Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Cine Dica: O Melhor do Nosso Cinema: NINA

 UMA PEQUENA OBRA PRIMA DO RECENTE CINEMA BRASILEIRO 

Sinopse: Nina (Guta Stresser) é uma jovem de sensibilidade agudíssima e mente fragilizada, que procura meios de sobrevivência numa metrópole desumana. A proprietária do apartamento onde mora, Dona Eulália (Myriam Muniz), uma velha mesquinha e exploradora, parece ter prazer em esmagar a vontade da sua inquilina exaurida. Em meio aos desenhos que faz em toda a parte e vivendo a agitada cena eletrônica de São Paulo, Nina mergulha nos fantasmas de seu inconsciente até acabar envolvida em um crime.

Filme de estréia do diretor Heitor Dhalia, que logo em seguida faria outra obra prima, Cheiro do Ralo. Aqui, ele readapta a clássica historia de Crime e Castigo, para a cidade Paulistana e não faz feio. O filme é um verdadeiro delírio visual gótico, em meio aos personagens perdidos em suas vidas, liderados pela personagem Nina (Guta Stresser, ótima) que sofre todos os tipos de maus tratos psicológicos nas mãos de Dona Eulália (Myriam Muniz, espetacular).
O cinéfilo mais atento, irá lembrar rapidamente de outros filmes como Repulsa dos Sexos e O Inquilino (ambos de Roman Polanski), mas o filme fala por si. Além de acrescentar momentos fortes em que são retratados de forma original, em animação manga. Destaque para as participações especiais de Selton Mello, Lázaro Ramos, Matheus Nachtergaele, Renata Sorrah e Vagner Moura.

Curiosidades: Todo o material usado na construção dos cenários foi adquirido em demolições. Com isso obteve-se a sensação de gastura, de passagem do tempo, de um clima decadente próprio da velha usurária Eulália. O escritor e autor de quadrinhos Lourenço Mutarelli é o responsável pelos desenhos feitos por Nina no filme.


Me sigam no facebook e twitter.

2 comentários:

LEO disse...

Filmaço espetacular mesmo.... e um dos melhores nacionais q assisti nos últimos 10 anos!!!

uma pena q nunca encontrei esse DVD à venda nas lojas daqui... mas consegui uma cópia com um camarada meu (apesar de q esse eu gostaria de ter original)!!!

Abs!

Marcelo Castro Moraes disse...

Eu me lembro que teve uma época que As Americanas estava vendendo ele Leo.