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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'Amor Esquecido'

Sobre o Filme: 

Quando um longa é baseado em um livro de sucesso sempre poderá render um grande sucesso ou um grande fracasso. O problema sempre cai na questão em saber como levar a linguagem literária para o filme, pois basta pegarmos exemplos como adaptação de "O Código Da Vinci" (2006) para constatarmos que fidelidade ao extremo não é sinônimo de qualidade. "Amor Esquecido" (2023) é baseado em um livro que eu não li, mas se percebe que os realizadores quiseram transitar em ser fiel a sua fonte como também fazer cinema e o resultado tornasse parcial diga-se de passagem.

Dirigido por Michal Gazda, o filme é uma adaptação cinematográfica do romance de Tadeusz Dolega Mostowicz, publicado em 1937. A trama é sobre um médico renomado que perde a família e a memória e se transforma num andarilho sem perder princípios éticos e habilidades da medicina. Ao mesmo tempo, conhecemos pessoas importantes vindas do seu passado e das quais ele vai reencontrando.

Com mais de duas horas e vinte de duração se percebe que os realizadores se empenharam em ser fiel ao máximo ao livro, pois nota-se que os inúmeros desdobramentos da trama é algo corriqueiro quando se lê um volume, principalmente aqueles que se tornaram clássicos no seu devido tempo. Porém, se o já citado "O Código Da Vinci" foi falho neste quesito, ao menos aqui o diretor Michal Gazda não parece estar dirigindo no piloto automático, pois o mesmo procura obter a nossa atenção ao inserir um ritmo um tanto que dinâmico em algumas passagens da trama, mesmo quando elas se estendem por demais em algumas ocasiões. Neste último caso, o filme se alonga mais do que deveria, não somente pelas várias perguntas que o protagonista busca em sua jornada, como também devido as suas subtramas como no caso, por exemplo, da sua filha e de sua história de amor que, por vezes, é muito forçada.

O filme somente ganha maior atenção graças ao desempenho de Leszek Lichota, que aqui faz um protagonista confuso, mas que segue em frente em busca de saber sobre qual é o seu verdadeiro passado. Curiosamente, é um personagem construído para fazer com que nos identifiquemos com ele, pois embora não tenhamos amnesia ao longo da vida, sempre desejamos lá no fundo uma vez ou outra em viajar pelo mundo sem rumo e saber ao certo sobre qual é o seu verdadeiro papel nesta história. Pode ser um tanto que forçada essa minha observação, mas me veio ao concluir a sessão.

Mas assim como eu disse acima o filme falha ao se estender por demais, principalmente em sua uma hora final que por vezes me passou a sensação de que tudo poderia ser resolvido em menos de duas horas. A intenção pode parecer boa até certo ponto com relação a fidelidade na adaptação. Porém, em tempos em que séries e minisséries de qualidade se tornaram corriqueiras em nosso dia a dia, talvez a adaptação tivesse se tornado melhor neste formato ao invés de ser todo condensado em uma produção de mais de duas horas.

"Amor Esquecido" é um exemplo de produção em que a fidelidade a sua fonte não é sinônimo de qualidade, mesmo com alguns pontos positivos que lhe dão destaque. 

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 29 DE FEVEREIRO A 6 DE MARÇO DE 2024

MIYAZAKI INAUGURA SESSÃO VAGALUME 2024

A Cinemateca Capitólio retoma no próximo final de semana a sua já tradicional Sessão Vagalume, projeto de formação de público ligado às ações do Programa de Alfabetização Audiovisual da instituição, desenvolvido em parceria com a UFRGS.

A atração programada para os dias 2 e 3 de março, às 15h,  é o muito aguardado O Menino e a Garça, novo filme do mestre japonês da animação Hayao Miyazaki. Filme de animação mais premiado da temporada, vencedor do Globo do Ouro, do Bafta e favorito ao Oscar na categoria, O Menino e a Garça marca o retorno de Miyazaki ao cinema, 10 anos após a realização de seu longa anterior, Vidas ao Vento, lançado em 2013. Embora os filmes de Miyazaki sejam muito apreciados pelo público infantil, é importante observar que devido a sua longa duração e complexidade narrativa, O Menino e a Garça pode não funcionar com crianças menores, cabendo aos acompanhantes responsáveis essa avaliação.


A Sessão Vagalume tem ingressos a R$ 4,00 e R$ 2,00.


O Menino e a Garça (Japão, 2023, 124 minutos)

Depois de perder a mãe durante a guerra, o menino Mahito muda-se para a propriedade de sua família no campo. Lá, uma série de eventos misteriosos o levam a uma torre antiga e isolada, lar de uma travessa garça cinzenta. Quando a nova madrasta de Mahito desaparece, ele segue a garça até a torre e entra num mundo fantástico partilhado pelos vivos e pelos mortos. Ao embarcar em uma jornada épica com a garça como guia, Mahito deve descobrir os segredos deste mundo e a verdade sobre si mesmo.


CINECLUBE ACADEMIA DAS MUSAS DEBATE FILME JAPONÊS

No domingo, 3 de março, às 17h30, o Cineclube Academia das Musas, coletivo dedicado ao estudo de filmes dirigido por mulheres, apresenta a sessão de A Estrada Distante, da diretora japonesa Sachiko Hidari. Após a sessão, ocorre um debate conduzido pela cineclubista Yasmin Borges. Entrada franca.


Mais informações:   https://www.capitolio.org.br/eventos/6982/cineclube-academia-das-musas-a-estrada-distante/


FILMES DE GUILLAUME BRAC E JOÃO CANIJO EM CARTAZ

A partir de quinta-feira, 29 de fevereiro, a Cinemateca Capitólio exibe Embarque!, longa-metragem do realizador francês Guillaume Brac, e Mal Viver, primeiro filme do díptico do diretor português João Canijo.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/programacao/ 


GRADE DE HORÁRIOS

29 de fevereiro a 6 de março de 2024


29 de fevereiro (quinta-feira)

15h – Esperando a Felicidade

17h – Mal Viver

19h15 – O Menino e a Garça


1º de março (sexta-feira)

15h – Embarque!

17h – Mal Viver

19h15 – O Menino e a Garça


2 de março (sábado)

15h – Sessão Vagalume: O Menino e a Garça

17h20 – Embarque!

19h – Mal Viver


3 de março (domingo)

15h – Sessão Vagalume: O Menino e a Garça

17h30 – Cineclube Academia das Musas: A Estrada Distante


5 de março (terça-feira)

15h – Embarque!

17h – Mal Viver

19h15 – O Menino e a Garça


6 de março (quarta-feira)

15h – Embarque!

17h – Mal Viver

19h30– Sessão do curso Jovem Produtor Audiovisual

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Cine Especial: Conhecendo 'A Morte e a Donzela'

Roman Polanski é um cineasta autoral, porém, o mesmo procura não ficar preso exatamente a um gênero. Ao mesmo tempo, eu acredito que em suas obras ele fale um pouco sobre a sua pessoa, ou simplesmente uma forma de enfrentar os seus medos e arrependimentos que guarda para si ao longo dos anos. "O Pianista"(2002), por exemplo, talvez tenha sido uma forma de exorcizar um passado traumático, já que o realizador perdeu os seus pais logo cedo nos campos de concentração. Ao mesmo tempo, é um diretor experimental, ao conseguir alinhar a linguagem cinematográfica com a teatral e realizando obras como "Deus da Carnificina" (2012).

Porém, tem alguns filmes que eu fui conhecer posteriormente, como no caso deste agora "A Morte e a Donzela" (1994) e que fez com que eu percebesse que esse namoro pelo universo teatral não havia começado no início desse século. O roteiro é baseado em uma peça de teatro de Ariel Dorfman, um chileno exilado que escapou do regime de Augusto Pinochet. Portanto, a trama gira em um país sul-americano após a queda da ditadura, onde Paulina Escobar (Sigourney Weaver), a mulher de Gerardo Escobar (Stuart Wilson), um famoso advogado, fica sabendo no rádio que Gerardo deverá chefiar as investigações das mortes ocorridas no regime militar. Quando Gerardo a chega o vê acompanhado de um estranho que o socorreu na estrada, mas quando o desconhecido retorna à casa ela o identifica pela voz como sendo Roberto Miranda (Ben Kingsley), o homem que a torturou e a estuprou quando ela fazia militância política.

Pode-se dizer que a obra é uma crítica ferrenha contra todas as ditaduras militares que ocorreram na América do Sul nos anos sessenta, setenta até os anos oitenta. A informação de que o filme é baseado em uma peça escrita por um dramaturgo Chileno faz com que o cinéfilo se localize melhor com relação aquele lugar em que a trama se passa, muito embora isso pouco importa, pois o que vale é o fato de a história representar inúmeras que ocorram nos tempos de chumbo. Sigourney Weaver nos brinda com uma atuação poderosa, pois já nos primeiros minutos observamos todos os sinais de alguém que sofreu nas mãos de torturadores e cuja cena em que ela vai jantar dentro de um armário simboliza o fato que ela não desvencilhou de situações em que ela não tinha nada, a não ser o objetivo de continuar viva.

Pelo fato do filme se passar em um único cenário, ou seja, dentro da casa do casal central, o filme ganha ares de suspense psicológico, dos quais se tornam cada vez mais sufocantes na medida que a personagem de Weaver transita entre a lógica e o desiquilíbrio, principalmente a partir do momento em que ela encara o que ela acredita ser o seu algoz vindo do passado. Já Stuart Wilson cria para o seu personagem uma espécie de equilíbrio com relação aos fatos, mas que aos poucos começa a se deteriorar quando não sabe mais em que direção tomar, se acredita em sua esposa, ou na inocência do homem em que ela acredita ser um verdadeiro monstro. Já Ben Kingsley nos brinda com uma atuação ambígua, já que quase nunca sabemos ao certo se ele é culpado ou inocente com relação aos fatos, mas aos poucos tiramos nossas próprias conclusões a partir de suas próprias palavras e ações ao longo do percurso.

Na medida em que o tempo avança o clima fica cada vez mais sufocante, cuja fotografia que transita entre as cores quentes e a escuridão de uma noite chuvosa alimentam ainda mais essa sensação. Assim como Brian De Palma, o realizador também é um grande adorador de Alfred Hitchcock e não me surpreenderia se o mesmo tivesse buscado inspiração no que o mestre do suspense havia feito. Vale destacar o ótimo trabalho do compositor Wojciech Kilar e cuja sua trilha aqui nos lembra os melhores momentos dos filmes de Hitchcock.

Falando nisso, o longa presta uma bela homenagem a Schubert com a sua clássica música "A Morte e a Donzela", que dá título ao filme e se torna peça fundamental dentro da trama. Aos poucos, nota-se que o desequilíbrio entre os personagens, assim como o ambiente dentro da casa, que começa a desmoronar e tudo que resta é uma confissão, mesmo na possiblidade dela soar falsa. A meu ver não há falso testemunho quando ocorre no limiar da trama, pois talvez o próprio realizador esteja usando os seus personagens como avatares para confessar sobre a sua verdadeira pessoa.

No passado, após a sua esposa Sharon Tate ter sido brutalmente assassinada de forma brutal em 09 de agosto de 1969 por Charles Manson e integrantes do culto o qual liderava, anos depois, o diretor foi condenado por estupro de uma garota chamada Samantha Geimer e que tinha apenas 13 anos de idade em 1978 e cujo crime ocorreu na mansão do ator Jack Nicholson. Desde então Roman Polanski viveu na Europa, para não ser preso. Em outubro de 2013, Samantha Geimer afirmou, durante a apresentação do seu livro de memórias, "The Girl: A Life in the Shadow of Roman Polanski" ("A menina: Uma vida na sombra de Roman Polanski"), em Paris, que há "muito tempo" perdoou o cineasta.

Porém, na minha opinião, talvez o próprio cineasta não tenha se perdoado pelo que cometeu e neste filme eu percebo que ele assume isso através do personagem de Ben Kingsley. No ápice da trama, quando o mesmo não vê saída, ele decidiu assumir as atrocidades que ele havia cometido no passado contra a personagem de Sigourney Weaver, mas sinto que o personagem de Kingley sai de cena e entra as palavras de Polanski e assumindo, enfim, a culpa. É como se o cenário que ele descreveu através do personagem foi a forma como ele viu na mansão do ator Jack Nicholson e fazendo com que cometesse tal ato.

Quem for ler esse texto e logo em seguida assistir ao filme cabe cada um irá tirar as suas próprias conclusões. Roman Polanski é um artista, porém, falho como ser humano e cabe a justiça julgá-lo, mas antes disso talvez fosse realmente necessário ele assumir, não com palavras, mas sim através da sétima arte da qual alavancou a sua carreira. Em tempos de cancelamento, principalmente como a internet que torna tudo isso mais fácil, cabe não julgarmos o artista e a sua obra, mas sim a sua pessoa e do qual os seus filmes talvez tenham-lhe dado uma saída.

"A Morte e a Donzela" é mais do que um belo suspense, como também uma confissão camuflada do diretor Roman Polanski. 

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Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (23/02/24)

 FERRARI

Sinopse: Em 1957, nos bastidores da Fórmula 1, o ex-piloto Enzo Ferrari (Adam Driver) está em crise. A falência assombra a empresa que ele e a esposa, Laura (Penélope Cruz), construíram uma década atrás. Seu casamento instável é ainda mais abalado pela perda do único filho do casal e o relacionamento com Lina Lardi (Shailene Woodley).



O JOGO DA MORTE

Sinopse: No longa, após a taxa de suicídios entre adolescentes disparar misteriosamente, as autoridades começam uma investigação para descobrir o que está por trás do caso, e as mortes acabam sendo ligadas a um macabro jogo de desafios na internet.



ZONA DE RISCO

Sinopse: Um piloto de drone das Forças Aéreas é a única esperança de uma força-tarefa presa em uma emboscada. Cercados pelo inimigo em um território remoto nas Filipinas, a única chance de sobreviverem está nas mãos de Reaper (Russell Crowe), um piloto de drone, e Kinney (Liam Hemsworth), um jovem oficial da aeronáutica. 

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quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Cine Dica: Miyazaki e Sissako em cartaz ( 22 a 28 de fevereiro)

 PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 22 a 28 de fevereiro de 2024

NOVO FILME DE MIYAZAKI EM CARTAZ

O Menino e a Garça, o mais novo filme de Hayao Miyazaki, grande mestre da animação japonesa, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio na quinta-feira, 22 de fevereiro. O valor do ingresso é R$ 16,00.


http://www.capitolio.org.br/eventos/6966/o-menino-e-garca/


ABDERRAHMANE SISSAKO EM EXIBIÇÃO

A Cinemateca Capitólio exibe a partir de sexta-feira, 23 de fevereiro, Esperando a Felicidade (2002), obra aclamada do mauritano Abderrahmane Sissako, um dos grandes nomes do cinema contemporâneo. Apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français. O valor do ingresso é R$ 10,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6968/esperando-a-felicidade/


GRADE DE HORÁRIOS

22 a 28 de fevereiro de 2024


22 de fevereiro (quinta-feira)

15h – Onde fica Esta Rua? ou Sem Antes nem Depois

19h – O Menino e a Garça


23 de fevereiro (sexta-feira)

15h – Fogo-Fátuo

17h – Esperando a Felicidade

19h – O Menino e a Garça


24 de fevereiro (sábado)

15h – Onde fica Esta Rua? ou Sem Antes nem Depois

17h – Esperando a Felicidade

19h – O Menino e a Garça


25 de fevereiro (domingo)

15h – Fogo-Fátuo

17h – Esperando a Felicidade

19h – O Menino e a Garça


27 de fevereiro (terça-feira)

15h – Onde fica Esta Rua? ou Sem Antes nem Depois

17h – Esperando a Felicidade

19h – O Menino e a Garça


28 de fevereiro (quarta-feira)

15h – O Ornitólogo

17h – Esperando a Felicidade

19h – O Menino e a Garça

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 22 A 28 DE FEVEREIRO DE 2024

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

Eu, Capitão

Nossa nova cinesemana traz a estreia do premiado longa brasileiro LEVANTE, da diretora Lillah Halla, que leva para a ficção o sempre relevante tema do aborto na sociedade brasileira. Outro destaque é o longa italiano EU, CAPITÃO, nova produção do diretor Matteo Garrone e que concorre ao Oscar de melhor filme internacional. O filme terá uma sequência de sessões antecipadas em pré-estreia durante esta semana.

Também segue com mais uma semana de sessões antecipadas o longa DIAS PERFEITOS, de Wim Wenders, que encontrou um público entusiasmado aqui na Cinemateca Paulo Amorim.

Entre os títulos que continuam em cartaz, com boa receptividade nas salas, estão MONSTER, do diretor japonês Kore-Eda, o drama romântico VIDAS PASSADAS, de Celine Song (um dos dez indicados ao Oscar de melhor filme em 2024) e o intenso épico histórico OS COLONOS, sobre a colonização chilena.


Confira nossa programação completa e portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h45 – VIDAS PASSADAS Assista o trailer aqui.

(Past Lives - Estados Unidos/Coreia do Sul, 2023, 105min). Direção de Celine Song, com Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro. California Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Nora e Hae Sung eram amigos muito próximos na infância, até que a família dela decidiu emigrar para o Canadá. Doze anos depois, eles se reencontram virtualmente e percebem que ainda têm muitas coisas em comum. Depois de mais alguns anos, finalmente, eles ficam frente à frente e têm a chance de confrontar noções de destino, amor e as escolhas que fizeram na vida.


16h45 – DIAS PERFEITOS – PRÉ-ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Perfect Days – Japão/Alemanha, 2023, 125min). Direção de Wim Wenders, com Koji Yakusho, Min Tanaka, Arisa Nakano, Tokio Emoto. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Hirayama vive em Tóquio e é responsável pela limpeza de vários banheiros públicos. Além do trabalho modesto, ele preenche seus dias com a paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. Hirayama parece perfeitamente feliz com sua rotina metódica, mas alguns encontros inesperados trazem revelações surpreendentes sobre o passado do protagonista. O filme estreou no Festival de Cannes, onde recebeu os prêmios do júri ecumênico e melhor ator para Koji Yakusho, e é um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional.


19h – EU, CAPITÃO – PRÉ-ESTREIA - (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA TERÇA, DIA 27) Assista o trailer aqui.

(Io Capitano – Itália/Bélgica/França, 2023, 121min). Direção de Matteo Garrone, com Seydou Sarr, Moustapha Fall, Issaka Sawadogo. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Seydou e Moussa são dois adolescentes senegaleses que partem do Dakar rumo à Europa, protagonizando uma odisseia contemporânea que tem como objetivo uma vida melhor. No caminho, eles enfrentam todos os obstáculos possíveis: o mar, o deserto, os animais e os seres humanos. Premiado no Festival de Veneza como melhor diretor, Matteo Garrone construiu seu filme a partir dos relatos de adolescentes que vivem em um centro de acolhimento em Catânia, na Itália. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional.


SALA EDUARDO HIRTZ


15h15 – MONSTER Assista o trailer aqui.

(Kaibutsu - Japão, 2023, 125min). Direção de Hirokazu Kore-eda, com Ando Sakura, Soya Kurokawa, Eita Nagayama. Imovision, 12 anos. Drama.

Sinopse: Uma mãe percebe que seu filho está se comportando de maneira estranha e tenta descobrir os motivos. Pelo relato do menino, tudo indica que um dos seus professores é o responsável. A mãe vai à escola e exige uma explicação – enquanto isso, a verdade começa a surgir junto com as versões de todos os envolvidos. O filme foi o vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes em 2023.


17h30 – LEVANTE - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil/França/Uruguai, 2023, 100min). Direção de Lillah Halla, com Ayomi Domenica, Grace Passô, Loro Bardot, Onna Silva. Lira Filmes/Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Às vésperas de um campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, Sofia, de 17 anos, descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de fazer um aborto, ela acaba se convertendo em alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço. Mas Sofia conta com o apoio da família e do seu time para enfrentar o grupo e decidir o que é melhor para ela neste momento. O filme, que abriu o Frapa em novembro passado, ganhou os prêmios de melhor direção e montagem no Festival do Rio 2023.


19h30 – LEVANTE - ESTREIA - (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA TERÇA E NA QUARTA, DIA 27 E 28)

(Brasil/França/Uruguai, 2023, 100min). Direção de Lillah Halla, com Ayomi Domenica, Grace Passô, Loro Bardot, Onna Silva. Lira Filmes/Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Às vésperas de um campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, Sofia, de 17 anos, descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de fazer um aborto, ela acaba se convertendo em alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço. Mas Sofia conta com o apoio da família e do seu time para enfrentar o grupo e decidir o que é melhor para ela neste momento. O filme, que abriu o Frapa em novembro passado, ganhou os prêmios de melhor direção e montagem no Festival do Rio 2023.


SESSÃO ACCIRS

TERÇA, DIA 27, ÀS 19h30 – ENTRADA FRANCA


GLAUCO DO BRASIL

(Brasil, 2015, 90min). Documentário de Zeca Brito.

Sinopse: O filme recupera a trajetória do artista Glauco Rodrigues (1929-2004), que nasceu em Bagé e se transformou em um dos principais pintores da Pop Art na América Latina. O documentário destaca a história e o legado de Glauco por meio de entrevistas, registros de arquivo e imagens dos cenários nos quais o pintor viveu e se inspirou. A sessão será comentada pela jornalista Fatimarlei Lunardelli, que assina o texto sobre o filme no livro “50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho” lançado pela Associação de Críticos do Cinema do RS em 2022.


SALA NORBERTO LUBISCO


15h – TODO MUNDO AMA JEANNE Assista o trailer aqui.

(Tout Le Monde Aime Jeanne – França/Portugal, 2022, 95min). Direção de Céline Devaux, com Blanche Gardin, Laurent Lafitte. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Jeanne não está em um bom momento da vida. Seu principal projeto fracassou, ela ficou com muitas dívidas, o namoro terminou e a mãe morreu recentemente. Tudo que lhe restou foi um apartamento, que a mãe deixou de herança em Lisboa – e que Jeanne precisa vender com urgência. No aeroporto, antes de embarcar no voo de Paris para Lisboa, acontece um reencontro inusitado com Jean, um antigo colega de escola que Jeanne nem lembrava que existia.


17h – MEU AMIGO ROBÔ Assista o trailer aqui.

(Robot Dreams - Espanha/França, 2019, 102min). Animação de Pablo Verger. Imovision, 10 anos.

Sinopse: Dog vive sozinho em Manhattan e resolve comprar um robô para lhe fazer companhia. Os dois se tornam grandes amigos e aproveitam o verão em vários passeios pela cidade, ao som do clássico pop “September”, da banda Earth, Wind & Fire. Mas, na última noite do verão, Dog é obrigado a deixar o Robô em uma praia, de onde ele só poderá sair no próximo ano – se a amizade dos dois resistir. O longa é uma adaptação da HQ americana "Robot Dreams", de Sara Varon, e é um dos cinco títulos indicados ao Oscar de melhor animação.


19h15 – OS COLONOS – (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUINTA, DIA 22) Assista o trailer aqui.

(Los Colonos - Chile/Argentina/Reino Unido, 2023, 100min). Direção de Felipe Gálvez, com Alfredo Castro, Sam Spruell, Mark Stanley, Mariano Llinás. O2 Play/Mubi, 16 anos. Drama.

Sinopse: No início do século XX, um rico fazendeiro da Terra do Fogo, no inóspito sul chileno, contrata um tenente britânico e um mercenário norte-americano para protegerem sua propriedade. Junto com eles vêm o mestiço Segundo, um exímio atirador, que acaba testemunhando um dos maiores massacres à população indígena do Chile. Elogiado relato sobre a colonização e o nascimento das fronteiras ao sul da América Latina, o filme ganhou o prêmio Fipresci no Festival de Cannes e foi indicado pelo Chile na disputa pelo Oscar de filme internacional.


SESSÃO ESPECIAL

QUINTA, DIA 22, ÀS 19h30 – ENTRADA FRANCA


BLUES AND ROLL, É PRA LÁ QUE VOU

(Brasil, 2023, 25min). Direção de Juliano Rosa.

Sinopse: documentário sobre a banda gaúcha Hard Blues Trio, realizado durante sua última turnê e com registros da gravação do videoclipe “É pra lá que eu Vou”. O filme abre a temporada 2024 do projeto Cinema Musical Gaúcho, que apresenta filmes sobre a música do RS.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 22 A 28 DE FEVEREIRO DE 2024

 ESTREIAS:

LEVANTE

Brasil, França e Uruguai/Ficção/ 2022/92min.

Direção: Lillah Halla

 Exibido no Festival de Cannes em 2023, onde foi premiado com Melhor Filme de Estreia nas mostras paralelas do Festival de Cannes 2023, LEVANTE também recebeu o Prêmio WIP Paradiso, Prêmio Canal+, Prêmio CICAE no Cine en Construcción – Cinelatino Toulouse 2023, além da participação em inúmeros festivais internacionais. O filme é estrelado por Domenica Dias, filha do rapper Mano Brown.

Sinopse: Às vésperas do campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, Sofía (17), descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de interrompê-la clandestinamente, ela acaba se convertendo em alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço, mas nem Sofía nem aqueles que a amam estão dispostos a se render ante o fervor cego da manada.

Elenco: Ayomi Domenica, Loro Bardot, Grace Passô


SERVIDÃO

Brasil/Documentário/82min

Direção: Renato Barbieri

Servidão foi premiado como “Melhor Longa Metragem Documental” no 15ª Trinidad+Tobago Film Festival de Port of Spain, em Trinidad and Tobago, e “Grande Prêmio Juri Popular ” no 22º Rencontres du cinéma Sud-américain, de Marselha , França. O filme tem a participação de Leonardo Sakamoto e narração de Negra Li

Sinopse:  Longa documental sobre o trabalho escravo contemporâneo com foco na Amazônia brasileira. Foram ouvidos trabalhadores rurais que foram escravizados em frentes de desmatamento no Norte do Brasil e abolicionistas contemporâneos de diferentes vertentes. Embora as condições de trabalho análogas à de escravo sejam consideradas crime previsto pelo Código Penal Brasileiro, o regime da servidão é praticado no Brasil desde sempre, há cinco séculos. A Lei Áurea aboliu a escravidão clássica, mas não transformou as relações de trabalho no Brasil, que perduraram. Com narração de Negra Li, o documentário é um contundente registro sobre uma das maiores mazelas do Brasil.

Elenco: Marinaldo Soares Santos, Negra Li, Dodô Azevedo, Rafael Sanzio dos Anjos, Alberto da Costa e Silva, Ana Maria Gonçalves, Marcelo Gonçalves Campos, Victor Leonardi, Leonardo Sakamoto, Gladyson Pereira, Luis Camargo de Melo, Ricardo Rezende Figueira, Ela Wiecko, João Roberto Ripper, Fabrícia Carvalho, Cláudio Secchin, Binka Le Breton, Gildásio Silva Meireles, Sebastião Gonçalves, Aldemir Pereira, Xavier Plassat, Carlos Haddas, Lelio Bentes, Antônio Mello, Valderez Monte, Calisto Torres, Rachel Cunha, André Roston, Bené Florindo, Jônatas Andrade, José Marcelino, Caio Magri, Kailash Satyarthi e Paulo Paim.

                Horários de 22 a 28 de fevereiro (não há sessões nas segundas-feiras):


15h: LEVANTE

17h: SERVIDÃO

19h: LEVANTE


Ingressos: Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.


CineBancários

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre

Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br