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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 10 de julho de 2023

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 11 a 16 de julho de 2023

O Homem Que Copiava 

FILME DE MARCELO PEDROSO ENTRA EM CARTAZ

Por Trás da Linha de Escudos, novo filme de Marcelo Pedroso, um dos mais importantes nomes do cinema contemporâneo brasileiro, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio na quinta-feira, 13 de julho. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6449/por-tras-da-linha-de-escudos/


PROJETO RAROS DE JULHO CELEBRA O CENTENÁRIO DE MESTRES ASIÁTICOS

No mês de julho, o Projeto Raros celebra na Cinemateca Capitólio o centenário de dois mestres asiáticos: Chang Cheh (1923-2002), nome essencial do cinema de artes marciais de Hong Kong, e Seijun Suzuki (1923-2017), um dos mais inventivos realizadores da Nouvelle Vague Japonesa. Na sexta-feira, 14 de julho, às 19h30, será exibido O Novo Espadachim De Um Braço (Xin du bi dao, 1971) de Chang Cheh, com apresentação do escritor e pesquisador César Almeida. Duas semanas depois, no dia 28 de julho, às 19h30, será exibido O Vagabundo de Kanto (Kanto mushushu, 1963), de Suzuki, com apresentação do crítico e professor Sérgio Alpendre. Entrada franca.

Mais informações:  http://www.capitolio.org.br/novidades/6453/projeto-raros-celebra-centenario-de-mestres-asiaticos/


SESSÃO AAMICCA EXIBE O HOMEM QUE COPIAVA

A Associação de Amigas e Amigos da Cinemateca Capitólio (AAMICCA) convida a todas e a todos para a exibição comemorativa de 20 anos do filme O Homem que Copiava (2003), de Jorge Furtado, a ser realizada no sábado, 15 de julho, às 18h30, na Cinemateca Capitólio. A sessão contará com a presença do roteirista e diretor Jorge Furtado e a produtora Nora Goulart, que após a projeção farão um debate com a mediação de Alice Trusz, historiadora e autora do livro “Verde Anos, Memórias de um Filme de uma Geração”. O filme será exibido no seu formato original, em 35mm. Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6455/sessao-aamicca-apresenta-o-homem-que-copiava/


MOSTRA LONA

Nos dias 12 e 13 de julho, a Cinemateca Capitólio recebe a programação da Mostra Lona – Cinemas e Territórios, com quatro filmes produzidos por moradores, militantes e apoiadores de ocupações em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. O valor do ingresso é R$ 10,00.


Mais informações:

http://www.capitolio.org.br/eventos/6436/mostra-lona-1-conte-isso-aqueles-que-dizem-que-fomos-derrotados-na-missao-com-kadu-palmilha/

http://www.capitolio.org.br/eventos/6441/mostra-lona-2-lanceiros-negros-estao-vivos-uma-ocupacao-por-moradia-e-liberdade/


GRADE DE HORÁRIOS

11 a 16 de julho de 2023


11 de julho (terça-feira)

15h – Uýra - A Retomada da Floresta

17h – A Primeira Morte de Joana

19h – Sessão TECCINE 2023/1


12 de julho (quarta-feira)

15h – Uýra - A Retomada da Floresta

17h – A Primeira Morte de Joana

19h – Mostra Lona 1


13 de julho (quinta-feira)

15h – A Primeira Morte de Joana

17h – Por Trás da Linha de Escudos

19h – Mostra Lona 2


14 de julho (sexta-feira)

15h – A Primeira Morte de Joana

17h – Por Trás da Linha de Escudos

19h30 – Projeto Raros: O Novo Espadachim de um Braço


15 de julho (sábado)

15h – A Primeira Morte de Joana

17h – Por Trás da Linha de Escudos

18h30 – SESSÃO AAMICCA: O Homem que Copiava


16 de julho (domingo)

15h – A Primeira Morte de Joana

17h – Por Trás da Linha de Escudos

19h – A Primeira Morte de Joana

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 6 A 12 DE JULHO DE 2023

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

CANÇÃO AO LONGE 


SALA PAULO AMORIM


 15h30 – A HISTÓRIA DA MINHA MULHER Assista o trailer aqui.

(A Feleségem Története -  Alemanha/França/Hungria/Itália, 2022, 170min). Direção de Ildikó Eynedi, com Léa Seydoux, Gijs Naber, Louis Garrel. Pandora Filmes, 18 anos. Drama.

Sinopse: Jacob Störr, capitão da marinha holandesa, faz uma aposta despretensiosa e acaba se casando com Lizzy, uma francesa linda e com alguns mistérios. Apesar de ninguém acreditar no casamento, o amor entre ambos será sincero e doloroso, principalmente porque Jacob sofre com a suposta infidelidade da mulher. O filme, que concorreu no Festival de Cannes em 2022, é uma adaptação do romance homônimo do escritor e poeta húngaro Milán Füst.


19h – A SINDICALISTA Assista o trailer aqui.

(La Syndicaliste - França, 2022, 121min). Direção de Jean-Paul Salomé, com Isabelle Huppert, Grégory Gadebois, François-Xavier Demaison. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: O filme mostra a trajetória de Maureen Kearney, uma representante sindical francesa que denunciou acordos secretos da França com a China e abalou a potente indústria nuclear em seu país no início dos anos 2000. Maureen viveu tempos difíceis, já que sua denúncia resultou em episódios de intimidação, uma agressão em sua própria casa e até o rótulo de vilã dos fatos.  O filme é baseado em um livro-reportagem escrito pela jornalista francesa Caroline Michel-Aguirre, da revista Le Nouvel Observateur.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h45 – UMA VIDA SEM ELE Assista o trailer aqui.

(À Propos de Joan - França/Alemanha/Irlanda, 2022, 101min). Direção de Laurent Larivière, com Isabelle Huppert, Lars Eidinger, Swann Arlaud. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Joan Verra sempre foi uma mulher independente, com um espírito livre e aventureiro. Quando seu primeiro amor retorna depois de muitos anos, ela decide não contar que tiveram um filho juntos. Junto com essa mentira, ela terá de enfrentar um segredo do passado.


16h45 – O ÚLTIMO ÔNIBUS Assista o trailer aqui.

(The Last Bus – Reino Unido, 2022, 92min). Direção de Gillies MacKinnon, com Timothy Spall, Phyllis Logan, Grace Calder. Pandora Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Depois da morte da esposa, Tom Harper sai do lugarejo onde viviam, no norte da Escócia, decidido a cumprir uma promessa. Para isso, ele vai fazer uma viagem de ônibus por 1.400 quilômetros até o sul da Inglaterra, usando seu passe gratuito de idoso. No percurso, enfrenta percalços, conhece pessoas gentis e desafia as limitações da idade – ao mesmo tempo em que revisita o seu passado e se depara com um país diverso e multicultural.


 18h30 – MEU VIZINHO ADOLF Assista o trailer aqui.

(Colômbia/Israel/Polônia, 2022, 96min). Direção de Leon Prudovsky, com David Hayman, Udo Kier, Danharry Colorado. A2 Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Depois de perder sua família para o regime nazista, o sobrevivente polonês Marek Polsky vai viver em um vilarejo no interior da Colômbia. Em plena década de 1960, já acostumado com a solidão dos dias, o velho Polsky entra em disputa com um novo vizinho por causa de um pedaço do terreno. A situação piora quando Polsky começa a desconfiar que o alemão da casa ao lado pode ser Adolf Hitler – o que até faz algum sentido, pois a América do Sul se tornou um destino de fuga para muitos líderes do ditador.


SALA NORBERTO LUBISCO


15h10 – MEDUSA DELUXE Assista o trailer aqui.

(Reino Unido, 2022, 100min). Direção de Thomas Hardiman, com Clare Perkins, Kayla Meikle, Anita-Joy Uwajeh. O2 Play/Mubi, 12 anos. Drama policial

Sinopse: Durante a preparação para um concurso de cabeleireiros, um dos participantes é morto e escalpelado. Em meio a pentes, escovas, tinturas e muito cabelo sintético, os participantes tentam descobrir o que aconteceu e quais são as intenções do assassino. O filme se estrutura em longos plano-sequência, que possibilitam que o espectador desvende o mistério junto com os personagens.


17h10 – VISÕES DE RAMSÉS Assista o trailer aqui.

(Goutte d’Or - França, 2022, 100min.) Direção de Clément Cogitore, com Karim Leklou, Malik Zidi, Elsa Wolliaston. Imovision, 16 anos. Drama.

Sinopse: Ramsés ganha a vida como vidente no popular bairro parisiense La Goutte d’Or, que, junto com Barbès, reúne comunidades de imigrantes de várias partes do mundo: árabes, orientais, africanos, latinos. Ramsés nada mais é do que um picareta que diz o que as pessoas querem ouvir, mas, quando uma gangue de adolescentes marroquinos começa a passar dos limites, ele é obrigado a tomar uma atitude – e acaba tendo visões inesperadas. O filme foi exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2022.


19h15 – CANÇÃO AO LONGE - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 75min). Direção de Clarissa Campolina, com Mônica Maria, Margô Assis, Jhon Narvaez. Sessão Vitrine, 14 anos. Drama.

Sinopse: Jimena é uma jovem negra que busca sua identidade e seu lugar no mundo. Ela se sente deslocada na casa onde vive com a mãe e com a avó e, ao mesmo tempo, quer romper com o pai, com quem só tem contato por meio de cartas. Nesse movimento, Jimena lida com sua origem, seu corpo, suas escolhas e se depara com o silêncio de suas relações familiares.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 5 de julho de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Indiana Jones e o Chamado do Destino'

Sinopse: O lendário herói arqueólogo está de volta neste aguardado capítulo final da icônica franquia, uma incrível e empolgante aventura cinematográfica. 

A trilogia "Indiana Jones" é apontava quase sempre como um dos melhores filmes de aventuras de todos os tempos. Isso se deve ao fato que a dupla Steven Spielberg e George Lucas terem feito os três filmes de acordo com a sua formação cinéfila, já que ambos cresceram assistindo as antigas matines onde determinado herói se metia em diversas enrascadas. Tudo isso embalado com velhas fórmulas de se fazer cinema e do qual sentimos um peso maior em cada uma delas. 

O mesmo não se pode dizer de "Indiana Jones - O Reino da Caveira de Cristal"(2008), que embora seja bem filmado por Spielberg ele se perdia por algumas ideias forçadas de George Lucas e pelo fato de usar abusar do CGI que envelheceu mal nos últimos anos. Parecia, portanto, difícil de imaginar que um dia veríamos novamente Indiana Jones nas telas, principalmente pelo fato de Harrison Ford estar em uma idade muito avançada. Mas eis que surge "Indiana Jones e o Chamado do Destino" (2023), filme que não somente supera o capítulo anterior como também dá um final mais digno para esse rico personagem.

Dirigido por James Mangold, que dirigiu o filme "Logan" (2017), o herói lendário, Indiana Jones, encontra-se em uma nova era, aproximando-se da aposentadoria. Ele luta para se encaixar em um mundo que parece tê-lo superado. Mas quando as garras de um mal muito familiar retornam na forma de um antigo rival, Indiana Jones deve colocar seu chapéu e pegar seu chicote mais uma vez para garantir que um antigo e poderoso artefato não caia nas mãos erradas. Mas, desta vez, ele tem o sangue de uma nova geração para o ajudar nas suas descobertas e na sua luta contra o vilão Jürgen Voller (Mads Mikkelsen). Acompanhado de sua afilhada, Helena Shaw (Phoebe Waller-Bridge), o arqueólogo corre contra o tempo para recuperar o item que pode mudar o curso da história.

O filme começa exatamente na fase dourada do personagem, onde vemos um Indiana Jones ainda jovem e tendo que enfrentar diverso nazistas na reta final da Segunda Guerra. Se o filme custa mais de duzentos milhões de dólares boa parte deste investimento foi investido para rejuvenescer Harrison Ford, pois o CGI aqui é tão perfeito que chega até mesmo superar o que foi visto em "O Irlandês" (2019) de Martin Scorsese. Porém, o filme não fica preso somente ao que foi visto no passado, pois a trama se passa em 1969 e, portanto, vemos um Indiana Jones envelhecido, sem muitas motivações para seguir em frente enquanto o mundo vai mudando vertiginosamente e se tornando cada mais perigoso diga-se de passagem.

De forma bem natural Harrison Ford se apresenta sem nenhuma maquiagem ou algo do gênero, mas destacando o fato que o aventureiro ali envelheceu e que cabe algo extraordinário que venha acontecer para que o faça convence-lo a voltar ativa. Isso acontece com a chegada de sua afilhada Helena e que é brilhantemente interpretada por Phoebe Waller-Bridge e cuja sua personagem não deve nada em termos de aventura se formos comparar ao protagonista. Aliás, é preciso destacar as cenas de ação em que a personagem de Bridge nos surpreende e fazendo a gente até pensar na possibilidade de um dia ela ter o seu próprio filme.

Porém, ela não é uma Indiana Jones de saia, sendo que ela está mais para uma espécie de Jack Sparrow, já que ela rouba relíquias para vender ao invés de entregá-las ao museu. Por conta disso temos o atrito de dois mundos diferentes, entre o homem já muito vivido perante uma jovem que é, por vezes, inconsequente, mas que aprenderá certos valores dos quais ela tentará preservar. Ao mesmo tempo, é superdivertido ambos juntos nas cenas de ação, principalmente aquela onde ocorre em Marrocos e para mim um dos melhores momentos do filme como um todo.

Logicamente o filme não deixará de trazer de volta em cena velhos conhecidos do protagonista como no caso de Sallah, novamente interpretado por John Rhys-Davies e também uma participação surpresa nos minutos finais do filme e que irá emocionar o público fã de carteirinha. Já Mads Mikkelsen como o cientista nazista que deseja obter a relíquia possivelmente criada por Arquimedes nos passa uma atuação econômica, da qual não é muito digna de nota, mesmo sendo o grande responsável pelo jogo de xadrez que colocou o protagonista e a sua afilhada. Verdade seja dita, suas motivações e o seu destino não são muito diferentes dos vilões anteriores, mesmo com uma dinâmica diferente.

Em tempos em que os filmes de ação e aventura andam se perdendo cada vez mais em CGI fracos e sem nenhum peso, esse novo capítulo do herói arqueólogo, ao menos, vem como certo refresco, já que James Mangold não abusa por demais da pirotecnia, mas sim elabora boas cenas de ação na medida certa e que não poluem a história. Embora o filme se estenda por demais o seu tempo ele jamais nos cansa, pois queremos saber qual será o verdadeiro destino de um dos personagens mais queridos do cinema fantástico. Ao final, contatamos que precisamos de personagens como Indiana Jones, mesmo quando ele já esteja na hora de ter que descansar, mas não significa que não possamos levar conosco tudo o que foi apreciado e ensinado nestes anos todos de boa aventura a moda antiga.

"Indiana Jones e o Chamado do Destino" é uma boa aventura do nosso querido Indiana Jones, mas que ao mesmo tempo nos ensina que todo o começo tem um fim, mesmo quando desejamos uma nova aventura para podermos desfrutar.   

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terça-feira, 4 de julho de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Um Dia Cinco Estrelas'

Sinopse: Pedro Paulo (Nabote) tomou uma decisão importante na vida. Para realizar o sonho de sua mãe (Nany People), de comemorar o aniversário em Buenos Aires, Argentina, ele resolve trabalhar como motorista de aplicativo. Para isso, vai pilotar seu Opala dos anos 1970, herança de seu pai, pelas ruas da cidade. 

As comédias brasileiras atuais sempre apresentam uma realidade falsamente plástica do Brasil e do qual não enxergo aqui do outro lado do mundo real. São filmes coloridos, com piadas politicamente corretas, mas que raramente me fazem sorrir e sendo que o único que obteve esse feito foi através do nosso saudoso Paulo Gustavo. "Um Dia Cinco Estrelas" (2023) é uma comédia bobinha, politicamente correta, mas até que foge aqui e ali de algumas regras.

Dirigido por Hsu Chien Hsin, o filme conta a história de Pedro Paulo (Estevam Nabote), que após ele decidir colocar seu amado Opala dos anos 70 na rua, trabalhando como motorista de aplicativo para ajudar a família a sair do sufoco e realizar o grande sonho de sua mãe, que é viajar para Buenos Aires. Ao longo de seus dias levando passageiros para cima e para baixo, ele passa por diversas situações inusitadas, divertidas e que transformam totalmente a sua rotina. Enquanto isso, sua esposa Manuela (Aline Campos) tenta se tornar uma funcionária exemplar na loja em que trabalha e conquistar o cargo de gerente, disputando com o ambicioso Oswaldo (Marcos Breda).

Não esperem uma comédia que fará vocês rolarem de rir, pois as piadas são forçadas, as interpretações, por vezes, amadoras e querendo nos dizer a todo momento para a gente rir dessa salada. Estevam Nabote pode ser até famoso com os seus canais do Youtube, mas ele não nasceu para atuar na tela grande e provando que a sua veia cômica só funciona dentro de uma telinha de celular qualquer. Ao menos os roteiristas inventam umas situações lá e aqui para que ocorra algo de interessante para obter a nossa atenção.

Curiosamente, alguns dos passageiros que ele dá carona como uber são na verdade uma crítica ácida sobre algumas questões relevantes do nosso Brasil atual. O músico sertanejo, por exemplo, parece uma caricatura com relação aos cantores universitários desse tipo de música que obtém estrelato imediato com as suas músicas sobre amor e traição, mas cuja boa parcela do público nem sabe qual o seu nome e com razão. E os velhinhos assaltantes que se dizem "cidadãos do bem" é talvez a única piada relevante durante todo o filme e que me fez, milagrosamente, sorrir.

Talvez eu seja exigente demais com relação a um gênero que atualmente anda rastejando devido aos tempos politicamente corretos e que basta uma piada parecida de tempos antigos que logo pode ser tudo cancelado. Talvez a comédia não esteja em crise somente em território brasileiro, como talvez no mundo todo, mas isso não é desculpa pela falta de esforço para se criar algo mais criativo e por conta disso o gênero sofrerá ainda mais se caso não deem mais o sangue pela arte como um todo. "Um Dia Cinco Estrelas" é pura bobagem que se esforça em nos entreter, mas fazendo a gente sempre recuar e questionar onde exatamente a comédia brasileira errou para ficar tão sem sal e ineficaz.  


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 06 a 12 DE JULHO

 ESTREIAS:

A PRAGA + A ÚLTIMA PRAGA DE MUJICA(curta-metragem)

CANÇÃO AO LONGE

Brasil/drama/ 2022 / 76min.

Direção: Clarissa Campolindo

Classificação indicativa:

Sinopse: Vinda de uma família tradicional de Belo Horizonte, Jimena é uma jovem arquiteta, responsável pelo desenho técnico da nova sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Seu pai deixou o Brasil quando ela tinha só 4 anos, e após 10 anos de completo silêncio, ele busca reestabelecer o contato com a filha através de cartas

Elenco: Carlos Francisco,Mônica Maria,Matilde Biagi,Ricardo Campos,Margô Assis


A PRAGA + A ÚLTIMA PRAGA DE MUJICA(curta-metragem)

Brasil/Ficção/2022/ 97min.

Direção: Pedro Junqueira, Matheus Sundfeld, Luis Claudio Bonacura, Cédric Fanti, José Mojica Marins

Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse: "A Praga", último filme inédito dirigido pelo mestre do horror José Mojica Marins (Zé do Caixão), conta a história de Marina e Juvenal. Um casal, que durante um passeio pelo campo, para em frente à casa de uma estranha idosa para tirar fotos. Irritada, ela se revela como uma bruxa e joga uma maldição em Juvenal: uma perseguição psíquica horrorizante, provocando uma ferida que se abre em seu corpo de forma descontrolada. O ferimento leva Juvenal a uma fome insaciável por carne crua e precisa ser alimentado constantemente para ser saciado. Como abertura do filme, o curta-metragem "A Última Praga de Mojica", com direção de Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira, relata o processo de resgate e finalização de A Praga. Produzido originalmente em 1980, o filme não chegou a ser concluído e era dado como perdido.

Elenco: José Mojica Marins, Wanda Kosmo, Silvia Gless, Felipe Von Rhime, Tayná M. Assis, Bruna Anastácia, Karina Bez Batti, Luah Guimarães, Débora Muniz, Eucir de Souza, Rodrigo Castelar, Virgílio Roveda, Rodrigo Bolzan, Eugênio Puppo, Daniela Senador, Fábio Dellore, Murilo Carraro, Chico Brasil, Patrícia Rodrigues, Hilda de Alencar Gil.

EM CARTAZ:


L A PARLE

França/Brasil / Drama/ 2022/ 84min.

Direção: Fanny Boldini, Gabriela Boeri, Kevin Vanstaen, Simon Boulier

Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse:Durante suas férias de verão, Fanny precisa lidar com a iminência de um exame médico. Acompanhada de três amigos, seu momento de relaxamento se torna uma experiência profunda conforme o grupo cria conexões inesperadas.

Elenco: Fanny Boldini, Gabriela Boeri, Kevin Vanstaen, Simon Boulier



HORÁRIOS CINEBANCÁRIOS DE 06 A 12 DE JULHO (não há sessões nas segundas-feiras):

15H: LA PARLE

17h: CANÇÃO AO LONGE

19h: A PRAGA + A ÚLTIMA PRAGA DE MUJICA


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

ATENÇÃO: NAS QUINTAS-FEIRAS TODOS PAGAM MEIA ENTRADA EM TODAS AS SESSÕES! 

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email:cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 04 a 09 de julho de 2023

A Primeira Morte de Joana

ÚLTIMA SEMANA DA FANTASIA TCHECA NA CINEMATECA CAPITÓLIO

A sessão dedicada aos filmes de Jan Švankmajer é uma das principais atrações da terceira semana da mostra Era uma vez na Tchéquia: animações, fantasias e mistérios. Nesta sexta-feira, 07/07, às 19h30, será exibido um programa de cinco curtas que Švankmajer, um dos mais cultuados nomes do cinema de animação, realizou na primeira fase de sua carreira, entre 1964 e 1971. A programação da mostra segue até o dia 09 de julho, com outros grandes filmes de diretores como Věra Chytilová, Václav Vorlíček e Bořivoj Zeman. Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6344/era-uma-vez-na-tchequia-animacoes-fantasias-e-misterios/


FILMES BRASILEIROS EM CARTAZ

A partir desta semana, a Cinemateca Capitólio retoma a exibição de dois filmes brasileiros: A Primeira Morte de Joana, de Cristiane Oliveira, e de Uýra: A Retomada da Floresta, de Juliana Curi. O valor do ingresso é R$ 16,00.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/programacao/


GRADE DE HORÁRIOS

04 a 09 de julho de 2023


04 de julho (terça-feira)

15h - Uýra - A Retomada da Floresta

17h – A Pequena Ninfa do Mar

19h – A Planta Dourada


05 de julho (quarta-feira)

15h - A Primeira Morte de Joana

17h – Os Magníficos Homens da Manivela

19h – Final de Agosto no Hotel Ozone


06 de julho (quinta-feira)

15h – Uýra - A Retomada da Floresta

17h – Eu Matei Einstein, Cavalheiros

19h – A Casa Maldita dos Hajn


07 de julho (sexta-feira)

15h – A Primeira Morte de Joana

17h – A Planta Dourada

19h30 – O estranho universo de Jan Švankmajer


08 de julho (sábado)

15h – Uýra - A Retomada da Floresta

17h – A Princesa Terrivelmente Triste

19h – O Bobo da Corte e a Rainha


09 de julho (domingo)

15h – A Primeira Morte de Joana

17h – As Loucas Aventuras do Detetive Nick Carter

19h – Eu Matei Einstein, Cavalheiros

Cine Dica: Sala Redenção apresenta mostra “Cinema, Ocultismo e Bruxaria”

O Homem de Palha

Entre os meses de julho e agosto, a Sala Redenção apresenta a mostra “Cinema, Ocultismo e Bruxaria”. Dividida em duas partes, a programação exibe doze filmes, contando com a curadoria de Nilo Piana de Castro, professor de história do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Realizada de 03 a 14 de julho, a Parte 1 da mostra aborda o ocultismo, que se refere ao estudo e à prática de atividades paranormais, como a magia. A programação apresenta cinco filmes de terror e suspense, produzidos nos Estados Unidos e no Reino Unido, e um documentário brasileiro sobre a trajetória de Raul Seixas, que abordou o ocultismo em algumas de suas canções. No dia 07 de julho, sexta-feira, às 16h, o professor Nilo participa de uma sessão comentada de “O Bebê de Rosemary” (1968).

Relacionada ao ocultismo, a bruxaria é a temática da Parte 2 da mostra, em cartaz de 04 a 14 de agosto. Entre os séculos XV e XVII, milhares de mulheres foram perseguidas, martirizadas e queimadas vivas, ao serem acusadas de bruxaria, simplesmente por não seguirem à risca os padrões morais da sociedade da época. Na mostra, o assunto é abordado a partir de seis filmes, produzidos na Alemanha, Dinamarca, Reino Unido, Itália, França e Estados Unidos. A programação prevê sessões comentadas pelo professor Nilo, em duas sextas-feiras de agosto, às 16h: no dia 04, após a exibição de “A marca do diabo” (1970); e no dia 11, depois da projeção de “As virgens de Salem” (1957).

A mostra “Cinema, Ocultismo e Bruxaria” apresenta sessões de segunda a sexta-feira, conforme horários na programação abaixo. Todas as exibições têm entrada franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus central da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Confira a programação completa no site oficial clicando aqui.