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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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domingo, 14 de maio de 2023

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'Meu Pai'

O subgênero suspense psicológico transita entre o horror e o drama, já que neste último caso o horror se encontra através de uma mente que, por vezes, se encontra fragmentada. Filmes como, por exemplo, o clássico "A Repulsa do Sexo" (1965), ou recentes como "Cisne Negro" (2009), são exemplos de filmes que sintetizam o fato de que o nosso pior horror vem de nossas próprias mentes que tentam enganar a nós todo momento. "Meu Pai" (2021) é um drama caprichado, mas que se envereda em alguns momentos para o suspense, pois quase nunca temos uma exata certeza do que realmente está acontecendo na tela.

Dirigido por Florian Zeller, o filme conta a história de um homem idoso que se recusa toda a ajuda de sua filha à medida que envelhece. Ela está se mudando para Paris e precisa garantir os cuidados dele enquanto estiver fora, buscando encontrar alguém para cuidar do pai. Ao tentar entender suas mudanças, ele começa a duvidar de seus entes queridos, de sua própria mente e até mesmo da estrutura da realidade.

Confira a minha crítica publicada clicando aqui e participe da próxima live do Cine Debate. 


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sexta-feira, 12 de maio de 2023

Cine Especial: 'A Fortaleza Escondida - Uma Fonte de Riqueza'

Sinopse: No século XVI, durante as guerras civis que assolam o Japão, uma princesa, a sua família, os seus guerreiros e o seu tesouro são perseguidos. A cabeça da princesa está a prémio. A princesa parte em busca de refúgio com um general, dois camponeses que este capturara, e o tesouro. 

A frase "na vida nada se cria, mas tudo se copia" pode ser muito bem usado quando pensamos com relação ao papel do cinema ao longo da história, principalmente em tempos atuais em que cada vez há menos filmes com histórias originais, mas sim tramas que nos dá sempre a sensação que já tínhamos assistido em outras obras. Porém, a busca de inspiração pode acabar gerando algo bem criativo e até mesmo rendendo algo vasto em todos os sentidos. Um ótimo exemplo disso é a franquia "Star Wars" criada por George Lucas.

Quando o realizador criou o primeiro e grande clássico da franquia, intitulado "Uma Nova Esperança" (1977) ele buscou inúmeras fontes de inspiração para a criação daquele universo, mais precisamente se inspirando nos antigos filmes de aventura, faroeste e ficção que o mesmo assistia quando era mais jovem. O resultado foi uma obra épica que mudaria a história do cinema, mas revisitando ela se nota as inúmeras referencias de outros clássicos da sétima arte. "A Fortaleza Escondida" (1958) de Akira Kurosawa serviu de base para algumas ideias criadas por George Lucas e sendo revisto hoje como um grande filme de aventura.

A trama se passa durante o Japão do século XVI. A caminho de casa, um poderoso homem escolta uma bela princesa fugitiva em meio ao território inimigo. Em sua viagem cruzam dois medrosos fazendeiros, que estão tentando retornar para casa depois de fugirem da Guerra Feudal.

Claramente se percebe que os dois fazendeiros medrosos se tornariam fonte de influência para George Lucas, mais precisamente na criação de R2D2 e C3PO, os dois simpáticos androides de Star Wars que embarcariam mesmo sem querer para uma grande aventura. Em ambos os casos, são personagens comuns que se envolvem em uma grande cruzada e se tornando peças fundamentais para a vitória dos mocinhos da trama. Ao mesmo tempo, podemos concluir que a dupla criada por Kurosawa seja uma espécie de convite para nós adentrarmos junto com eles para uma jornada cheia de perigos, onde envolve desde lutas e sacrifícios.

Na jornada da dupla eles acabam conhecendo o herói da trama, mais precisamente o General Rokurota Makabe, interpretado por Toshirô Mifune e cujo o mesmo está encarregado de proteger a princesa. O ator, aliás, é uma figura simbólica dos filmes de Samurais, principalmente daqueles dirigidos por Kurosawa e sendo que antes havia sido um dos sete protagonistas de sua obra prima "Os Sete Samurais" (1954). Não me admira, por exemplo, que a figura de Toshirô Mifune serviu de inspiração para os cavaleiros solitários durões do velho oeste do cinema americano, como no caso, por exemplo, de personagens interpretados por Clint Eastwood.

Embora não seja uma super produção monumental como foi "Os Sete Samurais" Kurosawa se encarregou para que cada cena se tornasse inesquecível, sejam elas de maior ou menor grau. Se por um lado tempos cenas simples, porém, intensas de duelos com espadas e lanças, por outro lado, há cenas que nos impressionam até hoje graças ao cenário e inúmeros figurantes que ainda hoje não envelheceram. Quando vemos trabalhadores descendo correndo a escadaria contra os soldados, pisoteando pessoas, caindo e tropeçando pelo caminho, Kurosawa presta uma impressionante homenagem ao clássico russo " Encouraçado Potemkin" (1925) de Serguei Eisenstein.

Com uma belíssima fotografia em preto e branco, "A Fortaleza Escondida" foi o primeiro filme de Kurosawa filmado em Widescreen, com a tecnologia Tohoscope. Kurosawa usou a tecnologia durante uma década em seus filmes. Um belo exemplo de um cineasta de tempos passados que usava a tecnologia que estava surgindo com o intuito de melhorar a história e nunca poluir a mesma.

O filme recebeu o Prêmio FIPRESCI e venceu na categoria de melhor diretor no Festival de Berlim em 1959. Foi indicado ao Urso de Ouro de melhor filme. Os anos se passaram e o filme se tornaria uma das obras mais importantes da filmografia do cineasta, mesmo sendo o mais leve se formos comparar com títulos mais pesados do realizador como no caso, por exemplo, "Ran" (1985).

"A Fortaleza Escondida" é uma obra prima do gênero de aventura do mestre Akira Kurosawa e que serviu de fonte para outros clássicos da história do cinema. 


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quinta-feira, 11 de maio de 2023

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (11/05/2023)

SEM URSOS

Sinopse: Um retrato de duas histórias de amor contadas em paralelo. Em ambas, os amantes são afetados por obstáculos ocultos e inevitáveis, pela força da superstição local e pelos mecanismos do poder.


AMOR(ES) VERDADEIRO(S)

Sinopse: No filme, Emma volta para Massachusetts em uma tentativa de reconstruir sua vida depois que seu marido Jesse desaparece em um acidente de helicópetero. Anos após o acontecimento, Emma reencontra seu antigo melhor amigo, Sam que sempre foi secretamente apaixonado por ela e eles se tornam inseparáveis. 


CRÔNICA DE UMA CIDADE PARTIDA

Sinopse: Uma análise sobre a escalada de criminalidade no Rio de Janeiro a partir da história da Cruzada São Sebastião e seus moradores. O documentário procura entender como a cidade regrediu até um regime feudal, onde as favelas são verdadeiros países dentro do país governados por traficantes com exércitos próprios e autonomia econômica própria. 


DO JEITO QUE ELAS QUEREM – O PRÓXIMO CAPÍTULO

Sinopse: Do Jeito que Elas Querem, seguiu quatro amigas de longa data, interpretadas por Diane Keaton, Jane Fonda, Candice Bergen e Mary Steenburgen, cujas vidas mudaram para sempre depois de ler o romance "50 Tons de Cinza" em seu clube do livro. 


MAFIA MAMMA DE REPENTE CRIMINOSA

Sinopse: Mafia Mamma, traz a história de Kristin, uma mulher americana que se vê envolvida em uma série de desafios quando é convocada para o funeral de seu avô na Itália. Ao chegar lá, ela descobre que seu avô era o chefe de uma das famílias mais poderosas da máfia na Calábria e, para resolver as coisas, ela precisaria se tornar a nova chefe da máfia italiana.


O AMOR MANDOU MENSAGEM

Sinopse: E se uma mensagem aleatória te levasse ao amor da sua vida? Nesta comédia romântica, Mira Ray, que está lidando com a partida repentina de seu noivo, envia uma série de mensagens de amor para o celular antigo dele sem perceber que o número foi transferido para outra pessoa: o novo celular do trabalho de Rob Burns. Jornalista, Rob é cativado pela honestidade das lindas mensagens. 


O NASCIMENTO DO MAL

Sinopse: No terror O NASCIMENTO DO MAL, Julie Rivers (Melissa Barrera) conseguiu engravidar depois de anos de tentativas. Para recomeçar, ela se muda com o marido para uma nova casa, onde é obrigada a manter repouso absoluto devido à gravidez de risco. 


VELOZES E FURIOSOS 10

Sinopse: Dom Toretto (Vin Diesel) e sua família foram mais espertos e superaram todos os inimigos em seu caminho. Agora, eles devem enfrentar o adversário mais letal que já enfrentaram. Alimentada pela vingança, uma ameaça terrível emerge das sombras do passado para destruir o mundo de Dom e destruir tudo - e todos - que ele ama.


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 11 A 17 DE MAIO DE 2023 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

Duas produções gaúchas estão entre os destaques desta nova cinesemana. Temos a estreia do documentário OLHA PRA ELAS, da diretora Tatiana Sager, mais uma produção em que a diretora, junto com o jornalista Renato Dornelles, reflete sobre o sistema prisional do Rio Grande do Sul. Também segue em cartaz o longa A PRIMEIRA MORTE DE JOANA, da diretora portoalegrense Cristiane Oliveira.

Na linha documental, seguimos com dois filmes que estão entre os favoritos do público: JAIR RODRIGUES – DEIXA QUE DIGAM, do diretor Rubens Rewald, e BELCHIOR - APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM, dos cineastas Natália Dias e Camilo Cavalcanti – em cartaz há 11 semanas. Até o dia 17 de maio, segue na Sala Paulo Amorim o Festival Filmelier no Cinema, com duas dezenas de filmes inéditos e representativos da produção de vários países. 


SALA PAULO AMORIM

FESTIVAL FILMELIER NO CINEMA

Programação com 20 filmes inéditos, de vários países, apresentado por distribuidoras independentes.


QUINTA, DIA 11

15h – INFILTRADA: GOLPE DE VINGANÇA

(Catch the Fair One, Estados Unidos, 2021, 85 min.) Direção de Josef K. Wladyka, com Kali Reis, Shelly Vincent, Kendall Morris. Suspense. 16 anos.

Sinopse: Uma boxeadora se infiltra em um esquema de tráfico humano em busca de sua irmã desaparecida. Quando a missão fica ainda mais pessoal, ela é forçada a lutar contra um poderoso cartel e confrontar seu passado traumático. Únicas exibições em cinemas no Brasil durante o Festival Filmelier.


17h – MEU VIZINHO ADOLF

(My Neighbor Adolf, Israel, Colômbia, Polônia, 2022, 96 min.) Direção de Leon Prudovsky, com David Hayman, Udo Kier, Danharry Colorado, Kineret Peled. Drama biográfico. 14 anos.

Sinopse: América do Sul, 1960. Um solitário e mal-humorado sobrevivente do Holocausto se convence de que seu novo vizinho não é outro senão Adolf Hitler. Não sendo levado a sério, ele inicia uma investigação independente para provar sua afirmação, mas quando as evidências ainda parecem inconclusivas, Polsky é forçado a se envolver em um relacionamento com o inimigo para obter provas irrefutáveis.


19h – BLUE JEAN

(Blue Jean, Reino Unido, 2022, 100 min.) Direção de Georgia Oakley, com Rosy McEwen, Kerrie Hayes, Lucy Halliday. Drama LGBTQIA+. 14 anos

Sinopse: Inglaterra, 1988. O governo conservador de Margaret Thatcher realiza uma campanha contra a população LGBT, obrigando Jean, uma professora de educação física, a levar uma vida dupla. A chegada de uma nova aluna a fará repensar sua luta pela liberdade. Únicas exibições em cinemas no Brasil durante o Festival Filmelier.


SEXTA, DIA 12

15h – O ÚLTIMO SOLDADO

(Feng huo fang fei, China, 2017, 97 min.) Direção de Bille August, com Liu Yifei, Emile Hirsch, Fangcong Li. Drama histórico. 14 anos.

Sinopse: Após o ataque do Japão a Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941, os EUA bombardeiam Tóquio para aumentar o moral do seu Exército na guerra. Um piloto sobrevive graças à ajuda de uma chinesa.


17h – 99 LUAS DE PAIXÃO

(99 Moons, Suíça, 2022, 110 min.) Direção de Jan Gassmann, com Dominik Fellmann, Danny Exnar, Katerina Stoykova. Drama erótico. 18 anos.

Sinopse: Neste retrato do amor atual, um casal com vidas muito diferentes luta contra uma atração obsessiva, tão forte que abala suas convicções e destrói a imagem dos relacionamentos que eles imaginaram para si mesmos.


19h – O LUGAR DA ESPERANÇA

(Herself, Irlanda, Reino Unido, 2020, 97 min.) Direção de Phyllida Lloyd, com Clare Dunne, Harriet Walter, Conleth Hill. Drama. 14 anos.

Sinopse: Uma jovem mãe escapa do marido abusivo para enfrentar um complicado sistema de acolhimento. Quando decide construir sua própria casa, ela começa a descobrir sua própria força.


SÁBADO, DIA 13

14h50 - O FALSIFICADOR

(Der Passfälscher, Alemanha, Luxemburgo, 2022, 116 min.) Direção de Maggie Peren, com Louis Hofmann, Jonathan Berlin. Drama biográfico. 14 anos.

Sinopse: Cioma Schönhaus é um jovem judeu em Berlim nos anos 1940. Como os melhores lugares para se esconder parecem óbvios demais, ele decide se expor para escapar à deportação pelos nazistas. Usando a identidade de um oficial da marinha criado por ele mesmo, Cioma falsifica identidades com apenas um pincel, um pouco de tinta e uma mão precisa — e acaba salvando a vida de muitas pessoas.


16h55 – ALÉM DO TEMPO

(Zee Van Tijd, Holanda, 2022, 116 min.) Direção de Theu Boermans, com Sallie Harmsen, Elsie de Brauw, Gijs Scholten van Aschat. Drama. 14 anos.

Sinopse: Lucas e Johanna vivem nos anos 1970 e 80, perdidamente apaixonados, em um mundo cheio de sonhos e ideais – mas um acidente os separa. Trinta e cinco anos depois, os dois se reencontram e seu amor profundamente enraizado ainda é muito forte. Vencedor do Prêmio de Melhor Filme no Festival de Milão 2021.


19h – TRÊS MULHERES: UMA ESPERANÇA

(Lost Transport, Holanda, Luxemburgo, Alemanha, 2022, 100 min.) Direção de Saskia Diesing, com Hanna van Vliet, Eugénie Anselin, Anna Bachmann. Drama histórico. 14 anos.

Sinopse: Na primavera de 1945, um trem com centenas de prisioneiros judeus fica preso perto de uma pequena vila alemã ocupada pelo Exército Vermelho. Neste contexto de profunda desconfiança e desespero, surge uma amizade inesperada entre a franco-atiradora russa Vera, a garota da vila Winnie e a mulher judia-holandesa Simone.


DOMINGO, DIA 14

15h - O LUGAR DA ESPERANÇA

(Herself, Irlanda, Reino Unido, 2020, 97 min.) Direção de Phyllida Lloyd, com Clare Dunne, Harriet Walter, Conleth Hill. Drama. 14 anos.

Sinopse: Uma jovem mãe escapa do marido abusivo para enfrentar um complicado sistema de acolhimento. Quando decide construir sua própria casa, ela começa a descobrir sua própria força.


17h – O ÚLTIMO SOLDADO

(Feng huo fang fei, China, 2017, 97 min.) Direção de Bille August, com Liu Yifei, Emile Hirsch, Fangcong Li. Drama histórico. 14 anos.

Sinopse: Após o ataque do Japão a Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941, os EUA bombardeiam Tóquio para aumentar o moral do seu Exército na guerra. Um piloto sobrevive graças à ajuda de uma chinesa.


19h - INFILTRADA: GOLPE DE VINGANÇA

(Catch the Fair One, Estados Unidos, 2021, 85 min.) Direção de Josef K. Wladyka, com Kali Reis, Shelly Vincent, Kendall Morris. Suspense. 16 anos.

Sinopse: Uma boxeadora se infiltra em um esquema de tráfico humano em busca de sua irmã desaparecida. Quando a missão fica ainda mais pessoal, ela é forçada a lutar contra um poderoso cartel e confrontar seu passado traumático. Únicas exibições em cinemas no Brasil durante o Festival Filmelier.


TERÇA, DIA 16

15h - TRÊS MULHERES: UMA ESPERANÇA

(Lost Transport, Holanda, Luxemburgo, Alemanha, 2022, 100 min.) Direção de Saskia Diesing, com Hanna van Vliet, Eugénie Anselin, Anna Bachmann. Drama histórico. 14 anos.

Sinopse: Na primavera de 1945, um trem com centenas de prisioneiros judeus fica preso perto de uma pequena vila alemã ocupada pelo Exército Vermelho. Neste contexto de profunda desconfiança e desespero, surge uma amizade inesperada entre a franco-atiradora russa Vera, a garota da vila Winnie e a mulher judia-holandesa Simone.


17h – BLUE JEAN

(Blue Jean, Reino Unido, 2022, 100 min.) Direção de Georgia Oakley, com Rosy McEwen, Kerrie Hayes, Lucy Halliday. Drama LGBTQIA+. 14 anos.

Sinopse: Inglaterra, 1988. O governo conservador de Margaret Thatcher realiza uma campanha contra a população LGBT, obrigando Jean, uma professora de educação física, a levar uma vida dupla. A chegada de uma nova aluna a fará repensar sua luta pela liberdade. Únicas exibições em cinemas no Brasil durante o Festival Filmelier.


19h - BARRACO DE FAMÍLIA

(Brasil, 2023, 85 min.) Direção de Maurício Eça, com Cacau Protásio, Lellê, Péricles, Jenifer Nascimento, Nany People. Comédia. Livre.

Sinopse: Depois de ser cancelada por causa de um vídeo vazado, uma funkeira famosa arma o maior barraco ao tentar voltar às suas origens e precisará da ajuda da mãe para desenrolar sua carreira.


QUARTA, DIA 17

15h - MEU VIZINHO ADOLF

(My Neighbor Adolf, Israel, Colômbia, Polônia, 2022, 96 min.) Direção de Leon Prudovsky, com David Hayman, Udo Kier, Danharry Colorado, Kineret Peled. Comédia dramática. 14 anos.

Sinopse: América do Sul, 1960. Um solitário e mal-humorado sobrevivente do Holocausto se convence de que seu novo vizinho não é outro senão Adolf Hitler. Não sendo levado a sério, ele inicia uma investigação independente para provar sua afirmação, mas quando as evidências ainda parecem inconclusivas, Polsky é forçado a se envolver em um relacionamento com o inimigo para obter provas irrefutáveis.


17h - INFILTRADA: GOLPE DE VINGANÇA

(Catch the Fair One, Estados Unidos, 2021, 85 min.) Direção de Josef K. Wladyka, com Kali Reis, Shelly Vincent, Kendall Morris. Suspense. 16 anos.

Sinopse: Uma boxeadora se infiltra em um esquema de tráfico humano em busca de sua irmã desaparecida. Quando a missão fica ainda mais pessoal, ela é forçada a lutar contra um poderoso cartel e confrontar seu passado traumático.


19h - 99 LUAS DE PAIXÃO

(99 moons, Suíça, 2022, 110 min.) Direção de Jan Gassmann, com Dominik Fellmann, Danny Exnar, Katerina Stoykova. Drama erótico. 18 anos.

Sinopse: Neste retrato do amor atual, um casal com vidas muito diferentes luta contra uma atração obsessiva, tão forte que abala suas convicções e destrói a imagem dos relacionamentos que eles imaginaram para si mesmos. Únicas exibições em cinemas no Brasil durante o Festival Filmelier.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h45 – BELCHIOR – APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 90min). Documentário de Natália Dias e Camilo Cavalcanti. Clariô Filmes. 14 anos.

Sinopse: Antonio Carlos Belchior Fontenelle Fernandes (1946 – 2017), mais conhecido como Belchior, ganha um autorretrato que mergulha no coração selvagem do poeta, cantor e compositor cearense. Com suas canções geniais e suas ideias cortantes, ele marcou e ainda marca a vida de muita gente.


 16h30 – A PRIMEIRA MORTE DE JOANA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2020, 91min). Direção de Cristiane Oliveira, com Letícia Kacperski, Isabela Bressane, Joana Vieira, Lisa Gertum Becker. Lança Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Joana, de 13 anos, quer descobrir por que sua tia-avó morreu sem nunca ter namorado ninguém. Os questionamentos e descobertas da adolescente mexem com a comunidade tradicional onde ela vive, no sul do Brasil, ao mesmo tempo em que o lugarejo acompanha a construção de uma usina eólica nas proximidades. Com locações nas cidades de Osório e Santo Antônio da Patrulha, este é o segundo longa da diretora gaúcha e foi visto em mais de dez festivais internacionais.


18h10 – DOS 3 AOS 3 Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 70min). Documentário de Pablo Lobato. Embaúba Filmes, Livre.

Sinopse: O documentário acompanha o crescimento de Ravi dos três meses aos três anos de vida, período em que sua mãe coloca em prática os ensinamentos da pediatra vienense Emmi Pikler. Ela prega o respeito à individualidade dos bebês, a promoção da autonomia através do livre brincar e a presença amorosa nos momentos de cuidados como estímulo ao desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social da criança.


19h30 – OLHA PRA ELAS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 76min). Documentário de Tatiana Sager. Panda Filmes, 12 anos.

Sinopse: Adelaide, Tatiane, Catia, Naiane e Roselaine são mães e vivem longe dos seus filhos. Esse afastamento tem um mesmo motivo: elas estão presas. Suas histórias de vida representam uma questão de gênero e a realidade de mais de 40 mil mulheres brasileiras, trazendo à reflexão problemas como as prisões precárias e a desestruturação do lar.


(NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUARTA, DIA 17)


QUARTA, DIA 17, ÀS 19h30

O OLHAR DE XUNÚ – DOAÇÃO DE 1kg DE ALIMENTO

(Brasil, 2022, 25min). Documentário de Josemar Martins, dentro da programação da exposição Entre Rios: Sul Terra Indígena, promovida pelo Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi-RS).

Sinopse: O artista visual Vhera Xunú, da etnia Mbyá-Guarani, apresenta o modo de vida de seu povo a partir dos seus registros fotográficos e audiovisuais.


SALA NORBERTO LUBISCO


15h15 - CLOSE Assista o trailer aqui.

(Bélgica/França/Holanda, 2022, 105min). Direção de Lukas Dhont, com Eden Dambrine, Gustav De Waele, Émilie Dequenne. O2 Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Léo e Rémi, de 13 anos, são inseparáveis - melhores amigos e próximos como irmãos. Mas, quando começam um novo ano escolar, as pressões da adolescência desafiam este vínculo tão fraterno, gerando consequências inesperadas e de longo alcance. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor longa internacional.


17h15 – JAIR RODRIGUES – DEIXA QUE DIGAM Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2020, 100min). Documentário de Rubens Rewald, com as participações de Hermeto Pascoal, Jair Oliveira, Jairo Rodrigues, Lady Lu, Luciana Mello. Elo Filmes, 10 anos.

Sinopse: A trajetória musical de Jair Rodrigues (1939 – 2014) é revista por meio de imagens que marcaram a música brasileira, como a parceria com Elis Regina no programa “O Fino da Bossa” nos anos 1960 ou a interpretação da vitoriosa “Disparada”, no Festival da TV Record. Mas é nos depoimentos de amigos e familiares que se revela a alma deste paulista sorridente, que trabalhou na roça até os 10 anos, foi alfaiate e engraxate e soube marcar posição como artista nos anos da ditadura militar.


19h15 – BEM VINDA, VIOLETA Assista o trailer aqui.

(Brasil/Argentina, 2023, 110min). Direção de Fernando Fraiha, com Débora Falabella e Darío Grandinetti. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Para escrever seu próximo romance, que vai se chamar “Violeta”, a escritora Ana ingressa em um famoso laboratório literário na Cordilheira dos Andes. Lá ela conhece Holden, criador de um método no qual os escritores abandonam suas próprias vidas para viver como seus personagens. O roteiro foi inspirado na novela “Cordilheira", de Daniel Galera, e as locações foram em Ushuaia, na Patagônia argentina.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUINTA, DIA 11)


QUINTA, DIA 11, ÀS 19h30

SOTAQUES DE FRONTEIRA – ENTRADA FRANCA

(Brasil, 2022, 31min) – documentário dirigido por Leonardo Gadea. O filme integra o projeto Cinema Musical Gaúcho, que apresenta filmes sobre a música do RS.

Sinopse: O filme destaca sete canções autorais do compositor e acordeonista santanense Fabiano Torres. As locações valorizam ambientes rurais e urbanos entre Sant’ana do Livramento e Rivera, região de fronteira que inspira o artista.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 10 de maio de 2023

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre - 'Jair Rodrigues: Deixa Que Digam'

Sinopse: O sorriso, a irreverência e a versatilidade transformaram Jair Rodrigues em um dos cantores mais importantes do Brasil. Jairzão - como era conhecido - deu vida a canções que ficaram marcadas no inconsciente popular e encheu de alegria a casa de milhões de brasileiros por décadas com suas aparições televisivas.

Quando eu penso nos anos oitenta eu me lembro que ouvia muitas músicas nas rádios que se tornaram bastante conhecidas, mas quase nunca me ligava com relação aos seus artistas. Porém, o cinema me ajudou a conhecer um pouco melhor esses ilustres que no passado encantavam as noites de muitas pessoas que ouviam uma boa música. "Jair Rodrigues: Deixa Que Digam" (2020) é um documentário que fala sobre um desses grandes talentos da nossa música brasileira que eu tinha pouco conhecimento, mas que felizmente o cinema veio para quebrar esse tabu que estava guardando.

Dirigido por Rubens Rewald, o  documentário "Jair Rodrigues: Deixa Que Digam" se dedica a explorar à trajetória artística e pessoal de Jair Rodrigues. Jair foi um músico e cantor brasileiro, considerado por muitos, um precursor do gênero que viria a ser conhecido como rap, por ter lançado, ainda nos anos 1960, o samba "Deixa isso pra lá", com versos mais falados do que cantados. Suas performances também foram popularizadas graças à sua coreografia com as mãos. O filme aborda a construção de seu estilo único. Desde os primeiros passos no samba, até a consagração por "Disparada", o filme também explora a relação do artista com a política nacional. Jair Rodrigues faleceu em 2014.

Mesmo para os leigos que forem assistir sem ao menos conhecer quem foi o cantor acaba saindo da sessão formado, pois o documentário possui todos os igredientes para conhecermos o artista de cabo a rabo. O roteiro de Rodolfo C. Moreno e Rubens Rewald, a montagem de Alexandre Dias, Guta Pacheco e Willem Dias, a pesquisa também de Rodolfo, ao lado de Fernanda e a própria direção novamente de Rewald conseguem trazer às telas o efeito sobre quem foi  Jair Rodrigues. Pode-se dizer que o cantor foi uma espécie de prelúdio do que viria a se tornar o rap no Brasil, pois os seus trejeitos e suas letras nos seus primeiros anos de sucesso representam muito bem isso.

O trabalho perfeccionista da equipe de pesquisa revela esses momentos quadro a quadro, revelando não somente os principais obras de sucesso do artista, como também a sua real pessoa no dia a dia. Ser cantor negro saindo da Era do Rádio e entrando na Era dos Festivais era mostrar diversas misturas e do qual o compositor sabia caminhar entre elas. Não se enveredou para nenhum lado político, pois talvez as suas músicas já falavam disso um pouco, principalmente com relação aquelas que falavam sobre a vida sofrida das pessoas pouco afortunadas ao longo do percurso.

A lógica é clara, os materiais de arquivo servem para apoiar determinadas falas de pessoas que conviveram e trabalharam com o cantor. Quando o próprio entra em cena, o talento enche cada canto da tela e não há mais o que ser explicado sobre a sua pessoa. Com exceção de seu filho, que performa falas do pai, pois essas  cenas funcionam melhor na prática que na teoria. Jair Oliveira, o filho, consegue nos passar de maneira tão orgânica parte das narrativas, que por um momento me parecia que pai e filho estavam se fundindo em um único corpo em um determinado momento.

A versatilidade dele também se destaca, seja pelas interpretações de "Disparada"ou "Deixa Isso Pra Lá", e tantas outras canções. "Deixa que Digam" focam na potência rara. E como temos um filme musical, e Jair ainda faz parecer fácil cantar tantos estilos.As performances em diversos momentos, do festival de música em 1966, a apresentações contemporâneas, o roteiro pouco perde seu estilo, de mostrar como ele era um artista não só completo, mas com personalidade exacerbada, o seu comportamento tão único em cima de um palco.

As parcerias ao longo da vida também possuem seu momento, principalmente a parceria com Elis Regina, a única parte mais contemplativa do longa, deixa o espectador sentir a presença de Jair e mais alguém, com fluidez, privilegiando as músicas. Não há como negar que esse momento é extremamente tocante, como se fosse uma espécie de previsão do que viria a seguir com relação ao destino do artista e que deixou muitos na época de corações partidos ao meio devido a sua partida. Um final em que fará muitos fãs da velha guarda ficarem com os olhos cheio de lagrimas e que com certeza fará essa nova geração conhecer o peso desse grande artista.

"Jair Rodrigues: Deixa Que Digam" convida os fãs a revisitarem o seu ídolo dos tempos da era de ouro, mas também dá boas vindas para essa nova geração que mal sabe o que é os bons tempos das musicas que eram compostas e cantadas por verdadeiros verdadeiros. 


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 11 a 17 DE MAIO

 ESTREIAS:

O HOMEM CORDIAL

Brasil/ drama/ 2022/84min

Direção:

Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Aurélio é vocalista de uma famosa banda de rock que fez muito sucesso até o final dos anos 90. Na noite de retorno de sua banda aos palcos, viraliza na internet um vídeo que o envolve na morte de um policial militar. Ninguém sabe o que de fato aconteceu, mas o astro passa a ser alvo de grupos radicais. Aurélio, então, se vê inserido em uma tensa e violenta jornada pelas ruas de São Paulo. Durante uma única noite, encontrará figuras importantes de sua carreira e Helena, uma jovem jornalista determinada a descobrir o que realmente aconteceu.

Elenco: Paulo Miklos, Thaíde, Dandara de Morais, Thalles Cabral, Theo Werneck, Fernanda Rocha, Bruno Torres, Murilo Grossi, Mauro Shames, Felipe Kenji, Tamirys O’Hanna e André Deca  


A CIDADE DOS ABISMOS

Brasil/ Drama/ 2121/97min

Direção: Priscyla Bettim,Renato Coelho

Sinopse: Em uma fatídica noite de véspera de Natal, Glória, Maya, Bia e Kakule se encontram num bar no centro da cidade de São Paulo. Em meio a solidões, conexões e desconexões, Maya é assassinada. Um inexorável anseio por justiça perpassa o destino dos personagens, que se unem saltando em direção ao abismo.

Elenco: Veronica Valenttino,Carolina Castanho,Guylain Mukendi


EM CARTAZ:


BEM-VINDA VIOLETA

Brasil/ Drama/ 107min

Classificação indicativa: 14 anos

Direção: Fernando Fraiha

Sinopse:Ana (Débora Falabella) é uma escritora que, ansiosa em busca de inspiração para escrever "Violeta", seu próximo romance, ingressa em um conhecido laboratório literário na Cordilheira dos Andes. Nessa viagem, ela se envolve com Holden (Darío Grandinetti), criador de um método no qual os escritores abandonam suas próprias vidas para viverem como seus personagens. O líder carismático cativa a escritora e Ana mergulha em uma intensa investigação artística, vivendo, segundo o método orienta, como sua personagem Violeta - até que a ficção sai do controle. O longa é inspirado no romance “Cordilheira", de Daniel Galera.

Elenco: Débora Falabella,Dario Grandinetti,Germán De Silva

HORÁRIOS DE 11 a 17 DE MAIO(não há sessões nas segundas-feiras):


15h: A CIDADE DOS ABISMOS

17h: BEM-VINDA VIOLETA

19h: O HOMEM CORDIAL


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email:cinebancarios@sindbancarios.org.br

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre - 'O Colibri'

 Nota: Filme exibido para os associados em 07/05/2023 

Sinopse: Adaptação do romance homônimo de Sandro Veronesi, o filme segue a jornada de Marco Carrera, mais conhecido como Colibri. Sua vida, como a de muitas pessoas, é marcada por grandes desafios e adversidades, conquistas e paixões. A história é contada por meio de memórias que conduzem o espectador de um período para outro, num tempo que vai do início dos anos 1970 ao futuro próximo.  

Francesca Archibugi é uma diretora italiana que toca em assuntos delicados, desde desarmonizarão familiar, depressão e de como escolher da melhor maneira em se despedir da vida. Em "Ella e John" (2018), por exemplo, vemos um casal de longa vida que decidem fazer uma última viagem para, enfim, tomar uma decisão drástica."O Colibri" (2023) prossegue com essa ousadia da cineasta, ao alinhar questões sobre a vida, morte e o universo familiar que quase sempre se encontra em atritos infinitos.

Baseado no romance de Sandro Veronesi, o filme segue a vida de um homem da década de 1970 até o futuro próximo e as inúmeras relações que cruzaram seu caminho ao longo do tempo. O Início dos anos 1970. Foi à beira-mar que Marco Carrera conheceu Luisa Lattes, uma moça bonita e um tanto peculiar. É um amor que nunca será consumado, mas nunca será extinto. A vida de casado de Marco acontecerá em Roma, com Marina e sua filha Adele. Nas garras de um destino sinistro que o submete a terríveis provações, Marco se encontra em Florença.

Francesca Archibugi testa a nossa atenção já na abertura do filme, quando presenciamos diversas situações de duas ou três famílias, quando na realidade elas formam uma única. Estamos diante de uma trama não linear, onde a linha temporal vem e volta para o passado, presente e fazendo com que nos obrigue em termos uma atenção redobrada para não perdermos o fio da meada. Para melhor compreensão é preciso focar somente em único personagem que é Marco, mesmo sendo interpretado por três atores, mas que no principio agente o identifica através do uso dos seus óculos.

Uma vez que a gente fisga a proposta principal da trama logo acabamos seguindo Marco em sua jornada pessoal e familiar, que vai desde amores não correspondidos, como também os mistérios que envolve a vida e sobre perdas muito próximas. Na abertura, por exemplo, testemunhamos um suicídio e que somente mais adiante ficaremos sabendo das suas consequências e como afetaria a maioria daquela família.

O filme como um todo não funciona somente pelo modo de contar a sua trama de forma temporal, como também graças ao desempenho do ator Pierfrancesco Favino como Marco. Através do Clube de Cinema de Porto Alegre eu conheci esse talento através de filmes como "Irmãos a Italiana (2021) e mais recentemente "O Traidor" (2022). Porém, aqui ele obtém o seu melhor desempenho da carreira, ao construir um personagem que transita entre a paixão, razão e o desespero ao testemunhar determinadas perdas, mas sempre encontrando forças para continuar em frente, principalmente por ainda existir alguém dentro de sua família que precisará dele.

O filme possui até mesmo algumas pitadas de humor ácido, principalmente no que envolve uma situação inusitada que ocorre em um avião e posteriormente em uma mansão onde acontece um grande jogo de pôker. Vale salientar que o filme obtém ainda mais pontos com relação a reconstituição de diversas épocas, sendo que a fotografia dos anos oitenta, por exemplo, sintetiza tempos mais dourados, enquanto a reconstituição de tempos recentes as cores se tornam cada vez mais pálidas, como se o protagonista segue em sua reta final para vida. Antes disso há revelações surpreendentes, redenções a serem consumadas e pedidos de perdão para serem aceitos independente do que aconteça.

A reta final entra em um território delicado que é com relação sobre o fato de como a vida passa de forma rápida, principalmente para algumas pessoas que partem de uma forma precoce. Porém, a vida pode ser também breve para aqueles de idade avançada, mas o que conta é se ela foi bem vivida e cabe a própria pessoa escolher como terminá-la. Não é das escolhas mais fáceis, mas é algo para ser testemunhado e que serve para posteriormente ser usado como debate em uma roda de amigos.

"O Colibri" é sobre a cruzada de um único individuo, mas que envolve diversos personagens todos interligados e história temporal e que obtém o nosso desejo em querer compreendê-la de todo modo. 

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