Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'SEXA'

 Nota: Filme estreia dia 11 de dezembro.   

Sinopse: Bárbara, uma mulher de 60 anos que, após decepções amorosas e frustrações com o envelhecimento, decide abandonar a ideia de um novo relacionamento, mas acaba se apaixonando por Davi, um homem 25 anos mais jovem.  

Embora conhecida nacionalmente pelos seus trabalhos para tv quando eu penso em Glória Pires eu procuro me lembrar dos seus trabalhos para o cinema, dos quais são poucos, mas que falam por si. Além de ter atuado em "O Quatrilho" (1995), a atriz teve um ótimo desempenho em "Nise - O Coração da Loucura" (2015). Em "Sexa" (2025), a intérprete arrisca por detrás das câmeras pela primeira vez e do soa como um projeto pessoal diga-se de passagem.

No longa conhecemos Bárbara, interpretada pela própria Glória Pires, uma mulher que acaba de fazer 60 anos e está preocupada com o fato de estar envelhecendo. Já algum tempo desapontada com sua vida amorosa, depois de algumas relações frustradas, Bárbara escolhe abandonar as esperanças de tentar encontrar um novo amor. Um encontro inesperado desperta uma reviravolta em sua vida quando ela conhece Davi (Thiago Martins), um viúvo 25 anos mais jovem. Bárbara, então, precisa tomar uma decisão: viver intensamente esse novo amor ou se curvar ao medo e aos julgamentos acerca da diferença de idade dos dois.

Para uma primeira direção, até que atriz não faz feio, principalmente pelo fato de estar atuando ao mesmo tempo. Porém, a sua direção é econômica, mesmo demonstrando segurança em diversas passagens da trama, mas o que falta talvez é saber ter a sua marca própria caso venha a dirigir novos projetos. Por enquanto, a realizadora demonstra equilíbrio ao conseguir criar um filme romântico com pitadas de humor na medida certa e sem cair em certas soluções óbvias.

O filme por si só fala sobre os desafios da mulher em tempos atuais, principalmente quando chega a uma idade avançada e tendo que sofrer certos preconceitos até de dentro da família. Ao mesmo tempo, é curioso que a realizadora consiga fazer uma crítica ácida dessa geração de hoje perdida e cada vez mais dependente dos seus pais com relação a transição para fase adulta, mas da qual parece que nunca chega. Se a protagonista vive no dilema em abraçar o que anseia, por outro lado, o seu filho é uma representação de uma geração cada vez mais alienada e perdida em suas próprias escolhas.

Destaco a boa atuação sóbria de Thiago Martins, ao interpretar um personagem que já carrega um certo peso de uma perda no passado, mas que procura se reinventar através da protagonista ao longo do tempo. A química entre ele e Glória Pires é boa, mas as cenas da veterana contracenando com a atriz Isabel Fillardis são as mais divertidas, principalmente que a personagem dessa última sabe muito bem com relação ao que quer do começo ao fim. Porém, só acho estranho que os seus interesses amorosos mudam em um determinado ponto da trama e fazendo com que isso se torne irregular diga-se de passagem.

Em suma, o filme fala sobre a crise de identidade existencial atualmente, independente de qual idade ou classe. O filme não irá mudar a vida de ninguém, sendo que essa talvez nem seja a proposta, mas cuja mensagem final já vale o ingresso para ser assistido e quem sabe revisitado. Da minha parte, quem sabe Glória Pires venha surpreender ainda mais em futuros projetos.

Em "Sexa" Glória Pires nos convida para apreciarmos o seu primeiro trabalho na direção, do qual fala um pouco sobre si mesma e dos conflitos das gerações atuais que se veem cada vez mais perdidas. 


    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Nenhum comentário: