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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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domingo, 5 de outubro de 2025

Cine Dica: Ciclo discute perda do sentido e limite da ficção no Cinema da UFRGS

Debater a censura às artes, os limites e a atual perda do sentido da ficção é a proposta do ciclo “Ficções Libertas”, que estreia na Sala Redenção no dia 8 de outubro, quarta-feira, e segue até o dia 29 de outubro. As três primeiras sessões contam com bate-papo com Paula Luersen, pesquisadora e proponente do ciclo.

O ciclo integra o projeto “Interdições do sensível, ficções libertas” do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS (PPGAV), desenvolvido por Paula e orientado pela artista e pesquisadora Mônica Zielinsky. Os encontros acontecem nas quartas-feiras de outubro, com exibições às 13h30. Haverá certificado de extensão de 9h para quem participar de pelo menos 75% das atividades.

Inscreva-se entre 22 de setembro e 7 de outubro através do formulário.

“Close Up” (1990) de Abbas Kiarostami, é o filme que dá início à programação no próximo dia 8 de setembro. A obra debate a responsabilização das imagens e da ficção por ações criminosas e violentas.

Na quarta-feira seguinte, dia 15, é a vez de “Estás vendo coisas” (2017), de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, e “Fotograma” (2016), de Luís Henrique Leal e Caio Zatti. As produções refletem sobre como as linguagens da arte podem propor formas de reconfigurar a nossa experiência de mundo.

Já no dia 22, a Sala Redenção exibe “A liberdade é azul” (1993) de Krzysztof Kieślowski, obra que pensa a atuação da ficção no tratamento simbólico de questões traumáticas.

O ciclo encerra com “Warhol – Vijande: Mais que pistolas, facas e cruzes” (2025), de Sebastián Galán. A produção narra a história da lendária visita do artista Andy Warhol a Madri, em 1983, a convite do galerista espanhol Fernando Vijande.

Confira a programação completa no site oficial da sala clicando aqui. 

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Cine Especial: Revistando 'Paris Texas'

Apontado por muitos como um dos melhores filmes da década de oitenta, o longa já começa dando um show mostrando o contraste do céu azul com a paisagem sílica dos desertos texanos e o boné vermelho do personagem principal que está a vagar por ele. E em consonância com a fotografia, a trilha sonora é marcada por solos bem arranhados de guitarra que nos inebria e cativa nossa concentração durante todo o longa.

Esse personagem que vagava pelo deserto é Travis (Harry Dean Stanton). Vagou durante quatro anos sem dá notícias a ninguém por onde andava, depois de acontecimentos no seu casamento que só são revelados no fim do filme. Quando resolveu sumir, fora de si, deixou esposa e filho para trás. Daí ele encontra um posto em meio ao deserto e passa mal. É atendido por um médico que encontra um número de telefone em seu bolso. A ligação cai em Walt (Dean Stockwell, que está ótimo no filme), seu irmão. Fazendo o papel de família – e esse é um tema bem abordado no longa –, Walt vai buscar seu irmão. Ele encontra Travis em maltrapilhos e “mudo”. Após um bom tempo de viagem é que ele consegue arrancar algumas palavras do irmão, e elas foram: Paris… Paris, Texas.

Travis tinha em mãos a foto de um lote que diz ele ter comprado na cidade de Paris, Texas. Ele lembra ao irmão que foi lá onde o pai dele dizia tê-lo concebido com sua mãe e que ele tinha orgulho de dizer que sua esposa havia nascido na capital francesa para todos. Mentia tanto a respeito, que até ele acreditava (uma breve crítica feita à sociedade e seus padrões de aceitação). Já vencido o silêncio, conversa vai e vem e Walt resolveu perguntar a Travis que motivos o levaram a abandonar sua família. Mas, dizendo ele, não lembrava. O que havia restado em Travis era apenas um imenso vazio alimentado e metaforizado pelos desertos por onde vagou (parabéns à direção de arte).

Chegando a Los Angeles, onde Walt e sua esposa Anne moravam e criavam Hunter, o filho de Travis, começa a tentativa de reaproximação entre pai e filho, e surge a esperança de unir a família novamente. Travis então resolve ir atrás de Jane (Nastassja Kinski), sua esposa e mãe de seu filho e, este último, por vontade própria, também decide juntar-se ao pai na busca. Aqui fica clara a luta pela família. Depois de idas e vindas, encontram-na. Nastassja está maravilhosa no papel de Jane, no que talvez seja uma das melhores atuações femininas da história do cinema.O que me resta dizer agora é que Wenders faz jus a sua aclamação como cineasta e termina o filme da melhor maneira possível.

Esse longa é belíssimo. Cheio de belas metáforas e ricas falas, o filme encanta como a cidade de Paris (França) e comove como os desertos do Texas (lembrando que Paris no Texas existe mesmo! Mas, no filme, ela é mais metafórica). Possui um final que deixa alguns porquês tirando, dessa forma, a obviedade do filme (que nem precisava), mas, mesmo assim, não causa curiosidade no espectador. A obra por si só convence. Enfim, sentar em frente de uma tela de cinema e assistir a essa obra de Wim Wenders é mais do que um programa, é uma viagem até Paris. E não me refiro à cidade das luzes. Refiro-me à cidade obscura e deserta que está no interior do ser humano sem amor e sem família.

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quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (02/10/25)

 Coração de Lutador - The Smashing Machine

Sinopse: Com direção de Benny Safdie e produção da A24, o filme traz a poderosa e real história de uma lenda do UFC que, no auge da fama, precisa enfrentar seus maiores combates fora do octógono: o vício, a pressão pela vitória, o amor e a lealdade.


Os Estranhos: Capítulo 2

Sinopse: Após descobrirem que sua vítima, Maya, ainda está viva, três maníacos mascarados retornam para terminar o serviço. Sem ter para onde correr e sem ninguém em quem confiar, Maya se vê em uma luta pela sobrevivência contra psicopatas.


Dora e o Mundo Mágico Das Sereias

Sinopse: Em DORA E O MUNDO MÁGICO DAS SEREIAS, Dora e Botas se transformam em sereias após tocarem um instrumento mágico, embarcando em desafios subaquáticos para salvar a Enseada das Sereias. Acompanha um episódio especial de aniversário da Dora.


Goa

Sinopse: Tyriq Withers interpreta Cameron Cade, um promissor quarterback universitário que dedicou sua vida - e sua identidade - ao futebol americano.


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Cine Dica: Sessão dupla CCPA: Circuito Metropolitano Audiovisual RS (Cine Bancários + Cinemateca Paulo Amorim).

Cida Tem Duas Sílabas (Giovanna Castellari)

Neste final de semana teremos uma sessão dupla especial do Clube de Cinema, com exibições no Cine Bancários e na Cinemateca Paulo Amorim (CCMQ) de curtas-metragens que integram o Circuito Metropolitano Audiovisual RS.

A mostra reúne uma diversidade de olhares e linguagens, com filmes que transitam entre o documentário, a ficção, a animação e o experimental. As obras abordam temas sociais relevantes, como violência contra a mulher, memória cultural, ditadura, diversidade de gênero e crise ambiental. Há espaço também para o fantástico, o terror e a comédia, em curtas-metragens que exploram desde tradições culturais até reflexões filosóficas e existenciais.

Além disso, a sessão contará com a presença de diversos realizadores, que irão compartilhar com o público os bastidores e os processos de criação de suas obras, enriquecendo ainda mais a experiência.


Confira os detalhes das sessões:


🎬 PROGRAMAÇÃO

📅 Sábado – 04/10/2025

🕙 10h

📍 Cine Bancários – Rua Gen. Câmara, 424, Centro Histórico, Porto Alegre

Filmes em exibição:

A Borda da Vida (Fabiane Severo)

Cida Tem Duas Sílabas (Giovanna Castellari)

Dias de Camus (Cecília Schroeder Catarino)

O Espelho (Fernanda de Menezes Nunes)

Outro Lado (Jackson Reis)


📅 Domingo – 05/10/2025

🕙 10h

📍 Cinemateca Paulo Amorim – Sala Eduardo Hirtz, Casa de Cultura Mario Quintana

Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre


Filmes em exibição:

A Pior Dor que Há (Ana Clara Miranda Lucena)

Memórias Enferrujadas – Ressonâncias (Tayhú Durigon Wieser)

O Terceiro Híbrido (Eric Pedott)

Porto a Drag (Mel Eichler)

Reset (Gabriela Nataly)


Esperamos por você!


CONFRATERNIZAÇÃO DO CCPA

A Diretoria do Clube de Cinema tem a alegria de convidar você para um momento especial de confraternização, pensado para aproximar ainda mais nossos associados.


📅 Data: 29 de novembro, sábado

⏰ Horário: a partir das 10h30

📍 Local: Associação do Pessoal da Caixa Econômica – Av. Cel. Marcos, 627 – Pedra Redonda

Começaremos a manhã com um café preparado pela organização, em clima de partilha. Quem quiser, pode levar seu chimarrão para irmos mateando juntos. Ao meio-dia, será servido um almoço – o cardápio será confirmado em breve. Importante: O encontro será por adesão, e o valor será informado mais próximo da data. No momento, precisamos apenas da sua confirmação de interesse para calcularmos o número de participantes. Será uma ótima oportunidade para nos encontrarmos fora das sessões, em um ambiente acolhedor e descontraído. Contamos com sua presença!


Atenciosamente,

Equipe diretiva do Clube de Cinema de Porto Alegre

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quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Cine Dica: Streaming - 'Alien: Earth'

Sinopse: Uma misteriosa nave espacial cai na Terra e uma jovem e um grupo desorganizado de soldados táticos fazem uma descoberta fatídica que os coloca cara a cara com a maior ameaça ao planeta.  

"Alien - 8º Passageiro" (1979) ainda é apontado para muitos como o melhor filme da franquia e podendo ser facilmente considerado como uma obra prima do gênero e a frente do seu próprio tempo. Depois de sete filmes no decorrer das décadas parecia uma missão impossível extrair algo de novo deste universo iniciado pelo realizador Ridley Scott. Porém, a série "Alien: Earth" (2025) provou que ainda havia algo a ser explorado e provando que o verdadeiro monstro é na realidade o próprio ser humano.

Criado por Noah Hawley, a trama se passa exatamente dois anos antes dos eventos vistos do primeiro filme, onde uma misteriosa nave espacial cai na Terra, dando início a uma descoberta fatídica que colocará um grupo de soldados táticos e a jovem Wendy (Sydney Chandler) frente a frente com uma ameaça alienígena devastadora. Enquanto buscam por sobreviventes entre os destroços, a equipe encontra formas de vida predatórias e assustadoras, mais perigosas do que poderiam imaginar. Ao mesmo tempo Wendy vai questionando a sua própria existência e tomando decisões surpreendentes quando começa ter contato com os aliens.

A série explora algo que não havia sido muito explorado nos filmes anteriores, mas que era sem sombra de dúvida o grande vilão das tramas que era a Companhia, uma corporação que tinha o único objetivo de controlar os aliens para fazerem deles suas máquinas assassinas. Aqui constatamos que o mundo está sendo controlado por grandes corporações, com o intuito de somente entreter os seres humanos e fazerem deles seres controlados por um sistema gigantesco. Qualquer semelhança com o nosso mundo real não é mera coincidência e se tornando um ponto alto da trama.

Além disso, a série explora a fundo a questão dos androides, figuras sintéticas que tinham presença constante nos filmes, mas obtendo aqui maior profundidade e revelando as suas verdadeiras origens. Neste caso isso é sintetizado pela figura da Wendy, interpretada pela ótima atriz Sydney Chandler, onde ela possui um passado trágico, uma vez que ela foi um dia ser humano e obteve uma nova vida a partir do momento que a sua essência foi repassada por um novo corpo. Mas onde começa e onde termina o ser humano nesta questão tão complexa?

Os roteiristas capricharam nesta questão, ao ponto que até esquecemos que estamos diante de uma série sobre o Xenomorfo, sendo que o próprio acaba se tornando uma figura secundária, principalmente perante outras criaturas até mesmo mais assustadoras que irão surgindo em cada episódio. Porém, o principal monstro acaba sendo representado pela figura do jovem magnata Boy, interpretado com intensidade Samuel Blenkin, e sendo que através da criação dos seus androides há uma forte referência com relação ao clássico Peter Pan e cujo paralelo faz todo o sentido. Atenção para as referências constantes sobre o conto de o pôr J. M. Barrie e que fará com que muitos enxerguem esse clássico com novos olhos.

É claro que a série irá dividir a opinião de muitos fãs, sendo que ela procura andar com as próprias pernas e procurando explorar ainda mais esse universo iniciado no clássico de 1979. Em contrapartida é sempre bom rever cenários que remetem ao filme de Ridley Scott, sendo que o episódio 05 é puramente cinema e disparado o melhor de toda a temporada. Resta saber se haverá futuramente uma segunda temporada, principalmente por haver pontas soltas que são apresentadas na reta final da história.

"Alien: Earth" é um exemplo de como uma franquia sendo bem conduzida pode sim ainda nos brindar com boas tramas.   


Onde Assistir: Disney+ 

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Cine Dica: Cinesemana de 2 a 8 de outubro de 2025

A primeira cinemasemana de outubro traz um dos principais lançamentos brasileiros do ano: A REVOLTA DOS MALÊS, um projeto de muitos anos do ator e diretor Antonio Pitanga. Outra novidade é TOQUE FAMILIAR, conduzido pela diretora norte-americana Sarah Friedland e que oferece um delicado olhar sobre a velhice e os desafios que vêm com a demência. Também apresentamos o novo documentário de Mara Mourão, MUITO ALÉM DO LUCRO, com opiniões de especialistas para um futuro melhor.

Atendendo a pedidos e devido ao grande sucesso de público, o GHIBLI FESTIVAL ganha mais uma rodada de exibições, reunindo títulos que destacam a qualidade das animações do estúdio japonês. Seguimos em cartaz com o icônico PARIS, TEXAS, filme que ganhou relançamento para comemorar os 80 anos cineasta alemão Wim Wenders e os 40 anos da sua estreia no cinema. Já as crianças são as protagonistas absolutas de dois títulos que continuam na nossa programação: o longa gaúcho BICHO MONSTRO, do diretor Germano de Oliveira, e PARAÍSO EM CHAMAS, da diretora sueca Mika Gustafson.

Esta é a última semana para conferir SONHAR COM LEÕES, coprodução entre Brasil e Portugal com a interpretação elogiada de Denise Fraga; 3 OBÁS DE XANGÔ, que destaca as trajetórias dos baianos Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé; e O ÚLTIMO AZUL, do diretor pernambucano Gabriel Mascaro, que já ultrapassou a marca de 150 mil espectadores.

Confira a programação completa no site oficial da cinemateca clicando aqui. 

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'Ne Zha 2: o Renascer da Alma'

Sinopse: Um garoto nascido com poderes únicos, é recrutado para combater demônios e salvar a comunidade que o teme. 

O mercado de cinema da China tem se tornado um dos mais poderosos do mundo, ao ponto de fazer com que Hollywood se curvasse ao gigante para implorar que um dos seus filmes sejam exibidos por lá. Porém, acima de tudo, os Chineses pensam na valorização de sua cultura, ao ponto de produzirem diversos filmes a todo ano e agora mostrando força com o mercado de animação. "Ne Zha 2: o Renascer da Alma" talvez seja o primeiro grande super sucesso por lá ao ponto de chamar atenção ao redor do mundo.

Dirigido por Yu Yang, o filme conta a história de Ne Zha, um menino que nasceu predestinado para ser um demônio e cujo conhecimento faz com que os habitantes de um vilarejo temam a sua presença. Porém, ele é ensinado pelos seus pais e mestre a ser alguém melhor em sua cruzada e para que assim derrote o seu próprio destino. Porém, o pequeno protagonista conhece Ao Bing, do qual desejam que sejam amigos, mas acontece algo de errado no percurso.

A premissa me lembrou bastante do filme da Netflix "Nimona" (2023), já que ambos os protagonistas são temidos por serem diferentes das demais pessoas. Porém, as comparações param por aí, já que o filme é todo inspirado na mitologia Chinesa, sendo que os personagens centrais já são bastante conhecidos através dos séculos e fazendo com que isso o público de lá se identifique ainda mais. Uma resposta superior das mais diversas tentativas que o cinema norte americano tentou em criar heróis do país de lá, mas não tendo exatamente o sucesso esperado.

Tecnicamente o filme é impecável, já que animação digital é um verdadeiro colírio para os olhos e cuja sua fotografia e edição de arte se casam com perfeição para nos brindar com um verdadeiro espetáculo. Em termos de comparação com os estúdios americanos, vide Pixar e Disney, a produção não deve em nada, sendo que eu ouso dizer que seja até melhor e principalmente nas cenas em que surge fogo e água, pois tais elementos eu nunca havia visto tão vivos neste tipo de formato.  Pelo visto, um novo salto em termos técnicos não está surgindo em solo americano.

Quanto aos personagens destaque para o próprio protagonista Ne Zha, cujo seu lado impulsivo e gênio fortíssimo o faz ser uma verdadeira entidade da natureza em cena e da qual dificilmente pode ser parada.  Já Ao Bing é aquele personagem ambíguo inicialmente, mas que aos poucos é revelado a sua verdadeira origem e cujo seu destino não é muito diferente do protagonista. Ao final, o filme é uma bela lição de moral sobre enfrentar o seu próprio destino e do qual merece ser combatido.

"Ne Zha 2: o Renascer da Alma" é uma grata surpresa para aqueles que apreciam filmes de animação e surpreendendo ainda mais pelas suas qualidades impecáveis sintetizando a força do mercado cinematográfico Chines. 

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