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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 14 de março de 2024

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 14 A 20 DE MARÇO DE 2024

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

Ervas Secas 

Nossa nova cinesemana traz três estreias aguardadas pelo nosso público. Uma delas é a produção turca ERVAS SECAS, de Nuri Ceylan, com três horas de duração e imagens de uma beleza impressionante. Também destacamos o documentário LUPICÍNIO RODRIGUES: CONFISSÕES DE UM SOFREDOR, uma homenagem à altura de um dos principais compositores do Rio Grande do Sul. Outra novidade é O LIVRO DA DISCÓRDIA, produção francesa que esteve na programação do Festival Varilux.

Seguem em cartaz dois grandes sucessos desta temporada de Oscars: DIAS PERFEITOS, de Wim Wenders, e VIDAS PASSADAS, de Celine Song. O público ainda pode assistir 20 DIAS EM MARIUPOL, vencedor do Oscar de melhor documentário, e AS FILHAS DE OLFA, que também concorreu na categoria.

Em última semana de exibição temos os longas HAMLET, do diretor Zeca Brito, e EU, CAPITÃO, de Matteo Garrone.


Confira nossa programação completa e portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h30 – DIAS PERFEITOS Assista o trailer aqui.

(Perfect Days – Japão/Alemanha, 2023, 125min). Direção de Wim Wenders, com Koji Yakusho, Min Tanaka, Arisa Nakano, Tokio Emoto. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Hirayama vive em Tóquio e é responsável pela limpeza de vários banheiros públicos. Além do trabalho modesto, ele preenche seus dias com a paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. Hirayama parece perfeitamente feliz com sua rotina metódica, mas alguns encontros inesperados trazem revelações surpreendentes sobre o passado do protagonista. O filme estreou no Festival de Cannes, onde recebeu os prêmios do júri ecumênico e melhor ator para Koji Yakusho, e é um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional.


16h45 – 20 DIAS EM MARIUPOL Assista o trailer aqui.

(20 Days in Mariupol - Ucrânia, 2023, 95min). Documentário de Mstyslav Chernov. Synapse Filmes, 16 anos.

Sinopse: Encurralados na cidade ucraniana de Mariupol, um grupo de jornalistas correspondentes da The Associated Press faz o possível para continuar o trabalho de cobrir a invasão russa. Eles são os únicos repórteres internacionais que ainda estão na cidade e registram as imagens de morte e destruição que até hoje são documentos visuais definitivos da guerra. O diretor Mstyslav Chernov é um repórter veterano de guerras e venceu o prêmio Pulitzer pela sua cobertura na Ucrânia. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor documentário.


18h30 – ERVAS SECAS - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Kuru Otlar Üstüne - Turquia, 2023, 197min). Direção de Nuri Bilge Ceylan, com Deniz Celiloglu, Merve Dizdar, Musab Ekici. Imovision, 12 anos. Drama.

Sinopse: O professor Samet está terminando seu período de serviço obrigatório em um vilarejo remoto na Anatólia e sonha com uma transferência para Istambul - mas suas esperanças de sair do lugarejo se dissipam quando ele é acusado de contato inadequado por duas alunas. Samet só percebe novas perspectivas para seu cotidiano frustrado depois de conhecer Nuray, uma professora de ideias progressistas. Merve Dizdar (Nuray) recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes.


SALA EDUARDO HIRTZ


15h15 – VIDAS PASSADAS Assista o trailer aqui.

(Past Lives - Estados Unidos/Coreia do Sul, 2023, 105min). Direção de Celine Song, com Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro. California Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Nora e Hae Sung eram amigos muito próximos na infância, até que a família dela decidiu emigrar para o Canadá. Doze anos depois, eles se reencontram virtualmente e percebem que ainda têm muitas coisas em comum. Depois de mais alguns anos, finalmente, eles ficam frente à frente e têm a chance de confrontar noções de destino, amor e as escolhas que fizeram na vida.


17h15 – O LIVRO DA DISCÓRDIA – ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Youssef Salem a du Succès – França, 2023, 97min). Direção de Baya Kasmi, com Ramzy Bedia, Noémie Lvovsky, Abbes Zahmani. Bonfilm, 10 anos. Comédia dramática.

Sinopse: O escritor Youssef Salem vive em Paris e é descendente de argelinos. Seu novo projeto é um romance parcialmente autobiográfico, inspirado na sua juventude e, principalmente, nos tabus que cercam a sexualidade no ambiente onde cresceu. O livro provoca um debate público apaixonado, mas também gera uma tensão entre seus parentes – já que Youssef tenta, a todo custo, evitar que seus familiares se identifiquem com os personagens do livro. O filme fez parte da programação do Festival Varilux de Cinema Francês 2023.


19h10 – LUPICÍNIO RODRIGUES: CONFISSÕES DE UM SOFREDOR – ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 96min). Documentário de Alfredo Manevy. O2 Play Filmes, 12 anos.

Sinopse: Lupicínio Rodrigues (1914 – 1974) transformou em canções todo o sofrimento e as angústias das desilusões amorosas. Sua trajetória está intimamente ligada com a boêmia e a boa música brasileira, em lembranças de amigos e admiradores como Nelson Coelho de Castro, Arthur de Faria, Ney Matogrosso, Gal Costa, Cazuza, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte e seu próprio filho, o Lupinho O filme também traz imagens de arquivo em que o próprio Lupicínio relata episódios de sua carreira e interpreta suas composições.


SALA NORBERTO LUBISCO


15h – EU, CAPITÃO Assista o trailer aqui.

(Io Capitano – Itália/Bélgica/França, 2023, 121min). Direção de Matteo Garrone, com Seydou Sarr, Moustapha Fall, Issaka Sawadogo. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Seydou e Moussa são dois adolescentes senegaleses que partem do Dakar rumo à Europa, protagonizando uma odisseia contemporânea que tem como objetivo uma vida melhor. No caminho, eles enfrentam todos os obstáculos possíveis: o mar, o deserto, os animais e os seres humanos. Premiado no Festival de Veneza como melhor diretor, Matteo Garrone construiu seu filme a partir dos relatos de adolescentes que vivem em um centro de acolhimento em Catânia, na Itália. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional.


17h30 – AS 4 FILHAS DE OLFA Assista o trailer aqui.

(Les Filles d'Olfa - França/Tunísia/Alemanha /Arábia Saudita - 2023, 110min). Documentário de Kaouther Ben Hania. Synapse Filmes, 12 anos.

Sinopse: Olfa é uma mulher tunisiana, mãe de quatro filhas. A família vive um momento doloroso, já que as duas garotas mais velhas desapareceram. A diretora conta a história dessas mulheres com a ajuda de duas jovens atrizes, que vivem as filhas desaparecidas, e uma atriz mais velha, que divide com Olfa seu papel de mãe. Todas passam a morar na mesma casa, protagonizando um cotidiano de esperança, rebelião e sororidade. Indicado ao Oscar 2024 de melhor documentário, o filme conquistou o prêmio da categoria no Festival de Cannes 2023.


19h30 – HAMLET Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 87min). Direção de Zeca Brito, com Fredericco Restori, Jean-Claude Bernardet e Marcelo Restori. Anti Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: O filme combina ficção e documentário para mostrar os dilemas do jovem Hamlet diante de questões pessoais e sociais. O cenário é o caos político no Brasil de 2016, quando os estudantes secundaristas se uniram aos movimentos sociais e tomaram as ruas em protestos. A produção conquistou cinco Kikitos na Mostra de Longas Gaúchos do Festival de Cinema de Gramado (melhor filme, direção, ator, fotografia e montagem), além do prêmio de melhor direção no Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 13 de março de 2024

Cine Dica: Fim de verão, Almodóvar e estreias (14 a 20 de março)

 Tudo Sobre Minha Mãe


 FIM DE VERÃO NA CAPITÓLIO

Nos últimos dias da estação mais quente do ano, a Cinemateca Capitólio apresenta o ciclo Fim de Verão, com 6 sessões especiais de obras realizadas entre as décadas de 1950 e 2010. A programação tem apoio da Cinemateca da Embaixada da França, do Institut Français, da distribuidora Versátil Filmes e do diretor Lisandro Santos. O valor do ingresso é R$ 10,00.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/novidades/7049/fim-de-verao/


ALMODÓVAR EM DEBATE

No sábado, 16 de março, às 18h, a Cinemateca Capitólio e o Reconto, coletivo clínico de psicanálise, apresentam uma sessão com debate de Tudo Sobre Minha Mãe, filme do espanhol Pedro Almodóvar que completa 25 anos em 2024. O valor do ingresso é R$ 10,00.

Um lote de 80 ingressos será colocado à venda a partir de terça-feira, 12, sempre no horário de abertura da bilheteria da Cinemateca. O restante será vendido no dia da sessão.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/7022/sessao-reconto-tudo-sobre-minha-mae/


VIVER MAL E LUPICÍNIO RODRIGUES EM CARTAZ

A partir de quinta-feira, 14 de março, entram em cartaz na Cinemateca Capitólio o documentário Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor, de Alfredo Manevy, e Viver Mal, o segundo filme do díptico do diretor português João Canijo. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/programacao/


GRADE DE HORÁRIOS

14 a 20 de março de 2024


14 de março (quinta-feira)

15h – Viver Mal

17h15 – Lupicínio Rodrigues - Confissões de um Sofredor

19h – A Longa Caminhada


15 de março (sexta-feira)

15h – Viver Mal

17h15 – Lupicínio Rodrigues - Confissões de um Sofredor

19h – O Último Dia de Verão


16 de março (sábado)

15h – Viver Mal

18h – Sessão Reconto: Tudo Sobre Minha Mãe + debate


17 de março (domingo)

15h – Mal Viver

17h15 – Lupicínio Rodrigues - Confissões de um Sofredor

19h – Um Verão Incomum


19 de março (terça-feira)

15h – Viver Mal

17h15 – Lupicínio Rodrigues - Confissões de um Sofredor

19h – Adeus, Philippine


20 de março (quarta-feira)

15h – Viver Mal

17h15 – Lupicínio Rodrigues - Confissões de um Sofredor

19h – Crônica de um Verão

Cine Dica: Filme Ensaio - Nova data

 CURSO CONFIRMADO COM NOVA DATA 

Pensar o que é Filme-Ensaio acaba sendo um convite para compreender a própria construção da linguagem cinematográfica. A partir de realizadores como Chris Marker, Agnès Varda, Harun Farocki, Jean-Luc Godard, existe na essência do filme-ensaio o desejo de potencializar o cinema como um meio reflexivo, um caminho de conexões intertextuais e de experimentações narrativas..

Objetivos

O Curso Férias FILME-ENSAIO: A EXPERIÊNCIA DO CINEMA, ministrado por Rafael Valles, vai promover em dois encontros uma apresentação e análise deste gênero/formato de cinematografia. Serão apresentadas as principais escolas e estilos, bem como os mais representativos realizadores. As aulas serão ricamente ilustradas com a projeção de fragmentos de filmes referenciais para o entendimento do que é um Filme-Ensaio.


Ministrante: RAFAEL VALLES

Docente, escritor, pesquisador e realizador audiovisual. Doutor em Comunicação Social pela PUCRS. Mestre em Cinema Documentário pela Fundación Universidad del Clne (FUC / Buenos Aires - Argentina - 2011) Professor no Mestrado em Cinema Documentário, na Universidad del Cine (FUC - Argentina, 2023); no Curso de Cinema e Audiovisual e no Curso de Animação, na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL, 2019) e no Curso de Cinema da UNISUL, 2012. Ministrou o curso online "Tendências do Cinema Documentário" (Museu da Imagem e do Som - MIS SP, 2023) e "Oficina Repertórios de Documentários" (IECINE, 2022). Organizador dos livros "50 Olhares Sobre o Cinema Gaúcho" e "Cinesofia: Estudos Sobre o Cinema Gaúcho". Já ministrou os cursos “O Que É Documentário?” (2013 e 2015) e “Laboratório de Produção – Documentário de Criação” (2013), pela Cine UM.


Curso

FILME-ENSAIO: A EXPERIÊNCIA DO CINEMA

de Rafael Valles


* Datas

16 e 17 de Março

(sábado e domingo)


* Horário

14h30 às 17h30


* Local

Cinemateca Capitólio

(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro - Porto Alegre - RS)


INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES

https://cinemacineum.blogspot.com/2024/01/filme-ensaio.html


Realização

Cine UM Produtora Cultural

Apoio

Cinemateca Capitólio


Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'A Lenda do Pianista do Mar'

Sobre o Filme: 

Giuseppe Tornatore havia conquistado o mundo através da sua obra prima "Cinema Paradiso" (1988), do qual falava sobre amizade de um projetista de cinema e um menino que se apaixonaria pela sétima arte por toda a vida. A arte, por sua vez, não serve somente para revelar grandes talentos, como também faz com que nós conheçamos o mundo através do que realmente nos identificamos e colocamos em prática. "A Lenda do Pianista do Mar" (1988) fala sobre um grande talento que desde o início ele colocou em prática o que mais amava e fazendo com que o resto se tornasse um mero detalhe em sua vida.

O filme conta a história de uma criança que nasceu em alto mar, precisamente em um grande navio e sendo acolhido por trabalhadores braçais. Ganhando o nome do ano que nasceu, 1900 (Tim Roth), a criança cresce navegando mundo a fora, mas jamais pisando em terra firme, pois o que ele mais se importava era continuar a bordo e tocar um piano que acabou se tornando a paixão de sua vida. Sua história é contada através do seu melhor amigo, um trompetista chamado Max (Pruitt Taylor Vince) e deseja que 1900 desembarque para conhecer o mundo.

Quando o filme havia sido lançado o mundo estava focado em um navio, mas não neste em que ocorre a trama, mas sim em "Titanic" (1997) de James Cameron. Talvez por conta disso, eu quase nunca ouvi falar sobre esse filme na época, mas antes tarde do que nunca para conhecê-lo, já que Giuseppe Tornatore possui uma filmografia que não pode ser ignorada e sendo apontado por alguns especialistas como um dos grandes cineastas da Itália. Embora sendo um filme falado em inglês nota-se que o ritmo se diferencia das obras criadas pelo cinema americano da época, mesmo ele possuindo certos ingredientes que fazem dele aqueles típicos longas que concorrem ao Oscar.

Nota-se que o filme é protagonizado por um personagem incomum que faz com que os demais em volta se sintam afetados pelo que ele provoca, mesmo quando ele não possui nenhuma ambição de riqueza e glória. A riqueza de 1900 se encontra quando ele toca o seu piano, onde as músicas fluem através dos seus dedos e criando melodias quando ele foca determinada pessoa e fica conhecendo sobre como ela é através de sua obra. Vale salientar que boa parte de sua trilha sonora foi composta pelo maestro Ennio Morricone e que sentimos a sua e essência na tela nos primeiros acordes que ouvimos no longa.

Tim Roth nos brinda com uma ótima atuação e fazendo me corrigir quando eu sempre dizia que as suas melhores atuações eram quando atuava nos filmes de Quentin Tarantino. Roth sabe construir para si um personagem que transita entre a serenidade e uma determinada loucura contida, como se o personagem somente funcionasse naquele universo particular e não desejando pisar em terra firme e fazendo disso para si um mero detalhe. Já Pruitt Taylor Vince é o que nos conduz para essa curiosa história e fazendo com que nos simpatizemos com ele, pois sentimos o mesmo desejo de ver o protagonista se desafiar e tentar conhecer o restante do mundo que o aguarda.

Porém, acima de tudo, o filme fala sobre o poder da arte como um todo, de como ela faz com que determinada pessoa seja feliz com tão pouco, pois a verdadeira riqueza se encontra no que realmente estava destinado em colocar em prática desde o início. O mundo é vasto para ser explorado, porém, assim como o cinema, a música serve como uma janela para conhecermos o nosso "eu" verdadeiro, assim como também o restante do mundo. A pessoa pode até ser limitada, mas enquanto prezar por essas artes o mundo estará lá quando precisar.

"A Lenda do Pianista do Mar" é um belíssimo filme a ser revisitado, onde mostra o poder da música como um todo e como ela pode moldar a vida das pessoas perante o mundo.   


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segunda-feira, 11 de março de 2024

Cine Dica: Próxima Sessão do Clube de Cinema - 'Olha pra Elas'

Olá! Como vai?

Queremos divulgar o Ciclo de Cinema Documentário promovido pelo Clube de Cinema de Porto Alegre em parceria com a Sala Redenção (UFRGS). No próximo dia 12 de março, terça-feira, às 19h, exibiremos "Olha pra Elas", um documentário que aborda a vida de presidiárias e os impactos dessa realidade nos laços afetivos. A sessão seguirá de uma conversa com os realizadores Tatiana Sager (diretora) e Renato Dornelles (roteirista).

A exibição acontecerá na Sala Redenção, localizada no campus central da UFRGS, com acesso pela Rua Eng. Luiz Englert, 333. Todas as sessões da sala são gratuitas e abertas a toda a comunidade. Se puder, ajude-nos a divulgar para quem possa se interessar!


Quando: 12 de março, 19h

Onde: Sala Redenção - Campus central da UFRGS - Rua Eng. Luiz Englert, 333

O que: Exibição do documentário “Olha pra elas”, sessão comentada com Tatiana Sager (diretora) e Renato Dornelles (roteirista).

Para quem: A entrada é franca e aberta à comunidade. O filme possui classificação de 14 anos.


OLHA PRA ELAS

Conecta o universo feminino ao encarceramento, apresentando histórias de mulheres cujas vidas foram transformadas quando a prisão se tornou parte de seu cotidiano. O documentário foi premiado no Florianópolis Audiovisual do Mercosul (FAM) como "melhor filme work in progress" e recebeu o Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo em 2020. A direção é de Tatiana Sager, com roteiro de Renato Dornelles e Luca Alverdi, com uma duração de 1h15.


CLUBE DE CINEMA DE PORTO ALEGRE

Fundado em 13 de abril de 1948 por Paulo Fontoura Gastal, o Clube de Cinema de Porto Alegre é o mais antigo do Brasil em atividade. Tradicionalmente fazemos sessões aos sábados às 10h15min nas salas parceiras: Cinemateca Paulo Amorim, CineBancários, Cinemateca Capitólio, Espaço de Cinema Bourbon Country e Sala Redenção, oferecendo uma programação diversificada que inclui lançamentos, filmes experimentais, ciclos temáticos e clássicos. Associar-se é simples: basta participar de uma sessão e informar a diretoria do clube, ou entrar em contato pelos nossos canais. Em 2018, o clube recebeu o prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho da ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul), reconhecendo seu papel na valorização da produção audiovisual e cultural no Rio Grande do Sul.

Confira a minha crítica sobre o documentário já publicado clicando aqui. 

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Cine Curiosidade: Vencedores do Oscar 2024

Christopher Nolan é, ao menos para mim, um dos diretores mais importantes do cinema recente. Em tempos de pós-pandemia, além do advento do streaming, o cineasta sempre lutou para fazer o bom e velho cinema, aquele típico espetáculo que somente pode ser visto em uma grande tela e que pudesse atrair um grande público para assistirem todos juntos. "Oppenheimer" é a síntese sobre isso, sendo a fusão de um filme autoral com um grande espetáculo e do qual Nolan realiza com grande êxito. Pode não ser o melhor de sua carreira, mas as sete estatuetas, incluindo melhor Filme, Direção e melhor ator para Cillian Murphy, foram mais do que merecidas.

A noite também foi o palco da consagração do fantástico "Pobres Criaturas", onde não somente obteve quatro prêmios, como também dentre eles o de melhor atriz para Emma Stone que criou para si uma interpretação digna de nota e que faria mary shelley, autora do clássico "Frankenstein", sorrir de ponta a ponta. A noite também foi a cereja no bolo que estava faltando para Robert Downey Jr, o eterno Homem de Ferro, que acabou levando a estatueta de melhor ator coadjuvante por "Oppenheimer" e provando que a persistência e a força de vontade é o que faz o ser humano superar todas as dificuldades que surgem na vida. "Barbie" pode até ter somente levado um prêmio de melhor música, mas a performance de Ryan Gosling cantando "I'm Just Ken" valeu por toda a noite.

Já o cinema internacional não ficou nenhum pouco atrás, sendo que o fantástico "Anatomia de uma Queda" levou o merecido Oscar de melhor Roteiro Original, enquanto o perturbador "Zona de Interesse" levou o Oscar de melhor Filme Internacional e o merecido Oscar de melhor som. Agora, a grande festa da noite aconteceu quando o japonês "Godzilla Minus One" levou para casa o Oscar de Efeitos Visuais. Realizado com apenas 15 milhões de dólares, a produção é uma prova que não é preciso de orçamento astronômico para se criar um grande espetáculo e colocando as caríssimas produções Hollywoodianas em cheque.  

Confira a lista completa dos indicados e vencedores: 


MELHOR FILME

Ficção Americana

Anatomia de uma Queda

Barbie

Os Rejeitados

Assassinos da Lua das Flores

Maestro

Oppenheimer - vencedor

Vidas Passadas

Pobres Criaturas

A Zona de Interesse


MELHOR DIREÇÃO

Justine Triet, por Anatomia de uma Queda

Martin Scorsese, por Assassinos da Lua das Flores

Christopher Nolan, por Oppenheimer - vencedor

Yorgos Lanthimos, por Pobres Criaturas

Jonathan Glazer, por A Zona de Interesse


MELHOR ATOR

Bradley Cooper, por Maestro

Colman Domingo, por Rustin

Paul Giamatti, por Os Rejeitados

Cillian Murphy, por Oppenheimer - vencedor

Jeffrey Wright, por Ficção Americana


MELHOR ATRIZ

Annette Bening, por NYAD

Lily Gladstone, por Assassinos da Lua das Flores

Sandra Hüller, por Anatomia de uma Queda

Carey Mulligan, por Maestro

Emma Stone, por Pobres Criaturas - vencedora


MELHOR ATOR COADJUVANTE

Sterling K. Brown, por Ficção Americana

Robert De Niro, por Assassinos da Lua das Flores

Robert Downey Jr., por Oppenheimer - vencedor

Ryan Gosling, por Barbie

Mark Ruffalo, por Pobres Criaturas


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Emily Blunt, por Oppenheimer

Danielle Brooks, por A Cor Púrpura

America Ferrera, por Barbie

Jodie Foster, por NYAD

Da'Vine Joy Randolph, por Os Rejeitados - vencedora


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Justine Triet & Arthur Harari, por Anatomia de uma Queda - vencedor

David Hemingson, por Os Rejeitados

Bradley Cooper & Josh Singer, por Maestro

Sammy Burch, por Segredos de um Escândalo

Celine Song, por Vidas Passadas


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Cord Jefferson, por Ficção Americana - vencedor

Greta Gerwig & Noah Baumbach, por Barbie

Christopher Nolan, por Oppenheimer

Tony McNamara, por Pobres Criaturas

Jonathan Glazer, por A Zona de Interesse


MELHOR ANIMAÇÃO

O Menino e a Garça - vencedor

Elementos

Nimona

Meu Amigo Robô

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso


MELHOR FILME INTERNACIONAL

Eu, Capitão (Itália)

Dias Perfeitos (Japão)

A Sociedade da Neve (Espanha)

Sala dos Professores (Alemanha)

A Zona de Interesse (Reino Unido) - vencedor


MELHOR DOCUMENTÁRIO

Bobi Wine: The People's President

A Memória Infinita

A 4 Filhas de Olfa

To Kill a Tiger

20 Dias em Mariupol - vencedor


MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM

The ABCs of Book Banning - vencedor

The Barber of Little Rock

Island in Between

The Last Repair Shop

Nai Nai & Wai Po


MELHOR CURTA-METRAGEM

The After

Invincible

Knight of Fortune

Red, White & Blue

A Incrível História de Henry Sugar - vencedor


MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

Letter to a Pig

95 Senses

Our Uniform

Pachyderme

War is Over (inspired by the music of John & Yoko) - vencedor


MELHOR TRILHA SONORA

Laura Karpman, por Ficção Americana

John Williams, Indiana Jones e a Relíquia do Destino

Robbie Robertson, por Assassinos da Lua das Flores

Ludwig Göransson, por Oppenheimer - vencedor

Jerskin Fendrix, por Pobres Criaturas


MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

"The Fire Inside" (Flamin' Hot)

"I'm Just Ken" (Barbie)

"It Never Went Away" (American Symphony)

"Wahzhazhe (A Song for My People)" (Assassinos da Lua das Flores)

"What Was I Made For?" (Barbie) - vencedor

MELHOR SOM

Resistência

Maestro

Missão: Impossível - Acerto de Contas

Oppenheimer

A Zona de Interesse - vencedor


MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

Sarah Greenwood, por Barbie

Jack Fisk, por Assassinos da Lua das Flores

Arthur Max, por Napoleão

Ruth De Jong, por Oppenheimer

Shona Heath, por Pobres Criaturas - vencedor


MELHOR FOTOGRAFIA

Edward Lachman, por O Conde

Rodrigo Prieto, por Assassinos da Lua das Flores

Matthew Libatique, por Maestro

Hoyte van Hoytema, por Oppenheimer - vencedor

Robbie Ryan, por Pobres Criaturas


MELHOR CABELO E MAQUIAGEM

Golda

Maestro

Oppenheimer

Pobres Criaturas - vencedor 

A Sociedade da Neve


MELHOR FIGURINO

Jacqueline Durran, por Barbie

Jacqueline West, por Assassinos da Lua das Flores

Janty Yates, por Napoleão

Ellen Mirojnick, por Oppenheimer

Holly Waddington, por Pobres Criaturas - vencedor


MELHOR MONTAGEM

Laurent Sénéchal, por Anatomia de uma Queda

Kevin Tent, por Os Rejeitados

Thelma Schoonmaker, por Assassinos da Lua das Flores

Jennifer Lame, por Oppenheimer - vencedor

Yorgos Mavropsaridis, por Pobres Criaturas


MELHORES EFEITOS VISUAIS

Resistência

Godzilla Minus One - vencedor

Guardiões da Galáxia Vol. 3

Missão: Impossível - Acerto de Contas

Napoleão

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sexta-feira, 8 de março de 2024

Cine Especial: Revisitando 'Depois das Horas'

Era mais um dia qualquer de Paul Hackett (Griffin Dunne). Ele iria para casa, entediado, assistir TV. Mas, por alguma razão, ele optou em sair para tomar um café e ler seu Trópico de Câncer, de Henry Miller. De repente alguém fala com ele, sendo uma bela garota chamada Marcy, que também havia lido o livro. Assim sendo, ele pega o telefone da casa da amiga Kiki (Linda Fiorentino), uma artista plástica, pois Marcy (Rosanna Arquette) mora com ela. Ambas moram em SoHo, Nova York, um bairro dominado por artistas, punks e homossexuais. Assim, Paul vai até lá para, se possível, ter algo de diferente nesta noite para sair um pouco de sua vida rotineira.

É assim que esta incomum obra de Martin Scorsese começa. A meu ver, o filme é uma análise sobre uma Nova York dos anos oitenta construída pelo cineasta assim como ele fez com "Taxi Drive" (1976) e que fazia uma síntese sobre os anos setenta. Uma homenagem aos seus habitantes, principalmente as suas minorias que nunca eram vistas pelas pessoas que moravam no andar de cima. O filme tem seu personagem principal um simples processador de textos. A amiga de Marcy é uma artista, o filme está cheio de homossexuais e punks... enfim. Não é exagero dizer que Nova York é uma personagem dentro desta complexa obra, porém, da qual a gente se identifica, pois sempre temos aquele desejo de saímos da rotina, mas não pensando nas possíveis consequências.

O que difere principalmente dos demais filmes do cineasta é que ele foge dos cenários em que o realizador gostava de revisitar, ou seja, o universo do gangster, ou com relação ao papel do cidadão italiano comum perante as promessas vindas dos EUA. Não é apenas um filme sobre um cara que vai passar a noite com uma garota, mas sim um filme sobre o comportamento humano diante do medo e das frustrações, e inclusive do fim da vida. Eu sou da teoria que o filme é uma representação sobre a maior interrupção sexual da história do cinema. Algo que só pode ser comparado à Stanley Kubrick e seu"De Olhos Bem Fechados"(1999). Essa observação não é para poucos certo? Eu não sei ao certo, mas o filme pode ser até mesmo sobre o comportamento humano diante da interrupção sexual. Um belo exemplo disso é a cena em que Paul está dentro de um banheiro e olhando para o desenho de um homem com o pênis sendo mordido por um tubarão. Uma cena curta, mas que diz tudo sobre a obra.

Griffin Dunne faz o melhor e talvez o papel mais conhecido de sua carreira como o acoado e assustado Paul Hackett. Rosanna Arquette faz um bom trabalho como a bela e misteriosa Marcy, ao contrário de Linda Fiorentino, que está apenas morna, porém, não menos bela. Scorsese não é exatamente um diretor de comédias, mesmo que este filme tenha sido lançado logo após " Rei da Comédia" (1982) e por conta disso o filme não é exatamente 100% perfeito. Porém, o seu humor sombrio, suas situações inusitadas, que beira até ao surrealismo, fazem com que a gente se divirta de tal forma que não desejamos que o protagonista consiga voltar para casa, pois queremos que ele adentre ainda mais nas entranhas dessa cidade que muda no decorrer de sua noite esplendida.

E como não poderia deixar de ser Michael Ballhaus é rei. Sua fotografia é inigualável, e, mandando para as favas todos os outros diretores de fotografia com quem Scorsese já trabalhou, um legítimo Scorsese só funciona com ele. Talvez nem legítimo, mas acho que Scorsese só amadurece de fato quando trabalha com ele pela primeira vez, e é neste filme. Aqui você nota todas as características técnicas dos dois. Dollys, closes, whipes, tomadas de ângulos improváveis, ou mesmo sequências improváveis, sendo que a cena do molho de chaves caindo e a câmera vindo atrás em bungee jump é magistral diga-se de passagem.

Concluo, portanto, que "Depois das Horas" é o filme menos conhecido da carreira de Martin Scorsese, mas não menos genial e nos levando para uma noite inesperada na vida de um cidadão comum. 

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