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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 26 de setembro de 2023

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 28 de setembro a 04 de outubro de 2023


PAULA GAITÁN DEBATE LUZ NOS TRÓPICOS

A diretora Paula Gaitán vem a Porto Alegre participar de uma sessão especial de Luz nos Trópicos no sábado, 30/09, às 16h. A exibição comentada da obra monumental realizada em 2020 contará a presença da artista Raquel Kubeo, e a mediação de Vitor Queiroz, professor adjunto do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações:  http://www.capitolio.org.br/eventos/6655/luz-nos-tropicos-debate/


RETRATOS FANTASMAS EM EXIBIÇÃO

Retratos Fantasmas, o mais novo filme de Kleber Mendonça Filho, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio na quinta-feira, 28 de setembro. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6658/retratos-fantasmas/


OBRAS DA FILMICCA EM CARTAZ

Lobo e Cão, longa da portuguesa Claudia Varejão, e Terra de Deus, do islandês Hlynur Pálmason, dois filmes lançados pela distribuidora FILMICCA, entram em cartaz na Cinemateca Capitólio no dia 28 de setembro. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6651/terra-de-deus/


GRADE DE HORÁRIOS

28 de setembro a 04 de outubro de 2023


28 de setembro (quinta-feira)

15h – Lobo e Cão

17h – Terra de Deus

19h30 – Retratos Fantasmas


29 de setembro (sexta-feira)

15h – Lobo e Cão

17h – Terra de Deus

19h30 – Retratos Fantasmas


30 de setembro (sábado)

16h – Luz nos Trópicos + debate


01 de outubro (domingo)

15h – O Acidente

17h – Terra de Deus

19h30 – Retratos Fantasmas


03 de outubro (terça-feira)

15h – Luz nos Trópicos

19h30 – Retratos Fantasmas


04 de outubro (quarta-feira)

15h – O Acidente

17h – Lobo e Cão

19h – Eles se Atreveram

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Elis e Tom, Só Tinha de Ser com Você'

Sinopse: Em fevereiro de 1974, Elis Regina e Tom Jobim se encontram na cidade de Los Angeles para gravar o álbum "Elis & Tom". Conheça os bastidores da gravação do disco que mudaria suas vidas e se tornaria uma obra emblemática da música brasileira. 

Se você houve uma música sertaneja atual é o mesmo que ouvir todas. Estou tocando o dedo na ferida pois realmente são poucos talentos da música brasileira atual que fale algo a respeito que vai além do que esses sertanejos tocam, sendo que na maioria deles somente lançam músicas que falam só sobre paixão, traição e motel. Se você acha que eu estou exagerando pare um momento e compare uma música com a outra e que terá o mesmo resultado.

A nossa cultura brasileira é vasta e não pode se limitar a isso, sendo que a nossa própria história pode ser contada e ouvida através da música, mas para isso é preciso de grandes gênios na realização das letras. Tom Jobim e Elis Regina foram duas entidades da nossa música, sendo que o primeiro praticamente inaugurou o movimento da Bossa Nova enquanto ela revitalizou a forma como as cantoras se apresentavam, porém, enfrentando oposição daqueles que a perseguição até o final dos seus dias. "Elis e Tom, Só Tinha de Ser com Você" (2023) fala sobre o encontro desses grandes talentos e dos quais geraram uma música inesquecível.

Dirigido por Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay, o documentário e conta com imagens da gravação do antológico álbum que juntou a cantora Elis Regina com Antônio Carlos Jobim (popularmente conhecido como Tom Jobim). Gravado pelo produtor Roberto de Oliveira durante os registros, em Los Angeles, nos Estados Unidos, do álbum lançado em 1974, o filme apresenta uma série de materiais de bastidores inéditos, que permaneceram guardados desde então, e que mostram todos os altos e baixos por trás da produção do álbum - que por muito pouco não foi interrompida.

A premissa desse documentário me lembrou a minissérie documental "The Beatles: Get Back" (2021) que narrava o processo de gravação do 12º e último álbum da banda, "Let It Be", anteriormente conhecido como "Get Back" e que se tornou um dos últimos grandes sucessos dos Beatles. Curiosamente, a minissérie possuía imagem em 4K que nos passava a sensação de que todas aquelas cenas tivessem sido filmadas agora e surpreendo com a sua qualidade de som e imagem. "Elis e Tom, Só Tinha de Ser com Você" apresenta um resultado de imagens ainda mais surpreendente, sendo que algumas foram rodadas na época em oito milímetros, mas nos passando a sensação que Tom e Elis tivessem gravado até a pouco tempo.

O filme começa com um resumo da carreira de cada um deles, sendo que o documentário nos passa informações até mesmo surpreendentes, principalmente para aqueles que achavam que os cantores somente faziam sucesso dentro Brasil. Tom Jobim, por exemplo, teve a honra de tocar a música "Garota de Ipanema" enquanto ao seu lado estava o ilustre Frank Sinatra soltando a voz mundialmente conhecida. O movimento Bossa Nova foi algo que foi muito além das nossas fronteiras e Jobim estava lá nos representando com toda a sua glória.

Já Elis Regina fez várias turnês ao redor do globo, ao ponto de ser conhecida como na Alemanha e França, mas sofrendo certo desgaste com as perseguições que sofria nos tempos da Ditadura. O ano era 1974, Elis precisava de algo novo para revitalizá-la e conter os seus demônios interiores enquanto Jobim buscava algo para relembrar os bons tempos do Bossa Nova. Ambos se encontram em um estúdio de Los Angeles para lançarem um disco juntos e cujo a música "Águas de Março" daria nome ao álbum.

É interessante observar nas imagens certa segurança vinda de Jobim, mesmo quando batia de frente com um gênio tão forte que era de Elis Regina. Se percebe, por exemplo, que ambos queriam algo de diferente durante as gravações, ao ponto de Elis trazer o seu próprio pianista quando na verdade o próprio Jobim tocaria. Isso seria o suficiente para gerar enormes atritos e nascendo até mesmo tensões, sendo que a própria Elis surge mordendo as unhas em algumas ocasiões.

O documentário também é rico ao dar espaço aos que testemunharam aquele grande evento, desde a empresários, compositores e cantores que fizeram parceria ou que ficou somente no sonho de realizar um determinado trabalho com a dupla. Eram duas mentes que pensavam diferente, mas nem por isso impediu para que se unissem e dessem uma revitalizada naquilo que eles acreditavam e que poderiam ainda oferecer para aqueles que apreciavam uma boa música. No geral, a união deles serviu para reprimir o lado negativo que ambos sentiam naqueles tempos, principalmente no caso de Elis Regina.

Dona de uma voz inesquecível e de uma forte personalidade, Elis enfrentou de tudo um pouco na vida, desde a perseguição política, machismo e intolerância das quais ela via de perto. São elementos que a enfraqueceram, mas não o suficiente para impedir dela deixar a sua marca e se tornar imortal em nossa história da música. Embora o documentário seja sobre os dois, nos dá entender que Jobim estava mais do que estabilizado naqueles tempos, mas coube entrar em cena para ajudar a sua colega do ramo em obter um novo brilho em sua reta final de carreira e qual marcou gerações por uma vida inteira.

"Elis e Tom, Só Tinha de Ser com Você" é uma carta de amor para todos que apreciam a verdadeira arte da música brasileira. 

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Cine Dica: Abertura de exposição, Grafite de Giz, cinema, música e dança na nossa programação!

No dia 27 de setembro, quarta-feira, às 19h, a Sala Redenção e a Okna Produções apresentam uma sessão especial do documentário “Sociedade Regenerativa” (2023). A projeção é seguida de um bate-papo, que conta com a participação da produtora Aletéia Selonk e do geólogo Rualdo Menegat.

“Sociedade Regenerativa” (2023) examina alternativas de desenvolvimento para o mundo contemporâneo, identificando estratégias capazes de superar o impacto do homem sobre os ecossistemas. Abordando as temáticas da natureza e da sustentabilidade, o filme apresenta depoimentos da bióloga Lara Lutzenberger, do geólogo Rualdo Menegat, do indigenista Ailton Krenak, e do escritor moçambicano Mia Couto.

O média-metragem “Sociedade Regenerativa” (2023) obteve financiamento através da Lei de Incentivo à Cultura e é uma realização do Ministério da Cultura e da Okna Produções, com parceria cultural do Fronteiras do Pensamento e patrocínio da Braskem e da Rio Grande Seguros.

A sessão tem entrada franca, é aberta à comunidade em geral e acontece na Sala Redenção – localizada no campus central da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Confira a programação completa no site oficial da sala clicando aqui. 

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Cine Especial: Revisitando 'Rashomon'

Akira Kurosawa foi um cineasta a frente do seu tempo, mas que nunca se esquecia com relação a história do passado do seu país e por conta disso vemos em seus filmes uma síntese dos altos e baixos do Japão como um todo. Embora "Rashomon" (1951) seja baseado nos contos do escritor Ryunosuke Akutagawa pode-se dizer que o cineasta criou uma espécie de paralelo com relação ao estado de espírito em que os japoneses viviam naqueles tempos, pois não fazia muito tempo que eles sofreram com a bomba atômica jogada contra Hiroshima.

O filme explora a faceta real do ser humano em não saber assumir os seus próprios erros e culminando assim em diversas mentiras que acabam gerando diversas formas de se contar determinado evento. Kurosawa explora, portanto, o lado sombrio das pessoas ao se entregarem ao seu lado mais selvagem e primitivo, a partir do momento em que se encontram frente a frente com os seus próprios erros. Tudo isso moldado em uma simples trama no meio da floresta, mas sendo revista por diversas formas e desfechos.

A trama começa no Japão do século XI. Durante uma forte tempestade um lenhador (Takashi Shimura), um sacerdote (Minoru Chiaki) e um camponês (Kichijiro Ueda) procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de uma jovem chamada Masako (Machiko Kyô) e o assassinato do marido dela, Takehiro (Massayuki Kyô), um samurai. Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru (Toshirô Mifune), onde acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um médium. Cada um é uma "verdade", mas qual é a legitima?

O flashback já não era uma novidade naqueles tempos, pois basta pegarmos o clássico "Cidadão Kane" (1941) como um belo exemplo de como começou a ser usado esse método narrativo. Porém, "Rashomon" foi pioneiro na forma de testemunharmos a mesma história, mas com consequências distintas uma da outra e fazendo com que não tenhamos uma resposta fácil sobre de qual delas era verdadeira, mas sim julgamos nós mesmos após a sessão sobre o que havíamos testemunhado. Curiosamente, o investigador jamais é mostrado, sendo que os envolvidos somente conversam na frente da câmera, como se nós assumíssemos esse papel e por assim julgando os fatos.

Akira Kurosawa procura colocar os seus respectivos personagens frente a frente com os seus defeitos interiores, como se houvesse uma espécie de teste iminente para que eles se alto descobrissem e assim culminado em um caminho sem volta para eles. Dentre os personagens principais se destaca principalmente o bandido Tajomaru, interpretado de forma assombrosa por Toshirô Mifune e que se tornaria parceiro do cineasta em diversos filmes. O seu personagem, por sua vez, é uma entidade da natureza movida pelas raízes primitivas, das quais o fazem quase se tornar um animal perante o desejo que ele tem pela mulher que se torna o catalizador de todas as ações geradas no decorrer da trama.

Tecnicamente o filme é um verdadeiro show de imagens inesquecíveis, das quais saltaram aos olhos para os cinéfilos da época. Pela primeira vez vemos personagens adentrarem uma floresta de uma forma verossímil, cuja câmera vai sempre acompanhando os mesmos e nos passando a sensação quase documental para dizer o mínimo. Isso se deve graças ao fato do aparelho se encontrar em determinados trilhos, fazendo com que interprete jamais seja perdido de vista e obtendo assim essa sensação de câmera sempre em movimento constante na medida em que os personagens vão seguindo em frente.

A edição, por sua vez, é quase frenética em algumas passagens da trama, principalmente quando o bandido e a garota correm no meio da floresta e não devendo em nada em termos de ritmo se formos comparar ao que é feito hoje em dia. Vale destacar a belíssima fotografia em preto e branco, desde a que foi vista no templo de Rashomon que dá título ao filme, como também a que é vista na floresta, fazendo com que a mesma quase se torne uma pintura rica em detalhes em diversos frames. Curiosamente, kurosawa usou diversos espelhos para se refletir a luz do sol para destacar as expressões dos rostos dos personagens, sendo que o próprio sol é visto de uma forma até então inédita na história do cinema.

Em uma época em que o Oscar não premiava filmes estrangeiros em uma categoria específica, os membros da academia se viram obrigados a criar uma estatueta para o ano de 1952 para ser entregue especialmente a esse filme. Não demorou muito para os realizadores criarem uma categoria e muito se deve a genialidade de  Kurosawa. Antes disso, porém, o filme havia levado o Leão de Ouro no Festival de Veneza, além de outros diversos prêmios que fizeram somente se tornar ainda mais fortalecido e se tornando um dos mais importantes filmes do início dos anos 50.

Mesmo já tendo se passado vários anos se percebe o quanto o filme envelheceu muito bem, sendo que se tornou uma fonte de influência inesgotável e que é perceptível até hoje. Não me admira, por exemplo, que Quentin Tarantino tenha se inspirado neste filme na realização de suas obras, pois em alguns casos ele cria uma linha narrativa não linear e que, por vezes, lembra essa obra de Kurosawa. E se alguém ainda tiver dúvidas com relação a sua influência basta pegarmos como um belo exemplo "Herói" (2002) de Zhang Yimou, que embora possuem tramas distintas, a forma de se apresentar a mesma trama com consequências diferentes possuem similaridade quase explicita.

No geral, o filme fala sobre a selvageria do ser humano em se alto se destruir, mas ao mesmo tempo buscando uma redenção em seu limiar. Portanto, o final onde mostra o lenhador buscar uma maneira de se perdoar pela sua possível falta de sinceridade com relação aos eventos da trama, talvez seja um ato simbólico em provar que ainda há esperança para a humanidade mesmo quando a mesma ainda será posteriormente julgada pelas suas más ações e seus maus pensamentos. Talvez uma redenção que ainda hoje a humanidade busca incansavelmente ao longo do percurso.

Mais de sessenta anos já se passaram, mas "Rashomon" continua sendo um filme pioneiro, a frente do seu tempo e forte em sua análise sobre o que nos faz realmente ser seres humanos perante a selvageria do mesmo. 

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quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (21/09/23)

SOM DA LIBERDADE

Sinopse: Baseado em uma incrível história real, #SomDaLiberdade ilumina até os caminhos mais sombrios. Depois de resgatar um menino de traficantes implacáveis, um agente federal descobre que a irmã do garoto ainda está em cativeiro e decide embarcar em uma missão arriscada para salvá-la. Com o tempo se esgotando, ele deixa seu emprego e viaja para as profundezas da selva Colombiana, colocando sua vida em risco para libertá-la de um destino pior do que a morte.



OS MERCENÁRIOS 4

Sinopse: O lendário grupo de mercenários liderado por Barney Ross (Sylvester Stallone) tem uma nova missão explosiva: impedir o início da Terceira Guerra Mundial. Quando as coisas saem do controle, Christmas (Jason Statham) e os novos membros da equipe (Megan Fox, 50 Cent e Tony Jaa) são recrutados para impedir que o pior aconteça. 

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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 21 A 27 DE SETEMBRO DE 2023

O Homem Que Copiava

 

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

A programação de 21 a 27 de setembro traz muitas novidades nas nossas salas. Uma delas é a estreia de ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ, um belíssimo documentário sobre dois monstros sagrados da música brasileira. Também é musical a cinebiografia NOSSO SONHO, que mostra a trajetória da dupla Claudinho e Buchecha, assim como o longa italiano IL BOEMO, sobre o compositor tcheco Josef Myslivecek.

O público também poderá rever alguns “clássicos” do cinema gaúcho reunidos na mostra Primavera Gaúcha, que destaca a diversidade de temas e gêneros da nossa produção audiovisual. Seguem em cartaz três sucessos absolutos de público em nossas salas: o brasileiro RETRATOS FANTASMAS, de Kleber Mendonça Filho; o italiano OITO MONTANHAS, de Felix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch; e OLDBOY, de Park Chan-wook.


Confira nossa programação completa e o portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h45 – ESTRANHA FORMA DE VIDA Assista o trailer aqui.

(Strange Way of Life - Espanha/França, 2023, 83min). Direção de Pedro Almodóvar, com Ethan Hawke, Pedro Pascal, Manu Rios. O2Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Depois de 25 anos, o rancheiro Silva resolve visitar seu velho amigo Jake, que é o xerife de Bitter Creek. Eles passam uma tarde de intimidades, reconciliação e lembranças - mas, no dia seguinte, as conexões com um crime do passado sugerem que há muito mais no encontro entre eles. Na versão para os cinemas, o média-metragem de 30min será exibido junto com uma entrevista exclusiva de Pedro Almodóvar.


16h15 – RETRATOS FANTASMAS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 91min). Documentário de Kleber Mendonça Filho. Vitrine Filmes, 12 anos.

Sinopse:  O quinto filme do diretor é uma visão pessoal sobre memória e cotidiano. A partir de materiais de arquivo, próprios e pertencentes a instituições, ele costura lembranças sobre o apartamento onde cresceu e sobre os antigos cinemas de rua de Recife, o que acaba revelando algumas verdades sobre a vida em sociedade. O documentário estreou no Festival de Cannes, em maio, e foi o filme de abertura do Festival de Cinema de Gramado 2023.


18h – ESTRANHA FORMA DE VIDA

(Strange Way Of Life - Espanha/França, 2023, 83min). Direção de Pedro Almodóvar, com Ethan Hawke, Pedro Pascal, Manu Rios. O2Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Depois de 25 anos, o rancheiro Silva resolve visitar seu velho amigo Jake, que é o xerife de Bitter Creek. Eles passam uma tarde de intimidades, reconciliação e lembranças - mas, no dia seguinte, as conexões com um crime do passado sugerem que há muito mais no encontro entre eles. Na versão para os cinemas, o média-metragem de 30min será exibido junto com uma entrevista exclusiva de Pedro Almodóvar.


19h30 – ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 100min). Documentário de Roberto de Oliveira. O2 Play, 12 anos.

Sinopse: Lançado em 1974, "Elis & Tom" é um dos discos mais importantes da história da música brasileira. As gravações deste encontro entre Elis Regina e Tom Jobim ficaram guardadas por mais de quatro décadas e ganham às telas dos cinemas depois de um cuidadoso processo de restauração e remasterização. Além de clássicos como “Águas de Março”, Chovendo na Roseira” e “Modinha”, o público vai conhecer os bastidores no estúdio, incluindo algumas tensões e um pouco do processo criativo destes monstros sagrados da nossa música. A produção é também um reencontro emocionante do diretor com amigos e com os artistas envolvidos no projeto.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h30 – NOSSO SONHO - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 120min). Direção de Eduardo Albergaria, com Lucas Penteado, Juan Paiva. Manequim Filmes, 12 anos. Musical.

Sinopse:  A dupla Claudinho e Buchecha foi um fenômeno da cultura brasileira nos anos 1990, alcançando fama e sucesso com o estilo musical funk melody. Eles eram amigos de infância em uma comunidade de Niterói, no Rio de Janeiro, e conquistaram o Brasil com ritmo e melodias envolventes. A cinebiografia é narrada do ponto de vista de Buchecha e faz uma homenagem a Claudinho, que morreu em 2002 em um acidente de carro.


16h45 – OLDBOY Assista o trailer aqui.

(Coréia do Sul, 2023, 120min). Direção de Park Chan-wook, com Choi Min-sik, Yoo Ji-tae, Kang Hye-jeong. Pandora Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Oh Dae-su passou 15 anos em um cativeiro, tendo somente uma televisão como entretenimento. Quando finalmente é liberto, ele tem cinco dias para identificar seu raptor e realizar sua vingança. Lançado há 20 anos, o filme foi um grande sucesso de público, ganhou muitos prêmios internacionais e abriu caminho para que outros títulos do cinema coreano ganhassem popularidade e estreassem pelo mundo afora. OLDBOY volta a cartaz em cópia restaurada e remasterizada a partir do negativo original em 35mm, sob supervisão do próprio diretor Park Chan-wook.


MOSTRA PRIMAVERA GAÚCHA

 PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI.


QUINTA, DIA 21, ÀS 19h. – ENTRADA FRANCA

ANAHY DE LAS MISIONES

(Brasil, 1997, 107min). Direção de Sérgio Silva, com Araci Esteves, Marcos Palmeira, Dira Paes, Paulo José, Fernando Alves Pinto. 16 anos. Drama. 


SEXTA, DIA 22, ÀS 19h. – ENTRADA FRANCA

O HOMEM QUE COPIAVA

(Brasil, 2003, 123min). Direção de Jorge Furtado, com Lázaro Ramos, Leandra Leal, Luana Piovani, Pedro Cardoso, Júlio Andrade. 14 anos. Drama. 


SÁBADO, DIA 23, ÀS 19h. – ENTRADA FRANCA

O CÁRCERE E A RUA

(Brasil, 2004, 80min). Direção de Liliana Sulzbach. 12 anos. Documentário.


DOMINGO, DIA 24, ÀS 19h. – ENTRADA FRANCA

ANTES QUE O MUNDO ACABE

(Brasil, 2009, 100min). Direção de Ana Luiza Azevedo, com Pedro Tergolina, Eduardo Cardoso, Bianca Menti. 10 anos. Drama.


TERÇA, DIA 26, ÀS 19h. – ENTRADA FRANCA

MORRO DO CÉU

(Brasil, 2009, 71min). Direção de Gustavo Spolidoro. 14 anos. Documentário.


QUARTA, DIA 27, ÀS 19h. – ENTRADA FRANCA

EM TEU NOME

(Brasil, 2009, 100min). Direção de Paulo Nascimento, com Leonardo Machado, Fernanda Moro, Nelson Diniz, César Troncoso, Silvia Buarque. 14 anos. Drama.


SALA NORBERTO LUBISCO


15h – AS OITO MONTANHAS Assista o trailer aqui.

(Le Otto Montagne - Itália, 2022, 145min). Direção de Felix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, com Lupo Barbiero, Cristiano Sassella, Elena Lietti, Chiara Jorrioz, Filippo Timi. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Pietro é um menino da cidade, enquanto Bruno é o último filho de uma aldeia esquecida nas montanhas. Entre eles nasce uma amizade improvável e, apesar de tentarem trilhar um caminho diferente dos pais, sempre acabam voltando para casa. Ao longo da vida, descobrem sobre amor, perdas e o significado da verdadeira amizade. O filme é baseado no livro homônimo de Paolo Cognetti, vencedor do Prêmio Strega de literatura, e venceu o prêmio do júri no Festival de Cannes 2022.


18h30 – IL BOEMO - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Itália/República Tcheca, 2022, 140min). Direção de Petr Vaclav, com Vojtech Dyk, Barbara Ronchi, Elena Radonicich. Distribuidora Bonfilm, 14 anos. Drama biográfico.

Sinopse: O compositor Josef Myslivecek (1737-1781) era tcheco, mas construiu sua carreira na Itália. Em uma época em que a ópera era um gênero popular, o compositor mantinha um caso com uma mulher da corte e, assim, circulava entre os teatros e os principais nomes do gênero - o jovem Mozart era um de seus admiradores. O músico compôs 26 óperas e ficou praticamente esquecido devido às mudanças históricas e estéticas trazidas pelo século XIX. O protagonista é vivido pelo cantor e ator tcheco Vojtech Dyk, que divide a cena com outros artistas músicos. O filme foi indicado pela República Tcheca ao Oscar de filme internacional.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS 21 A 27 DE SETEMBRO

 ESTREIAS:

ELIS E TOM - SÓ TINHA QUE SER VOCÊ

Brasil/Documentário/ 2023/101min.

Direção: Roberto de Oliveira      

Sinopse: "Elis & Tom" é o nome do álbum considerado um dos mais importantes na história da música brasileira. A gravação aconteceu em Los Angeles, no início de 1974, e as imagens foram registradas em película pela equipe de cineastas liderada pelo diretor Roberto de Oliveira, idealizador do encontro. Os rolos originais das filmagens ficaram guardados por 45 anos até serem restaurados e remasterizados em 2018. São essas imagens raras e inéditas que conduzem o documentário musical.

Elis e Tom, Só Tinha de Ser Com Você mostra os bastidores e todos os dramas e tensões que cercaram as gravações do álbum a ponto de o projeto quase ser interrompido. No fim, no entanto, a força da música se sobrepõe e conduz Elis Regina, Tom Jobim e um grupo de jovens músicos talentosos a uma obra-prima.

No documentário, o espectador é levado numa viagem no tempo, participando de momentos de conflito e também de pura alegria, revelando momentos íntimos do processo criativo e das personalidades extraordinárias desses artistas. A produção é também um emocionante reencontro do diretor com os artistas e o material filmado há quase cinco décadas.

Elenco: André Midani, Roberto Menescal, Roberto de Oliveira, Nelson Motta, Wayne Shorter, Ron Carter, Jon Pareles, João Marcelo Bôscoli, Cesar Camargo Mariano, Beth Jobim, Humberto Gatica, Hélio Delmiro, Paulo Braga.


NOSSO SONHO

Brasil/ Drama/ 2022/ 120  min.

Direção: Eduardo Albergaria

Sinopse: “Nosso Sonho” é uma cinebiografia de “Claudinho e Buchecha”, dupla de maior sucesso do funk melody nacional de todos os tempos e ícone máximo do gênero na música brasileira.A história de uma amizade que se transforma em força de superação e conquista. Um filme que mostra como o ritmo e a poesia da periferia conquistaram o Brasil. Uma história real repleta de fantasia. Um musical, emocionante e divertido, feito de drama e tragédias, mas também de humor, surpresas e redenção.

Elenco: Juan Paiva, Lucas Penteado, Tatiana Tiburcio


EM CARTAZ:

ANGELA

Brasil/ Drama/ 2023/ 104min.

Direção: Hugo Prata

Sinopse: Após uma tumultuada separação e ter que ceder a guarda dos seus três filhos, a famosa socialite Ângela Diniz conhece raul e acredita ter encontrado alguém que ama seu espírito livre tanto quanto quanto ela.A atração avassaladora fez o casal largar tudo e viver o sonho de reconstruir suas vidas na casa de praia. Mas a vida tranquila rapidamente se transforma quando raul começa a se mostrar um homem agressivo, violento e controlador. A relação declina para o abuso e a violência, dando origem a um dos casos de assassinato mais famosos de todos os tempos no Brasil.

Elenco: Isis Valverde, Gabriel Braga Nunes, Alice Carvalho, Emilio Orciollo Netto, Bianca Bin,carolina Manica, Gustavo Machado e Chris Couto.


HORÁRIOS DE 21 A 27 DE SETEMBRO (não há sessões nas segundas):

14h45: ANGELA

16h45: NOSSO SONHO

19h15: ELIS E TOM- SÓ TINHA QUE SER VOCÊ


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

ATENÇÃO: NAS QUINTAS-FEIRAS TODOS PAGAM MEIA ENTRADA EM TODAS AS SESSÕES!


CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email:cinebancarios@sindbancarios.org.br

C i n e B a n c á r i o s 

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