Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de maio de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'A Primeira Morte de Joana'

Sinopse: Joana, 13 anos, quer descobrir por que sua tia-avó faleceu aos 70 sem nunca ter namorado. Ao encarar os valores da comunidade em que vive no sul do Brasil, ela percebe que todas as mulheres da sua família guardam segredos. 

A descoberta da sexualidade na pré-adolescência gera uma cruzada para que o jovem possa compreendê-la. No recente "Close" (2022), por exemplo, vemos dois jovens amigos sentindo sensações que antes não sentiam um pelo outro, mas cuja “não aceitação” pelo que realmente sente pode desencadear danos irreversíveis. "A primeira Morte de Joana" (2020), fala sobre a descoberta de sentimentos ainda inéditos para a protagonista central, mas de forma singela e em meio ao conservadorismo hipócrita.

Dirigido por Cristiane Oliveira, do filme "A Mulher do Pai" (2017), o filme conta a história sobre Joana (Letícia Kacperski), que experimenta o típico período transicional entre a infância e a adolescência, que faz com que ela viva os questionamentos e reflexões mais variadas possíveis. Uma grande questão que passa por sua cabeça é entender por que sua tia-avó faleceu aos 70 anos sem nunca ter namorado alguém. Mas ao encarar os valores da comunidade em que vive no Sul do Brasil, ela percebe que todas as mulheres da sua família guardam segredos, o que traz à tona algo escondido nela mesma. E enquanto sua jornada fica cada vez mais repleta de dúvidas, uma grande usina eólica começa a ser construída na pequena cidade em que vive.

É interessante que Cristiane Oliveira cria um teor para trama que transita entre o lado singelo da juventude para momentos de tensão e fazendo parecer em alguns momentos até mesmo um suspense psicológico e do qual a sua trilha sintetiza muito bem isso. O filme, por exemplo, começa com um enterro, onde Joana se despede de sua tia-avó, mas despertando nela um desejo em realmente conhecê-la, mesmo depois dela ter partido de forma repentina. A lado de sua melhor amiga Caroline (Isabela Bressane) ela começa uma jornada de alto descobertas, mas ao mesmo tempo observando a realidade em sua volta de uma outra forma.

Embora muito jovem para a sua idade Letícia Kacperski surpreende em uma atuação digna de nota, ao nos passar para nós uma jovem inocente perante uma realidade mais complexa, mas que não esconde o seu desejo de entender o que realmente acontece em volta e dentro de si. O roteiro constrói para nós momentos em que ficamos na expectativa com relação se Joana realmente irá, ou não, se entregar ao seu verdadeiro "eu", mas até lá ela enfrenta o conservadorismo e o preconceito daquele universo isolado no interior do Sul do país. Porém, nota-se que essas duas observações nada mais são do que uma cortina de fumaça para não revelar os reais sentimentos daquelas pessoas, pois elas temem pelas consequências e não tendo coragem de serem felizes como realmente deveriam ser.

Percebe-se, por exemplo, quando Cristiane Oliveira foca em alguns objetos em cena para fazer deles algo simbólico sobre os sentimentos dos personagens principais. A cena em que vemos Joana e Coraline em um balanço e cuja suas mãos se encontram firmes na corrente do brinquedo simboliza o que prendem elas para não revelar os seus verdadeiros sentimentos. Além disso, há todo um misticismo em torno daquele lugar, como se o mesmo fosse uma forma de fuga para aquelas pessoas buscarem a felicidade, quando na verdade bastavam serem elas mesmas para obterem o que desejam desde o início da história. Ao final, vemos todo o conflito sendo resolvido de uma forma simples, pois a solução estava lá desde o princípio, mas faltava coragem e aceitar o obvio."A Primeira Morte de Joana" fala sobre se descobrir diante mesmo em meio ao preconceito e cuja jornada pode ser ainda mais simples do que se imagina.     


Faça parte:

 


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 16 a 24 de maio de 2023

India Song

 FILMES DA RD CONGO EM EXIBIÇÃO

De 16 a 28 de maio, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Retratos de Kinshasa, com sete filmes que revelam diferentes aspectos do cotidiano vivido na capital da República Democrática do Congo. A programação tem o apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français.  O valor do ingresso é R$ 10,00.  


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6267/retratos-de-kinshasa/ 


OBRA-PRIMA DE MARGUERITE DURAS NO PROJETO RAROS

Na sexta-feira, 19/05, às 19h30, a Cinemateca Capitólio apresenta uma edição do Projeto Raros com India Song, obra-prima de Marguerite Duras lançada em 1975, com Delphine Seyrig no papel principal. A sessão será apresentada pela crítica Carla Oliveira. Entrada franca. Com apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français, a exibição é um aquecimento para uma mostra de filmes com foco em obras roteirizadas por Marguerite Duras, que será apresentada a partir do dia 25 de maio.  


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6269/projeto-raros-india-song/


GRADE DE HORÁRIOS

16 a 24 de maio de 2023


16 de maio (terça-feira)

15h – Système K

17h – Maki'la

19h – Felicidade


17 de maio (quarta-feira)

15h – Caminho para Kinshasa

17h – Victoire Terminus

19h – Système K


18 de maio (quinta-feira)

15h – Victoire Terminus

17h – Caminho para Kinshasa

19h – A Vida é Bela


19 de maio (sexta-feira)

15h – Maki'la

17h – Felicidade

19h30 – Projeto Raros: India Song

20 de maio (sábado)


NOITE DOS MUSEUS


21 de maio (domingo)

15h – Victoire Terminus

17h – A Vida é Bela

19h – Quando Éramos Reis


23 de maio (terça-feira)

15h – Felicidade

17h30 – Système K

19h – Maki'la


24 de maio (quarta-feira)

15h – Caminho para Kinshasa

17h – Victoire Terminus

19h – Monumental! O Restauro de um Símbolo (pré-estreia)

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - ‘Bem-Vinda, Violeta!’

Sinopse: Em busca de inspiração, a escritora Ana ingressa em um laboratório literário na Cordilheira dos Andes. Na viagem, ela se envolve com Holden, criador de um método em que os escritores abandonam suas próprias vidas para viver como seus personagens. 

Não é de hoje que existe filmes cuja trama envolve a inspiração e busca pela criação de determinado livro e gerando assim até momentos de puro suspense. O que dizer, por exemplo, do clássico "Louca Obsessão" (1990) em que o escritor interpretado por James Caan é imobilizado e ameaçado por uma psicopata Kathy Bates que anseia que ele reescreva o seu próximo livro. "Bem-Vinda, Violeta!" (2023) segue uma premissa semelhante, mas com consequências diferentes e cujo cenário se torna cada vez mais claustrofóbico na medida em que o tempo vai passando.

Dirigido por Fernando Fraiha, o filme conta a história de Ana (Débora Falabella), uma escritora que, ansiosa em busca de alguma inspiração para escrever "Violeta", seu próximo romance, ingressa em um reconhecido laboratório literário na Cordilheira dos Andes. Nessa viagem, ela se envolve com Holden (Darío Grandinetti), criador do método no qual os escritores abandonam suas próprias vidas para viverem como seus personagens. O líder carismático acaba cativando a escritora e Ana mergulha em uma intensa investigação artística, vivendo, segundo o método orienta, como sua personagem Violeta - até que o equilíbrio entre realidade e ficção sai do controle. O longa é inspirado no romance “Cordilheira", de Daniel Galera.

Ao ser baseado em um livro conhecido nota-se que há uma dificuldade do realizador Fernando Fraiha em fazer uma linguagem mais cinematográfica e menos literária, mesmo que as suas intenções sejam as melhores possíveis diga-se de passagem. Por conta disso a gente nota que os atores não vão mais além do que dar vida aos respectivos personagens, mesmo quando alguns deles surpreendem. Darío Grandinetti, muito conhecido pelo seu desempenho em “Fale Com Ela” (2002) de Pedro Almodóvar, é o que melhor que se sai em cena, pois ele consegue nos passar lucidez e ao mesmo tempo uma loucura contida dentro do seu personagem.

Já Débora Falabella, por mais talentosa que seja, nota-se que ela parece estar presa a correntes e não indo além do que a proposta que a sua personagem tem a oferecer, mesmo quando a mesma protagoniza momentos de pura tensão que acabam se tornando as melhores partes do filme. Aliás, se percebe que o ambiente do local onde aqueles respectivos personagens se encontram começa a se deteriorar na medida em que a mente de cada um deles começa a se fragmentar e decaindo para o território da insanidade. Além disso, o cenário da Cordilheira dos Andes é outro ponto positivo que colabora para o filme, já que ele é belo, mas não escondendo o seu lado mortal e por ser isolado do mundo.

Na medida em que a trama segue o teor se torna cada vez mais claustrofóbico, principalmente pelo fato dos personagens centrais se confundirem com as suas próprias criações e fazendo com que cada um tome decisões que beiram a insanidade. Ao final, testemunhamos aqueles personagens cortarem a linha fina que separava o bom senso da loucura e cabe a protagonista tomar uma difícil escolha, mesmo não escondendo a sua obsessão em concluir a sua obra. Infelizmente o filme termina de uma forma até mesmo abrupta e fazendo com que tiremos as nossas próprias conclusões após testemunhá-la.

“Bem-Vinda, Violeta!" é um exemplo em que uma adaptação literária para o cinema não consegue se desvencilhar de sua fonte original, mas que funciona graças ao esforço de seus realizadores em ao menos obter luz própria.


Faça parte:

 


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: Semana da Europa Sala Redenção

"Triângulo Amoroso"

Em parceria com a Aliança Francesa, o Instituto Cervantes e o Instituto Goethe, a Sala Redenção apresenta a mostra “Semana da Europa em Porto Alegre”. Em cartaz de 09 a 19 de maio, a programação percorre a cinematografia da França, Espanha e Alemanha, exibindo três filmes de cada país. A mostra prevê sessões de segunda a sexta-feira, às 16h e às 19h, com entrada franca e aberta à comunidade em geral.

O Clube de Cinema de Porto Alegre participará das sessões da Semana da Europa na Sala Redenção hoje, segunda-feira, dia 15/05, quinta-feira, dia 18/05, e sexta-feira, dia 19/05, sempre às 19 horas.


Filmes: 

"Triângulo Amoroso", de Tom Tykwer (dia 15);

"Alcarràs", de Carla Simón (dia 18);

"Loucuras de uma Primavera", de Louis Malle (dia 19).


Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.


Faça parte:

 


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

domingo, 14 de maio de 2023

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'Meu Pai'

O subgênero suspense psicológico transita entre o horror e o drama, já que neste último caso o horror se encontra através de uma mente que, por vezes, se encontra fragmentada. Filmes como, por exemplo, o clássico "A Repulsa do Sexo" (1965), ou recentes como "Cisne Negro" (2009), são exemplos de filmes que sintetizam o fato de que o nosso pior horror vem de nossas próprias mentes que tentam enganar a nós todo momento. "Meu Pai" (2021) é um drama caprichado, mas que se envereda em alguns momentos para o suspense, pois quase nunca temos uma exata certeza do que realmente está acontecendo na tela.

Dirigido por Florian Zeller, o filme conta a história de um homem idoso que se recusa toda a ajuda de sua filha à medida que envelhece. Ela está se mudando para Paris e precisa garantir os cuidados dele enquanto estiver fora, buscando encontrar alguém para cuidar do pai. Ao tentar entender suas mudanças, ele começa a duvidar de seus entes queridos, de sua própria mente e até mesmo da estrutura da realidade.

Confira a minha crítica publicada clicando aqui e participe da próxima live do Cine Debate. 


Faça parte:

 


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Cine Especial: 'A Fortaleza Escondida - Uma Fonte de Riqueza'

Sinopse: No século XVI, durante as guerras civis que assolam o Japão, uma princesa, a sua família, os seus guerreiros e o seu tesouro são perseguidos. A cabeça da princesa está a prémio. A princesa parte em busca de refúgio com um general, dois camponeses que este capturara, e o tesouro. 

A frase "na vida nada se cria, mas tudo se copia" pode ser muito bem usado quando pensamos com relação ao papel do cinema ao longo da história, principalmente em tempos atuais em que cada vez há menos filmes com histórias originais, mas sim tramas que nos dá sempre a sensação que já tínhamos assistido em outras obras. Porém, a busca de inspiração pode acabar gerando algo bem criativo e até mesmo rendendo algo vasto em todos os sentidos. Um ótimo exemplo disso é a franquia "Star Wars" criada por George Lucas.

Quando o realizador criou o primeiro e grande clássico da franquia, intitulado "Uma Nova Esperança" (1977) ele buscou inúmeras fontes de inspiração para a criação daquele universo, mais precisamente se inspirando nos antigos filmes de aventura, faroeste e ficção que o mesmo assistia quando era mais jovem. O resultado foi uma obra épica que mudaria a história do cinema, mas revisitando ela se nota as inúmeras referencias de outros clássicos da sétima arte. "A Fortaleza Escondida" (1958) de Akira Kurosawa serviu de base para algumas ideias criadas por George Lucas e sendo revisto hoje como um grande filme de aventura.

A trama se passa durante o Japão do século XVI. A caminho de casa, um poderoso homem escolta uma bela princesa fugitiva em meio ao território inimigo. Em sua viagem cruzam dois medrosos fazendeiros, que estão tentando retornar para casa depois de fugirem da Guerra Feudal.

Claramente se percebe que os dois fazendeiros medrosos se tornariam fonte de influência para George Lucas, mais precisamente na criação de R2D2 e C3PO, os dois simpáticos androides de Star Wars que embarcariam mesmo sem querer para uma grande aventura. Em ambos os casos, são personagens comuns que se envolvem em uma grande cruzada e se tornando peças fundamentais para a vitória dos mocinhos da trama. Ao mesmo tempo, podemos concluir que a dupla criada por Kurosawa seja uma espécie de convite para nós adentrarmos junto com eles para uma jornada cheia de perigos, onde envolve desde lutas e sacrifícios.

Na jornada da dupla eles acabam conhecendo o herói da trama, mais precisamente o General Rokurota Makabe, interpretado por Toshirô Mifune e cujo o mesmo está encarregado de proteger a princesa. O ator, aliás, é uma figura simbólica dos filmes de Samurais, principalmente daqueles dirigidos por Kurosawa e sendo que antes havia sido um dos sete protagonistas de sua obra prima "Os Sete Samurais" (1954). Não me admira, por exemplo, que a figura de Toshirô Mifune serviu de inspiração para os cavaleiros solitários durões do velho oeste do cinema americano, como no caso, por exemplo, de personagens interpretados por Clint Eastwood.

Embora não seja uma super produção monumental como foi "Os Sete Samurais" Kurosawa se encarregou para que cada cena se tornasse inesquecível, sejam elas de maior ou menor grau. Se por um lado tempos cenas simples, porém, intensas de duelos com espadas e lanças, por outro lado, há cenas que nos impressionam até hoje graças ao cenário e inúmeros figurantes que ainda hoje não envelheceram. Quando vemos trabalhadores descendo correndo a escadaria contra os soldados, pisoteando pessoas, caindo e tropeçando pelo caminho, Kurosawa presta uma impressionante homenagem ao clássico russo " Encouraçado Potemkin" (1925) de Serguei Eisenstein.

Com uma belíssima fotografia em preto e branco, "A Fortaleza Escondida" foi o primeiro filme de Kurosawa filmado em Widescreen, com a tecnologia Tohoscope. Kurosawa usou a tecnologia durante uma década em seus filmes. Um belo exemplo de um cineasta de tempos passados que usava a tecnologia que estava surgindo com o intuito de melhorar a história e nunca poluir a mesma.

O filme recebeu o Prêmio FIPRESCI e venceu na categoria de melhor diretor no Festival de Berlim em 1959. Foi indicado ao Urso de Ouro de melhor filme. Os anos se passaram e o filme se tornaria uma das obras mais importantes da filmografia do cineasta, mesmo sendo o mais leve se formos comparar com títulos mais pesados do realizador como no caso, por exemplo, "Ran" (1985).

"A Fortaleza Escondida" é uma obra prima do gênero de aventura do mestre Akira Kurosawa e que serviu de fonte para outros clássicos da história do cinema. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

quinta-feira, 11 de maio de 2023

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (11/05/2023)

SEM URSOS

Sinopse: Um retrato de duas histórias de amor contadas em paralelo. Em ambas, os amantes são afetados por obstáculos ocultos e inevitáveis, pela força da superstição local e pelos mecanismos do poder.


AMOR(ES) VERDADEIRO(S)

Sinopse: No filme, Emma volta para Massachusetts em uma tentativa de reconstruir sua vida depois que seu marido Jesse desaparece em um acidente de helicópetero. Anos após o acontecimento, Emma reencontra seu antigo melhor amigo, Sam que sempre foi secretamente apaixonado por ela e eles se tornam inseparáveis. 


CRÔNICA DE UMA CIDADE PARTIDA

Sinopse: Uma análise sobre a escalada de criminalidade no Rio de Janeiro a partir da história da Cruzada São Sebastião e seus moradores. O documentário procura entender como a cidade regrediu até um regime feudal, onde as favelas são verdadeiros países dentro do país governados por traficantes com exércitos próprios e autonomia econômica própria. 


DO JEITO QUE ELAS QUEREM – O PRÓXIMO CAPÍTULO

Sinopse: Do Jeito que Elas Querem, seguiu quatro amigas de longa data, interpretadas por Diane Keaton, Jane Fonda, Candice Bergen e Mary Steenburgen, cujas vidas mudaram para sempre depois de ler o romance "50 Tons de Cinza" em seu clube do livro. 


MAFIA MAMMA DE REPENTE CRIMINOSA

Sinopse: Mafia Mamma, traz a história de Kristin, uma mulher americana que se vê envolvida em uma série de desafios quando é convocada para o funeral de seu avô na Itália. Ao chegar lá, ela descobre que seu avô era o chefe de uma das famílias mais poderosas da máfia na Calábria e, para resolver as coisas, ela precisaria se tornar a nova chefe da máfia italiana.


O AMOR MANDOU MENSAGEM

Sinopse: E se uma mensagem aleatória te levasse ao amor da sua vida? Nesta comédia romântica, Mira Ray, que está lidando com a partida repentina de seu noivo, envia uma série de mensagens de amor para o celular antigo dele sem perceber que o número foi transferido para outra pessoa: o novo celular do trabalho de Rob Burns. Jornalista, Rob é cativado pela honestidade das lindas mensagens. 


O NASCIMENTO DO MAL

Sinopse: No terror O NASCIMENTO DO MAL, Julie Rivers (Melissa Barrera) conseguiu engravidar depois de anos de tentativas. Para recomeçar, ela se muda com o marido para uma nova casa, onde é obrigada a manter repouso absoluto devido à gravidez de risco. 


VELOZES E FURIOSOS 10

Sinopse: Dom Toretto (Vin Diesel) e sua família foram mais espertos e superaram todos os inimigos em seu caminho. Agora, eles devem enfrentar o adversário mais letal que já enfrentaram. Alimentada pela vingança, uma ameaça terrível emerge das sombras do passado para destruir o mundo de Dom e destruir tudo - e todos - que ele ama.


 Faça parte:

 


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.