiolo, sentindo-se responsável pela separação da dupla, começa a investigar o motivo que levou aquela mulher a se aproximar de Teixeirinha e lhe causar tanta confusão e tristeza. Tem como cenário a capital gaúcha, Porto Alegre.

Estória original de: Vitor Mateus Teixeira Roteiro e diálogos: Pereira Dias Diretor de fotografia: Ivo Czamanski Produtor executivo: Clóvis Mezzomo Direção: Pereira Dias

TEIXEIRINHA A 7 PROVAS (1973, 90 minutos)

ELENCO Teixeirinha Mary Terezinha Jimmy Pipiolo Ricardo Hoeper Rui Bastides Nelson Campos Dorival Cabreira Themis Ferreira Loreni Munhoz Tererê Luiz Abreu Nelson Lima

SINOPSE Desta vez, Teixeirinha enfrenta grandes desafios, tendo que cumprir 7 provas, entre elas, pular da Ponte do Guaíba, em busca de um tesouro perdido e conquistar o coração de uma bela jovem. Música, romance e muito humor, acentuado pela atuação do comediante chileno Jimmy Pipiolo. Tem como cenário a cidade de Porto Alegre.

Produções Produção Teixeirinha Produções Fotografia (eastcolor) Ivo Czamanski Música Telmo Kotlar Argumento Anibal D. Ferreira. Direção: Milton Barragan

POBRE JOÃO (1974, 100 minutos)

ELENCO Teixeirinha, Mary Terezinha, Jimmy Pipiolo, Edith Veiga, Darci Fagundes, Roque Araújo Viana, Suely Silva, Carlos Laporta Rejane Schumann, Alex Garcia, Eli Estivatti, Elias Pocos, Sílvia Cardoso, Zezinho e Julieta, Alexandre Teixeira, Victor Teixeira Filho.

SINOPSE: João (Teixeirinha) é um pobre mecânico que conhece Veridiana (Mary Terezinha), filha de um rico empresário, e terminam se apaixonando. O pai da moça pretende que sua filha se case com um homem de seu nível social e começa a perseguir João. Após uma briga com um pretendente de Veridiana, João é preso. Ao sair da cadeia eles decidem se casar, mas como João não poderia continuar vendo sua amada sem o luxo que sempre teve, ele sai pelo mundo em busca de fortuna. Consegue um emprego numa estância como capataz e, por lá fica durante muito tempo, até que um dia decide voltar e, quase comete uma desgraça, por não saber o que havia mudado na vida de sua esposa. Filme rodado na capital gaúcha.

SP Laboratório Rex Filmes Brasil Assitente-Produção Pedro Dias Filho Assistente-Câmera Pereira Dias Filho Assistente-Direção Paulo Albuquerque Maquiador Marino Henrique Diretor de Produção Carlos Castilhos Diretor de Fotografia Ivo Czamanski, Direção Pereira Dias.

GAÚCHO DE PASSO FUNDO (1978, 100 minutos)

ELENCO Teixeirinha, Mary Terezinha, Jimmy Pipiolo, Victor Teixeira Filho, Alexandre Teixeira, Elizabeth Teixeira, Vânia Elizabeth, Darci Fagundes.

SINOPSE Teixeirinha vai passar férias com seu único filho na sua fazendaem Passo Fundo. Durante um passeio a cavalo, ele vê um incêndio na casa onde Mary Terezinha mora com seus pais. Mesmo gravemente ferida, a moça conta a Teixeirinha quem foi o causador daquela tragédia. Ele, então, decide que é hora de dar um basta nos perigosos bandidos que roubam e matam por toda a região. Este filme é uma homenagem que Teixeirinha faz a terra de onde saiu para ganhar sua fama artística nacional e internacional, mostrando o cenário da região do Planalto Médio, com a beleza de seus trigais, sua tradição na Semana Farroupilha, e aspectos da mais pura cultura gaúcha.
História Original Vitor Mateus Teixeira Roteiro e Montagem Pereira Dias Seleção Musical Pedro Amaro Diretor de Produção Octavio Capuano e Paulo Crespo Produtor Executivo Victor Teixeira Filho Diretor de Fotografia Tony Rabatoni Produtor Vitor Mateus Teixeira Direção Pereira Dias
 

GRADE DE HORÁRIOS
8 a 20 de dezembro de 2015

8 de dezembro (terça-feira)
16:00 – Ela Vai
18:00 – A Teia de Chocolate
20:00 – Ela Tornou-se Freira

9 de dezembro (quarta-feira)
16:00 – Os Destinos Sentimentais
20:00 – Teixeirinha a 7 Provas

10 de dezembro (quinta-feira)
16:00 – Ela Vai
18:00 – Copacabana
20:00 – Pobre João

11 de dezembro (sexta-feira)
16:00 – Os Destinos Sentimentais
20:00 – Gaúcho de Passo Fundo

12 de dezembro (sábado)
17:00 - Seminário "O Cinema de Teixeirinha"
20:00 – Ela Tornou-se Freira

13 de dezembro (domingo)
16:00 – Ela Vai
18:00 – A Teia de Chocolate
20:00 – Teixeirinha a 7 Provas
   
15 de dezembro (terça-feira)
18:00 – Pobre João

16 de dezembro (quarta-feira)
18:00 – Gaúcho de Passo Fundo

17 de dezembro (quinta-feira)
18:00 – Ela Tornou-se Freira

18 de dezembro (sexta-feira)
18:00 – Teixeirinha a 7 Provas

19 de dezembro (sábado)
18:00 – Pobre João

20 de dezembro (domingo)
18:00 – Gaúcho de Passo Fundo

Nenhum comentário: