Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Cine Dica: Narrativas Seriadas


Apresentação

Enquanto os grandes estúdios de cinema têm se voltado cada vez mais para resultados comerciais, a TV vem se tornando terreno fértil para a experimentação, liderando uma grande transformação no cenário televisivo mundial. Quem sai ganhando é o público, que é brindado com tramas densas e inteligentes como as de Breaking Bad; Game of Thrones; Mad Men e Homeland.

De olho neste mercado, o Netflix - cujo negócio era inicialmente apenas distribuição - começou a investir em conteúdo próprio, incluindo o prestigiadíssimo House of Cards, indicado a quatro categorias dos prêmios Emmy. Essas mudanças têm gerado especulações no mercado de que o Netflix estaria se tornando a nova HBO, devido à qualidade de seus projetos e dos nomes de peso que consegue reunir (como David Fincher e Kevin Spacey). Este formato resulta não só em programas mais ousados, mas também revoluciona e redefine o que é “assistir”. Jamais a audiência teve tamanho poder de agenciamento como hoje.

Objetivo


O curso NARRATIVAS SERIADAS: DA TV ÀS NOVAS MÍDIAS, ministrado por Sheron Neves (colunista do blog "Em Série", da Zero Hora) vai discutir a narrativa seriada e a TV contemporânea, além dos novos formatos dedistribuição e exibição. O curso apresentará essa evolução e vai projetar o que podemos esperar da TV nos próximos anos, incluindo o impacto da web, que vai afetar cada vez mais a forma como assistimos e interagimos com a TV.

Cronograma

Aula 1 (21/Novembro)
As diferenças entre TV aberta, TV paga e TV paga Premium;
Histórico da TV de qualidade: como The Sopranos nos preparou para Breaking Bad;
As temáticas-tabu, as tramas complexas e a estética cinematográfica;
Novas demandas e novas formas de distribuição;
A revolução trazida pelo Netflix e pela web.


Aula 2 (22/Novembro)
Telespectador ou participante? O novo comportamento da audiência;
A Social TV e o “assistir conectado”;
Panorama e análise da teledramaturgia atual;
O que muda com a narrativa transmídia;
O marketing das séries;
Fãs: muito além dos Trekkies.


Ministrante: Sheron Neves

Publicitária com especialização em Marketing; Professora, Mestre em “História do Cinema” e doutoranda em “Estudos de Televisão” pela Birkbeck, University of London. Colunista dos blogs da Escola de Criação da ESPM; Televisuale O Café, além de editar seu próprio blog, Meditations in an Emergency, onde escreve sobre suas três paixões: televisão; marketing e transmídia storytelling. Recentemente passou a assinar o blog Em Série, da Zero Hora / ClicRBS. Já ministrou para a Cena UM os cursos “HBO: A TV que não diz que é TV” e “A Vez das Séries: O melhor do Cinema foi para a TV?”.

Curso "NARRATIVAS SERIADAS: DA TV ÀS NOVAS MÍDIAS"
de Sheron Neves

Data: 21 e 22 de novembro (quinta e sexta)
Horário: 19h30 às 22h
Local: Centro Cultural CEEE Érico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)


Realização: Cena UM
Promoção: Centro Cultural CEEE Érico Verissimo / Grupo CEEE / Governo do Estado do RS
Patrocínio: Back in Black

Me Sigam no Facebook e Twitter:

Nenhum comentário: