Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cine Especial: FILMES B QUE AMAMOS: Parte 4

Na primeira semana de outubro (do dia 04 a dia 08) participarei do curso do CENA UM, “Filmes B que Amamos” (Museu da Comunicação: Rua dos Andradas, 959, Porto Alegre) onde o tema principal serão sobre filmes baratos (baixo orçamento e de vários gêneros) feitos pelo cinema americano que acabou conquistando inúmeros fãs. Por aqui, irei postar sobre o que eu sei desse universo de baixo custo, mas com enorme imaginação.

QUEM ERA QUEM??
Quando DWA lançou Monstros Vs, Alienígenas, o filme era mais do que uma simples aventura, mas também uma homenagem ao cinema B dos anos cinqüenta, onde os filmes de monstros e alienígenas faziam sucesso a torto a direito. Contudo, somente os mais aficionados pelo gênero (e os cinéfilos em geral) entendiam qual era a proposta do filme, mas o publico em geral (os não entendedores) não sabiam exatamente quem era quem. Melhor dizendo, os personagens eram inspirados em quais filmes exatamente?  Abaixo, falo um pouco sobre cada filme que serviu de base para essa divertida animação.

SUSAN
   
O Ataque da Mulher de 15 Metros
Sinopse: Uma esposa bêbada em apuros com o marido mulherengo tem sua vida mudada depois de um encontro com um alienígena gigante. Depois do encontro do outro mundo, a mulher passa a crescer até atingir a altura de 50 pés e sai em perseguição do marido infiel destruindo a cidade.
Dirigido por Nathan Juran (Simba e a princesa) o filme foi lançado no auge em que o cinema americano fazia inúmero filmes de ficção cientifica com diversos tipos de historia, desde monstros alienígenas vindo do espaço como monstros terrestres radioativos. Agora, criar uma mulher ciumenta, furiosa com o marido, sabendo que ele esta traindo e transformar ela numa mulher gigante, não é algo para se levar a serio, mas o legal do filme é que surpreendentemente a trama leva a situação a serio, tanto que a forma que é mostrada o casal em crise é bem convincente em meio a uma trama de ficção boba, mas divertida. Embora os efeitos tenham envelhecido mau, o filme até hoje é lembrado e esta entre os melhores filmes B da historia.

O Elo Perdido
O Monstro da Lagoa Negra
Sinopse: Na Amazônia Brasileira Carl Maia (Antonio Moreno), um pesquisador, fotografa o que parece ser a nadadeira de um anfíbio que talvez estivesse extinto. Mas o que ninguém nota é a presença discreta de uma criatura com o mesmo tipo de nadadeira, que está bem viva e próxima a eles. Carl viaja para mostrar sua descoberta e obter apoio financeiro. Ao retornar com outros pesquisadores, vê horrorizado que foram mortos dois funcionários deles, Thomas (Perry Lopez) e Louis (Rodd Redwing), que ficaram no acampamento. Achando que podem ter mais sorte em outro local, eles rumam para a Lagoa Negra. Lá acham uma misteriosa criatura anfíbia, que pode ser o elo perdido entre duas espécies (uma aquática, outra terrestre). A criatura se mostra muito hostil, atacando sempre que possível os membros da expedição.
Numa época em que os estúdios da Universal estavam em baixa com relação a filmes de monstro, eis que o diretor Jack Arnold (O Incrível Homem Que Encolheu), mesmo com baixo orçamento, criou uma trama cheia de suspense com inumeras cenas subaquaticas muito bem filmadas. O monstro em si até assusta em alguns momentos, mas envelheceu mau para o publico atual mais exigente, mas quem curtiu os monstros da Universal, ira curtir muito bem esse. Vale lembrar, que o filme foi filmado em 3D, numa epoca que essa ferramenta estava engatinhando.

Dr BARATA
A Mosca da Cabeça Branca
Sinopse Cientista inventa maquina capaz de desintegrar a matéria e reintegrá-la em outro lugar, mas quando ele resolve teletransportar-se uma mosca entra na maquina com ele e os dois são desintegrados e reintegrados de forma trágica.
Dirigido por Kurt Neumann (Tarzan e a mulher leopardo) e estrelado pelo astro dos filmes de terror Vincent Price, o filme é um pequeno drama de ficção cientifica ao mostrar a típica historia do cientista em busca de uma revolucionaria forma de ajudar a humanidade, mas como todo filme de monstro que se preze, algo sai errado e o protagonista acaba adquirindo uma cabeça em forma de mosca. Mesmo com um final trágico (embora meio hilário em alguns momentos) o filme foi um sucesso estrondoso e gerou tanto uma seqüência como uma refilmagem muito superior em 1986 dirigida por David Cronenberg.
B.O.B
A BOLHA
Sinopse: Certa noite, Steve está com sua namorada Jane em seu carro conversível estacionado ao ar livre, quando ambos notam a queda de um meteorito uma colina próxima. Ao se dirigirem ao local aproximado, nada encontram, mas ao retornarem quase atropelam um velho que cruza a estrada gritando. Ao ir atrás dele, Steve nota que o velho tem alguma coisa gosmenta na mão e que lhe causa muita dor. Steve então o coloca no carro e o leva à cidade (Phoenixville (Pensilvânia)), ao consultório médico do Doutor Hallen. Mais tarde, Steve retorna ao local e vê o que parece uma massa disforme e monstruosa absorver por inteiro uma pessoa. Apavorado, ele tenta contar à polícia, mas duvidam dele, pois seus amigos adolescentes costumam pregar peças nos policiais. Steve então pede ajuda a esses mesmos amigos para alertar a cidade do perigo que estão correndo. Mas somente quando a criatura agora gigantesca ataca um cinema lotado, é que as pessoas descobrem a real ameça que paira sobre a cidade.

Apesar da produção precária, o filme ganha pela criatividade e suspense na medida certa e foi um dos raros filmes do gênero naquele tempo que foi colorido, fazendo da produção parecer muito mais requintada do que era. O filme gerou uma seqüência 14 anos depois e uma refilmagem, que embora barata, se tornou muito superior. Vale lembrar que o protagonista do filme de 58 é estrelado pelo futuro astro Steve Mcqueen.
Insectossauro
Godzilla
Sinopse: Um gigantesco réptil mutante surge em virtude de testes nucleares. A monstruosa criatura cria um rastro de destruição no seu caminho até Tóquio, que corre o risco de ser totalmente destruída se o dinossauro não for detido.
Se os Estados Unidos viviam com o temor de uma guerra nuclear nos anos cinqüenta, com o Japão não foi diferente, principalmente depois com o que aconteceu em Hiroshima. Produzido pela Toho Film Company era a personificação do medo dos japoneses perante as armas nucleares. Criado por uma explosão nuclear, seu imenso tamanho, força, terror e destruição evoca a fúria das bombas atômicas soltadas em Hiroshima e Nagasaki.O filme gerou pelo menos mais 28 filmes e no decorrer da série, o grande monstro se desenvolveu como um personagem com características de um vilão ou às vezes como herói, mesmo que indiretamente.
Em 1998 a Tristar Pictures produziu uma desastrada versão americana da criatura onde a historia se passava em Nova Iorque, com o monstro redesenhado e chamado de Zilla

Os Vilões Alienigenas
Guerra dos Mundos (1953)
Sinopse: Um locutor de rádio explica como as armas de guerra ficaram mais poderosas, destrutivas e mortais durante o século XX. O locutor fala sobre como os habitantes de Marte tiveram que abandonar o mundo deles, que está morrendo, e procurar um lugar novo para viver. Em uma pequena cidade da Califórnia, Linda Rosa, os habitantes ficam excitados quando um flamejante meteoro aterriza nas colinas, fazendo Clayton Forrester (Gene Barry), um cientista, chegar ao lugar acompanhado de dois outros cientistas para investigar o acontecido. Uma pequena multidão se formou no local, que inclui Sylvia Van Buren (Ann Robinson). Constatando que o meteoro ainda está muito quente para uma aproximação, Clayton decide ficar na cidade e esperar. Três homens são mantidos de guarda no local. Logo um som estranho é ouvido, como se desparafusassem a parte de cima do meteoro. Com o topo fora emerge uma sonda longa, que se assemelha à cabeça de uma cobra. Os guardas decidem mostrar que são pacíficos e caminham para a máquina com uma bandeira branca. Com um som intenso os homens são desintegrados imediatamente, ficando claro que uma guerra está começando.
Dirigido por Byron Haskin, o filme é baseado no livro de ficção cientifica de H.G Wells, cuja historia, já era muito conhecida pelo publico devido à trama ter sido narrada no radio pelo futuro cineasta Orson Wells e causado pânico ao publico americano desavisado. Um marco nos efeitos especiais (vencedores do Oscar) o filme foi um dos grandes estopins para a inauguração da mania de invasores do espaço que tanto o cinema americano explorou até a exaustão durante a década e cinqüenta. Admirado por muitos, o filme se tornou modelo de inspiração para inúmeros cineastas, como Steven Spielberg que prestou uma homenagem ao filme numa cena de ET, além de ter criado sua própria visão sobra a obra num filme de 2005 de grande sucesso de bilheteria.
 
Me Sigam no Facebook e Twitter:


Um comentário:

Felipe Rocha disse...

Realmente alguns aí amamos, mas outros não hein... fale por vc... hehe.

Ótimo post!!

Um abraço