Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Cine Especial: 'Revisitando o Show de Truman'

Sinopse: Truman Burbank é um pacato vendedor de seguros que leva uma vida simples com sua esposa Meryl Burbank. Porém, algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher.  

Ao longo da história do cinema muitos filmes de ficção foram lançados com o intuito de prever o futuro do nosso mundo real. "Contágio" (2011), por exemplo, retratava uma possível pandemia de escala global e não sendo muito diferente do que se viria posteriormente em nosso mundo real. O intuito dos realizadores, em alguns casos, seja alertar o público que os erros do passado não podem ser cometidos em nosso futuro, pois as consequências se tornam irreversíveis para dizer o mínimo.

O escritor George Orwell, por sua vez, criou o que para muitos é a sua maior obra prima literária, "1984", onde retratava uma sociedade futurística sendo controlada pelo o estado e sendo observada vinte e quatro horas por dia. Não é à toa, portanto, que o conto serviu de inspiração para as tvs do mundo todo criarem os seus reality shows, cuja a moda de observar pessoas dentro de uma casa se iniciou no início do século vinte e um e perdura até os dias de hoje. Antes disso, o clássico "Show de Thuman" (1998) previu até que ponto as emissoras iriam para adquirir a audiência e persuadir as pessoas em assistirem um conteúdo e se tornando alienados.

Com roteiro de Andrew Niccol, o filme conta a história de Truman Burbank (Jim Carrey), um pacato vendedor de seguros que leva uma vida simples com sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), ele fica intrigado com a possibilidade de que sua realidade possa ser uma grande mentira.

É final dos anos noventa, onde cada vez mais existia uma tendencia de se questionar o mundo em que vivíamos, pois o mesmo é controlado por regras impostas por um sistema capitalista cheio de regras e que, mesmo indiretamente, nos controla. No ano de 1999, por exemplo, filmes como "Clube da Luta" e "Matrix" fortaleceram mais essa discussão, sendo que o primeiro era o que melhor soube o que foi a década de noventa e profetizando um futuro em que cada vez mais a sociedade se encontra presa. Alguns desses filmes fizeram até mesmo público questionar se realmente nós vivemos em um mundo real e levantando até mesmo teorias inspiradas no filósofo Grego Platão.

Em meio a tudo isso, talvez, "Show Truman" tenha se tornado com o tempo o filme mais verossímil com relação aos reality shows que vem até hoje impregnando a programação televisiva e atraindo cada vez mais pessoas em querer assistir outras através de diversas câmeras. Não deixa de ser um sistema controlador, não vindo através do estado, mas sim de uma mídia corporativa que gosta de alienar as pessoas, fazendo com que elas não questionem o mundo em volta e agradando, enfim, aqueles que estão um degrau a cima. Pode não ser um "1984" literalmente falando, mas que chega muito perto.

Truman é pessoa comum, solitária, mas que tem o desejo de explorar o mundo e reencontrar a pessoa que ele ama. Porém, algo parece que sempre o impede de seguir em frente, como se houvesse uma força maior sempre lhe impedindo e fazendo com que retorne ao ponto zero. É algo que nos identificamos de imediato, principalmente pelo fato de uma vez ou outra na vida ficarmos questionando isso e começarmos a observar as ações e reações do mundo como um todo.

Neste último caso, há uma cena que sintetiza muito bem esse meu pensamento, onde Truman quebra a sua rotina para ida em seu trabalho e começa a observar e ouvir as pessoas. Em um determinado momento, por exemplo, o protagonista adentra a uma porta giratória, mas ao invés de entrar no prédio, ele sai novamente para o lado de fora e começando assim a estranhar tudo em volta. Não deixa de ser uma referência interessante ao clássico literário "Alice Através do Espelho ", de Lewis Carroll, sendo que o conto serviria de inspiração antes para o filme "Vidas em Jogo" (1997) de David Fincher e posteriormente para o já citado "Matrix.

Claro que, após ter a noção de que o seu mundo possa não ser real, tentar atravessa-lo também não é uma das tarefas mais fáceis e nisso o protagonista sente na pele. Não posso deixar de mencionar o incrível desempenho de Jim Carrey como Truman, pois mesmo vindo dos filmes de comédia na época é interessante como a sua veia cómica colabora para construir um personagem que transita entre a razão e por momentos de pura explosão, já que no seu íntimo ele busca uma forma de sair, mas o seu mundo ainda o prende aja o que houver.

Neste caso, isso é muito bem representado por  Christof (Ed Harris), criador do programa e que não mede esforços para controlar a vida do protagonista. É um personagem curioso, já que ele transita pelo instinto paternal que sente pelo protagonista pelo seu lado autoritário e que chega até mesmo ameaçar vida do mesmo. Antes disso, não deixa de ser simbólico a maneira como ele consegue persuadir as nossas sensações, principalmente na cena em que vemos ele criar o reencontro de Truman com o seu pai, sendo que tudo não passa de uma verdadeira farsa e criando em nós diversas sensações de amor e raiva.

Em seu ato final, Truman parte pra fora da cidade, mas para somente descobrir que o horizonte é, enfim, uma parede e descobrindo a trágica verdade. Descendo do seu barco ele sobe em uma escada, como se o mesmo estivesse subindo aos céus e abrindo uma porta para o mundo real. Neste momento o criador chama a criatura, persuadindo a não abandonar aquela realidade, mas felizmente ele segue em frente.

O final é digno de nota, pelo fato de não somente o protagonista se livrar do sistema que o mantinha preso, como também se vendo livre das cordas criadas pelo seu criador. Seria uma forma dos realizadores em nos dizer que o ser humano precisa ser livre, seja das mãos do estado, da igreja, ou de algo acima de nossas cabeças. Atualmente e, infelizmente, vivemos presos ao sistema cheio de regras da era digital e onde se encontra a porta para fugirmos desse novo "1984"?

"Show de Truman" é um filme a frente do seu tempo, profético e que nos diz para abrirmos todas as portas o quanto possível.  


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dicas: Próxima Sessões do Clube de Porto Alegre - 'O Alfaiate' / 'Jesus Kid'

SESSÃO DE SÁBADO  

Local: Cine Farol Santander, Farol Santander

Data: 18/06/2022, às 10:15 da manhã


"O Alfaiate" (Raftis)

Grécia / Alemanha / Bélgica, 2020, 101 min, 12 anos 

Direção: Sonia Liza Kenterman 

Elenco: Dimitris Imellos, Tamilla Koulieva, Thanasis Papageorgiou, Stathis Stamoulakatos

Sinopse: Nikos mora no sótão da alfaiataria da família. Depois de o banco tentar reaver a loja, seu pai adoece e ele tem a brilhante ideia de transitar pela cidade com uma alfaiataria sobre rodas, o que pode solucionar os problemas.


SESSÃO DE DOMINGO 

Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana 

Data: 19/06/2022, às 10:15 da manhã 


"Jesus Kid" 


Brasil, 2021, 90 min, 12 anos

Direção: Aly Muritiba

Elenco: Paulo Miklos, Sérgio Marone, Maureen Miranda, Leandro Daniel

Sinopse: Baseado na novela homônima de Lourenço Mutarelli, a trama acompanha os dilemas de Eugênio, um famoso escritor de faroeste e criador do personagem Jesus Kid. O problema é que o personagem não vende mais livros e a solução parece vir de um famoso diretor de cinema: ele quer que Eugênio escreva um roteiro de filme. Mas a condição é que o escritor fique isolado durante três meses, sem contato com ninguém. O filme ganhou os Kikitos de melhor direção e roteiro no Festival de Gramado 2021. 

Atenciosamente, 

Carlos Eduardo Lersch 

Diretor de Programação CCPA.


 Faça parte do Clube de Cinema de Porto Alegre.  

Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (17/06/2022)

TUDO EM TODO O LUGAR AO MESMO TEMPO

Sinopse: Evelyn Wang (Michelle Yeoh) uma mulher que se envolve por acaso em uma aventura multidimensional que coloca o destino de todos os universos em suas mãos - e também a faz questionar quem ela é para si mesma e sua família.


LIGHTYEAR

Sinopse: Uma aventura de ação de ficção científica e a história de origem definitiva de Buzz Lightyear, o herói que inspirou o brinquedo em Toy Story (1995).


A SUSPEITA

Sinopse: Lúcia (Gloria Pires) é uma comissária exemplar da inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro que, diagnosticada com Alzheimer, começa a articular sua aposentadoria. Durante a investigação do que seria seu último caso, descobre um esquema do qual ela vira suspeita. 


ALINE – A VOZ DO AMOR

Sinopse: O drama acompanha a vida e trajetória da cantora canadense Aline Dieu. O filme faz um recorte de sua vida pessoal e profissional, apresentando para o público um lado pouco conhecido da cantora. Livremente inspirado na vida de Celine Dion.


Armadilha Explosiva

Sinopse: Em um estacionamento parisiense, Sonia se vê presa em seu carro com seu filho e a filha de seu namorado Fred, que ficou do lado de fora, impotente para lidar com a situação: uma mina antitanque foi colocada sob o carro.


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 17 A 22 DE JUNHO DE 2022 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES


MÁ SORTE NO SEXO OU PORNÔ ACIDENTAL


SALA 1 / PAULO AMORIM


14h30 – PUREZA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 100min). Direção de Renato Barbieri, com Dira Paes, Flavio Bauraqui e Matheus Abreu. Downtown Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: O roteiro é baseado na história real de Pureza Lopes Loyola, uma mulher humilde que saiu do interior do Maranhão em busca do filho desaparecido. A única coisa que ela sabia é que Abel tinha ido procurar trabalho em um garimpo no Pará - e, nesta caminhada, ela acabou enfrentando os donos de uma grande propriedade rural que mantinha dezenas de trabalhadores em situação de escravidão. Em 1997, Pureza recebeu o Prêmio Anti-Escravidão da Anti-Slavery International, uma entidade britânica de combate ao trabalho escravo.


16h30 – A BOA MÃE *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Bonne Mère - França, 2021, 104min). Direção de Hafsia Herzi, com Halima Benhamed e Sabrina Benhamed. Zeta Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Nora trabalha como faxineira e cuidadora de idosos, ao mesmo tempo em que precisa sustentar a família que vive em um conjunto habitacional no norte de Marselha. O filho mais novo diz que vai à escola todos os dias, enquanto a filha do meio também já é mãe. Mas Nora aguarda mesmo pelo julgamento do seu filho mais velho, preso há vários meses por roubo. O filme foi inspirado em fatos da vida da própria diretora, que é filha de pais tunisianos e argelinos emigrados para a França.


18h30 – MÁ SORTE NO SEXO OU PORNÔ ACIDENTAL Assista o trailer aqui.

(Babardeala cu bucluc sau porno balamuc - Romênia/Croácia/República Tcheca/Luxemburgo, 2021, 106min). Direção de Radu Jude, com Katia Pascariu, Claudia Ieremia, Olimpia Mala. Imovision, 14 anos. Comédia.

Sinopse: Vencedor do Festival de Berlim em 2021, o longa foi filmado durante a pandemia da Covid 19 e explora com bom humor algumas mudanças comportamentais que vieram com este período. Uma delas envolve Emi, que é professora de História numa respeitada escola conservadora de Bucareste. Na tentativa de apimentar seu casamento, ela faz um vídeo de sexo com o marido – mas a gravação se mistura às suas aulas e agora ela corre o risco de ser demitida da escola. Apesar de todos apontarem o dedo para Emi, ela faz questão de se defender.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h45 – ESTÁ TUDO BEM Assista o trailer aqui.

(Tout s'est bien passé - França, 2021, 115min). Direção de François Ozon, com Sophie Marceau, André Dussollier, Géraldine Pailhas. California Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: André, um senhor de 85 anos, sofre um AVC e fica com a saúde muito debilitada, além de ter um lado do corpo paralisado. Condenado à cama do hospital, ele pede à filha que o ajude a ter uma morte assistida em uma clínica da Suíça. Emmanuèle, uma mulher determinada na sua vida privada e profissional, terá que decidir junto com a irmã Pascale se atendem ou não ao pedido do pai. O filme competiu no Festival de Cannes em 2021.


17h – MEDIDA PROVISÓRIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 95min). Direção de Lázaro Ramos, com Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge. Elo Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África e retornar às suas origens. O decreto provoca uma onda de protestos que desemboca numa guerra civil, com direito à forte reação dos negros. No centro da trama está o casal formado pela médica Capitú e pelo advogado Antonio, além do seu primo, o jornalista André. Antonio e André tentam resistir no apartamento onde moram, onde refletem sobre questões sociais e raciais. O longa é uma adaptação da peça "Namíbia, Não!", que Lázaro Ramos dirigiu e protagonizou no teatro.


19h – JESUS KID Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 90min). Direção de Aly Muritiba, com Sérgio Marone e Paulo Miklos. Olhar Distribuidora, 12 anos. Comédia.

Sinopse: Baseado na novela homônima de Lourenço Mutarelli, a trama acompanha os dilemas de Eugênio, um famoso escritor de faroeste e criador do personagem Jesus Kid. O problema é que o personagem não vende mais livros e a solução parece vir de um famoso diretor de cinema: ele quer que Eugênio escreva um roteiro de filme. Mas a condição é que o escritor fique isolado durante três meses, sem contato com ninguém.


ESPECIAL BLOOMSDAY

ENTRADA FRANCA

SESSÃO SOMENTE NA QUINTA, DIA 16.


 19h - OS VIVOS E OS MORTOS

(The Dead - EUA/Irlanda, 1987, 87min). Direção de John Huston, com Anjelica Huston, Donal McCann, Dan O'Herlihy.

Sinopse: Obra póstuma do diretor John Huston (1906 - 1987), o filme é uma adaptação do conto de mesmo nome do livro “Dublinenses”, de James Joyce. O roteiro acompanha o jantar de comemoração ao Dia de Reis na casa de uma família irlandesa no início do século XX, marcado por reencontros, preocupações e conversas cotidianas - além de lembranças de tempos passados.

*A sessão integra as comemorações do Bloomsday programadas pela Casa de Cultura Mario Quintana e Instituto Ling.


SALA 3 / NORBERTO LUBISCO


15h30 – AMIGO SECRETO *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 130min). Documentário de Maria Augusta Ramos. Vitrine Filmes, 14 anos.

Sinopse: A operação Lava Jato, reconhecida pelas denúncias de corrupção nos altos círculos do poder, foi abalada pelo vazamento de mensagens trocada entre seus coordenadores e autoridades. O filme acompanha o trabalho investigativo de jornalistas do The Intercept Brasil e do El País Brasil durante dois anos, revelando os bastidores da cobertura.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Cine Dica: Em Cartaz - 'Ilusões Perdidas'

Sinopse: Lucien é um jovem poeta desconhecido da França do século XIX. Ele tem grandes esperanças e quer escolher seu destino. Ele larga a gráfica de sua província natal para tentar a sorte em Paris, nos braços de sua protetora.  

Hoje em dia existe dois tipos de fake news, sendo que o mais conhecido é aquele que é passado pelas nossas redes sociais e cuja a notícia vem de uma fonte suspeita. Porém, o próprio jornalismo tradicional de hoje em dia não fica muito atrás, sendo que grandes emissoras optam em seguir somente um lado da história e não dando crédito para os demais fatos sobre determinado assunto. "Ilusões Perdidas" (2022) vem para nos mostrar que esse mal das fake news já existia há muito tempo, pois as mentiras em si já geravam grande lucro.

Dirigido por Xavier Giannoli, no filme acompanhamos a história de Lucien (Benjamin Voisin), um jovem poeta francês que decide abandonar a sua própria casa para tentar a sorte em Paris. Rapidamente deixado à sua sorte nesta fabulosa cidade, Lucien descobrirá os meandros deste mundo submisso à lei do lucro e do fingimento. Tudo há um preço, seja sucesso literário ou imprensa, política ou sentimentos, reputações ou almas.

Baseado no livro Ilusões Perdidas (Comédia Humana) de Honoré de Balzac, o filme chega até ser longo demais pela sua proposta, porém, ele se torna dinâmico na medida que a edição frenética se alinha com a narração off que surge em vários momentos da trama. Lucien, por exemplo, se torna o nosso guia no momento em que decide ganhar a vida através do jornalismo ao se tornar crítico de livros e peças de teatro. Porém, é através dessa profissão que ele vai conhecendo as reais artimanhas da imprensa e da qual a mesma somente divulga de acordo com quem lança o valor mais alto.

Xavier Giannoli procura criar um filme cuja a trama ecoe em nossos tempos atuais, já que a maneira como eles destroem uma grande obra literária, ou uma bela encenação teatral, não é muito diferente das fake news das redes sociais que sempre lançam uma corrente para atrair o ódio contra aqueles que eles desejam destruir. Não deixa de ser desconcertante, por exemplo, quando a plateia começa a protestar aos gritos contra uma peça, mas tudo sendo controlado por alguém pago em meio as sombras. A trama se passa mais de um século atrás, mas nos espanta como as coisas não mudaram, somente os artifícios que foram avançando.

Em meio a esse turbilhão de mentiras e mesquinharia, Lucien transita entre o bom senso e o desejo de poder ganhar dinheiro com os seus poemas, nem que para isso tenha que se vender para esse sistema. Isso realmente acontece, mas tendo alto preço a pagar na medida em que a trama vai avançando e prejudicando assim até aqueles que ele amou um dia. Benjamin Voisin se sai bem em seu papel, cuja a sua figura inocente da qual ele criou para Lucien vai se deteriorando na medida que o próprio sistema que o alimentou vai lhe devorando aos poucos.

O ato final se revela um verdadeiro soco no estômago, não somente para o protagonista, como também para o próprio espectador que assistiu aos poucos a sua inevitável queda. Concluímos, portanto, que neste sistema de manipulação muitos saem ganhando, mesmo quando os mesmos correm um sério risco de terminarem perdendo tudo e um futuro indefinido. Nem todos os sonhos podem ser realizados, pois o preço pode ser alto, seja pagando com a sua reputação ou com a sua própria vida.

"Ilusões Perdidas" fala sobre sonhos estilhaçados, fake news de tempos passados e de como esse tipo de sistema nos corrói por dentro. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

terça-feira, 14 de junho de 2022

Cine Dica: Em Cartaz - 'Amigo Secreto'

Sinopse: O novo filme se detém nas investigações da Operação Lava-Jato, que levaram à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao posterior escândalo envolvendo juízes e procuradores, acusados de manipular informações e cometerem ilegalidades jurídicas. 

Quando Maria Augusta Ramos havia lançado o seu documentário "O Processo" (2018) o Brasil ainda vivia em uma espécie de transe continuo, sendo que a sua obra era mais correspondida por aqueles que acreditavam que havia ocorrido realmente um golpe político em 2016 enquanto uma boa parcela do público ainda acompanhava a parcialidade da mídia tradicional, ao acreditar que até então o ex-Juiz Sergio Moro era um herói do povo e que Jair Bolsonaro era a solução a ser tomada logo. O resultado foi a prisão do ex-Presidente Lula tomada somente por convicção dos seus algozes, a vitória de Bolsonaro nas eleições de 2018 graças aos seus fake news e vindo com ele os inúmeros retrocessos que abalaram o país, desde a destruição da Amazônia, a corrida pelas privatizações e o desleixo do combate contra a Covid e que resultou na morte de mais de 600 mil brasileiros. "Amigo Secreto" (2022) vem em um momento para nos mostrar que a máscara caiu para alguns desses que se achavam intocáveis e que acreditavam que a fantasia poderia durar para sempre.

O documentário começa a partir do momento em que o ex-juiz Sergio Moro entra no governo de Bolsonaro como Ministro da Justiça. Ao mesmo tempo, o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas de "The Intercept" e "El País" acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia.

O documentário de Maria Augusta Ramos funciona para duas realidades distintas, para aqueles que seguiram passo a passo esses eventos desde o princípio, como também para aqueles desavisados e que somente acreditavam em somente um lado da história. Para o primeiro grupo, por exemplo, a obra é uma verdadeira retrospectiva dos fatos, desde o depoimento do ex-Presidente Lula perante o ex-Juiz, como a partir do momento que os vazamentos de diálogos deste último e com o procurador Deltan Dallagnol explicitaram que ambos estavam alinhados em prender o ex-presidente a qualquer preço mesmo não obtendo provas concretas o suficiente contra o próprio. Para os desavisados a obra pode acabar se tornando ainda mais esclarecedora, principalmente para aqueles que vinham somente assistindo e lendo o jornalismo da Globo dos últimos anos e cujo mesmo sempre endeusava o ex-Juiz como um todo.

O documentário nos passa uma análise de como o jornalismo profissional dos últimos anos se prejudicou por somente se alinhar por um lado da história e como o mesmo colaborou para o crescimento do ódio contra a esquerda. Porém, por mais que a parcialidade tenha chegado aos níveis atmosféricos, ou com a boa parcela do público sendo consumida pelos fake news a todo momento, a realidade e o tempo se mostraram implacáveis e cuja crise econômica, cultural e saúde bateram na porta de muitos e fazendo com que alguns até mesmo reconhecerem o quanto estavam errados. Embora esses mesmos não mostrem a suas caras na obra, ao menos, o documentário é recheado de depoimentos de jornalistas, políticos e representantes de empresas como a Petrobras que se viram vítimas de uma artimanha articulada por aqueles que enxergavam que a única solução para tomar o poder era dando um golpe por meios legais através de uma justiça que se encontrava e ainda se encontra viciada e falida.

No geral, o documentário é uma reposta de que o jornalismo de hoje precisa voltar à estaca zero, ao não se alinhar a ideologias, mas sim somente com os reais fatos. A obra, portanto, vem no momento em que nos encontramos com um Brasil estagnado, mas nos dando uma luz de esperança ao fim do túnel enquanto nos desviamos dos destroços que surgem a todo momento. As manipulações foram sim poderosas, mas hoje elas se encontram cada vez mais escassas e cabe todos nós darmos o golpe final contra elas.

"Amigo Secreto" é um documentário sobre uma realidade fake que por muito tempo alienava o povo brasileiro e cabe o mesmo acordar antes que seja tarde demais. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS 16 A 22 DE JUNHO

 ESTREIAS:


UM BROTO LEGAL


Brasil I Drama-biografia I 2022 I 98 min

Direção: Luiz Alberto Pereira

Sinopse: Um Broto Legal conta a história da primeira cantora de rock nacional, Celly Campello. Ela, junto ao seu irmão Tony Campello, tem sua história e trajetória contada, desde Taubaté até outros estados do Brasil.

Elenco: : Marianna Alexandre, Murilo Armacollo, Paulo Goulart Filho

Confira o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=62ZXEwH0SQE


AMIGO SECRETO


Brasil l Documentário l 2022 l 128min

Direção: Maria Augusta Ramos

Sinopse: Em 2019, a entrada do ex-juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de  mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia.

Confira o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=xe5HVuvR7Bg


JESUS KID


Direção: Aly Muritiba

Brasil , Drama, 85min, 2021

Sinopse: Eugênio (Sérgio Marone) é um escritor de livros de faroeste que está passando por uma crise. O mais novo livro de seu personagem mais famoso, Jesus Kid, está sendo um fracasso de vendas. Quando ele é contratado para escrever o roteiro de um filme, ele parece ter encontrado sua salvação.

Elenco: Paulo Miklos, Sergio Marone, Maureen Miranda

Confira aqui o trailer. 


HORÁRIOS DE 16 A 22 DE JUNHO:

Não há sessões nas segundas feiras


Dias 16,17,18,19, 21 E 22/6:

15h : JESUS KID

17h : UM BROTO LEGAL

19h: AMIGO SECRETO


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.

Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.


CINEBANCÁRIOS

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br