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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Cine Dica: Estreias do Final de Semana (11/08/23)

 ASTEROID CITY

Sinopse: Asteroid City, novo filme do diretor Wes Anderson, se passa na década de 1950 em uma cidade fictícia do deserto norte-americano. Encenada como uma peça, a história segue uma convenção organizada para unir alunos e pais em uma competição acadêmica, até que o caos repentinamente se instala. Acontecimentos em escala global ameaçam perturbar espetacularmente o itinerário da convenção Junior Stargazer/Space Cadet na pacata cidade, à medida que se desenrolam os eventos capazes de mudar o mundo para sempre.


Akira 

Sinopse: Uma enorme explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Os amigos Kaneda e Tetsuo integram uma gangue de motoqueiros.


A ERA DO OURO

Sinopse: A Era de Ouro é uma biopic de Neil Bogart, um judeu sonhador que, começando com muita vontade e pouco dinheiro, acabou se tornando bilionário graças à criação de seu selo Casablanca Records em 1974. 


GAUGUIN NO TAITI – PARAISO PERDIDO

Sinopse: Desde Taiti e as ilhas Marquesas — nos panoramas em que Gauguin, marcado pela rebeldia, as viu e representou — até aos museus americanos onde as suas maiores obras-primas estão agora preservadas. Obs: Dia 12/08 às 17:20 - Sessão para professores cadastrados e aberto a público pagante.


O ESPAÇO INFINITO

Sinopse: Internada em uma clínica psiquiátrica, Nina desencadeia o início de uma jornada em seu próprio inconsciente, uma busca para encontrar um caminho para a realidade compartilhada. O filme é baseado em experiências pessoais do próprio diretor e roteirista, trazendo elementos de pessoalidade e verdade ao longa, com um toque surrealista. Um filme muito humano que vai tocar os espectadores.

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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 10 A 16 DE AGOSTO DE 2023

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

UMA NOITE EM HAIFA

Entre as novidades desta semana na nossa programação estão dois longas de diretores premiados: RHEINGOLD, do turco-alemão Fatih Akin; e UMA NOITE EM HAIFA, do israelense Amos Gitai. O primeiro é baseado na trajetória do rapper Xatar, um dos artistas mais conhecidos da Alemanha, enquanto o filme de Gitai mostra a movimentação de cinco mulheres na noite israelense.

Sucesso de público na semana de estreia, os longas gaúchos CASA VAZIA e DEPOIS DE SER CINZA seguem em cartaz na Sala Eduardo Hirtz, incluindo um debate na noite de quinta-feira após a exibição de CASA VAZIA.

Também seguem em cartaz a produção holandesa ALÉM DO TEMPO e o longa britânico BLUE JEAN, enquanto os filmes O CRIME É MEU e ALMA VIVA entram na última semana de exibição.


Confira nossa programação e o portal do cinema gaúcho em

www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h30 – RHEINGOLD – O ROUBO DO SUCESSO Assista o trailer aqui.

(Rheingold - Alemannha, 2023, 138min). Direção de Fatih Akin, com Emilio Sakraya, Mona Pirzad, Hussein Eliraqui. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Baseado na biografia “Tudo ou Nada”, o filme mostra a trajetória do rapper e empresário Xatar, artista famoso na Alemanha. Ele nasceu no Iraque e migrou ainda pequeno com sua família para o país europeu. Na adolescência, começou a praticar pequenos delitos que pavimentaram sua trajetória para o mundo do tráfico – e foi justamente por conta de uma dívida com traficantes que ele deu um golpe histórico: roubou uma carga de ouro, avaliada em 1,7 milhão de euros. Foi na prisão, onde ficou detido por oito anos, que ele gravou um álbum de rap que bateu recordes de vendas. O diretor Fatih Akin, de origem turca, já conquistou prêmios importantes com filmes anteriores sobre imigrantes, como o Urso de Ouro em Berlim e o Globo de Ouro. 


17h – UMA NOITE EM HAIFA Assista o trailer aqui.

(Laila in Haifa - Israel/França, 2023, 100min). Direção de Amos Gitai, com Maria Zreik, Khawla Ibraheem, Bahira Ablassi. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: A boate Fattoush, em Haifa, é um dos únicos lugares em Israel onde israelenses e palestinos se reúnem para compartilhar drinks, amizades, o amor pela arte e se envolver em relacionamentos. É este o cenário onde se desenrolam as histórias de cinco mulheres, cada uma com seus objetivos e dilemas pessoais. Haifa também é a cidade natal do diretor Amos Gitai, reconhecido por mostrar o cotidiano de Israel em seus filmes. O longa competiu no Festival de Veneza em 2020.


19h – RHEINGOLD – O ROUBO DO SUCESSO

(Rheingold - Alemannha, 2023, 138min). Direção de Fatih Akin, com Emilio Sakraya, Mona Pirzad, Hussein Eliraqui. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Baseado na biografia “Tudo ou Nada”, o filme mostra a trajetória do rapper e empresário Xatar, artista famoso na Alemanha. Ele nasceu no Iraque e migrou ainda pequeno com sua família para o país europeu. Na adolescência, começou a praticar pequenos delitos que pavimentaram sua trajetória para o mundo do tráfico – e foi justamente por conta de uma dívida com traficantes que ele deu um golpe histórico: roubou uma carga de ouro, avaliada em 1,7 milhão de euros. Foi na prisão, onde ficou detido por oito anos, que ele gravou um álbum de rap que bateu recordes de vendas. O diretor Fatih Akin, de origem turca, já conquistou prêmios importantes com filmes anteriores sobre imigrantes, como o Urso de Ouro em Berlim e o Globo de Ouro. 

(NÃO HAVERÁ EXIBIÇÃO NOS DIAS 11 E 15, SEXTA E TERÇA)


SALA EDUARDO HIRTZ


15h – ALÉM DO TEMPO Assista o trailer aqui.

(Zee Van Tijd – Holanda, 2022, 115min) Direção de Theu Boermans, com Sallie Harmsen, Elsie de Brauw, Gijs Scholten van Aschat. A2 Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Lucas e Johanna vivem juntos sua paixão pelo mar e pelo filho Kai, de 5 anos. Mas o desaparecimento do menino faz o casal confrontar medos, angústias e culpas – levando à separação. Três décadas depois, a montagem de um espetáculo teatral promove o reencontro de Lucas e Johanna e permite um acerto de contas com o passado. O filme é baseado no livro “Un Enfant de La Mer”, em que a francesa Lucie Hubert conta a história da sua vida depois da perda do filho. A produção conquistou o prêmio do público no Festival de Milão 2022.


17h15 – DEPOIS DE SER CINZA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2020, 92min). Direção de Eduardo Wannmacher, com João Campos, Elisa Volpatto, Branca Messina, Sílvia Lourenço. Boulevard Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Isabel, Suzy e Manuela são três mulheres que se envolveram com Raul em momentos e lugares distintos e têm opiniões bem diversas sobre ele. A história, que transita entre cidades do Brasil e da Croácia, faz um retrato dos relacionamentos contemporâneos, em um mundo onde as fronteiras estão cada vez mais esmaecidas. O filme marca a estreia de Wannmacher na direção de longas.


19h15 – CASA VAZIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 85min). Direção de Giovani Borba, com Hugo Noguera, Nelson Diniz, Roberto Oliveira. Panda Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Raúl é um homem simples, que vive na imensidão do pampa gaúcho. Ele sempre trabalhou como peão em fazendas, mas agora está desempregado e acaba se envolvendo com ladrões de gado que atuam na escuridão da noite. Ao mesmo tempo, descobre que foi abandonado pela mulher e pelos filhos. Estreia de Borba como diretor de longas, o filme ganhou os prêmios de melhor ator, roteiro, trilha sonora, desenho de som e fotografia na mostra gaúcha do Festival de Gramado 2022.

(NA QUINTA, DIA 10, DEBATE COM O DIRETOR E CONVIDADOS)


SALA NORBERTO LUBISCO


14h45 – O CRIME É MEU Assista o trailer aqui.

(Mon Crime - França, 2023, 102min). Direção de François Ozon, com Nadia Tereszkiewicz, Rebecca Marder, Fabrice Luchini, Isabelle Huppert. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Madeleine é uma jovem atriz que assume o assassinato de um famoso produtor na tentativa de ficar famosa. Sua melhor amiga, a advogada Pauline, resolve defendê-la nos tribunais com a perspectiva de ganhar algum dinheiro. Elas se saem bem no suposto golpe, mas não demora muito para a verdade vir à tona. A peça que inspirou o filme estreou em 1934 na França e já foi adaptada duas vezes para o cinema: “Confissão de Mulher” (1937) e “A Mentirosa” (1946).  


16h45 – ALMA VIVA Assista o trailer aqui.

(Portugal, 2022, 85min). Direção de Cristèle Alves Meira, com Lua Michel, Ana Padrão, Jacqueline Corado. Imovision, 12 anos. Drama.

Sinopse: A cada verão, a pequena Salomé, filha de imigrantes portugueses que vivem na França, vai passar férias em um vilarejo no interior de Portugal. Lá vive sua avó, com quem Salomé tem uma relação muito próxima e que é considerada bruxa pelos outros habitantes da aldeia.


18h30 – BLUE JEAN Assista o trailer aqui.

(Reino Unido, 2022, 97min). Direção de Georgia Oakley, com Rosy McEwen, Kerrie Hayes, Lucy Halliday. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Inglaterra, final dos anos 1980. O governo conservador de Margaret Thatcher realiza uma campanha contra a população LGBT, incentivando a discriminação em locais públicos e ambientes de trabalho. Jean, uma professora de educação física lésbica, não se sente confortável com sua orientação sexual e prefere levar uma vida dupla – enquanto vários de seus amigos e amigas preferem confrontar o sistema. O filme foi o vencedor do prêmio do público no Festival de Veneza 2022.  


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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Cine Dica: REPRISE DE O HOMEM QUE COPIAVA

A Cinemateca Capitólio e a Casa de Cinema apresentam uma reprise de O Homem que Copiava, de Jorge Furtado, no sábado, 12 de agosto, às 19h. O ingresso da sessão pode ser trocado por um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para a Casa do Artista Riograndense.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6532/o-homem-que-copiava/


12 de agosto (sábado)

15h – O Homem que Matou o Facínora

17h15 – Despedida

19h – O Homem que Copiava


13 de agosto (domingo)

15h – O Espírito da Colmeia

17h15 – Despedida

19h – O Sul


15 de agosto (terça-feira)

15h – O Sul

17h15 – Despedida

19h – Ladrões de Bicicleta


16 de agosto (quarta-feira)

15h – O Espírito da Colméia

17h15 – Despedida

19h – Monumental! O Restauro de um Símbolo

Cine Dica: Próxima Sessão do Clube de Cinema - 'Além do Tempo'

Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana


Data: 12/08/2023, sábado, às 10:15 da manhã

"Além do Tempo" (Zee Van Tijd)

Holanda, 2022, 115 min, 14 anos

Direção: Theu Boermans

Elenco: Sallie Harmsen, Elsie de Brauw, Gijs Scholten van Aschat


Sinopse: Lucas e Johanna vivem juntos sua paixão pelo mar e pelo filho Kai, de 5 anos. Mas o desaparecimento do menino faz o casal confrontar medos, angústias e culpas – levando à separação. Três décadas depois, a montagem de um espetáculo teatral promove o reencontro de Lucas e Johanna e permite um acerto de contas com o passado. O filme é baseado no livro “Un Enfant de La Mer”, em que a francesa Lucie Hubert conta a história da sua vida depois da perda do filho. A produção conquistou o prêmio do público no Festival de Milão 2022.

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quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'loucas Em Apuros'

Sinopse: Quatro amigos improváveis embarcam em uma jornada épica e sem limites. É revelado a verdade do que significa conhecer e amar quem você é. 

Tanto "Se Beber Não Case" (2009) como "Missão Madrinha de Casamento" (2011) e "Quero Matar o Meu Chefe" (2011) foram comédias que surgiam em um momento em que o gênero pedia socorro, já que não se faz mais filmes de humor realmente bons. Em tempos de hoje politicamente corretos cabe os realizadores serem bem criativos, já que é preciso fazer uma trama que nos faça rir, desde que não ofenda ninguém. "Loucas Em Apuros" (2023) talvez ofenda os mais puritanos, mas é preciso ser muito conservador ranzinza para não se divertir com essa comédia que é muito bem-vinda.

Dirigido por Adele Lim, o filme conta a história das amigas Audrey (Ashley Park), Lolo (Sherry Cola), Kat (Stephanie Hsu) e Deadeye (Sabrina Wu) que se unem após uma viagem a negócios mal-sucedida. Juntas, as quatro vão experienciar uma jornada épica pela Ásia em busca de uma das mães biológicas delas, passando por diversos momentos de autodescoberta, estreitando ainda mais seus laços de amizade e aprendendo a amar a si mesmas antes de qualquer coisa.

Em tempos em que mundo está cada vez mais universal e menos americanizado é sempre bom ver talentos orientais darem tudo de si e provarem que também são bons em comédia pastelão. Na realidade o filme beira ao escrachado, sendo que já fazia algum tempo que não via algo parecido dentro do gênero e me surpreendendo até mesmo em algumas piadas pesadas, porém, muito engraçadas. Aliás, o filme faz piada até mesmo com relação a imigração, sendo um tema até mesmo delicado, mas sendo construído para ser alinhado por momentos em que humor e o drama se entrelaçam em harmonia.

Porém, é nas passagens surreais que o filme ganha pontos, pois uma vez que eles acontecem tudo se torna imprevisível. Não faltam ingredientes polêmicos na construção desses momentos, desde ao fato do uso de drogas, sexo e uma crítica acida as celebridades instantâneas que ganham seguidores através de lives inusitadas. E se vocês acham que é nas cenas de sexo surreal que o filme quebrou as fronteiras aguarde para a cena em que as protagonistas buscam uma maneira de embarcar em um avião e culminando em um momento que dificilmente será esquecido.

Tanto Ashley Park como Sherry Cola, Stephanie Hsu e Sabrina Wu estão ótimas em seus respectivos papeis, já que o quarteto possui uma veia cómica tão contagiante que faz a gente desejar em voltarmos a vê-las em outras produções futuras. A química entre elas é perfeita, cujo diálogos jamais soam forçados e nos passando a ideia que elas realmente soltaram determinadas perolas que fará qualquer um rir de modo fácil. É uma pena, portanto, que comédias como essa surjam cada vez mais raramente hoje em dia e cabe valorizarmos quando surgem em momentos sem muita expectativa.

"Loucas Em Apuros" é uma grata surpresa deste ano, ao provar que a comédia ainda se encontra respirando e tendo a coragem de nos fazer rir com piadas pesadas em tempos politicamente corretos. 

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 10 a 16 DE AGOSTO

 EM CARTAZ:

Casa Vazia

CASA VAZIA

Brasil/Drama/ 202 / 88min.

Direção: Giovani Borba

Sinopse: Raúl é um peão desempregado e pai de família que vive numa casa isolada na imensidão solitária dos campos. A mão de obra tradicional da lida no campo já não serve mais aos patrões, donos das terras. A paisagem de imensas pastagens com o gado estão sendo sobrepostas por gigantescas lavouras de soja. Assolado pela pobreza e a falta de trabalho, ele se junta à outros peões para roubar gado durante a escuridão das noites no campo.

Ao retornar de mais uma madrugada, encontra sua casa vazia; sua mulher e filhos desapareceram.


Elenco: Hugo Noguera, Araci Esteves, Nelson Diniz, Roberto Oliveira, Lucas Daniel Soares Rodrigues


DEPOIS DE SER CINZA

Brasil/Drama/ 2019 / 92min.

Direção: Eduardo Wannmacher

Sinopse: Três mulheres, de histórias completamente distintas, têm uma coisa em comum: amaram e se relacionaram com o mesmo homem. Sob o ponto de vista destas mulheres, através de uma estrutura intrincada de idas e vindas no tempo, vem à tona a história de Raul.

Elenco: Elisa Volpatto, Branca Messina, Silvia Lourenço e João Campo


MÔA – RAIZ AFRO MÃE

Brasil/Documentário/2023/102min.

Direção: Gustavo McNair

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Em um prenúncio do que viria a ser o governo Bolsonaro, o mestre Moa do Katendê foi assassinado em um bar de Salvador, e foi assim que muita gente ficou sabendo de sua existência. O que muitos ainda desconhecem é que ele foi um dos artífices da revolução ocorrida no carnaval baiano, com o surgimento de blocos afro. Além disso, foi compositor, professor de capoeira e símbolo de resistência cultural.Sua história é contada através de imagens e depoimentos de gente como Gilberto Gil, Letieres Leite, Lazzo Matumbi, Fabiana Cozza, entre outros.


HORÁRIOS CINEBANCÁRIOS DE 10 A 16 DE AGOSTO (não há sessões nas segundas-feiras):

15h: MÔA – RAIZ AFRO MÃE

17h: CASA VAZIA

19h: DEPOIS DE SER CINZA


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.


ATENÇÃO: NAS QUINTAS-FEIRAS TODOS PAGAM MEIA ENTRADA EM TODAS AS SESSÕES!

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email:cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Capitu e o Capítulo'

Nota: Filme exibido para associados no último dia 05/08/23.

Sinopse: Nutrindo um amor doentio por Capitu, Bentinho é tomado por devaneios e ciúme desenfreado. 

Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, sendo que não é de hoje que as suas obras chamam atenção até mesmo daqueles de fora do país que prestigiam uma boa leitura e que procuram conhecer a nossa história através da literatura. O escritor, por sua vez, talvez tenha tido gosto de injetar nas suas obras as metamorfoses que o nosso país estava vivendo na virada do século vinte, tanto nas questões governamentais, como também da comportamentais e conservadoras, porém, só nas aparências. "Capitu e o Capítulo" (2021), fala sobre paranoias e atritos vindo das relações que se diziam perfeitas nos tempos antigos, mas que não deviam em nada se formos comparar aos nossos tempos.

Baseado no livro "Dom Casmurro" lançado em 1899, o filme é uma adaptação livre da obra do escritor Machado de Assis. Com a proposta de ser um ensaio, a brevidade de capítulos que expandem a figura do narrador, o longa apresenta a personalidade complexa de Capitu (Mariana Ximenes), em contraste com os diálogos inventivos de Bentinho (Vladimir Brichta), e o amor profundo que ele sente pela moça. A paixão visceral clássica da nossa literatura, aqui é vista através de uma nova perspectiva. O enredo também trabalha com a inquietação dos sentimentos humanos, tal qual o ciúme intenso de Bentinho, e todas as intrigas desenvolvidas a partir de suas paranoias.

Quando eu assisti ao filme "O Beijo no Asfalto" (2017), do qual é baseado na obra de Nelson Rodrigues, eu me encantei pela forma em que o diretor Murilo Benício quis adaptar a obra, ao nos apresentar uma trama que transitava entre o cinema, teatro e os ensaios para a construção do enredo. É mais ou menos isso o que ocorre em "Capitu e o Capítulo", onde o realizador Júlio Bressane opta em alinhar a linguagem literária e teatral com a arte de fazer cinema e cujo resultado pode incomodar o público desinformado, mas irá impressionar aqueles que buscam algo que foge um pouco do obvio. Não deixa de ser curioso, por exemplo, ao vermos os atores atuando como se estivessem em um ensaio, ou já se apresentando na frente de um grande público.

Curiosamente, eu percebo uma certa semelhança entre as obras de Machado de Assis com o já citado Nelson Rodrigues e, portanto, não me surpreenda que os seus trabalhos tenham sido tantas vezes levados ao cinema. O ingrediente para isso está no fato de testemunharmos uma faceta diferente das relações de ontem e hoje dos casais e cujo conflitos internos se tornam o chamariz para grandes enredos. Aqui tudo flui para nos levarmos para algo iminente, como se a qualquer momento o conflito pode explodir e levando o casal central ao caminho sem volta.

Mariana Ximenes está perfeita como Capitu, ao criar para si a imagem de uma mulher de personalidade complexa, da qual testa o seu marido a todo momento e ao mesmo tempo revelando pouco de sua real essência. Já Vladimir Brichta sempre me surpreendeu desde a sua incrível atuação em "Bingo" (2017) e aqui ele constrói para si um Bentinho que luta com as suas dúvidas, dilemas e paranoias com relação ao seu casamento, ao ponto de não termos uma exatidão das situações que ocorrem na tela, já que tudo pode ser fruto de sua mente e da qual a mesma cria o cenário para aqueles que estão assistindo. Talvez o ápice seja o momento em que o personagem quebra a quarta parede e cuja dúvida ele nos compartilha.

Embora curto, pouco mais de uma hora e quinze minutos, o filme pode se tornar pesado para alguns, principalmente pela sua atmosfera quase gótica e ao mesmo tempo psicológica e que poderá incomodar os mais desavisados. Ao mesmo tempo é um filme em que mostra o verdadeiro potencial do nosso cinema brasileiro, já que o mesmo é idealizado por realizadores que prezam tanto um cinema mais autoral, como também saber alinhar o mesmo com a linguagem cinematográfica. O resultado foge do lugar comum e fazendo o público se dividir e debater após a sessão.

"Capitu e o Capítulo" é um pequeno ensaio cinematográfico e ao mesmo tempo um curioso cartão de visitas para aqueles que desconhecem as obras literárias de Machado de Assis e que fará muitos saírem do cinema e irem para a livraria mais próxima.  

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