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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (15/02/24)

Zona de Interesse

Sinopse: Um complexo caso de amor entre um oficial nazista e a esposa de um comandante do campo de concentração de Auschwitz. Tudo se torna ainda mais complicado quando ele começa a suspeitar da infidelidade de sua esposa.


BOB MARLEY: ONE LOVE

Sinopse: Bob Marley: One Love é um filme biográfico dirigido por Reinaldo Marcus Green (King Richard: Criando Campeãs) que contará a história de Robert Nesta Marley OM, mais conhecido como Bob Marley, grande ícone do reggae. 


MADAME TEIA

Sinopse: Sinopse: Uma paramédica em Manhattan que pode ter habilidades de clarividência. Forçada a confrontar revelações sobre seu passado, ela forja uma relação com três jovens destinadas a futuros poderosos... se elas conseguirem sobreviver ao presente ameaçador.

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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 15 A 21 DE FEVEREIRO DE 2024

PROGRAMAÇÃO DE 15 A 21 DE FEVEREIRO DE 2024

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

A cinesemana de 15 a 21 de fevereiro traz várias novidades na nossa programação. Uma delas é DIAS PERFEITOS, novo longa-metragem do cineasta alemão Wim Wenders e que está entre os cinco indicados ao Oscar de filme internacional. A produção, muito aguardada pelo público cinéfilo, terá uma sequência de sessões antecipadas em pré-estreia durante esta semana.

Também temos a comédia dramática francesa TODO MUNDO AMA JEANNE, filme de estreia da diretora Céline Devaux, e o drama brasileiro HORIZONTE, também estreia na direção do ator brasileiro Rafael Calomeni. Para completar o quadro de estreias, temos a coprodução entre Portugal e Brasil de CASA FLUTUANTE, novo filme do veterano diretor português José Nascimento.

E seguem em cartaz alguns sucessos absolutos de público, incluindo MONSTER, do diretor japonês Kore-Eda, e o drama romântico VIDAS PASSADAS, de Celine Song, um dos dez indicados ao Oscar de melhor filme em 2024.

Confira nossa programação completa e portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h45 – MONSTER Assista o trailer aqui.

(Kaibutsu - Japão, 2023, 125min). Direção de Hirokazu Kore-eda, com Ando Sakura, Soya Kurokawa, Eita Nagayama. Imovision, 12 anos. Drama.

Sinopse: Uma mãe percebe que seu filho está se comportando de maneira estranha e tenta descobrir os motivos. Pelo relato do menino, tudo indica que um dos seus professores é o responsável. A mãe vai à escola e exige uma explicação – enquanto isso, a verdade começa a surgir junto com as versões de todos os envolvidos. O filme foi o vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes em 2023.


17h – VIDAS PASSADAS Assista o trailer aqui.

(Past Lives - Estados Unidos/Coreia do Sul, 2023, 105min). Direção de Celine Song, com Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro. California Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Nora e Hae Sung eram amigos muito próximos na infância, até que a família dela decidiu emigrar para o Canadá. Doze anos depois, eles se reencontram virtualmente e percebem que ainda têm muitas coisas em comum. Depois de mais alguns anos, finalmente, eles ficam frente à frente e têm a chance de confrontar noções de destino, amor e as escolhas que fizeram na vida.


19h – DIAS PERFEITOS – PRÉ-ESTREIA - (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA TERÇA, DIA 20) Assista o trailer aqui.

(Perfect Days – Japão/Alemanha, 2023, 125min). Direção de Wim Wenders, com Koji Yakusho, Min Tanaka, Arisa Nakano, Tokio Emoto. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Hirayama vive em Tóquio e é responsável pela limpeza de vários banheiros públicos. Além do trabalho modesto, ele preenche seus dias com a paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. Hirayama parece perfeitamente feliz com sua rotina metódica, mas alguns encontros inesperados trazem revelações surpreendentes sobre o passado do protagonista. O filme estreou no Festival de Cannes, onde recebeu os prêmios do júri ecumênico e melhor ator para Koji Yakusho, e é um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional.


SALA EDUARDO HIRTZ


15h15 – MONEYBOYS Assista o trailer aqui.

(Taiwan/França/Áustria, 2021, 120min). Direção de C.B. Yi, com Kai Ko, Chloe Maayan, Yufan Bai. Pandora Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Fei é um rapaz que nasceu na China rural e hoje sustenta sua família como garoto de programa. Mas as relações são difíceis, já que os familiares aceitam o dinheiro, mas não o modo de vida do rapaz. Fei encontra apoio para superar suas dificuldades em Long, um apaixonado amigo de infância. C.B. Yi foi aluno de Michael Haneke na Áustria e “Moneyboys” é seu primeiro longa, apresentado em première na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes.


17h30 – MEU AMIGO ROBÔ Assista o trailer aqui.

(Robot Dreams - Espanha/França, 2019, 102min). Animação de Pablo Verger. Imovision, 10 anos.

Sinopse: Dog vive sozinho em Manhattan e resolve comprar um robô para lhe fazer companhia. Os dois se tornam grandes amigos e aproveitam o verão em vários passeios pela cidade, ao som do clássico pop “September”, da banda Earth, Wind & Fire. Mas, na última noite do verão, Dog é obrigado a deixar o Robô em uma praia, de onde ele só poderá sair no próximo ano – se a amizade dos dois resistir. O longa é uma adaptação da HQ americana "Robot Dreams", de Sara Varon, e é um dos cinco títulos indicados ao Oscar de melhor animação.


19h30 – TODO MUNDO AMA JEANNE – ESTREIA - (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUARTA, DIA 21) Assista o trailer aqui.

(Tout Le Monde Aime Jeanne – França/Portugal, 2022, 95min). Direção de Céline Devaux, com Blanche Gardin, Laurent Lafitte. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Jeanne não está em um bom momento da vida. Seu principal projeto fracassou, ela ficou com muitas dívidas, o namoro terminou e a mãe morreu recentemente. Tudo que lhe restou foi um apartamento, que a mãe deixou de herança em Lisboa – e que Jeanne precisa vender com urgência. No aeroporto, antes de embarcar no voo de Paris para Lisboa, acontece um reencontro inusitado com Jean, um antigo colega de escola que Jeanne nem lembrava que existia.


SESSÃO ESPECIAL

LANÇAMENTO REVISTA ALMANAQUE21 DEDICADA A DAVID BOWIE

QUARTA, DIA 21, ÀS 19h15 – INGRESSOS À R$ 7,00


ZIGGY STARDUST AND THE SPIDERS FROM MARS

(Reino Unido, 1979, 100 min). Direção de D.A. Pennebaker, com David Bowie, Mick Ronson, Trevor Bolder, Mick Woodmansey. 16 anos. Musical.

Sinopse: Depois de uma turnê mundial bem-sucedida, David Bowie se despede do personagem Ziggy Stardust em seu país-natal, em um histórico show em Londres, no dia 3 de julho de 1973. O diretor D.A. Pennebaker capturou essa última apresentação da Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, com a apresentação de faixas como Moonage Daydream, Changes, Space Oddity e Hang on to Yourself.

(Sessão comentada com o editor-chefe da Almanaque21, o jornalista e crítico de cinema Rodrigo de Oliveira, e com o jornalista e músico Jimi Joe.)


SALA NORBERTO LUBISCO


15h – OS COLONOS Assista o trailer aqui.

(Los Colonos - Chile/Argentina/Reino Unido, 2023, 100min). Direção de Felipe Gálvez, com Alfredo Castro, Sam Spruell, Mark Stanley, Mariano Llinás. O2 Play/Mubi, 16 anos. Drama.

Sinopse: No início do século XX, um rico fazendeiro da Terra do Fogo, no inóspito sul chileno, contrata um tenente britânico e um mercenário norte-americano para protegerem sua propriedade. Junto com eles vêm o mestiço Segundo, um exímio atirador, que acaba testemunhando um dos maiores massacres à população indígena do Chile. Elogiado relato sobre a colonização e o nascimento das fronteiras ao sul da América Latina, o filme ganhou o prêmio Fipresci no Festival de Cannes e foi indicado pelo Chile na disputa pelo Oscar de filme internacional.


17h15 – HORIZONTE - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 108 min). Direção de Rafael Calomeni, com Raymundo de Souza, Ana Rosa, Suely Franco, Alexandra Richter. A2 Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Aos 75 anos, Rui perde sua casa e seus familiares mais próximos. A solução é recomeçar em uma vila para idosos, construída por uma ONG. Lá, Rui faz novos amigos e conhece Jandira, que é tão sozinha quanto ele. Juntos, vão viver as alegrias e os problemas desta fase da vida, incluindo o amor maduro, questões do passado e a importância de perdoar. O filme é a estreia na direção do ator Rafael Calomeni.


19h15 – CASA FLUTUANTE - ESTREIA

(Portugal/Brasil, 2020, 115min). Direção de José Nascimento, com Inês Pires Tavares, Carolina Virgüez, Bernardo Mayer. Panda Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Rodado entre Portugal e o Brasil, a trama conta a história de Araci, uma índia Ticuna que sai da Amazônia e vai viver com o marido no Alentejo. O objetivo é oferecer um futuro melhor para Joana, sua neta, depois que a mãe dela foi assassinada por lutar pela preservação da floresta. Em Portugal, Araci tenta preservar valores culturais que não existem na cidade grande e procura repassar a Joana os ensinamentos indígenas. O diretor dedica seu filme “à Floresta Amazónica, aos índios que lutam pela sua preservação e a todos que com ela mantêm uma relação de amor”.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'A Cor Púrpura'

Sinopse: Separada da irmã e filhos, Celie enfrenta muitas dificuldades na vida, incluindo um marido abusivo. Com o apoio da cantora Shug Avery e sua enteada, Celie encontra uma força extraordinária nos laços inquebráveis de um novo tipo de sororidade. 

Era o início dos anos oitenta e o diretor Steven Spielberg já era apontado como um dos grandes diretores daquele tempo, mas sendo acusado por alguns detratores de ser somente um realizador de filmes “arrasa quarteirão”. Não querendo ser somente rotulado dessa forma ele lançou o seu primeiro grande drama em 1985, intitulado "A Cor Purpura", baseado na obra de Alice Walker e que consagrou até então a desconhecida Whoopi Goldberg. Embora tenha sido indicado a dez Oscar, o filme acabou sendo esnobado, mas se tornando um grande clássico da carreira do realizador ao longo do tempo.

Curiosamente, o filme acabou gerando uma versão da  broadway de bastante sucesso e chamando atenção do cineasta novamente. Como Spielberg vive atualmente em uma fase de revisitar alguns clássicos, como no caso de "Amor Sublime Amor" (202), não seria de se surpreender que ele próprio revisitaria um dos seus clássicos para assim lançar uma nova versão. Pois bem, a nova versão de "A Cor Purpura" (2023) não supera o filme original, mas nem por isso deixa a desejar como muitos poderiam imaginar.

Embora produzido por Steven Spielberg o filme é dirigido por Blitz Bazawule e conta basicamente com a mesma trama, onde ela é contada partir das cartas escritas por uma jovem. Celie (Fantasia Barrino), uma mulher afro-americana que vive no sul dos Estados Unidos no início do século vinte. Ela tenta enfrentar os traumas deixados pelos abusos do pai e do marido ao longo de sua vida, além de sofrer com a partida de sua irmã que tanto ama. Porém, ela contará com a força de um grupo de mulheres que farão a diferença para ela.

Logicamente o cinéfilo mais atento irá fazer comparações a todo momento com relação as duas versões que, embora semelhantes em trama, elas possuem tons diferentes. Enquanto Spielberg tratou a sua versão de 1985 de uma forma mais pesada e dramática, aqui o realizador permitiu que Blitz Bazawule fosse fiel a versão  broadway e, portanto, podem esperar por vários momentos em que a trama principal dá espaço para os momentos musicais que, por vezes, são empolgantes e que não deve em nada aos outros musicais de antigamente. Porém, devido a esse recurso narrativo, o filme acaba se tornando mais leve, ao ponto de os elementos dramáticos soarem menos tensos e jamais fazendo com que nos emocione realmente.

Se isso desequilibra a narrativa, ao menos, o elenco faz a diferença, mesmo quando alguns falham durante a jornada. Fantasia Barrino, por exemplo, faz o que pode ao carregar o fardo de ser a protagonista, mas não conseguindo superar o incrível desempenho de Whoopi Goldberg na versão original. Taraji P. Henson, por sua vez, defende com unhas e dentes a sua atuação como Shug Avery e sempre fazendo encher a tela toda vez que surge em cena. E como é bom rever uma velha amiga que no caso é Danielle Brooks, sendo que a conheci na cultuada série "Orange Is the New Black" (2013 - 2019) e assim como em outros papeis ela esbanja força descomunal e se tornando também uma peça importante na vida da protagonista.

O filme em si não fala somente sobre tempos em que o racismo ainda aflorava forte em território norte-americano, como também sobre os abusos dos homens contra as mulheres em um tempo em que a ideia do patriarcado ainda era por demais forte. A nova versão, portanto, vem em um momento em que as mulheres do mundo todo lutam até hoje por igualdade, respeito e cujo certos abusos feitos no passado não poderão mais ser repetidos. Embora não supere o clássico a mensagem ainda serve em tempos em que as mulheres ainda lutam em seu dia a dia em todo o globo.

A nova versão de "A Cor Purpura" falha em termos de comparação ao clássico, mas não é por conta disso que mereça ser descartado, mas sim visto com um olhar que não possua nenhum preconceito. 

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Cine Dica: Sessões Clube de Cinema 17 e 18/02/2024

Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana. Teremos sessões sábado no Espaço de Cinema e domingo na Cinemateca Paulo Amorim.


SESSÃO DE SÁBADO CLUBE DE CINEMA

Local: Espaço de Cinema, Sala 3, Bourbon Shopping Country

Data: 17/02/2024, sábado, às 10:15 da manhã


"Anatomia de uma Queda" (Anatomie d'une chute)

França, 2023, 151 min, 14 anos

Direção: Justine Triet 

Elenco: Sandra Hüller, Swann Arlaud, Milo Machado Graner

Sinopse: Sandra, Samuel e seu filho deficiente visual de 11 anos, Daniel, vivem há um ano longe de tudo, nas montanhas. Um dia, Samuel é encontrado morto ao pé da casa deles. A investigação concluiu se tratar de uma morte suspeita: é impossível saber ao certo se ele tirou a própria vida ou se foi assassinado. A viúva é indiciada, tendo seu próprio filho no meio do conflito: entre o julgamento e a vida familiar, as dúvidas pesam na relação.



SESSÃO DE DOMINGO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Norberto Lubisco, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 18/02/2024, domingo, às 10:15 da manhã


"As Bestas"

Espanha / França, 2022, 135 min, 14 anos

Direção: Rodrigo Sorogoyen

Elenco: Denis Ménochet, Marina Fois, Luis Zahera.

Sinopse: Antoine e Olga moram há algum tempo em uma vila no interior da Galícia, no norte da Espanha, onde buscam viver em harmonia com a natureza e adotando práticas sustentáveis no seu dia a dia. Mas suas ideias não são bem aceitas pelos outros habitantes, principalmente depois que o casal rejeita um projeto de energia elétrica eólica. O filme recebeu os prêmios Goya (o Oscar espanhol) de melhor filme, direção e roteiro original.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

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terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'As Bestas'

Sinopse: Depois de se mudar para uma vila na Galícia, comunidade autônoma no noroeste da Espanha, um casal francês leva uma vida sossegada, ainda que não tenha boa relação com os vizinhos. É então que as animosidades se acentuam.  

O ser humano é um animal evoluído, mas que nos últimos tempos tem regredido para o lado da bestialidade e revelando o pior do seu ser na medida em que não é detido. Independente de qual patamar se encontra o ser humano revela o pior do seu ser na medida em que é contrariado, ou quando as suas ideias são dispensadas e não aceitando nenhuma justificativa. "As Bestas" (2022) é a síntese do lado selvagem do ser humano quando o mesmo se acha no direito de pisar no seu semelhante.

Realizado por Rodrigo Sorogoyen, a trama é sobre Antoine (Denis Ménochet) e Olga (Marina Foïs), um casal francês que vive em uma aldeia no interior da Galícia. Por lá, eles decidem levar uma vida tranquila, cultivando vegetais e reestruturando casas abandonadas, porém, a sua relação com os moradores locais acaba sendo sempre de desavenças devido as terras. Sua recusa em concordar com a implementação de um parque eólico afetará ainda mais esse desentendimentos com os vizinhos, especialmente com os irmãos Xan (Luis Zahera) e Loren (Diego Anido).

A cena de abertura já nos avisa sobre o que iremos presenciar ao longo da projeção, onde vemos determinados personagens domando um cavalo até ele não ter força alguma para poder escapar. Logo em seguida a história é jogada no cenário de um bar, onde determinados personagens ficam jogando conversa fora e começam a fazer comentários preconceituosos com relação aos franceses. Imediatamente percebemos que não é somente um caso de xenofobia ocorrendo naquele momento, como também uma forma de ameaça contra o protagonista Antoine e do qual o mesmo não aceita as mudanças que poderiam acontecer naquelas terras.

Confira a minha crítica já publicada clicando aqui. 

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Cine Dica: Nova Hollywood

Um dos momentos mais instigantes da história do cinema norte-americano é a tomada do poder por uma novíssima geração que iniciou uma transformação a partir do final dos anos 60. Pela primeira vez na América chegavam à indústria jovens realizadores provenientes das escolas de cinema. Este período histórico se consolidou e marcou um movimento que ficou conhecido como o  New American Cinema, que tinha na agenda a construção de uma “Nova Hollywood”.

Objetivos

O Curso de Férias NEW AMERICAN CINEMA: A REINVENÇÃO DE HOLLYWOOD NOS ANOS 70, ministrado por  Leonardo Bomfim, aborda as principais características de um dos momentos mais radicais da história do cinema americano, com o surgimento de uma nova geração após um momento de grande tensão entre indústria e vanguarda na explosão do cinema moderno dos anos 1960.


Ministrante: LEONARDO BOMFIM

Programador da Cinemateca Capitólio (Porto Alegre) desde 2015. Foi programador da Sala de Cinema P. F. Gastal, entre 2013 e 2017. Realizou trabalhos de programação para os Festivais de Gramado (2019 e 2020) e de Brasília (2018). Em 2021 fez parte da equipe de programação da Mostra Cinema Brasileiro Anos 2010: Dez Olhares. Doutor em Comunicação Social (PUCRS). Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) . Publicou textos sobre cinema nas revistas  Archive Prism, Teorema, Norte, Noize, Cahiers du Cinéma e Harper's Bazaar Brasil. Já ministrou os cursos Novos Cinemas dos Anos 60; Brian De Palma: O Poder da Imagem; Lumiére, Méliès & Outros Pioneiros , Cinema Marginal Brasileiro, A Gênese da Nova Hollywood e O Cinema Moderno no Leste Europeu pela Cine UM.

Curso de Férias

NEW AMERICAN CINEMA

de Leonardo Bomfim


* Datas

17 e 18 de Fevereiro

(sábado e domingo)


* Horário

14h30 às 17h30


* Local

Cinemateca Capitólio

(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro - Porto Alegre - RS)


INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES

https://cinemacineum.blogspot.com/2024/01/new-american-cinema.html


Realização

Cine UM Produtora Cultural


Apoio

Cinemateca Capitólio 


segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Pare Com Suas Mentiras'

Sinopse: Stéphane Belcourt é um escritor que, após 35 anos, retorna para Cognac, na França, quando aceita ser embaixador de uma famosa destilaria. Lá ele dá de encontro com o passado e revelações surpreendentes.  

Quando a pessoa volta para a sua cidade de origem há sempre aquela sensação de nostalgia iminente. Porém, nem tudo são flores, pois algumas coisas inacabadas o ficam assombrando e cabe serem enfrentadas para ser colocado um ponto final nisso. "Pare Com Suas Mentiras" (2023) fala sobre uma história de amor do passado, mas que prevaleceu no decorrer dos anos mesmo quando duas pessoas seguiram seus próprios rumos.

Dirigido por Olivier Peyon, e baseado no livro de Philippe Besson, a história se concentra sobre a vida de Stéphane Belcourt (Guillaume de Tonquédec), um escritor que, após mais de três décadas, se vê na chance de revisitar Cognac, na França, pois o mesmo aceitou um convite do embaixador de uma famosa destilaria. Porém, durante a sua chegada ele começa a reviver algumas lembranças de sua paixão adolescente. Ao mesmo tempo, ele acaba conhecendo alguém que irá fazê-lo descobrir certas verdades que não desejaria ouvir.

O grande acerto do filme se encontra nas transições entre o passado e presente, já que o diretor Olivier Peyon procura fazer com que essas duas linhas do tempo se tornem únicas e faça com que a gente não sinta a passagem do tempo, mas sim a relação de amor que se encontra no filme como um todo. Em um determinado momento, por exemplo, vemos o protagonista lado a lado com a sua contraparte mais jovem, o que simboliza que o passado ali se encontra mais forte do que nunca e que jamais irá desaparecer mesmo que o tempo avance cada vez mais. Esse efeito é graças a uma edição de cenas caprichadas e que obtém grande êxito e sem grande uso de grandes pirotecnias.

É claro que muito desse efeito se deve ao ótimo elenco em cena, principalmente pelos atores Guillaume De Tonquédec e Jérémy Gillet, sendo que o primeiro interpreta a fase adulta do protagonista enquanto o segundo a fase adolescente. Esse último, por exemplo, defende com louvor a sua interpretação, já que nos passa alguém disposto em abraçar os seus verdadeiros sentimentos, o que difere da sua paixão, interpretado por Julien De Saint-Jean e que nos transmite medo e dúvidas sobre o seu futuro devido à sombra do preconceito. São dois lados da mesma moeda, mas que há uma barreira que os impede de que a paixão seja totalmente consumada.

O filme por si só vem em um momento atual em que a comunidade LGBT ainda enfrenta o medo de sair totalmente do armário, mas cabe não enfrentar somente possível preconceito, como também a si mesmo. O personagem Thomas, por exemplo, não o vemos em sua fase adulta, pois ele colocou em prática algo que lhe fez se colocar em um caminho sem volta, mas não sendo o suficiente para apagar o que havia construído ao lado do protagonista. Por conta disso, um personagem que surge no presente faz com que o mesmo obtenha uma presença constante, mesmo não surgindo em cena e fazendo com que a gente sinta esse efeito de forma imediata.

Ao final, vemos essas figuras centrais tendo que enfrentar os seus medos interiores para que assim se sintam por completos e tendo a consciência de sempre serem eles mesmos independente da resposta que virá do mundo. Com uma bela trilha sonora do compositor  Thylacine, "Pare Com Suas Mentiras" fala sobre lembranças de um passado mais dourado, mas que poderia continuar predominando se não fosse devido ao medo perante esse mundo.

            

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