Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de abril de 2024

CIne Dica: PROGRAMAÇÃO DA SALA PAULO AMORIM PARA O DIA 1º DE MAIO DE 2024

Clube Zero


 14h15 – CLUBE ZERO - PRÉ-ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Club Zero - Reino Unido/França/Alemanha, 2023, 110min). Direção de Jessica Hausner, com Mia Wasikowska, Ksenia Devriendt, Luke Barker. Pandora Filmes, 18 anos. Drama.

Sinopse: Miss Novak acaba de entrar para o quadro de educadores de uma escola de elite e forma um forte vínculo com cinco alunos que têm objetivos de vida bem distintos. Mas a filosofia da professora é bem controversa, já que ela incentiva os jovens a não se alimentarem. O filme trata de uma maneira original temas como os distúrbios alimentares e a autoimagem, mas causou polêmica no Festival de Cannes, quando foi exibido em 2023, na competição oficial.


16h30 – ZONA DE EXCLUSÃO - PRÉ-ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Zielona Granica - Alemanha/Bélgica/França/Polônia, 2023, 145min). Direção de Agnieszka Holland, com Jalal Altawil, Maja Ostaszewska, Behi Djanati Atai, Tomasz Wlosok. A2 Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: A fronteira entre a Polônia e a Bielorrússia é marcada por uma floresta imensa e de onde vem muitos relatos sobre pessoas que cruzam por ali para chegar à Europa. É neste cenário que os destinos de alguns personagens se cruzam no início dos anos 2020: uma família de refugiados sírios, um velho professor de inglês afegão, uma ativista recém-formada, um guarda de fronteira. Mas o momento também é de tensão política e todos ficam à mercê do governo autoritário da Polônia. A diretora, de 75 anos, optou por filmar em preto & branco para dar um tom documental ao filme - que ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza 2023.


19h15 – VERISSIMO - PRÉ-ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 90min). Documentário de Angelo Defanti. Vitrine Filmes, Livre.

Sinopse: O filme foi rodado em setembro de 2016, às vésperas de Luis Fernando Verissimo completar 80 anos. Dentro de sua casa e rodeado pelos seus familiares, nosso cronista maior tem uma rotina simples, de movimentos lentos e uma predileção por ficar escrevendo no computador. Também não gosta de jogar conversa fora - seu estilo é o de prestar atenção para depois criar crônicas antológicas. Verissimo é, ao mesmo tempo, engraçado e sério, leve e profundo. O diretor Angelo Defanti já adaptou textos de Verissimo para a ficção, incluindo o longa "O Clube dos Anjos" (2022).


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 30 de abril a 08 de maio de 2024

 A Fantástica Fábrica de Chocolates

 CINEMAS AFRICANOS NA CINEMATECA CAPITÓLIO

A partir de 30 de abril, a mostra Volta ao Mundo – Diálogos Africanos apresenta na Cinemateca Capitólio uma viagem cinematográfica pelo continente africano. Na sexta-feira, 03 de maio, às 19h30, uma sessão gratuita promovida pela Aliança Francesa Porto Alegre, com os filmes Sobre a Duna da Solidão (1964), de Timité Bassori, e Kaka yo (1966), de Luc Siassia et Sébastien Kamba, será comentada por Pedro Henrique Gomes, pesquisador das cinematografias do continente, curador da mostra Câmeras da África (2022).  


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/novidades/7232/volta-ao-mundo-dialogos-africanos/


A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE NA SESSÃO VAGALUME

A Sessão Vagalume do mês de maio vai transformar a Cinemateca Capitólio em uma grande fábrica de chocolates! Nos dias 4 e 5, às 15h, será exibida a versão dublada de A Fantástica Fábrica de Chocolates, de Tim Burton. O valor do ingresso é R$ 4,00.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/7270/sessao-vagalume-a-fantastica-fabrica-de-chocolate-2/


CINECLUBE ACADEMIA DAS MUSAS DEBATE CINEMA EXPLOITATION

No domingo, 05 de maio, às 18h30, o Cineclube Academia das Musas apresenta a sessão do filme Janie, de Roberta Findlay, marco do cinema exploitation dos EUA. Depois do filme, será realizado um debate conduzido por integrantes do coletivo que pesquisa obras dirigidas por mulheres na história do cinema. Entrada franca.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/7275/cineclube-academia-das-musas-janie/


FALOS, DE NÓS PARA VOCÊS E HAMLET EM CARTAZ

A partir da primeira semana de maio, a Cinemateca Capitólio apresenta duas produções do RS em cartaz: Falos, de Nós Para Vocês, de André Arieta, e Hamlet, de Zeca Brito. O valor do ingresso é R$ 16,00.

Na terça-feira, 30 de abril, às 19h, uma sessão especial de pré-estreia de Falos, de Nós Para Vocês será apresentada por integrantes da equipe. 


GRADE DE HORÁRIOS

30 de abril a 08 de maio de 2024


30 de abril (terça-feira)

15h – Nome

17h – Nha Fala

19h – Falos, de nós para vocês


01 de maio (quarta-feira)

15h – A Bola de Ouro

17h – O Acidente + Tabataba

19h – A Capela


02 de maio (quinta-feira)

15h – Falos, de nós para vocês

16h30 – Hamlet

18h – Tabataba

19h30 – Veríssimo + debate


03 de maio (sexta-feira)

15h – Falos, de nós para vocês

16h30 – Hamlet

18h – Zinder

19h30 – Sobre a Duna da Solidão + Kaka yo + debate 


04 de maio (sábado)

15h – Sessão Vagalume: A Fantástica Fábrica de Chocolate

17h – Hamlet

19h – Nome


05 de maio (domingo)

15h – Sessão Vagalume: A Fantástica Fábrica de Chocolate

17h – Falos, de nós para vocês

18h30 – Cineclube Academia das Musas: Janie


07 de maio (terça-feira)

15h – Falos, de nós para vocês

16h30 – Hamlet

18h – A Mulher do Coveiro

19h30 – Josepha + Nós, Estudantes!  


08 de maio (quarta-feira)

15h – Falos, de nós para vocês

16h30 – Hamlet

18h – Nha Fala

19h30 – Zinder


 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Até o Cair da Noite'

Nota: Filme exibido para os associados no dia 28/04/24 

Sinopse: O filme combina elementos de tramas policiais com drama romântico para contar a história do investigador Robert e Leni, sua namorada trans. Eles têm uma relação complicada, mas precisam se unir para prender Victor, um traficante perigoso.  

O subgênero "noir", iniciado no final dos anos trinta no cinema norte-americano,  ainda gera até hoje interesse dos cineastas em buscar uma forma de homenagear esses filmes que mesclam elementos do gênero policial, luz, sombras e damas fatais. O problema está entre fazer uma homenagem e tentar buscar uma tentativa de nos transmitir algo de novo no enredo para não ficar repetitivo. "Até o Cair da Noite" (2023) transita entre a criatividade ao desiquilíbrio e cujo resultado irá dividir muitos.

Dirigido por Christoph Hochhäusler, o filme conta a história de Robert (Timocin Ziegler) um agente secreto da polícia que tem como objetivo prender um determinado traficante. Para este trabalho, ele finge ser o companheiro de uma mulher trans chamada Leni (Thea Ehrlich) e ambos procuram fazer amizade com o determinado suspeito através de uma escola de dança. O problema que Robert e Leni já tinham um relacionamento no passado e se tornando uma relação mais complexa do que nós imaginamos.

Se formos resumir a trama ela nos soa até mesmo simples e sem nenhuma novidade dentro do subgênero. Porém, Christoph Hochhäusler procura nos passar certo frescor de novidade através da sua forma de dirigir a história ao pegarmos, por exemplo, a cena de abertura, onde há uma transformação no ambiente de um determinado apartamento e do qual será uma peça central da trama como um todo. Essa metamorfose visual se liga aos dois personagens principais, sendo que ambos tiveram uma vida cheia de reviravoltas e todas girando em meio a mudanças que revelaram o verdadeiro caráter de cada um em cena.

Robert, por exemplo, nos passa um certo conflito interno com relação a Leni, sendo que ele gosta dela, porém, esse sentimento surgiu em um passado em que Leni ainda se encontrava em transformação e cujo resultado faz com que Robert não saiba ao certo o que realmente ele quer com ela. Esse conflito sentimental acaba se tornando uma tensão muito maior do que a própria investigação que ambos estão envolvidos e o que faz do filme ficar um tanto quanto aquém do esperado.

Diante disso, Christoph Hochhäusler faz com que essa relação conflituosa seja a válvula de escape da história, ao ponto que os movimentos de sua câmera geram certa tensão em nós sobre o que irá acontecer em seguida. Em uma determinada cena, por exemplo, o casal central está pronto para fazer sexo, mas a câmera vai se afastando de lado, como se não quisesse que nós testemunhássemos os próximos passos desse ato. Curiosamente, a câmera retorna umas quatro vezes ao menos, para que só então nos déssemos conta do resultado desastroso provocado pelos impulsos de Robert.

O filme joga em nosso colo a tese que a vida de infiltrado em uma investigação faz com que o profissional corra o certo risco de se transformar e obter um caminho sem volta durante o percurso. Neste último caso isso até visto na tela como um todo, já que Robert cada vez mais vai caindo em um buraco sem fundo, mas não somente pelo fato de estar correndo perigo, como também possuir um conflito interno sobre leni que o está estilhaçando por dentro. Porém, Leni nos passa certa segurança em alguns momentos, como se nos dissesse que sabe o que realmente quer para ela, mesmo sofrendo também o conflito dessa relação complicada.

Ao final, existe um certo jogo de gato e rato que fará com que todos os personagens se colidem em um único ato e fazendo com que as máscaras caiam de forma repentina. E quando achamos que o filme terminará de forma até mesmo previsível, eis que uma surpresa acontece no minuto final, mas que contradiz com tudo o que nós vimos até aqui. Talvez uma forma de Christoph Hochhäusler nos dizer que criou algo de novo, mas nos deixando com uma sensação conflituosa por dentro e nos questionando sobre o que realmente havíamos assistido.

"Até o Cair da Noite' é um filme policial curioso dentro do subgênero noir, mas que nos dá a impressão que faltou uma peça primordial neste jogo de xadrez de paixão e medo. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

Cine Dica: Mostra reflete sobre cidade e espaço público

Pedágio

De 02 a 29 de maio, a Sala Redenção recebe uma programação de 15 filmes que trazem a perspectiva da cidade como protagonista. Intitulada “A Imagem no Espaço”, a mostra apresenta sessões às 16h e às 19h, contando com  produções de diferentes cidades brasileiras, como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Contagem-MG.

Apresentando filmes em formato de documentário, ficção e ensaísticos, “A Imagem no Espaço” busca pensar os modos de vida e as formas de ocupação/circulação dos espaços públicos. Nesse sentido, as obras selecionadas colocam em evidência o lugar da cidade nos processos de subjetivação de seus moradores, atentando também para os desafios das incertezas políticas, ambientais, sócio-técnicas e culturais pelas quais o mundo vem passando.

Para uma reflexão mais profunda, a mostra ainda apresenta 9 exibições seguidas de conversa com os realizadores das obras, que ocorrem em diferentes datas, mas sempre no horário das 19h. A programação apresenta bate-papos presenciais com os gaúchos Gustavo Spolidoro (Errante – Um Filme de Encontros), Bruno Carboni (O acidente), Cacá Nazario (Secundas), Felipe Diniz (Desenredo) e Pedro Vasconcellos (Amadores). Já de forma on-line, a programação conta com a participação dos cineastas Adirley Queirós (A Cidade é Uma Só?), Marília Rocha (A Cidade Onde Envelheço), Maurílio Martins (No Coração do Mundo), Ricardo Alves Junior (Tudo o que você podia ser) e Cha Dafol (De Olhos Abertos).

A programação tem entrada franca e é aberta à comunidade em geral. O cinema da UFRGS está localizado no campus central da Universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

A mostra de filmes “A Imagem no Espaço” integra o projeto de mesmo nome, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Programa de Alfabetização Audiovisual da Faculdade de Educação da UFRGS, e conta com outras atividades voltadas a debater o cinema em paralelo com a cidade e a educação.

Confira a programação completa no site oficial clicando aqui. 

domingo, 28 de abril de 2024

Cine Dica: Sessão do Cineclube Torres - “Domésticas, o filme” Segunda dia 29/04 - 20h

"Domésticas, o filme", filme de Fernando Meirelles e Nando Olival, encerra ciclo Ibero-americano do Cineclube Torres na segunda dia 29, às 20h.  O mundo do serviço doméstico no início do novo século pelo olhar do diretor de Cidade de Deus. No início da primeira década do novo século o cinema nacional já era uma realidade consolidada e madura depois da retomada nos anos noventa, e o Brasil se preparava um novo ciclo político.

Nesse contexto a dupla Nando Olival e Fernando Meirelles encararam o desafio de colocar na objetiva uma problemática até então pouco lembrada, a do trabalho doméstico, partindo de uma obra teatral homônima (Domésticas) da Renata Melo, que no filme interpreta a personagem Cida.Da peça, o filme mantém as características de gênero, a comédia, mas adiciona uma visão humanista e sociológica, a mesma que depois foi utilizada, logo em seguida, com grande sucesso mundial, às dinâmicas da favela em "Cidade de Deus".

No enredo do filme, um grupo de empregadas domésticas conta suas desventuras em busca de futuro melhor, ou da patroa perfeita. Limpam casas e sonham com carreira de modelo, casamento, um marido melhor, estudos. Cinco delas têm expectativas diferentes, mas vivem no dia a dia a mesma realidade. Quanto mudou a realidade de um sistema escravocrata nesses mais de 20 anos?

Nas palavras do Leandro Karnal: "Pensando no filme "Que horas ela volta?" veio-me à lembrança o divertido "Domésticas". No filme da Regina Casé, patrões e empregadas estão em cena todo o tempo. No "Domésticas", só há empregadas e nunca aparecem os patrões. Domésticas é uma comédia, tornada séria apenas pela cena real inserida ao final. "Que horas ela volta" tem cenas engraçadas pelo timing de comédia da Regina, mas é um drama. Ambos são excelentes para se comparar, com 14 anos de diferença. Já disse em palestra: de todas as áreas ressentidas contra o 13 de maio, o serviço doméstico é o mais destacado. Ver estes filmes é um passo para refletir sobre as novas casas grandes e as novas senzalas."

Esta sessão encerra o 10º Ciclo de Filmes de Expressão Ibero-Americana, que aconteceu desde março, mas a programação continua, toda segunda feira, às 20h na Sala Gilda e Leonardo, com a organização do Cineclube Torres, Associação sem fins lucrativos, Ponto de Cultura pela Lei Cultura Viva e Ponto de Memória pelo IBRAM, em atividade desde 2011, contando com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

Serviço:

O que: Exibição do filme “Domésticas, o filme”, integrado no 10º Ciclo de Filmes de Expressão Ibero-Americana.

Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, na escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando: Segunda-feira, dia 22/04, às 20h.

Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Cine Especial: 'Sherlock, Jr. – 100 Anos Depois'

Sinopse: Um projecionista (Buster Keaton) está estudando para ser detetive e está apaixonado por uma moça. ... Ele sonha que é o detetive Sherlock Jr. 

Embora seja média metragem é de se espantar o quanto esse filme possui ingredientes diversos em uma única história e nos brindando com momentos inesquecíveis. Dirigido e estrelado pelo próprio Keaton, pode-se dizer que "Sherlock, Jr." (2024) é a primeira grande homenagem que um filme faz ao cinema, ou seja, um filme dentro de um filme. Se por um lado a trama começa de uma forma um tanto que discreta, do outro, logo vai tomando proporções absurdas quando o seu protagonista dorme e começa a sonhar.

Antes disso, o protagonista é acusado de um pequeno crime que não cometeu. Triste, ele está trabalhando como projetista em uma sala de cinema e começa a sonhar e imaginar o filme que está passando na sua maneira. É nesse momento que o filme quebra as regras do convencional, onde vemos Keaton entrando dentro da tela do cinema e interagindo com diversos cenários a todo momento.

Usando os velhos recursos de cinema que impressionam até hoje, acompanhamos o protagonista em um plano sequência mágico, até o ponto em que a câmera decide avançar a adentrar na trama em que se passa na tela. Algo parecido somente aconteceria anos mais tarde quando Woody Allen faria o mesmo no seu clássico "Rosa Purpura do Cairo" (1985).

Vale lembrar que tudo que estamos testemunhando é um sonho, uma forma do personagem manifestar os seus desejos de sucesso para adquirir a mão da mocinha da trama. Assim como "A General" (1926), Buster Keaton quase sempre interpreta o sujeito sério que busca se tornar bem-sucedido na vida, mas que acaba se metendo em diversas enrascadas. O filme sintetiza uma época em que o cidadão norte americano buscava abraçar a terra das oportunidades, mas que nem sempre era correspondido.

Voltando ao sonho dentro da trama, Keaton novamente mostra porque foi pioneiro nas cenas de ação. Embora seja uma comédia, o filme não deve em nada em momentos de pura adrenalina, seja quando o protagonista está em cima de um trem, ou quando está sentado em cima de uma motocicleta em pleno movimento. Atenção para a cena em que ele é quase atropelado por um trem em momento em que a gente prende a respiração de tão espetacular.

Mais do que uma homenagem que Buster Keaton faz ao personagem Sherlock Holmes, "Sherlock, Jr." é uma declaração de amor ao próprio cinema, onde a sala de projeção se torna um ponto de fuga da realidade e fazendo a gente sonhar mesmo que brevemente.   


 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cine Especial: Sessões Clube de Cinema: 27/04 e 28/04 - Sessão de curtas com Alexandre Derlam + "Até o Cair da Noite"

 Segue a programação do Clube de Cinema de Porto Alegre do próximo final de semana!

Teremos sessões nos dias 27 (sábado) e 28 (domingo) de abril.

No sábado, às 10:15 da manhã, exibiremos uma sessão especial de curtas de Alexandre Derlam ("Gildíssima", "Rito Sumário" e "Ferrolho"), além do curta convidado "Pêndulo" do realizador paulista Alexandre Estevanato. A sessão será na Sala Redenção. A sessão de domingo será do filme alemão "Até o Cair da Noite" (Cinemateca Paulo Amorim, às 10h15).

Veja abaixo mais informações.


SESSÃO DE SÁBADO (27 de abril)

Local: Sala Redenção, Campus Central da UFRGS

Data: 27/04/2024, sábado, às 10:15 da manhã

O evento contará com a presença do diretor Alexandre Derlam.


"Gildíssima"

Brasil, 2014, 15 min, 10 anos

Direção: Alexandre Derlam

Elenco: Deborah Finocchiaro, Graça Garcia, Sinara Robin

Sinopse: O documentário, baseado na pesquisa histórica de Benito Bisso Schmidt, tem em seu elenco as atrizes Deborah Finocchiaro, Graça Garcia e Sinara Robin, que encarnam a protagonista em diferentes momentos de sua trajetória. Referência em sua época, Gilda Marinho foi uma mulher moderna, um mito, e persiste até hoje na memória coletiva de Porto Alegre.

Sobre o Filme:

Dirigido por Alexandre Derlan, Gildíssima reconta os passos de Gilda Marinho, mulher a frente do seu tempo e que não se intimou por tempos difíceis dos tempos de chumbo. Embora seja uma de inúmeras pessoas que não se intimidaram perante o governo golpista da época, Derlan cria uma narrativa que se difere de outras cinebiografias. Para começar, o filme é protagonizado por três atrizes, das quais cada uma interpreta uma fase distinta da vida de Gilda, sendo elas Deborah Finocchiano, Graça Garcia e Sinara Robin. 

Curiosamente, o filme transita entre a reconstituição dos fatos, mas ao mesmo tempo com requintes de documentários, já que, além dos depoimentos de pessoas próximas de Gilda, há também a palavra das próprias interpretes que dão vida a ela e nos passando o quão é significativo para as três encarnarem a personagem nesse pequeno projeto. Além de arquivos e fotos da época, Derlan consegue fazer uma pequena reconstituição de Porto Alegre, mesmo de uma forma discreta, porém, eficaz. Destaco para a cena do Viaduto da Otavio Rocha da Avenida Borges de Medeiros e que sintetiza, não somente o tempo de Gilda, como também tempos dourados em meio às represálias.   

"Rito Sumário"

Brasil, 2015, 11 min

Direção: Alexandre Derlam

Elenco: Carlos Azevedo, Fernando Waschburger, Bebeto Alves, Renato Pertile, Grazi Lima, Rodrigo Teixeira

Sinopse: A história gira em torno de 3 homens num dia de rotina em uma grande cidade. Durante um saque bancário ocorre uma surpresa. No elenco Fernando Waschburguer, Bebeto Alves e Carlos Azevedo. Recebeu os prêmios melhor Ator e Trilha Sonora - Troféu Assembleia Legislativa no Festival de Cinema de Gramado de 2015.

Sobre o Filme: 

Dirigido por Alexandre Derlan, o filme nos surpreende já nos segundos iniciais, já que o movimento da câmera, além de uma fotografia granulada e da qual transita entre o preto e branco e colorido, fazem com que enxerguemos uma Porto Alegre que até então não nos déssemos conta, ou que não quiséssemos prestar atenção nela. A partir dali, a trama foca um homem (Carlos Azevedo) se preparando para sair e cuidando de uns curativos que se encontram em seu pescoço. A partir do momento em que ele vai ao banco, aos poucos, percebemos que não é exatamente um saque comum de dinheiro, principalmente a partir dos jogos de olhares entre o protagonista e o caixa do banco (Fernando Waschburcer). Porém, Alexandre Derlan tem o excito de nunca jogar óbvio na tela e fazer com que levantemos mais perguntas do que respostas, principalmente quando em poucos segundos a trama transita entre o presente e o (aparentemente) passado.

Escrito a quatro mãos por Derlam e Jânio Alves, o roteiro tem uma abordagem que nos intriga mesmo com o seu pouco tempo de duração. “É uma reação a tantas notícias sobre estelionatários, corruptos, bandidos e quadrilhas. Todos apontamos o dedo para os grandes golpes. Mas há os pequenos também. E nosso filme versa sobre eles”, disse o cineasta na época quando o curta foi exibido no festival de Gramado. Os minutos finais me fez lembrar do já clássico filme Os Suspeitos de Brian Singer, mesmo tendo uma temática completamente diferente.

Um curta engenhoso, precioso e que merece ser conferido.


"Pêndulo"

Brasil, 2021, 15 min, 14 anos

Direção: Alexandre Estevanato

Elenco: Fernanda Viacava, Emmilio Moreira, Sergio Pardal, Cássia Heleno

Sinopse: Quando a vida oscila entre a dor e o nada, refletir e tolerar a realidade é o único caminho para Regina continuar a viver.


"Ferrolho"

Brasil, 2023, 19 min, 16 anos

Direção: Alexandre Derlam

Elenco: Angelo Sergio, Carlos Busato

Sinopse: Um homem chega em sua casa na praia. O lugar está um caos e aos poucos ele embarca em uma jornada sombria repleta de mistério, doses de poesia e solidão. Onde o tempo e os lugares são indefinidos e estéreis.


SESSÃO DE DOMINGO (28 de abril)

Local: Sala Norberto Lubisco, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 28/04/2024, domingo, às 10:15 da manhã


"Até o Cair da Noite"

Alemanha, 2023, 120min, 14 anos

Direção: Christoph Hochhäusler

Elenco: Timocin Ziegler, Thea Ehre, Michael Sideris

Sinopse: O filme combina elementos de tramas policiais com drama romântico para contar a história do investigador Robert e Leni, sua namorada trans. Eles têm uma relação complicada, mas precisam se unir para prende Victor, um traficante perigoso. A produção rendeu a Thea Ehre o prêmio de melhor interpretação coadjuvante no Festival de Berlim 2023.


Esperamos você!


Atenciosamente,

Equipe diretiva do Clube de Cinema de Porto Alegre

E-mail: ccpa1948@gmail.com

Instagram: @ccpa1948

Facebook: Clube de Cinema de Porto Alegre


 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok